VW: para quê tantos?

Mas pelo que percebi afinal são só dois, não 3 como pensava...

( afinal o bora e o jetta são a mesma coisa,mas em periodos diferentes, um pouco como o bravo / stilo / bravo )

Meu caro, o Bora e o Jetta foram precisamente o mesmo carro no mesmo período. O modelo seguinte é que ficou apenas com a designação Jetta. [;)]

Mas o GOLF já tem versão de 4 portas...

Ok, acrescentaram-lhe uma mala...

Mas pelo que percebi afinal são só dois, não 3 como pensava...

( afinal o bora e o jetta são a mesma coisa,mas em periodos diferentes, um pouco como o bravo / stilo / bravo )

O Golf não tem versão de 4 portas. Tem de 3 ou 5.

O Bora e Jetta são a mesma coisa até em periodos semelhantes.

Eu não concordo quando dizem que o Jetta é um Golf de 4 portas!
Existem diferenças significativas entre os dois modelos, não é só o acrescento da traseira e o resto é igual. Geralmente a BMW é que costuma cortar a traseira do série 3 e o resto é igual... não confudir! [:)][:)][:p][;)]

Eu não concordo quando dizem que o Jetta é um Golf de 4 portas!
Existem diferenças significativas entre os dois modelos, não é só o acrescento da traseira e o resto é igual. Geralmente a BMW é que costuma cortar a traseira do série 3 e o resto é igual... não confudir! [:)][:)][:p][;)]

Olha que entre o Golf e o Vento, Bora, Jetta correspondente as diferenças significativas são ZERO!

POLO
vw-polo.jpg

GOLF
golf2003_3.jpg

BORA
vwborabg.jpg

JETTA
IMG_4925.jpg

PASSAT
149053.1-lg.jpg

and so on...

O GOLF, BORA, JETTA, não são da mesma gama?

sim, e ????

O JETTA e o BORA são iguais.
JETTA - USA
BORA - UE
estes dois são o modelo de 4 portas do GOLF, só têm é algumas diferenças, como o nome...
se vires bem quase todas as marcas têm este numero de modelos

Por ex a RENAULT, que até tem mais.
TWINGO
CLIO
MODUS
MEGANE
MEGANE 4 portas
SENIC
LAGUNA
...

não percebi muito bem o intuito deste post, pode não ser, mas parece mais um do estilo "bota abaixo" uma marca.

Como foi dito e repetido várias vezes o Bora/Jetta é o modelo tri-corpo da gama Golf e como quiseram diferenciar ligeiramente deram-lhe um retoque na frente e mudaram o nome. O Jetta desta geração tem a frente praticamente igual à do Golf 3/5 portas.

O Bruno Grilo referiu um facto curioso a gama Renault à 3/4 anos era anedótico tentar percebê-la tal era a dimensão de modelos, gamas etc etc... felizmente que melhoraram esse aspecto, queriam tanto personalizar o automóvel que acabaram por complicar (ou não) heheh

tem a ver com questões históricas. foi criado o golf em 1974, em 1983 sai a série 2 e com ele nasce um golf 3 volumes ( o jetta).
Depois saiu a terceira geração do golf e o seu 3 volumes passou a chamar-se vento ( estupidamente pois o jetta tinha vendido bem e o povo estava familiarizado com o nome)
Na 4ª geração do glf nasce o Bora e por fim na 5ª geração do golf voltou a usar-se o nome jetta para o 3 volumes...

Jetta e Bora eram/são o mesmo carro. Antigamente, na versão anterior do jetta/bora que puseste na imagem, o modelo chamava-se jetta:
jetta1.jpg

Posteriormente, saiu o Bora em alguns paises (inclusivé Portugal) e noutros países exactamente o mesmo modelo tinha a designação jetta.

Actualmente o unico modelo chama-se jetta.

Esqueceste-te do Modus, da Megane Break e da Laguna Break [:D]

Só o megane tem:

3 portas
4 portas
5 portas
scenic (este uma derivação do megane)
grand scenic (este uma derivação do megane)
cabrio
break

O golf tem:

3 portas
5 portas
Golf plus (este uma derivação do golf)
Variant (para breve)

Qual o problema. Parece que incomoda alguém...

Enfim.. Na versão IV, a versão 3 volumes era conhecido como Bora na Europa e como Jetta nas Américas. Nas versão V, é conhecida em todo o lado como Jetta. Depois o Passat é de um segmento acima e o Polo do Segmento abaixo.. Capice? ou é preciso um desenhinho?

Agora faço-te uma pergunta: Porque é que a Citröen tem o C3, C4 e C5?? Para quê tantos??

Bem, para acabar de uma vez por todas com as dúvidas:

VW JETTA MK I

250px-Vw_jetta_1_v_sst.jpg

Versão 3 volumes do Golf. No Mexico foi vendido como VW Atlantic.

VW JETTA MK II

250px-JettaMkII.JPG

Aqui está o sedan do Golf II. Este era Jetta em todo o lado. Teve uma versão de 2 portas (coupé) que hoje é muito rara. Que me lembre, só vi um aqui há uns anos em Famalicão e era importado:

180px-VW-Jetta2.jpg

Esta geração do Jetta penso que levou um restyling qualquer em finais dos anos 90 na China. (passou um Jetta destes cá por casa :) foi vendido com 330mil kms... e uns meses mais tarde encontramo-lo num stand de beira de estrada com 91mil kms [:)]. Ainda o voltei a ver, já vendido e aparolado [s)])

VW JETTA MK III

250px-3rd-Volkswagen-Jetta-VR6.jpg

Vendido na Europa como Vento. Noutros países, nomeadamente América do Norte, a VW manteve o nome Jetta.

VW JETTA MK IV

250px-VW_Jetta_sedan.jpg

O Jetta IV chamou-se Bora na Europa e América Latina. No Canadá, quando a VW lançou o Jetta V passou a chamar-lhe City Jetta e é ocupa na gama o lugar de versão mais acessível do Jetta. Teve uma versão carrinha:

250px-VW_Jetta_A4.jpg

Para mim, foi a geração mais bonita do Jetta, tal como aconteceu com o Golf.

VW JETTA MK V

É o modelo que está actualmente no mercado. Foi a primeira geração a manter a frente practicamente inalterada face ao Golf correspondente (quanto a mim, uma má opção, acho que o modelo ganhava em se diferenciar do Golf). Esta geração retomou o nome Jetta (quanto a mim, muito bem) em practicamente todo o mundo. As excepções são o México (Bora), Argentina (Vento) e China (Sagitar).

250px-Jetta_Down_Under.JPG

Terá muito brevemente uma versão Variant, mas é tão feia que me recuso a postá-la =D

Já agora, enquanto pesquisa encontrei esta coisa castiça:

vwjettavariant.jpg

ESTA JETTA I VARIANT NUNCA EXISTIU, antes que comecem aí a perguntar onde é que se vendeu [:D]. Isto foi um shop que encontrei num site que encontrei que tem uma galeria virtual onde tem shops desde futuros modelos até alguns que não passam de meros exercícios de imaginação de modelos que poderiam ter sido/poderão ser. Não sei se já conheciam (eu não conhecia) mas achei engraçado. Quem quiser perder um bocado de tempo: http://www.cwwcardesign.com/

Back