Os nossos Animais (com ou sem fotos)

Cães de Assistência

Cães de Assistência

spacer.gif
"Multas até 44 mil euros para quem barrar cães de assistência

Autonomia é uma das grandes mais-valias que os cães de assistência proporcionam aos seus donos

Os direitos de circulação que existiam para os cães-guia para cegos foram alargados aos cães treinados para auxiliar surdos e deficientes mentais e motores, adoptando-se a designação mais lata de cães de assistência. Outra novidade da nova lei, em vigor desde o fim de Março, é a definição de multas para os infractores. Bloquear o acesso de uma pessoa com deficiência acompanhada do cão de assistência pode levar ao pagamento de entre 250 a 3.740 euros, em caso de pessoas singulares, ou 500 a 44.891 euros, quando se trate de uma pessoa colectiva.

"É uma boa lei", considera João Fonseca, presidente da Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual (ABAADV), que gere a única escola em Portugal que educa cães-guia para cegos. "Será uma das melhores da Europa", defende Liliana de Sousa, dirigente da Ânimas - Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social, que treina cães que auxiliam pessoas surdas ou com incapacidade motora.

O decreto-lei 74/2007, publicado em "Diário da República" a 27 de Março, revoga o 118/99 que era apenas dedicado ao cão-guia e consagra a entrada de cães de assistência a locais, transportes e estabelecimentos de acesso público quando acompanhados por pessoa com deficiência, treinador habilitado ou família de acolhimento credenciada.

A introdução de coimas visa "reforçar a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e punir as condutas que restrinjam o exercício destes direitos e limitem a mobilidade, autonomia e independência destes cidadãos", refere o texto da lei. Caberá ao futuro Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) a instrução do processo, cujo valor está dependente da gravidade e conduta do infractor. As verbas serão repartidas entre o Estado (50%), o INR (30%) e a força de segurança que registar a queixa (20%).

Apesar deste ser mais um argumento, a sensibilização continua a ser a prioridade. "É necessário explicar que a lei existe e que estes cães podem entrar nos locais porque são educados" para saber como se devem comportar, salienta Liliana de Sousa.

O dirigente da ABAADV elogia ainda o factor "credenciação" no que respeita às instituições responsáveis pelo treino dos cães, sendo o INR a entidade que fará o registo e divulgação dos estabelecimentos autorizados.

Treinados para ajudar

A escola da ABAADV, situada em Mortágua, tem três educadores e, desde 1999, já entregou gratuitamente mais de 50 cães-guia a cegos. No primeiro ano de vida o cachorro está com uma família de acolhimento para aprender a viver numa casa com pessoas. O treino técnico, no segundo ano, tem a finalidade de ensinar ao cão como responder perante as necessidades do quotidiano de uma pessoa sem visão. A Ânimas, com sede no Porto, tem dois treinadores e, em cinco anos de actividade, formou dois cães para auxiliar utilizadores de cadeira de rodas. Prepara-se para entregar o terceiro. Um cão-guia dá maior segurança ao cego, conseguindo identificar uma caixa multibanco ou contornar obstáculos inesperados nos passeios; um cão para surdos alerta para o choro de um bebé ou para o toque da campainha; um cão de serviço ajuda a acender luzes, recolher objectos do chão ou abrir portas.

O Governo reconhece na nova lei que "a utilização de cães de assistência contribui decisivamente para a autonomia, auto-suficiência e independência das pessoas com deficiência"."

Em http://jn.sapo.pt/2007/04/08/sociedade_e_vida/multas_44_euros_para_quem_barrar_cae.html

Bem eu tinha dito noutro tópico que havia de por aqui fotos das minhas cadelas malucas...
A tuxa(14anos nossos):
100_2835.jpg

A nina(quase um ano):
100_2833.jpg

100_2845.jpg

Primeiro os gatos:

Duque - 6 anos
20159093.img.jpg

Escolhido através do jornal Ocasião! Andava à procura de um gatito, e por acaso vi neste jornal e o número de telefone era da minha zona. Passado umas horas, já o tinha. É uma paz de alma, só me destroi as cadeiras da sala... de resto, nunca o vi assanhado sequer. Só quer colo.

Luna - 2 anos
72891503.img.jpg

"Escorraçada" de casa, porque dava porrada num Bosque da Noruega, veio parar às minhas mãos. Outra santa, mas que não dispensa o seu espaço e por isso passa a maior parte do tempo numa divisão da casa onde não esteja ninguém. Só vem ter connosco quando me vou deitar, ronrona, leva umas festas e quando apago a luz, vai embora. É estranho, mas isto é um ritual diário.

