Estudar Medicina

dcifumarolas

New member
Não sei se já andou por qui algum topico sobre isto, mas aqui vai.
Gostva de saber se o curso de medicina em portugal já está reformulado para o modelo de bolonha ou se o vai ser.
Tambem ponderava a hipotese de ir estudar para fora do pais, só não sei como o fazer, será que alguem me pode ajudar?

Desde já o meu obrigado

Já procuras-te nos sites das universidades específicas ? Tenho um amigo meu que está no curso de medicina e a duração é de 6 anos, é muito...

já procurei e nao encontrei nada:sh) ou nao procurei em condiçoes ou nao estava lá [;)]
Os anos de curso não me assustam nada, assusta mais as medias para entrar, por isso coloquei esta questão...
Já vi que és da minha zona,... [:p]

Quanto ao Processo de Bolonha não te posso dizer grande coisa...Mas pelo menos no ICBAS está tudo igual.

Quanto ao facto de pensares ir para o estrangeiro... Um colega meu teve que fazer 4 ou 5 exames para entrar em Espanha.

Ele disse-me que não eram difíceis.[;)]

"O curso de medicina" não existe. Existem vários cursos de medicina, dependendo de cada universidade.

A adequação dos cursos actualmente existentes a Bolonha, também depende de universidade para universidade e têm ritmos diferentes.

Resumindo e concluindo: tens falar directamente com as universidades para saberes se já têm medicina "bolonhesa" ou não.

E estudo [:blush:]

O que eu quero mesmo é entrar, essa é a parte mais complicada e tem de ser mesmo com bolonha, se não nao vou lá... é que já passei dos 23 [;)]

Não sei se já andou por qui algum topico sobre isto, mas aqui vai.
Gostva de saber se o curso de medicina em portugal já está reformulado para o modelo de bolonha ou se o vai ser.
Tambem ponderava a hipotese de ir estudar para fora do pais, só não sei como o fazer, será que alguem me pode ajudar?

Desde já o meu obrigado

Acho que medicina é dos cursos que há semelhança de Direito, não apanha Bolonha.

Apanha bolonha sim senhor...

Ao fim de 3 anos ficam licenciados em ciências médicas, podem dar consultas em centros de saúde mas não podem executar outros "actos médicos".

Ao fim dos 6 anos saem com mestrado em medicina, em tudo iguais aos que saem ao fim de 6 anos pre bolonha, só que realizam uma dissertação de mestrado..

Depois dos 6 anos continuam a ir para internato geral e depois para internato de especialidade.

Apanha bolonha sim senhor...

Ao fim de 3 anos ficam licenciados em ciências médicas, podem dar consultas em centros de saúde mas não podem executar outros "actos médicos".

Ao fim dos 6 anos saem com mestrado em medicina, em tudo iguais aos que saem ao fim de 6 anos pre bolonha, só que realizam uma dissertação de mestrado..

Depois dos 6 anos continuam a ir para internato geral e depois para internato de especialidade.

É o que eu penso. Não vão existir médicos com 3 anos de estudo. A Ordem dos Médicos, à semelhança da dos Advogados e da Ordem dos Engenheiros, só reconhecerá aptidão para exercer a mestrados pós-"bolonha" e a licenciaturas pré-"bolonha".

não é pela idade, é mais porque teria de ir "perder" 1 ano a acabar o 12º :sh) e com Bolonha isso já não seria necessario...

não é pela idade, é mais porque teria de ir "perder" 1 ano a acabar o 12º :sh) e com Bolonha isso já não seria necessario...

Fazias os exames...A estudar em casa...

mas com Bolonha fica mais fácil![;)]

Tenho uns colegas que estão a pensar fazer isso!

ora lá está... [;)]
Agora o que eu queria realmente saber era se o curso de medicina já está ou vai ser abrangido por isso...

Não podes entrar em medicina com mais de 23 anos??:confused:

Não há limite de idade para se entrar em medicina!
Pode ter a idade que quiser desde que cumpra os requisitos para a candidatura como qualquer outro aluno actualmente...

A candidatura "especial" para maiores de 23 anos existe para pessoas com mais de 23 e que ainda não tenham concluído o ensino secundário!

No entanto esta candidatura "especial" não abre em todos os cursos, e nos que abre o aluno tem que se sujeitar a um exame ad-hoc para ingresso na vaga, que costumam ser muito reduzidas...

Medicina é um dos cursos que não costuma abrir vagas para concurso para maiores de 23 anos!

Back