E motos 4, gostam ?

Gandas maluques [:D] [:D] [:cool:] [:cool:]

Mas dá vontade de agarrar na m4 e ir ter com eles [br:)] [br:)] [:D]

Só uma ligeira correcção, devias dizer malucas, é que são meninas a pilotar as máquinas [br:)] , e sim dá vontade de ir lá ter com elas [;)] .

Já agora, Marino adicionei-te no MSN, OK?

Abraço Nuno [:cool:] .

Á comunidade em geral e proprietários de Polaris Scrambler's...

Como sabem, ando em pesquisa de mercado e estou a pensar em adquirir um bicho destes de 4 rodas...

Qual a vossa opinião da Scrambler 500 4x4?
Pareçe-me uma mota polivalente (que se insere dentro daquilo que procuro).

Fiabilidade?
Consumos?
Velocidade/Aceleração?
Comportamento (para passeios em trilhos mais técnicos, não em pista)?

E para quem lhe dá banhos ocasionais de lama, já alguma vez tiveram problemas com a correia da transmissão? Parece-me que é problema comum...

Sei que parte das respostas deve estar algures nas quase 80 páginas deste tópico, mas tenho a vista cansada e fico tonto com o scroll down [:p]

Obrigado pela vossa pachorra.

Eu tenho uma 2x4, de facto a 4x4 é mais polivalente, sobretudo em baixa aderência e
percursos mais trialeiros.
Deve ser ligeiramente menos agil e desportiva, ou seja menos traseiradas,
acho que mesmo a funcionar 2x4 a 4x4 tem a direcção mais pesada.
De qualquer modo se pudesse tinha a 4x4 mas não mais raras e caras.

Quanto a problemas, só de pancada por que de resto tudo ok.
A moto é rápida, com jeito faz cavalinho, e dizem que com escape é ainda
mais fácil, já a comparei com uma grizzly 600 em estrada e anda mais :)

Consumos não faço ideia, espero não estar a dizer disparate mas anda pelos
100km de autonomia depende.

Em trilhos mais trialeiros a minha tende a patinar bastante, em areia anda
sempre com mais rotação que velocidade hehe, mas a 4x4 não deve ter problemas.

Resumindo:
Acredito que seja boa compra, um compromisso entre comportamento desportivo
e percursos mais técnicos, apesar de actualmente haver modelos também
muito bons a scrambler foi pioneira.

EDIT:

Podes ver fotos da minha na página 39

e manutenção da do sapina aqui:
http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=67&page=36
está nos favoritos lol

Última edição:
Sem dúvida que sim, mas as novidades até agora também não são muitas.

Apenas a data, 19 de Maio, e o local que será na zona de Sintra.
Em Abril é que vamos começar a "trabalhar" a sério no passeio, e aí já será no tópico dedicado.

Eu tenho uma 2x4, de facto a 4x4 é mais polivalente, sobretudo em baixa aderência e
percursos mais trialeiros.
Deve ser ligeiramente menos agil e desportiva, ou seja menos traseiradas,
acho que mesmo a funcionar 2x4 a 4x4 tem a direcção mais pesada.
De qualquer modo se pudesse tinha a 4x4 mas não mais raras e caras.

Quanto a problemas, só de pancada por que de resto tudo ok.
A moto é rápida, com jeito faz cavalinho, e dizem que com escape é ainda
mais fácil, já a comparei com uma grizzly 600 em estrada e anda mais :)

Consumos não faço ideia, espero não estar a dizer disparate mas anda pelos
100km de autonomia depende.

Em trilhos mais trialeiros a minha tende a patinar bastante, em areia anda
sempre com mais rotação que velocidade hehe, mas a 4x4 não deve ter problemas.

Resumindo:
Acredito que seja boa compra, um compromisso entre comportamento desportivo
e percursos mais técnicos, apesar de actualmente haver modelos também
muito bons a scrambler foi pioneira.

