Tópico da Língua Portuguesa

Isso eu sei.

A minha questão prende-se com o título do tópico: "Tópico da Língua Portuguesa - Voltámos!!!

Estará correcta a forma verbal?

Obrigado.

Depende se "voltamos agorinha mesmo" ou se "voltámos há alguns dias".
Não sei qual foi a intenção de quem escreveu, não sei se a alteração foi feita algum tempo depois de "repescar" o tópico ou não.

Outro erro muito comum que se vê aqui no fórum. Confundir:

a) Ver para crer
b) Ver para querer

Substituindo o último verbo de cada expressão por um semelhante dá uma boa ideia da diferença:

a) "Ver para crer" = "Ver para acreditar", ou seja, à boa maneira do S. Tomé que teve de pôr a mão nas chagas. Se não comprovar pessoalmente, não acredita.

b) "Ver para querer" = "Ver para desejar". É um jogo de palavras com a expressão acima que circulou por aí num anúncio qualquer. Não tem, obviamente, o mesmo significado nem é uma expressão corrente.

Muita gente escreve a expressão b) (errada) quando pretende exprimir a ideia da expressão a) (correcta).

Depende se "voltamos agorinha mesmo" ou se "voltámos há alguns dias".
Não sei qual foi a intenção de quem escreveu, não sei se a alteração foi feita algum tempo depois de "repescar" o tópico ou não.

Nem que tenhamos voltado há 3 segundos, é sempre "voltámos" que se diz. (julgo eu...:sh)).

Porque é uma acção que já passou.[;)]

Por aqui (e não só) é muito comum trocar-se o presente com o condicional.
É importante notar que uma coisa é "muda-se" outra coisa é "mudasse". Ex.: "Se ficar mal, muda-se de sítio."; "Se eu mudasse de emprego poderia ganhar mais dinheiro."
Erra-se também muito entre o "à" e o "há".
Deve-se sempre distinguir os erros de pontuação e ortografia dos erros de digitação, que acontecem a quem escreve depressa.

Outro erro: não se escreve não tem nada a haver nem tem nada a ver, mas sim não tem nada que ver.

Ouch!
"Não tem nada a ver" está perfeitamente correcto ;)
"Não tem nada que ver" também está correcto (mas quer dizer outra coisa) [:cool:]

Não tem nada a haver (é outra coisa ainda mais diferente) :)

Ouch!
"Não tem nada a ver" está perfeitamente correcto ;)
"Não tem nada que ver" também está correcto (mas quer dizer outra coisa) [:cool:]

Não tem nada a haver (é outra coisa ainda mais diferente) :)

É melhor concretizar o que disse no post anterior para vocês perceberem as diferenças :)

"Não tem nada a ver" = é diferente, não é relacionado
- Ex. prático: "O meu carro não tem nada a ver com o teu: o meu é muito económico e o teu é um autêntico bêbado."

"Não tem nada que ver" = "está vazio" (sentido aproximado), "não tem interesse" (sentido aproximado), entre vários outros sentidos específicos das ocasiões.
- Ex. prático: "Abri o capot e não achei a mecânica nada de especial: aquilo não tem nada que ver" ou "Aquele stand não presta: sempre que passo por lá nunca tem nada que ver."

"Não tem nada a haver" = não tem nada a receber
- Ex. prático: "O teu seguro não tem nada a haver do meu, pois foste tu o culpado do acidente."

Nem que tenhamos voltado há 3 segundos, é sempre "voltámos" que se diz. (julgo eu...:sh)).

Porque é uma acção que já passou.[;)]

em princípio estará correcta esta forma de pensar, pois o acento serve para diferenciar formas verbais que se repetem no presente do indicativo e no pretérito perfeito (o antigo psasado que aprendemos na escola).