E a mais nova lá de casa, Diva - 1 ano
175859446.img.jpg

252956928.img.jpg

Grande peste, foi uma loucura, porque nunca pensei comprar um cão, ainda para mais com gatos em casa, mas dá-se muito bem com o gato. Já com a gata... De resto, o que dizer... foi o meu primeiro cão, é a alegria lá de casa e todos os dias me faz rir.

gato adulto

gato adulto

Bem eu tenho aqui um caso bicudo e não sei o que fazer, vocês deverão poder ajudar.

À coisa de um ano apanhei da rua um gato atropelado que teve uma lesão grave na cabeça( traumatismo craniano, traumatismo do maxilar que lhe fez perder a maior parte dos dentes e ainda esteve um dia em coma). Não morreu pois penso ter sido atropelado por um jipe e não ficou com lesões internas nos orgãos vitais.

Estive um mês com o gato em minha casa a dar-lhe de comer à boca e o gato acabou por recuperar, ficando com a boca ligeiramente torta...

Descobri entretanto que o gato tinha dono e quando ele recuperou levei-o para o dono que morava perto do local onde apanhei o gato e perto da minha casa de campo.

Fiquei a saber depois que o gato andava a passar fome pois os donos nunca quiseram saber dele e o gato até acavbou por ir para um larguito onde coabitam muitos gatos vadios pois uma senhora dá-lhes de comer.
Todos os fins de semana vou à minha casa de campo e quando o chamo ele aparece logo, faz-me grande festa e segue-me como se fosse um cão.

Eu gostava de o voltar a trazer para minha casa, mas a minha familia diz que o gato não se adapta por ser adulto, o que acham?

Será que não se vai adaptar? Ele é um gato muito meigo, é capaz de ficar uma tarde inteira a dormir no mesmo local, quando vou para a minha casa de campo fica lá o tempo todo e até gosta de ficar a dormir no sofá.

Eu por mim trazia-o já amanha, mas tenho medo que o gato fuja ou outra coisa qualquer.
Nunca o devia ter levado " para o dono", mas pensei que fossem boas pessoas e que sentissem falta do gato... Depois também o queria devolver à sua natureza, mas estou a constatar que o gato só se alimenta convenientemente quando lá vou e custa-me muito ir lá aos fins de semana e não o trazer comigo!!!

Mesmo que o trouxesse para minha casa, aos fins de semana poderia levar o gato na gateira e ir até à minha casa de campo passar o dia e ele assim já interagia com a terra dele....
O que acham?

Se puderes traz o bichinho contigo. Já viste que ele não é bem tratado e tem um carinho enorme por ti.:)

Gatos adultos não se adaptarem? Tenho comigo 3 gatos que já vieram crescidos para cá e adaptaram-se muito bem.

Como desabafo digo-te que às vezes é bem mais fácil. Os pequeninos são muito traquinas e costumam estragar muito. Os adultos, normalmente, já vêm mais calmos.

[;)]

Ora então vamos lá a apresentações

Este é o Cigano, o Boxer... não se iludam pela aparência dele. Tava todo convencido em ficar bem para a foto na máquina nova (sai à dona [:D] )

P1000037.jpg

Este é o Gastão, o Galgo Espanhol... a coisa mais mimada que existe (também sai à dona [;)])

05-09-20_14-201.jpg

Mas como estamos num fórum motorizado... (e os animais são o reflexo dos donos... )

karts.jpg

O Cigano tem um blog (a precisar de umas actualizações). Dêem uma vista de olhos http://boxercigano.blogspot.com

1ª demonstração de obediência - Funchal

1ª demonstração de obediência - Funchal

1ª demonstração de obediência - Funchal (05/05/07)

Entre os espectadores foi possível encontrar:

:wink:

Última edição:
Aproveito o tópico para fazer uma homenagem à Margarida, que se encontra muito doente...[s)]

Guida.jpg

Força minha Linda! A única coisa que não quero é ver-te sofrer...

Aproveito o tópico para fazer uma homenagem à Margarida, que se encontra muito doente...[s)]

Ver anexo 5755

Força minha Linda! A única coisa que não quero é ver-te sofrer...

o meu pikenino tb está... 1 tumor enorme no peito... com cerca de 15x15x5 + líquido à volta... so n quero que rebente,,, tá muito mau mm...

mas para compensar... tá a chegar a nova mascote... 1 gatinha rafeira

o meu pikenino tb está... 1 tumor enorme no peito... com cerca de 15x15x5 + líquido à volta... so n quero que rebente,,, tá muito mau mm...

mas para compensar... tá a chegar a nova mascote... 1 gatinha rafeira

A Margarida também tem tumores. Foi operada em Setembro, mas voltaram...[s)]

Também és de Queluz?

Voltar
Superior