EDIT:

Podes ver fotos da minha na página 39

e manutenção da do sapina aqui:
http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=67&page=36
está nos favoritos lol

Obrigado pela tua opinião...
Aguardo pelo Sapina, se ele quiser adicionar mais alguma coisa...

Um abraço.

Lelo, se procurares neste tópico, umas páginas lá para trás, tens lá o testemunho do Sapina relativamente à moto4 dele.
Não sei é bem onde ...

Então aqui vai a minha opinião sobre a minha Scrambler 500 2x4.

Comprei a mota nova em Outubro de 2002, até hoje nunca me deu problemas mecânicos. Ainda só fui uma vez rebocado até casa, fui rebocado pelo amigo SPSL, o que aconteceu foi que entre demasiado depressa numa poça de água grande e a água ao levantar entrou pelo respiradouro da correia da transmissão. Como a minha moto4 ainda não tem uma torneira para tirar a água dentro da caixa onde está a correia da transmissão não conseguia sair do mesmo sítios por a correia patinava.
Assim que cheguei a casa retirei a tampa da transmissão, a água saiu toda, soprei bem a correia da transmissão com o compressor e ficou novo.

Em contra partida já atravessei rios com cerca de 1,5 metro de altura e não entro água para a correia de distribuição, vá-se lá perceber como é que a água entrou com a poça de água.

A nível da fiabilidade do motor, não tenho nada a dizer, 5 estrelas.

A moto4 neste momento tem 5.940km, o único material que tem levado é:
  • Óleo
  • Filtro de óleo
  • Pastilhas (dianteiras e traseiras) – 1 vez
  • Kit de transmissão (pinhão de ataque, corrente e cremalheira) – 2 vez

O filtro de ar pelo que me disseram (o mecânico do concessionário onde comprei a moto4) nunca é preciso levar novo, apenas precisa de ser soprado com o compressor.

As revisões, a partir de agora vou ser eu e o meu mecânico (onde trabalho ao sábado) a fazer, já falei com ele e é na boa.

A correia de transmissão nunca levou nenhuma nova, como tive que retirar a tampa da correia da transmissão por causa da água aproveitei e inspeccionei a correia, ainda faz mais uns km.

Sempre que ando de moto4 e depois de a lavar lubrifico sempre os copos com massa consistente, uso a mesma massa que uso para lubrificar o tractor. Ao ter sempre as articulações lubrificadas com massa consistente é meio caminho andando para não ganhar folgas. Podes ver aqui: http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=67&page=36

Por falar em folgas, os rolamentos das duas rodas da frente ainda não têm folga.

Em termos de velocidade, o máximo que dei com a moto4 foram 120 km/h, medidos pelo meu conta-quilómetros e pelo carro da minha irmã, isto em alcatrão.
Em estradão / terra batida o máximo que dei foi 105 km/h.

Em aceleração perde para as 450 (Honda, Suzuki, etc…) pois esta é automática, não é que eu já tenha experimentado mas um amigo meu já.

Consumos…com um depósito cheio (13,2l) faço cerca de 120km antes de entrar na reserva, mas isto é muito subjectivo, depende muito do andamento, de andares em estradões sempre a abrir duvido que faças mais de 100km, agora se andares em zonas mais técnicas fazes mais km.

Quanto ao comportamento, é muito polivalente apesar da minha ser só 4x2, mas passar os obstáculos é do melhor devido á sua caixa automática e á sua altura ao solo (quer dianteira quer traseira), por exemplo, as moto4 4x2 dentro da mesma cilindrada (entre 350 e 500) são mais baixas, a altura ao solo é menor.
Até hoje nunca fiquei atascado (fiquei no passeio de Tomar ao tentar puxar a moto4 do Maluco), mas isso também depende do condutor, é preciso conhecer bem a mota que tem nas mãos. Tal como disse acho a moto4 muito polivalente para uma 4x2 em todo o tipo de terreno (areia, pedra, trial, lama, etc…)

Desculpa o testamento.

Olá Lelo
É esta a tua futura maquina???
LELO.jpg

Voltar
Superior