Estudar Medicina

Não é bem assim:
As licenciaturas de 3 anos não são o mesmo que mudar o nome de bacharelato para licenciatura..

Ou seja, uma LICENCIATURA de bolhonha ( 3 anos ) tem basicamente as mesmas cadeiras e carga horária final que as licenciaturas tradicionais..

Basicamente dá-se o mesmo em 3 anos que os antigos davam em 4.

Isto consegue-se graças ao aumento da carga horária diária e dos trabalhos a realizar, bem como de formas complementares de avaliação que vão para alem do exame final a determinada cadeira, e também á OBRIGATORIEDADE de frequentar TODAS as aulas do curso, devido á implementação de regime de faltas....

Ao contrario, os bacharelatos tradicionais de 3 anos não tem a carga horária, os conteúdos, a avaliação e o regime de faltas de uma licenciatura de bolonha, ou seja nos mesmos 3 anos tem uma formação menor, e dai continuarem a não ser licenciaturas..

Os estatutos das ordens falavam apenas em áreas de formação, e tempo em anos de formação, pelo que alguns vão avaliar de novo os cursos de bolonha assim que saírem os primeiros licenciados, e possivelmente adequar os estatutos a acomodar estes novos técnicos...

O passar para mestrados é uma forma REAL de aumentar de facto a escolaridade, não no tempo de formação mas na real formação, propriamente dita...

O meu irmão está a estudar economia e apanhou a transição pre-bolonho pós-bolonha, e o que dizes não corresponde de todo à realidade naquele caso, sendo assim, não podes generalizar, pode até funcionar nesses moldes em algum caso que conheças, mas em Coimbra não.

O meu irmão está a estudar economia e apanhou a transição pre-bolonho pós-bolonha, e o que dizes não corresponde de todo à realidade naquele caso, sendo assim, não podes generalizar, pode até funcionar nesses moldes em algum caso que conheças, mas em Coimbra não.

No IST tambem não é bem assim.. opinião de alunos e professores bem colocados na instituição.

isso de cursos de 4 anos cheira-me a cursos de letras manhosos. cursos ditos "normais" têm 5 anos.

nem por isso
na área da saude, (falando pré-bolonha) e na maioria dos casos é 3 anos bacharelato, 4 anos licenciatura

enfermagem é que só tem a hipótese dos 4 anos

Boas ,

Entrei este ano para Medicina em lisboa , e o que posso dizer é que este é o ano de implementaçao do bolonha na minha faculdade .O que muda ?
-o curso continua a ser de 6 anos , basicamente mesmo conteudo programatico.no final tens um mestrado e nao uma licenciatura como antes.Licenciatura é uma coisa que nao existe , li no topico falarem de licenciaturas em medicina apos 3 anos e podia-se trabalhar , mas isso nao é verdade , obrigatorio os 6 anos ,menos que isso nao ha hipotese .
-vantagens ? nao vejo nenhuma .antes as disciplinas eram independentes, agora estao agrupadas em modulos.imagina um exame final de anatomia , fisiologia e bioquimica . chumbas no exame é como chumbar as 3 disciplinas .uma tentativa de interligar varias disciplinas para um ensino integrado , mas por enquanto mal sucedida.
-maiores de 23 anos : é verdade que as vagas sao escassas , mas penso que este ano ha algumas , o melhor é informares-te , contacta a UL-Universidade de Lisboa .Pessoalmente , entrei com 24 anos mas pelocontingente geral , se achares que com esforço consegues ter média o melhor é nao apostar dificil possibilidade de entrar pelo contingente +23 e dedicares-te a serio para os exames do 12º
De resto posso dizer que é um curso muito interessante , para quem gosta claro .Por outro lado é muito trabalhoso , requer muito estudo , trabalhos , apresentaçoes , enfim , tens sempre com que te ocupar ,sempre .Mas se gerires bem o teu tempo e os teus objectivos ainda tens tempo para a ramboia , é tudo uma questao de organizaçao .

Abraço !!

Não é bem assim:
As licenciaturas de 3 anos não são o mesmo que mudar o nome de bacharelato para licenciatura..

Ou seja, uma LICENCIATURA de bolhonha ( 3 anos ) tem basicamente as mesmas cadeiras e carga horária final que as licenciaturas tradicionais..

Basicamente dá-se o mesmo em 3 anos que os antigos davam em 4.

Isto consegue-se graças ao aumento da carga horária diária e dos trabalhos a realizar, bem como de formas complementares de avaliação que vão para alem do exame final a determinada cadeira, e também á OBRIGATORIEDADE de frequentar TODAS as aulas do curso, devido á implementação de regime de faltas....

Ao contrario, os bacharelatos tradicionais de 3 anos não tem a carga horária, os conteúdos, a avaliação e o regime de faltas de uma licenciatura de bolonha, ou seja nos mesmos 3 anos tem uma formação menor, e dai continuarem a não ser licenciaturas..

