Conheço muito bem a estrada e infelizmente demasiado bem os "pontos negros" (já perdi um familiar directo nessa estrada). Tenho muito respeito por essa estrada e apesar de a já ter feito centenas de vezes raramente abuso.
A questão dos separadores centrais foi a melhor solução possível para evitar as mortes provocadas pelos despistes e choques frontais. Têm várias desvantagens e acredita que o espaço é a menos perigosa de todas, a pior desvantagem é a acumulação de água junto aos separadores quando chove o que cria umas belas armadilhas. Então nos dias mais frios quando essa água passa a gelo já podes imaginar o resultado. Um outro familiar meu já entregou um série 3 para a sucata depois de se ter despistado numa dessas belas armadilhas, felizmente foi só o carro que foi para a sucata.
Dizem que basta respeitar os limites de velocidade, pois eu digo que não, aquele familiar meu que faleceu num despiste seguia num autocarro que tinha tacógrafo e foi possível provar que este não seguia em excesso de velocidade, aliás seguia 10km/h abaixo do limite. Depois desse acidente o limite foi reduzido nesse troço. Têm ainda o caso de um acidente que ocorreu à uns 2 meses atrás em que um homem se despistou na descida de fail (já a chegar a viseu), bateu num carro que seguia em sentido contrário e caiu de uma ponte com 20 metros de altura, depois deste acidente colocaram os tais separadores e reduziram o limite, mas mais uma vez só depois.
Têm ainda o caso da saída para arganil que é uma curva bastante apertada e que não tem qualquer redução ao limite de 100km/h, tentem fazer essa curva a 100km/h e vão perceber que a essa velocidade estão nos limites e que basta a estrada estar um pouco molhada para não conseguirem segurar o carro.
A mim irrita-me profundamente andarem a gastar milhões em obras de alargamento do IC19 e não melhorarem de uma vez por todas a porcaria do IP3 e do IP4 que todos os anos registam um número estúpido de mortes. Pelos vistos é mais importante o pessoal de Sintra conseguir chegar em menos de 30 minutos a lisboa do que evitar dezenas de mortos por ano... [:vm)]
Tenho mais mede q os outros carros q circulam no sentido oposto venham ter comigo.Utilizo-a todas as semanas e sei bem ao que se referem. Também não gosto nada de ir a ultrapassar e tar a medir os cm's entre um camião e o separador. Existem zonas até onde há duas faixas e há um zig zag, e a estrada nem sequer é plana, tem ondulações...
Infelizmente, é uma estrada que foi mal construída e agora tenta-se remendar aqui e ali. Logo que haja uma AE entre Coimbra e Viseu, a IP3 vai beneficiar de um menor fluxo de trânsito. Até lá, não há escolha...![]()
No dia em que estiver no lugar do desgraçado, se não morrer do choque frontal acho que morro de síncope cardíaca...Vou descrever uma cena que me arrepiou: uma hiace da visabeira (são sempre os mesmos...) seguia à frente de um skoda fabia (um carro com um puder de aceleração brutal...) entretanto abre mais uma faixa de ultrapassagem e o idiota da carrinha salta para a faixa da esquerda (não, não havia ninguém na faixa da direita, foi mesmo só para picar o skoda), entretanto e depois de alguns sinais de luzes e buzinadelas o atrasado mental do skoda decide ultrapassar pela faixa contrária num duplo traço continuo antes de uma curva sem visibilidade nenhuma, entretanto aparece um carro em sentido contrário e o desgraçado sem culpa nenhuma é que teve que mandar-se bruscamente para a valeta quase se despistando e fugindo por centímetros ao choque frontal.
muito mau essa estrada
entao de noite e com o nevoeiro k costuma haver na zona ....
nao se pode exitar...
Acho que é mais hesitar..
A mim não me faz diferença nenhuma; é uma questão psicológica, a largura da faixa é a mesma. Ou antes para ultrapassar mudavam-se para a outra via??
Está muito melhor assim e o nº de acidentes tem descido brutalmente.