Formação dos pais decisiva no sucesso escolar dos filhos

BONS pais formam BONS filhos...

Não há aqui quaisquer critérios de riqueza monetária envolvida...

pais honestos, trabalhadores, responsáveis, e cidadãos participativos tem todas as condições para educarem bem os seus filhos, e estes saírem á sua imagem...

Há n casos de pais ricos financeiramente que tem "maus" filhos: Desde betos convencidos malandros, a filhos com problemas com toxicodependência e criminalidade...

há casos também de maus pais, que graças á influencia da sociedade sobre o filho, conseguiram fazer uma pessoa bem integrada na sociedade e produtiva.

Não é uma questão de dinheiro...
É uma questão de riqueza educacional, e do papel formativo da sociedade.

PS: A generalidade dos alunos que entram numa universidade publica, vieram eles próprios de escolas secundarias e toda a carreira na publica.

Ora nem mais...

O q me chateia é q a nossa sociedade está cheia de pessoas q n se esforçaram, mas querem ter o mesmo q as pessoas q o fizeram.
N é preciso ter-se um curso superior, mas é preciso ter-se a consciência q se deve ter um outra aptidão q lhes permita diferenciar-se, ter uma profissão!

O meu "barbeiro" ganha bem. Trabalha 10h por dia.
O meu colaborador q monta aparelhos de queima ganha bem, gastou mais de 600 ctos em formação.

...
Só cmta sorte, e é preciso sempre uma parte, é q se consegue mto sem fazer nada.

pais honestos, trabalhadores, responsáveis, e cidadãos participativos tem todas as condições para educarem bem os seus filhos, e estes saírem á sua imagem...

Há n casos de pais ricos financeiramente que tem "maus" filhos: Desde betos convencidos malandros, a filhos com problemas com toxicodependência e criminalidade...

há casos também de maus pais, que graças á influencia da sociedade sobre o filho, conseguiram fazer uma pessoa bem integrada na sociedade e produtiva.

Não é uma questão de dinheiro...
É uma questão de riqueza educacional, e do papel formativo da sociedade.

PS: A generalidade dos alunos que entram numa universidade publica, vieram eles próprios de escolas secundarias e toda a carreira na publica.

Concordo com tudo, menos com o teu P.S. e por um motivo muito simples: estudei 12 anos numa escola privada minada de betos e "meninos bem", muitos deles sem grandes valores e, notoriamente, filhos de pais "negligentes". Não obstante, a esmagadora maioria dos alunos saídos dessa escola privada foram para universidades públicas. Da minha área, concretamente, Técnico, FCUL, Nova...

Imagino esta questão colocada num País em que 80% da população tem formação superior. [:cool:]

Deixemo-nos de coisas. Se não fôssemos tão preguiçosos como povo, as coisas até que eram bem melhores. E ter formação superior não era motivo de inveja e de intriga - e ao que parece, de mentiras e embustes públicos - apenas uma coisa normal.

Os meus pais têm formação superior. Isso garantiu-me alguma coisa? Talvez.

Mas o que é que garantiu a formação aos meus pais? Nenhum dos lados tem currículo académico na geração anterior. [;)]

Na minha familia, desde os meus trisavos que todos têm curso e a unica coisa que isso me influenciou é que é preciso trabalhar se se quiser ser alguem na vida...

Concordo com tudo, menos com o teu P.S. e por um motivo muito simples: estudei 12 anos numa escola privada minada de betos e "meninos bem", muitos deles sem grandes valores e, notoriamente, filhos de pais "negligentes". Não obstante, a esmagadora maioria dos alunos saídos dessa escola privada foram para universidades públicas. Da minha área, concretamente, Técnico, FCUL, Nova...

Não sou eu que o digo....

A GENERALIDADE dos alunos que frequenta a universidade publica, vem de facto de escolas publicas, até porque a generalidade da população estudantil portuguesa estuda em escolas publicas...
Evidentemente que há as excepções...

Aqui está um tema interessante.

O que percebi do artigo apenas falam em termos estatísticos, nada de influências directas com prejuízos de outros.

É normal que quem tem pais formados (aqui há 20/30 anos um curso dava logo um bom nível de vida) tenha mais facilidade em entrar também na universidade. Desde muito cedo que os pais se importam com a educação dos filhos, traçam-lhes um rumo e controlam a sua aprendizagem. Podem metê-los em colégios privados ou não, isso é outra história. Mas acho que a maior influência que os pais podem ou não ter é no fim do curso, porque pensem que sim ou que não, qualquer pessoa tira um curso universitário, não é nada de excepcional.

Os meus pais não são formados e tanto eu como o meu irmão entrámos na universidade que queríamos, no curso que queríamos e com uma nota de entrada excelente. O meu irmão já acabou o curso e eu acabo este ano, aqui é que acho que vou perder para quem tem pais influentes, esses mesmo sendo alunos com piores resultados irão estar logo na linha da frente da carreira, muito bem posicionados. Não critico, quando foi eu também vou querer o melhor para os meus filhos. Mas a realidade é que eu estou a contar ter de lutar muito mais para ficar numa posição que os outros já estão por terem os pais que têm..