Erros mais frequentes
ACERCA
...e não "àcerca".
ACERVO
Dif. de espólio (que se refere aos bens pós-morte).
AÇORIANO
...e não "açoreano". Cf. GENTÍLICOS. [Outras palavras com o i normalmente trocado pelo e: ameixial, artífice, cabo-verdiano, camoniano, definido, lampião, oficina, suficiente.]
ADERÊNCIA
Dif. de adesão.
ADN
...de ácido desoxirribonucleico, e não DNA (que é à inglesa).
AERO
Prefixo que nunca se emprega com hífen [aeroporto, aeroplano, aerotransportado]. Cf. HÍFEN.
AFIM
Dif. de a fim.
ALCOOLEMIA
... e não "alcoolémia", tal como dizemos LEUCEMIA e não "leucémia".
ALÉM/AQUÉM-
Prefixos acentuados, sujeitos sempre ao emprego do hífen. [além-fronteiras, aquém-Pirenéus]. Cf. HÍFEN.
ANTEPOR
...e não "antepôr". Cf. COMPOR.
ANTI-
Cf. As regras do hífen I e As regras do hífen II.
APARTE
Sem acento. Dif. de à parte.
APELAR
Apelar para e não "apelar a ". Mas: fazer apelo a.
ÁRCTICO E ANTÁRCTICO
... e não "Artico" nem "Antártico".
ARGELINO
...e não "algerino", nem "algeriano".
ARQUI-
Cf. As regras do hífen I e As regras do hífen II.
ASSESSOR
...e não "acessor"; dif. de acesso.
AUTO-
Prefixo sujeito ao emprego do hífen, quando o segundo elemento possui vida própria e começa por vogal, h, r ou s. Cf. HÍFEN. [auto-estrada, auto-hemoterapia, auto-retrato, auto-sugestão - mas: autonomeado, autocrítica].
AZAGAIA
O mesmo que zagaia.
AZERBAIJANÊS
E não Azeri (embora o Dicionário Houaiss já ateste o barbarismo, preferindo azerbaidjano).

pode ser que consiga dar alguma ajuda...

P.S: a intenção do VOLTÁMOS no título do tópico é a de que reaparecemos outra vez e em sticky!!!

[Pergunta] É feita distinção entre "cantamos" (presente do indicativo) e "cantámos" (pretérito perfeito). Gostaria de saber se também haverá entre por exemplo "sofremos" (presente do indicativo) e "sofrêmos" (pretérito perfeito e palavra que não sei se existe). Igualmente com "fugimos" e "fugímos" (caso exista).

Grato pela atenção.
Gustavo Rocha :: Engenheiro :: Lisboa, Portugal

[Resposta] Não existe distinção entre as formas sofremos do presente do indicativo e do pretérito perfeito simples do indicativo. A distinção de tempo presente ou tempo passado pode ser dada por advérbios ou expressões de tempo, inseridos no contexto. Por exemplo: «Actualmente sofremos com os erros do passado.»; «Ontem sofremos um pequeno acidente de carro.

Também não existe distinção entre as formas fugimos do presente do indicativo e do pretérito perfeito simples do indicativo. Igualmente, como no verbo anterior, a noção de tempo é dada por advérbios ou expressões que integram a frase. Atenção às irregularidades de conjugação deste verbo:

— nas 2.ª, 3.ª pess. sing e 3.ª pess. plur. do presente do indicativo, a vogal u muda para o;
— também muda na 2.ª pess. sing. do imperativo afirmativo (=foge!);
— na 1.ª pess. sing. do presente do indicativo a consoante g muda para j;
— o mesmo acontece em todas as pessoas do presente do conjuntivo e também nas formas de imperativo, com excepção da forma de imperativo afirmativo 2.ª pess. sing.(=foge!).

Última edição:
Red Hearth, referia-me a um único sentido. Obviamente, podem ser usados nesses exemplos.

Se reparares bem, as pessoas usam sempre o "não tem nada a ver".

Um erro muito frequente, e que a grande maioria diz:

"Eu vou com vocês!".

Não é "com vocês"! É convosco!!!

Com vocês é um termo abrasileirado.

vou-vos mostrar 1 foto que tirei HÁ bocado e quero que me digam o que está errado com ela!

P.S: A FOTO ESTAVA DE LADO E AGORA TENHO QUE POR NOUTRO POST!

Anexos

• DSC02888.JPG
    DSC02888.JPG
    69,2KB · Visualizações: 0
sabes que nao existe na língua portuguesa mais nenhuma palavra com o acento igual ao do "às" (grave), à excepçao de
- àquele
- àquela
- àqueles
- àquelas
- àquilo ?
é verdade!

e no mesmo shopping estava uma tabuleta a dizer "comandos á distância", o que também está erado. esse A com esse acento (agudo), nao existe nesta palavra.

Voltar
Superior