Rotações em Autoestrada (TAGS: RPM AE)

se o ideal fossem as 4000 eu tava tramado...

O meu carro esgota 5º a 170... (5800 rpm +/-)

às 4000 devo ir algures pelos 120, 130 lol

Também não precisas de matar o carro hoje por contas dos outros dias [:D]

O importante é que o faças (puxes) só a quente, e que se for turbo o deixes "descansar" ao ralenti antes de desligar...de resto é fogo à peça!

Claro que ires em AE a 120km/h em 4ª só para ir a mais rpms não vale a pena...nem é pelo desgaste, é mais pelo maior consumo (ou talvez não pois até já vi carros a gastar menos em 120km/h em AE em 4ª do que em 5ª), barulho, etc.

Bem isto hoje é que foi revar .... (kidding)

Já deu para chegar a 2 conclusões (grosso modo e sem em conta outros factores como a caixa):

1.ª - Dá a mesma saúde (teóricamente) fazer uns bom Km's a 3000 como a 4000 (otto).
2.ª - A diferença de velocidade à mesma rotação de um carro menos potente para um mais potente não é directamente proporcional ao aumento de potência entre veiculos.(Era onde queria chegar também).

Bem isto hoje é que foi revar .... (kidding)

Já deu para chegar a 2 conclusões (grosso modo e sem em conta outros factores como a caixa):

1.ª - Dá a mesma saúde (teóricamente) fazer uns bom Km's a 3000 como a 4000 (otto).
2.ª - A diferença de velocidade à mesma rotação de um carro menos potente para um mais potente não é directamente proporcional ao aumento de potência entre veiculos.(Era onde queria chegar também).

Poderás notar em certos carros relações...mas é sempre devido ao escalonamento das caixas de velocidades. É preciso escaloná-las de forma a aproveitar da melhor maneira o motor. Por exemplo, não me interessava nada no meu (75 cv) ter uma 5ª que a 3000 rotações fosse a 130 se demorava anos a lá chegar (porque o motor não teria força para "puxar" essa relação despachadamente) [;)] Já num carro com motor muito possante não há problema algum [;)]

Poderás notar em certos carros relações...mas é sempre devido ao escalonamento das caixas de velocidades. É preciso escaloná-las de forma a aproveitar da melhor maneira o motor. Por exemplo, não me interessava nada no meu (75 cv) ter uma 5ª que a 3000 rotações fosse a 130 se demorava anos a lá chegar (porque o motor não teria força para "puxar" essa relação despachadamente) [;)] Já num carro com motor muito possante não há problema algum [;)]

x2, concordo!! por isso se nota claramente que nos carros mais potentes as relações são bem mais longas para que se possam atingir maiores velocidades sem ser preciso ter uma pista de aterragem para balanço... mas também existem exageros: conheço um colega que tem um fiesta 1.25i e (não sei se é verdade, confirmem-me quem tiver um, ou ja tiver andado) aquilo faz quase 5000rpm a 120km/h... :eek: redline às 6500, penso eu!

cumps

x2, concordo!! por isso se nota claramente que nos carros mais potentes as relações são bem mais longas para que se possam atingir maiores velocidades sem ser preciso ter uma pista de aterragem para balanço... mas também existem exageros: conheço um colega que tem um fiesta 1.25i e (não sei se é verdade, confirmem-me quem tiver um, ou ja tiver andado) aquilo faz quase 5000rpm a 120km/h... redline às 6500, penso eu!

cumps

Não...já andei num e estou quase certo que a 120 km/h não vai a mais que 4000 rotações [;)]

Há caixas muito curtas, de facto. Tendo em conta que o meu tem 75 cv, a caixa dele é uma delas [:D][;)]

a 1ª dá 42 km/h no corte, por exemplo [:D] a 2ª dá 80 km/h [:D] a 3ª dá uns 110 km/h [:D] a 4ª dá 150 km/h e a 5ª dá 192 km/h reais.

Ou seja, pouca velocidade máxima, privilegiando uma maior vivacidade do motor [:cool:]

Curiosamente após olhar para o post e ver os valores, acabei de perceber porque diz o meu pai que o carro tem uma 3ª "venenosa" [:D]. Entre todas as mudanças existem, para a mesma rotação, 40 km/h de diferença...entre a 2ª e a 3ª "somente" 30 km/h. Creio que a 3ª é ainda mais curta. Isto explica em parte o facto de o carro não nos deixar mal numa ultrapassagem nesta velocidade (embora tb não deixe nas outras [;)])...[;)]

Last edited:
Em Ae, nem olho para o conta-rotações.
O carro só tem de aguentar a velocidade que eu mandar e mai nada!!! Se vai às 2000 ou 8000 é problema dele!

Não...já andei num e estou quase certo que a 120 km/h não vai a mais que 4000 rotações [;)]

Há caixas muito curtas, de facto. Tendo em conta que o meu tem 75 cv, a caixa dele é uma delas [:D][;)]

a 1ª dá 42 km/h no corte, por exemplo [:D] a 2ª dá 80 km/h [:D] a 3ª dá uns 110 km/h [:D] a 4ª dá 150 km/h e a 5ª dá 192 km/h reais.

Ou seja, pouca velocidade máxima, privilegiando uma maior vivacidade do motor [:cool:]

A questão do fiesta não posso confirmar, mas que dizer, por exemplo, do R5 (do primeiros R5 com caixa de 5vel mas não tenho a certeza da cilindrada se era 900 ou mesmo 1100; não é super 5), e que tinha uma caixa tao longa que tinha dificuldades em arrancar em subidas... este sei que é verdade porque andei nele, e então aquilo dava 170 a descer (de notar que marca 160 de vel max [:D]), sem cortar, e a 1ª esgotava a 70, a 2ª dava 95, a 3ª esgotava a 135,... etc! [:cool:]

cumps

Não!
Mas ambas as afirmações estão a generalizar.... nada de casos concretos.[;)]

É um Astra 1.3 CDTI.
O raio da 6ª é longa para caraças e até vais a 120 às 2000 o problema é manter essa velocidade assim que aparecem as 1ªs subidas. O problema não é do motor. É um motor honesto, a caixa é que é exageradamente longa.

O meu como tem feito pouca auto Estrada...cada vez que sai das portagens é 1a,8400rpm...2a,8400prm...3a,8400rpm...4a,8400 e ja vai a 210...dps meto quinta,ando ali um pouco a tirar o resto de carvão que ainda lhe falta tirar e depois baixo calmamente para uma rotação abaixo das 6000 para não andar de VTEC aberto.

Claro que só faço isto quando existe mesmo muito pouco transito

Back