Last edited:
Este é um tópico mto interessante.

Para vos ser sincero, e a idade ensinou-me isto, se a escoalridade dos pais influencia a dos filhos? Sim.
Se só os filhos de licenciados conseguem tirar um curso e ter grandes capacidades? Claro q n.

Agora cresçam. Sem dúvida q as pessoas, cujos pais já estão num determinado meio, têm mais facilidade em se inserir nesse determinado meio.
Quer seja por cunhas ou apenas por conselhos da experiência.

Até em csas simples, n teria eu lucrado se o meu pai tivesse formação para me ajudar nos trabalhos do secundário? N teria eu lucrado, se o meu pai me pudesse aconselhar no curso?

N sejam crianças. Eu sou filho de pessoas c pcos estudos, incentivaram-me, mostraram-me q este era o caminho, esforcei-me, lutei, e cá estou, mas c certeza q c outras condições teria feito ainda melhor. E certamente, eu quero ainda melhor. Quero ainda outro patamar para os meus descendentes, se calhar quero q eles frequentem um colégio particular, ou q tirem um curso no estrangeiro, e q mal têm, o subir de "escalão" é uma ambição natural!
Bem escrito! apr:)

Não sou eu que o digo....

A GENERALIDADE dos alunos que frequenta a universidade publica, vem de facto de escolas publicas, até porque a generalidade da população estudantil portuguesa estuda em escolas publicas...
Evidentemente que há as excepções...

Isso publicas/privadas no meu entender só é bom uma privada se os pais não andarem cima por não terem tempo ou não quererem. Porque numa publica com o acompanhamento dos pais na educação tem-se tudo!

Os meus pais têm a 4ª classe.
Tenho colegas cujos pais eram licenciados.

A única diferença entre eles e eu é que eu trabalho desde os 18 anos pois licenciei-me a trabalhar de dia e a estudar de noite, eles trabalham desde os 23/24 pois só começaram a trabalhar depois de se licenciarem ....

De resto a nível profissional eu sou igual a eles .... uns serão mais competentes, outros menos ....

Este tipo de estatisticas para mim nada me dizem.
Eu simplesmente ando para a frente e dou o litro .... quem não dá fica para trás. Simples!
Não estou a falar de situações dessas, mas de situações (cada vez mais comuns) de precariedade do trabalho onde uma família sem emprego não pode pagar estudos aos seus filhos, por muitas aptidões que eles tenham, ou por muita vontade que tenham de estudar.

Pq inevitavelmente mesmo que trabalhem e estudem vão chegar onde outros chegam com 25/30, lá pelos 45/50, se chegarem.

E neste processo vão negligenciar a família, a razão final pela qual se trabalha e se pretende um vencimento melhor.

.

Oportunidades iguais a todos? Hmmm... Isso era uma ideia bem interessante para lá da cortina de ferro. Eram todos doutores e engenheiros.
Estas a confundir conceitos, iguais oportunidades de formação é salutar para um país, pq se prepara todos melhor, para serem o melhor possível, a Finlândia e outros países nórdicos fazem-no e não é por isso que tem "cortinas"

Os filhos de pais licenciados normalmente têm acesso a escolas melhores e isso faz com que possuam uma melhor base de desenvolvimento intelectual. Mas fora isso não estou a ver diferenças.
É o bastante, alunos mais mal preparados e de famílias sem possibilidades económicas abandonam a escola mais cedo e pela baixa formação académica vão dar origem a famílias com iguais possibilidades económicas.

É assim que começa o fosso social.

:confused:

Mas... Os exames de acesso não são iguais para todos?

Por acaso defendo que os acesso à univ's deviam por entrevista, avaliação do candidato, testes psicotecnicos e a univ escolhia, mas se calhar também serias o 1º a vir dizer que seria só cunhas [;)]
Por acaso não estamos a falar de exames, mas já que fala deles, onde achas que há maiores resultados nos exames, numa escola privada, exclusiva a quem pode pagar e por pagar bem espera resultados.

Ou numa escola publica, onde só com algum esforço e muita força de vontade se chega ao fim, mas sempre com medias inferiores aos das escolas pagas?

Quanto a cunhas é melhor nem falar, pq isso em Portugal já não é defeito, é feitio.

Não estou a falar de situações dessas, mas de situações (cada vez mais comuns) de precariedade do trabalho onde uma família sem emprego não pode pagar estudos aos seus filhos, por muitas aptidões que eles tenham, ou por muita vontade que tenham de estudar.

Pq inevitavelmente mesmo que trabalhem e estudem vão chegar onde outros chegam com 25/30, lá pelos 45/50, se chegarem.

E neste processo vão negligenciar a família, a razão final pela qual se trabalha e se pretende um vencimento melhor.

.

Errado Nthor!

