Aquecimento Central

Obrigado por todas as respostas. Sinceramente não tinha considerado o AC como uma solução para a casa toda mas eventualmente para um ou 2 compartimentos.

A casa em questão será uma moradia unifamiliar, mas aí o AC será uma opção viável? E os radiadores todos por fora? E o aquecimento de zonas de passagem e WC's, por exemplo?

Obrigado por todas as respostas. Sinceramente não tinha considerado o AC como uma solução para a casa toda mas eventualmente para um ou 2 compartimentos.

A casa em questão será uma moradia unifamiliar, mas aí o AC será uma opção viável? E os radiadores todos por fora? E o aquecimento de zonas de passagem e WC's, por exemplo?

esse é o único defeito do AC - as zonas de passagem e a casa de banho!
sair da sala e entrar no corredor com uma dezena de graus de diferença.

falo por experiencia por tb tenho uma moradia e ac em todas as divisões.

Altherma - Solução para aquecimento e arrefecimento domésticos

system.jsp

Tecnologia de bomba de calor no seu melhor ...

O Daikin Altherma, o sistema total de aquecimento e arrefecimento, baseia-se na tecnologia de bomba de calor e representa uma alternativa flexível e de baixo custo a uma caldeira de combustível fóssil, ainda com a opção de produção de água quente sanitária e de arrefecimento.

A inerente eficiência energética do Altherma faz dele a solução ideal para reduzir o consumo de energia e as emissões de CO2.

Daikin: Líder na tecnologia de bomba de calor

A notável eficiência energética do Altherma provém da combinação única do eficiente compressor de tipo Inverter da Daikin e da capacidade de controlo variável de temperatura, que permite ao sistema equiparar-se às necessidades de aquecimento do edifício.

Além disso, maximiza o conforto e reduz o consumo de energia com a sua capacidade de regular ao máximo a emissão de calor.

http://www.daikin.pt/products/altherma/default.jsp

na minha outra moradia tive aquecimento central a gas.

E porreiro e tal, mas quando mudei de casa, ja não quis, e porque porque so e util aos fins de semana.
passo a explicar, o tempo que demora a aquecer, torna-o inutil durante a semanan, quando chegamos todos a casa ja tarde.
desta vez optei por meter # maquinas de A/C inverter, alem de servir no inverno e no verão, em 3 minutos climatizam uma habitação .
nos quartos tenho 9mil btu, no res do chão tenho uma maquna de 50 mil btu .
Na pratica este sistema de AC tem a vantagem de não ter tempo de espera, i.e. em menos de 10 minutos esta tudo quente ou frio .

se optares por aquecimento central que seja a gasoleo, é que a gas é um balurdio em comsumos.
mas o mais importante é a qualidade do isolamento, isso sim é determinante nos comsumos[:cool:]

Última edição:
na minha outra moradia tive aquecimento central a gas.
E porreiro e tal, mas quando mudei de casa, ja não quis, e porque porque so e util aos fins de semana.
passo a explicar, o tempo que demora a aquecer, torna-o inutil durante a semanan, quando chegamos todos a casa ja tarde.

So te era util ao fim de semana porque nao sabias funcionar com ele, bastava a inclusao de um relogio no sistema para o ligar por exemplo as 4 da tarde e quando chegasses a casa tinhas as divisoes todas quentes.

So te era util ao fim de semana porque nao sabias funcionar com ele, bastava a inclusao de um relogio no sistema para o ligar por exemplo as 4 da tarde e quando chegasses a casa tinhas as divisoes todas quentes.

É isso mesmo, pode-se programar as caldeiras para "arrancarem" a hora que quisermos. Mas elas não são assim tão lentas a aquecer como parecem, pelo menos a minha não é.

la esta.
ligar as 4 para ter o efeito horas depois.(tinha relogio programador)
eu prefiro o AC pois é uma questão de minutos.
alem de que no verão faz o inverso[;)]

a unica desvantagem do AC é as casas de banho.

uma desvantagem do Ac é que não da para meter as toalhas em cima e ficarem quentinhas [:D] foi muito util quando os meus pequenos eram bebes.
Ja agora o AC tende a secar o ar dai que para algumas pessoas pode ser uma desvantagem[;)]

É verdade que um sistema de aquecimento central tem uma inércia térmica maior que um AC. Mas tenho aquecimento central em casa e não demora muito tempo a passar de 14ºC para 19/20ºC, embora seja sempre meia hora ou até mais.

uma desvantagem do Ac é que não da para meter as toalhas em cima e ficarem quentinhas [:D] foi muito util quando os meus pequenos eram bebes.
Ja agora o AC tende a secar o ar dai que para algumas pessoas pode ser uma desvantagem[;)]
Compras uns aquecedores elétricos para as casas de banho.

Mas as soluções de A/C da Daikin ou Carrier tratam-te disso. Um nadinha mais caro, mas é o preço de ter um sistema integrado. [:cool:]

Definitivamente não gosto de ares condicionados. Não gosto de ambientes muito "liofilizados" [:D]

Acho que um sistema de aquecimento por irradiação alimentado por gás ou por gasóleo, do ponto de vista da qualidade do resultado final é a melhor solução.

Definitivamente não gosto de ares condicionados. Não gosto de ambientes muito "liofilizados" [:D]

Acho que um sistema de aquecimento por irradiação alimentado por gás ou por gasóleo, do ponto de vista da qualidade do resultado final é a melhor solução.
Então explica lá essa diferença. [:cool:]

Já me explicavas o que é que perdi .... então [;)]

De facto o que eu prefiro são aquecimentos suaves e progressivos que não queimem o ar e que não estejam muito localizados.

Tento minimizar os choques térmicos, ou seja se estiverem 0º não ponho a casa a 23º mas por exemplo a 18º para que não haja diferenças enormes.

Já me explicavas o que é que perdi .... então [;)]

De facto o que eu prefiro são aquecimentos suaves e progressivos que não queimem o ar e que não estejam muito localizados.

Tento minimizar os choques térmicos, ou seja se estiverem 0º não ponho a casa a 23º mas por exemplo a 18º para que não haja diferenças enormes.
Não percebo, depois de gastar um tempo do caramba a explicar as coisas, ainda te pões aí com um ar de..., coisa e tal.

Deixa-te disso. [:cool:]

Não percebo, depois de gastar um tempo do caramba a explicar as coisas, ainda te pões aí com um ar de..., coisa e tal.

Deixa-te disso. [:cool:]

Acabei agora mesmo de ler a 1ª página e de facto as explicações até estão boas.

Mas eu não gosto de ACs, mesmo no carro uso pouco e só quando é mesmo necessário.

Depois gosto de calor e salvo raras excepções acho que as casas não necessitam de ser arrefecidas.

Quanto a aquecimento a seguir a uma boa lareira (que normalmente não é muito eficaz) mas que tem um encanto especial, nada como um sistema de irradiação sem ar forçado.

Gosto das coisas quase ao natural com algumas excepções [:cool:]

Voltar
Superior