Só a mim me metem medo as divisórias centrais do IP3?

É uma questão de hábito. Será melhor raspar no betão que apanhar com um estupido de frente.

Conheço muito bem a estrada e infelizmente demasiado bem os "pontos negros" (já perdi um familiar directo nessa estrada). Tenho muito respeito por essa estrada e apesar de a já ter feito centenas de vezes raramente abuso.

A questão dos separadores centrais foi a melhor solução possível para evitar as mortes provocadas pelos despistes e choques frontais. Têm várias desvantagens e acredita que o espaço é a menos perigosa de todas, a pior desvantagem é a acumulação de água junto aos separadores quando chove o que cria umas belas armadilhas. Então nos dias mais frios quando essa água passa a gelo já podes imaginar o resultado. Um outro familiar meu já entregou um série 3 para a sucata depois de se ter despistado numa dessas belas armadilhas, felizmente foi só o carro que foi para a sucata.

Dizem que basta respeitar os limites de velocidade, pois eu digo que não, aquele familiar meu que faleceu num despiste seguia num autocarro que tinha tacógrafo e foi possível provar que este não seguia em excesso de velocidade, aliás seguia 10km/h abaixo do limite. Depois desse acidente o limite foi reduzido nesse troço. Têm ainda o caso de um acidente que ocorreu à uns 2 meses atrás em que um homem se despistou na descida de fail (já a chegar a viseu), bateu num carro que seguia em sentido contrário e caiu de uma ponte com 20 metros de altura, depois deste acidente colocaram os tais separadores e reduziram o limite, mas mais uma vez só depois.

Têm ainda o caso da saída para arganil que é uma curva bastante apertada e que não tem qualquer redução ao limite de 100km/h, tentem fazer essa curva a 100km/h e vão perceber que a essa velocidade estão nos limites e que basta a estrada estar um pouco molhada para não conseguirem segurar o carro.

A mim irrita-me profundamente andarem a gastar milhões em obras de alargamento do IC19 e não melhorarem de uma vez por todas a porcaria do IP3 e do IP4 que todos os anos registam um número estúpido de mortes. Pelos vistos é mais importante o pessoal de Sintra conseguir chegar em menos de 30 minutos a lisboa do que evitar dezenas de mortos por ano... [:vm)]

Agora não podemos culpar só a estrada, temos que ter em conta os habituais atrasados mentais dos condutores portugueses que não contribuem em nada para a melhoria da segurança desta.

Vou descrever uma cena que me arrepiou: uma hiace da visabeira (são sempre os mesmos...) seguia à frente de um skoda fabia (um carro com um puder de aceleração brutal...) entretanto abre mais uma faixa de ultrapassagem e o idiota da carrinha salta para a faixa da esquerda (não, não havia ninguém na faixa da direita, foi mesmo só para picar o skoda), entretanto e depois de alguns sinais de luzes e buzinadelas o atrasado mental do skoda decide ultrapassar pela faixa contrária num duplo traço continuo antes de uma curva sem visibilidade nenhuma, entretanto aparece um carro em sentido contrário e o desgraçado sem culpa nenhuma é que teve que mandar-se bruscamente para a valeta quase se despistando e fugindo por centímetros ao choque frontal.

Já vi dezenas de situações como esta, inclusivamente um camião a ultrapassar outro camião num duplo traço contínuo.

Portanto concluo que apesar de tudo me sinto mais seguro com os separadores. Aos que acham que conhecem a estrada e que dominam tenham cuidado porque a estrada muda e as condições de hoje não são as de amanhã. O caso do série 3 que descrevi antes era de uma pessoa que faz todos os dias essa estrada, tinha quase 180Mkm feitos no IP3.

EDIT: Peço desculpa pelos testamentos...

Last edited:
Conheço muito bem a estrada e infelizmente demasiado bem os "pontos negros" (já perdi um familiar directo nessa estrada). Tenho muito respeito por essa estrada e apesar de a já ter feito centenas de vezes raramente abuso.

A questão dos separadores centrais foi a melhor solução possível para evitar as mortes provocadas pelos despistes e choques frontais. Têm várias desvantagens e acredita que o espaço é a menos perigosa de todas, a pior desvantagem é a acumulação de água junto aos separadores quando chove o que cria umas belas armadilhas. Então nos dias mais frios quando essa água passa a gelo já podes imaginar o resultado. Um outro familiar meu já entregou um série 3 para a sucata depois de se ter despistado numa dessas belas armadilhas, felizmente foi só o carro que foi para a sucata.

Dizem que basta respeitar os limites de velocidade, pois eu digo que não, aquele familiar meu que faleceu num despiste seguia num autocarro que tinha tacógrafo e foi possível provar que este não seguia em excesso de velocidade, aliás seguia 10km/h abaixo do limite. Depois desse acidente o limite foi reduzido nesse troço. Têm ainda o caso de um acidente que ocorreu à uns 2 meses atrás em que um homem se despistou na descida de fail (já a chegar a viseu), bateu num carro que seguia em sentido contrário e caiu de uma ponte com 20 metros de altura, depois deste acidente colocaram os tais separadores e reduziram o limite, mas mais uma vez só depois.

Têm ainda o caso da saída para arganil que é uma curva bastante apertada e que não tem qualquer redução ao limite de 100km/h, tentem fazer essa curva a 100km/h e vão perceber que a essa velocidade estão nos limites e que basta a estrada estar um pouco molhada para não conseguirem segurar o carro.

