underground
New member
Pá, essa chaleira checa anda, hein?
(j/k)
![]()
Vai andando![
Foi para queimar o carvão acumulado! Andava a precisar...[
Pá, essa chaleira checa anda, hein?
(j/k)
![]()
Também não precisas de matar o carro hoje por contas dos outros dias []
O importante é que o faças (puxes) só a quente, e que se for turbo o deixes "descansar" ao ralenti antes de desligar...de resto é fogo à peça!
Claro que ires em AE a 120km/h em 4ª só para ir a mais rpms não vale a pena...nem é pelo desgaste, é mais pelo maior consumo (ou talvez não pois até já vi carros a gastar menos em 120km/h em AE em 4ª do que em 5ª), barulho, etc.
Bem isto hoje é que foi revar .... (kidding)
Já deu para chegar a 2 conclusões (grosso modo e sem em conta outros factores como a caixa):
1.ª - Dá a mesma saúde (teóricamente) fazer uns bom Km's a 3000 como a 4000 (otto).
2.ª - A diferença de velocidade à mesma rotação de um carro menos potente para um mais potente não é directamente proporcional ao aumento de potência entre veiculos.(Era onde queria chegar também).
Poderás notar em certos carros relações...mas é sempre devido ao escalonamento das caixas de velocidades. É preciso escaloná-las de forma a aproveitar da melhor maneira o motor. Por exemplo, não me interessava nada no meu (75 cv) ter uma 5ª que a 3000 rotações fosse a 130 se demorava anos a lá chegar (porque o motor não teria força para "puxar" essa relação despachadamente) [] Já num carro com motor muito possante não há problema algum [
]
x2, concordo!! por isso se nota claramente que nos carros mais potentes as relações são bem mais longas para que se possam atingir maiores velocidades sem ser preciso ter uma pista de aterragem para balanço... mas também existem exageros: conheço um colega que tem um fiesta 1.25i e (não sei se é verdade, confirmem-me quem tiver um, ou ja tiver andado) aquilo faz quase 5000rpm a 120km/h... redline às 6500, penso eu!
cumps
Não...já andei num e estou quase certo que a 120 km/h não vai a mais que 4000 rotações []
Há caixas muito curtas, de facto. Tendo em conta que o meu tem 75 cv, a caixa dele é uma delas [][
]
a 1ª dá 42 km/h no corte, por exemplo [] a 2ª dá 80 km/h [
] a 3ª dá uns 110 km/h [
] a 4ª dá 150 km/h e a 5ª dá 192 km/h reais.
Ou seja, pouca velocidade máxima, privilegiando uma maior vivacidade do motor []
Nada como ir a 120 Km/H numas 2000 rpm! []
Para ter de reduzir para 5ª assim que a inclinação do terrreno é maior que 1% [] [
]
Para ter de reduzir para 5ª assim que a inclinação do terrreno é maior que 1% [] [
]
[]
Talvez não... Há motores com o binário máximo antes das 2.000[]
Basta dar um toque no acelerador....
Sabes qual é o carro implicito no meu quote da Mónica?
Não!
Mas ambas as afirmações estão a generalizar.... nada de casos concretos.[]