Comerciais ligeiros: devem ter benefícios fiscais?

Não axo nem bem nem mal os comerciais pagarem menos IA, porque são carros diferentes, com menos funcionalidades.
O que axo realmente mau é (quase) toda a gente que tem comerciais, seja estudante ou a mulher do dono da empresa, tem tudo o carro na empresa e vai buscar o IVA. Isso sim, axo mal, e um grande roubo a quem cumpre e paga os seus impostos. Ir buscar o IVA só para carros que comprovadamente estivessem ao serviço da empresa. E não ao carro de 130cv que deram ao filho, para andar com a namorada a passear.
Já para não falar que depois o gasoleo também vai para a empresa, entra como custos e ainda deduzem o IVA também.
Depois no final, pagam menos, e a empresa ainda dá prejuizo por causa dos gastos. Com sorte ainda sakam um subsidiozinho.

ja ontem tinha visto a discussão a preposito do topico do "fake" mini comercial...
triste.. parecem um bando de Caragenjos a querem sair do mesmo balde e nenhum sai porque uns puxam os outros..
o problema do preço dos carros nao estará num iva a 21% mais um IA abusivo?
talvez se tivessemos a mesma força para criticar o que esta mal neste pais como criticam o vizinho, as coisas fossem diferentes.

cumps

citação:Originalmente colocada por Vieira

ja ontem tinha visto a discussão a preposito do topico do "fake" mini comercial...
triste.. parecem um bando de Caragenjos a querem sair do mesmo balde e nenhum sai porque uns puxam os outros..
talvez se tivessemos a mesma força para criticar o que esta mal neste pais como criticam o vizinho, as coisas fossem diferentes.

cumps

Portanto no teu ponto de vista está correcto andar a oferecer incentivos para nada? E criticar essa situação é criticar o vizinho... porque?!?

Acho piada que toda a gente fala em as coisas podiam ser diferentes, e devia haver mais justiça, mas depois quando lhes dizem que vão tirar um beneficio porque está a ser mal aplicado começa logo o choradinho porque estão a prejudicar o zé povinho, ou porque é inveja, ou sei lá mais que o que..

Eu só quero um BMW 120d comercial!! Pra empresa, pois claro!!!
No fundo, no fundo, todos acabam por ter a sua razão.. Apenas os pontos de vista são diferentes...

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por PDCouto

Não sei qual é a lógica de um carro que transporta MENOS gente pagar MENOS. Se transporta MENOS gente aproveita PIOR os recursos como combustíveis, estradas, portagens, estacionamento. Se for preciso andarem 3 pessoas é preciso usar 2 carros...

Foi a unica opiniao contraria, que me levou a responder.
Embora esse raciocinio esteja plausivel, vou falar no meu caso, eu que faço cerca de 2500/3000 km/mês,em que no máxmimo 100 deles são feitos com outro pessoa os restantes são feitos sozinho, além de cerca de uma vêz por mês utilizar o espaço de carga, por que raio ia eu comprar um carro de 5 lugares?

Acho que devem ter beneficios fiscais, embora eu, e vou no 3º comercial, não tirado partido além do preço mais em conta, desses beneficios.

Por favor não comparem coupés/desportivos de 2 lugares com "comerciais", pois existem "comerciais" com mais de 2 lugares.
E, se realmente for verdade o voltar a usar o TÓ com os 80 era engraçado ver os coupés com ele.[:p]

foi só um pequeno devaneio

citação:Originalmente colocada por foo

citação:Originalmente colocada por Vieira

cumps

Portanto no teu ponto de vista está correcto andar a oferecer incentivos para nada? E criticar essa situação é criticar o vizinho... porque?!?

Acho piada que toda a gente fala em as coisas podiam ser diferentes, e devia haver mais justiça, mas depois quando lhes dizem que vão tirar um beneficio porque está a ser mal aplicado começa logo o choradinho porque estão a prejudicar o zé povinho, ou porque é inveja, ou sei lá mais que o que..

incentivos?! uma deduçao num imposto ilegal nao chamaria incentivo

eu ja so queria que deixassem o mercado funcionar livremente..

No fundo a questão é:

Por que raio é que o pessoal que compra comerciais, mas não para trabalho, paga menos pelos carros?
Se formos a ver a lacuna da lei revela-se extremamente injusta e prejudicial para todo o sistema. Caso aqueles que não utilizam o comercial para trabalho pagassem o imposto de igual modo que os restantes automóveis teriamos, hipoteticamente, uma das duas hipóteses:
1) - menos provavel - uma redução do imposto automovel em todos os automoveis.
2) - mais provavel - uma redução do imposto automovel sobre os comerciais realmente utilizados para trabalho.

A hipotese 2) teriam, ainda, consequencias interessantes no mundo empresarial:
1) Possibilidade de frotas mais actuais
2) Frotas mais actuais = menores emissoes

Isto é sempre o mesmo.
Quem tem comercial vem logo para aqui defender a sua compra... E com isso não olha a nada do que diz.

Eu tb n tenho metro à porta de casa e tenho de ir de carro até uma estação de metro para n levar o carro para lisboa pq depois n tenho onde parar. Ou seja não só gasto gasolina como gasto o passe... E não venho aqui dizer que comprei um comercial porque é injusto não ter metro à porta de casa.

Os comerciais têm um desconto de 40% porque são com o intuito de trabalho (e não ir para o trabalho) não é uma benificio para quem dispensa 3 lugares nem quem não tem metro nem quem quer levar a prancha de surf dentro do carro. É uma lei que permite, com vista a trabalho, que se poupe dinheiro na aquisição do carro.