Os estatutos das ordens falavam apenas em áreas de formação, e tempo em anos de formação, pelo que alguns vão avaliar de novo os cursos de bolonha assim que saírem os primeiros licenciados, e possivelmente adequar os estatutos a acomodar estes novos técnicos...

O passar para mestrados é uma forma REAL de aumentar de facto a escolaridade, não no tempo de formação mas na real formação, propriamente dita...

Isso não é bem assim!

Alias, é e não é, dependendo de N coisas..

O que acontece, como tu disseste ( e se calhar já acontecia, entrei já a minha faculdade estava em bolonha..) é que algumas cadeiras se ardes na avaliação continua, ardes logo nessa cadeira. Ou seja, se não tens as presenças mínimas ou uma cotação mínima em trabalhos ao longo do semestre nem sequer podes ir a exame. Isto claro varia de cadeira para cadeira e de faculdade para faculdade.
Logo acho que não deves generalizar e dizer que com Bolonha é assim e assado porque não é.

Já agora, frequento Eng. Informática na U. Coimbra.

Last edited:
Exactamente , ardes na av continua ,ardes na cadeira . No caso da minha faculdade ( FML ) isto tem outras implicaçoes apos o bolonha , ou seja , chumbas na continua da cadeira , chumbas a cadeira e automaticamente ao modulo , isto é , a um conjunto de 2 ou 3 cadeiras ,mas é algo que tem d ser revisto urgentemente , nao tou a ver este modelo a durar mto tempo sem que haja uma forte contestaçao dos alunos

Exactamente , ardes na av continua ,ardes na cadeira . No caso da minha faculdade ( FML ) isto tem outras implicaçoes apos o bolonha , ou seja , chumbas na continua da cadeira , chumbas a cadeira e automaticamente ao modulo , isto é , a um conjunto de 2 ou 3 cadeiras ,mas é algo que tem d ser revisto urgentemente , nao tou a ver este modelo a durar mto tempo sem que haja uma forte contestaçao dos alunos

a FML sempre teve os seus problemas e não foi por isso que os alunos desistiram. aquilo não é para xóninhas.

vai à luta e boa sorte[;)]

Em Coimbra, ao falar com pessoal que anda a estudar, apercebi-me que está tudo mais facilitado no pós-bolonha... é preciso ir trabalhando durante o ano mas as orais demoníacas de finald e cadeira estão substituídas por testes ao longo do ano, avaliação contínua, blá blá....

Rijo era dantes.

Olha um colega [:cool:]

Em Coimbra (FMUC) o 1o ano já está em Bolonha. Há muito burburinho em torno de todo o porcesso. Fala-se nas faltas às teoricas, fala-se em muita coisa... uns dizem que são mitos, outros que é a verdade.

A verdade mesmo é que, se realmente as teoricas forem obrigatórias, em muitas das aulas os anfiteatros entopem! Como é exemplo das Anatomias e outros cadeiroes que tais.

Aparte disso, com os 3 anos de "licenciatura" não podes exercer medicina. A ordem não autoriza. Ou seja, é um passo intermedio criado cuja utilidade é ZERO. Duvido que alguem, depois do esforço para entrar no curso, se decida por ficar a meio com um grau que não serve para nada.

Toda a filosofia muda (teoricamente), passando o aluno a estudar por si, bla bla, bla. Na pratica está tudo na mesma! , com a agravante da carga de seminários e trabalhos para fazer.

As avaliaçoes que eram feitas com oral, continuam a sê-lo. O grau de dificuldade é o mesmo (ao contrario do que ja por aí se disse). A vantagem é que tudo o que era anual passou a semestral. Está tudo mais à vontade pra chumbar sem levar com materia do ano tdo em cima.

Básicamente, Bolonha só serve para a tal uniformizaçao. Em termos de proveito para os alunos não se traduz em nada. Aliás, há muitos professores que são contra algumas das alterações.

Como já alguem disse, as moscas mudam, mas a m*rda é a mesma.

Ao autor do tópico, se realmente queres entrar, muito boa sorte. Espera-te MUITO TRABALHO. Mas quem corre por gosto não cansa (talvez canse um bocadinho...lol)

As avaliaçoes que eram feitas com oral, continuam a sê-lo. O grau de dificuldade é o mesmo (ao contrario do que ja por aí se disse).

Nopes... que me lembre a Microbiologia já não, a Infecciologia idem.
Só o facto de Anatomia ser dividida é uma benção....
Patologia Cirúrgica II tem os blocos divididos....

MAs isto é muito OT.
Ao dono do tópico só posso desejar boa sorte, mas sinceramente não acho que continue a ser uma carreira tão desejável como já foi.... se é que ainda alguém acalenta esperanças de te ruma carreira médica digna desse nome.

Back