Eu cheguei mais cedo a determinados lugares do que outros colegas meus que começaram mais tarde a trabalhar. E não estou a falar de função pública .....

Eu com 23 chefiava um departamento de contabilidade com meia duzia de pessoas à minha responsabilidade e ali me mantive até que mudei de emprego para onde estou agora.....
Colegas/conhecidos que só começaram a trabalhar depois de acabarem o curso só passados 4/5/6 anos tiveram, alguns, funções dessa responsabilidade....

Quanto à familia ..... nunca em caso algum se pode negligenciar.

Omega,

tens completa razão, mas o problema é que esses cursos (Medicina por exemplo) são completamente entupidos por alunos desmotivados e sem qualquer vocação para aquilo.

Depois são uns profissionais frustrados...

Eu também não tenho nenhum pai licenciado, e estou a tirar um curso superior e penso não ficar por este...
Mas, na maior parte dos casos, se vens de uma família sem curso superior, que até são um bocado para o labrego, é bem provável que os filhos sejam iguais aos pais...

Tens razão, eu também não tenho pais licenciados e também espero não ficar por este curso...mas burro, burro como uma porta é o meu irmão!!

Deus me livre!![:)] [:)] [:)] [:)]

O actual sistema de acesso ao ensino superior é o mais democartico, independente, isento, e eficaz possivel..

È baseado na meritocracia!
Quem é bom aluno, quem estuda, e quem tem as prioridades definidas, entra!
O Nível cultural dos pais é decisivo sim mas para terem a inteligência e o cuidado de prestar o máximo de apoio e meios possíveis aos filhos, e cuidar da sua educação...

Querem que filhos de pais, desatentos, desinteressados, com prioridades distorcidas, que privam os filhos de bens essenciais, sejam alguém na vida??

Para ir para a universidade é preciso ser rico sim, mas rico de ideias, vontade, capacidade de trabalho, pois os estado já dá a formação adequada nas escolas secundarias, e bons meios...

Com mérito é que se vai lá!
Ou agora temos que arranjar subterfúgios menos democráticos para que alguns "carenciados" possam ingressar sem ter o mesmo grau de exigência e de competecia???

Querem os filhos doutores?? simples: Invistam na sua educação como pessoas, incutam espírito de responsabilidade, trabalho e sacrifício, formem boas pessoas, dêem a vossa atenção, que o aluno faz o resto...

Se não chegar lá, temos pena, é porque houve melhores, e o nº de vagas não é ilimitado...
E apesar disso nem todos podem mostrar o que valem

..............

Errado Nthor!

Eu cheguei mais cedo a determinados lugares do que outros colegas meus que começaram mais tarde a trabalhar. E não estou a falar de função pública .....

Eu com 23 chefiava um departamento de contabilidade com meia duzia de pessoas à minha responsabilidade e ali me mantive até que mudei de emprego para onde estou agora.....
Colegas/conhecidos que só começaram a trabalhar depois de acabarem o curso só passados 4/5/6 anos tiveram, alguns, funções dessa responsabilidade....

Quanto à familia ..... nunca em caso algum se pode negligenciar.
Pessoas á minha responsabilidade tb eu tinha e tinha só 19 anitos, e não era uma responsabilidade qql, era de vida ou de morte [;)].

Mas há quem nunca possa mostrar o que vale.

.

Por acaso não estamos a falar de exames, mas já que fala deles, onde achas que há maiores resultados nos exames, numa escola privada, exclusiva a quem pode pagar e por pagar bem espera resultados.

Ou numa escola publica, onde só com algum esforço e muita força de vontade se chega ao fim, mas sempre com medias inferiores aos das escolas pagas?

Quanto a cunhas é melhor nem falar, pq isso em Portugal já não é defeito, é feitio.

Na minha opinião a publica é sempre melhor. Na vida não é preciso esforço e força de vontade para tudo? Se assim não for acho que a educação é que fica prejudicada.

Nthor desculpa lá a intromissão e a "carga", mas para mim essa das cunhas é como aquela dos gajos que fogem aos impostos:

Toda a gente sabe quem são, mas ninguém os denuncia.
Conheces casos ? Denuncia, nem que seja anónimamente.

Pessoas á minha responsabilidade tb eu tinha e tinha só 19 anitos, e não era uma responsabilidade qql, era de vida ou de morte [;)].

Mas há quem nunca possa mostrar o que vale.

.

Isso é um facto da vida.
Mas a sorte tens que a procurar, senão ela nunca vem ter contigo.

Quanto à responsabilidade, estou a falar em termos comparativos a nivel empresarial.
Um bombeiro voluntário com 19 anos pode ter responsabilidades de vida ou de morte sobre qq um de nós ..... e não precisa de ter um grau elevado de instrução ...

Last edited:

Pais sem emprego e sem vencimento, com trabalho sazonal, desempregados de longa duração ou com vencimentos ridículos por muito "honestos, trabalhadores, responsáveis, e cidadãos participativos", não fazem milagres, por muito que queiram...

Back