A mim irrita-me profundamente andarem a gastar milhões em obras de alargamento do IC19 e não melhorarem de uma vez por todas a porcaria do IP3 e do IP4 que todos os anos registam um número estúpido de mortes. Pelos vistos é mais importante o pessoal de Sintra conseguir chegar em menos de 30 minutos a lisboa do que evitar dezenas de mortos por ano... [:vm)]

eu explico-te

os distritos de Coimbra e Guarda são dos mais pobres do país, o de Lx é dos mais ricos senão o mais rico) é aí que está a diferença!

e la ta a tal coisa, a IC19 serve mt mais gente!

estupido tvz, mas infelizmente é assim...

na IP3, tou como o Nafs, é aí que dou valor a um carro potente! ultrapassar numa subida, com pc espaço é do pior com o carro fracote!
e sei do que falo, pk passei la mtas vezes com o fiat uno 45! e coitadinho, tinha que reduzir pa 3ª e ir a 70/80 a passar camiões a uns 60/50...
é a loucura

muito mau essa estrada

entao de noite e com o nevoeiro k costuma haver na zona ....

nao se pode exitar...

Utilizo-a todas as semanas e sei bem ao que se referem. Também não gosto nada de ir a ultrapassar e tar a medir os cm's entre um camião e o separador. Existem zonas até onde há duas faixas e há um zig zag, e a estrada nem sequer é plana, tem ondulações...

Infelizmente, é uma estrada que foi mal construída e agora tenta-se remendar aqui e ali. Logo que haja uma AE entre Coimbra e Viseu, a IP3 vai beneficiar de um menor fluxo de trânsito. Até lá, não há escolha... :(

Utilizo-a todas as semanas e sei bem ao que se referem. Também não gosto nada de ir a ultrapassar e tar a medir os cm's entre um camião e o separador. Existem zonas até onde há duas faixas e há um zig zag, e a estrada nem sequer é plana, tem ondulações...

Infelizmente, é uma estrada que foi mal construída e agora tenta-se remendar aqui e ali. Logo que haja uma AE entre Coimbra e Viseu, a IP3 vai beneficiar de um menor fluxo de trânsito. Até lá, não há escolha... :(
Tenho mais mede q os outros carros q circulam no sentido oposto venham ter comigo.

Não estou a dizer q aquilo está bem feito. As condições daquela via são uma vergonha. Tb o facto de lá circularem mtos TIR prejudica gravemente a segurança. Aquilo só se resolve com uma estrada nova.

é uma estrada com diversos truques e ratoeiras, entre os quais os separadores em betão. Mas no caso do IP3 penso que são um mal necessário, é preferível fazer uma raspadela na lateral do carro que provocar um choque frontal. Apenas critico no traçado as zonas de faixa sem berma (em emergências ficamos todos lá...) e demasiado estreitas

Vou descrever uma cena que me arrepiou: uma hiace da visabeira (são sempre os mesmos...) seguia à frente de um skoda fabia (um carro com um puder de aceleração brutal...) entretanto abre mais uma faixa de ultrapassagem e o idiota da carrinha salta para a faixa da esquerda (não, não havia ninguém na faixa da direita, foi mesmo só para picar o skoda), entretanto e depois de alguns sinais de luzes e buzinadelas o atrasado mental do skoda decide ultrapassar pela faixa contrária num duplo traço continuo antes de uma curva sem visibilidade nenhuma, entretanto aparece um carro em sentido contrário e o desgraçado sem culpa nenhuma é que teve que mandar-se bruscamente para a valeta quase se despistando e fugindo por centímetros ao choque frontal.
No dia em que estiver no lugar do desgraçado, se não morrer do choque frontal acho que morro de síncope cardíaca...

Acho que é mais hesitar..

Vendo bem as coisas, dá para ambas as palavras. hesitar no sentido que quando se inicia uma ultrapassagem p.e. mudar de ideias a meio pode ser desastroso, e excitar porque se te entusiasma podes pedir demasiado à estrada e ela vai te desiludir e depois é chato

A mim não me faz diferença nenhuma; é uma questão psicológica, a largura da faixa é a mesma. Ou antes para ultrapassar mudavam-se para a outra via??

Está muito melhor assim e o nº de acidentes tem descido brutalmente.

A mim não me faz diferença nenhuma; é uma questão psicológica, a largura da faixa é a mesma. Ou antes para ultrapassar mudavam-se para a outra via??

Está muito melhor assim e o nº de acidentes tem descido brutalmente.

Nunca a conheci sem os limitadores de cimento, mas é verdade, aquilo é "psicológicamente" apertado, ou seja, passar passa, mas não á larga, e se quemj ultrapassamos for um camião, pior fica.

Já passei lá umas 4 vezes, e já me aconteceu começar a ultrapassar um camião e entretanto vir uma curva apertada :sh) uma régua naquela altura dava jeito para tirar medidas.....dasss senti uns suores frios quando via que o camião a curvar "comia" o bocado da curva onde eu ia a passar :confused:

É uma estrada para rijos, não para copinhos de leite da cidade! [:D] [:p]
Nervos de aço e muito sangue-frio!

Curiosamente é das poucas estradas em que o limite de velocidade (100km/h) é arriscado nalgumas zonas.
Há carros que a essa velocidade precisam de boas mãos para se manterem direitos.
Especialmente em zonas de dupla faixa com traçado completamente inadequado e relevé invertido, com chuva e camiões à mistura.

Já lá tive umas descargas de adrenalina porreiras...
Uma das vezes abusei nos rectões de Penacova (dão confiança para acelerar à bruta e chegar ao final com o ponteiro "lá em baixo") e quando dou por ela tinha uma fila de transito PARADO :eek: ...até me borrei todo!

Acabei paradinho ao lado do último carro...na faixa contrária!!
Marcha-atrás de fininho e estacionei atrás...[:)]

Agora estou já me rio, mas na altura deixei lá as pastilhas, os discos, os pneus e os tomates...

Back