Vir com conversas de pessoas que compram Porsches e Ferraris nas empresas para descontar nos impostos não tem qualquer fundamento. Qdo compram esses caros não só pagam os 100% do IA como os 21% do IVA e só podem descontar nas contas da empresa o valor do carro divido por 4 anos e até um total de 5000 euros/ano!! Ou seja se comprarem um carro de 100.000 euros só descontam em 4 anos o total de 20.000 euros nos impostos. Não descontam o carro todo como mtos pensam... Mas independentemente disso têm esse direito, pq sendo administradores ou funcionarios das empresas podem comprar carros em nome da empresa para usufruto. É um direito de todos.

O caso dos comerciais não é um direito de todos! É para quem tem de ter um comercial para trabalhar! Não é para aproveitar o desconto. Além disso se uma pessoa quer ter um mini van pode ter desde que o use para trabalho. Até pode ter um FXX Van... Não interessa que carro é desde que o desconto a que tem direito seja real devido à utilização em trabalho. Todos os outros que têm comerciais e não usam para trabalhar estão a violar a lei.

É o mesmo que passar num vermelho. Todos podem fazer mas não deixa de ser proibido.

Isto é sempre o mesmo.
Quem tem comercial vem logo para aqui defender a sua compra... E com isso não olha a nada do que diz.

Eu tb n tenho metro à porta de casa e tenho de ir de carro até uma estação de metro para n levar o carro para lisboa pq depois n tenho onde parar. Ou seja não só gasto gasolina como gasto o passe... E não venho aqui dizer que comprei um comercial porque é injusto não ter metro à porta de casa.

Os comerciais têm um desconto de 40% porque são com o intuito de trabalho (e não ir para o trabalho) não é uma benificio para quem dispensa 3 lugares nem quem não tem metro nem quem quer levar a prancha de surf dentro do carro. É uma lei que permite, com vista a trabalho, que se poupe dinheiro na aquisição do carro.

Vir com conversas de pessoas que compram Porsches e Ferraris nas empresas para descontar nos impostos não tem qualquer fundamento. Qdo compram esses caros não só pagam os 100% do IA como os 21% do IVA e só podem descontar nas contas da empresa o valor do carro divido por 4 anos e até um total de 5000 euros/ano!! Ou seja se comprarem um carro de 100.000 euros só descontam em 4 anos o total de 20.000 euros nos impostos. Não descontam o carro todo como mtos pensam... Mas independentemente disso têm esse direito, pq sendo administradores ou funcionarios das empresas podem comprar carros em nome da empresa para usufruto. É um direito de todos.

O caso dos comerciais não é um direito de todos! É para quem tem de ter um comercial para trabalhar! Não é para aproveitar o desconto. Além disso se uma pessoa quer ter um mini van pode ter desde que o use para trabalho. Até pode ter um FXX Van... Não interessa que carro é desde que o desconto a que tem direito seja real devido à utilização em trabalho. Todos os outros que têm comerciais e não usam para trabalhar estão a violar a lei.

É o mesmo que passar num vermelho. Todos podem fazer mas não deixa de ser proibido.

Estou sem palavras... grande comentário. E completamente verdade.

Mas pode-se ter uma discussão normal sem virem para aqui com conversas de dor de coto? Porra, já parecem o tarado dos Mercedes 190D que tambem pensava que toda a gente tinha dor de coto dele..

Se calhar tinham mesmo[:D]

Na brinca[;)]

Boas a todos,

Sou novo neste forum, mas tenho seguido alguns tópicos...

Em relação a este, tenho uma opinião baseada na minha vida profissional...

Assim sendo passo a explicar: Sou Trabalhador por conta própria, ou empresário em nome individual...

A minha actividade é: Prestação de serviços;

Neste momento tenho 2 trabalhos: Auditor no grupo PT e Professor de Educação física (n contratrado pelo ministério, mas contratado por uma empresa para dar aulas no público);

O trabalho de auditor é no Cais do Sodré e o trabalho como professor é em Sintra;

Com estes Km's entre os 2 trabalhos, optei por comprar um carro a Gasoleo..

Como a minha actividade permite a dedução do IVA em TLM, carro comercial e gasoleo (no caso de ter carro comercial em meu nome), optei pela compra dum comercial!!

A escolha recaiu para um Focus 1.6 TDCI..

A utilização do meu carro, não é simplesmente no trabalho, mas podendo ter estes beneficios, a escolha dum carro de 5 LUG, nunca teria cabimento!!!

Abraços

Boas a todos,

Sou novo neste forum, mas tenho seguido alguns tópicos...

Em relação a este, tenho uma opinião baseada na minha vida profissional...

Assim sendo passo a explicar: Sou Trabalhador por conta própria, ou empresário em nome individual...

A minha actividade é: Prestação de serviços;

Neste momento tenho 2 trabalhos: Auditor no grupo PT e Professor de Educação física (n contratrado pelo ministério, mas contratado por uma empresa para dar aulas no público);

O trabalho de auditor é no Cais do Sodré e o trabalho como professor é em Sintra;

Com estes Km's entre os 2 trabalhos, optei por comprar um carro a Gasoleo..

Como a minha actividade permite a dedução do IVA em TLM, carro comercial e gasoleo (no caso de ter carro comercial em meu nome), optei pela compra dum comercial!!

A escolha recaiu para um Focus 1.6 TDCI..

A utilização do meu carro, não é simplesmente no trabalho, mas podendo ter estes beneficios, a escolha dum carro de 5 LUG, nunca teria cabimento!!!

Abraços

As empresas não podem deduzir o iva sobre viaturas de 5 lugares? Só comerciais?

As empresas não sei...

Mas como empresário em nome individual, não posso.. A não ser Pickups que são consideradas veiculos ligieros de mercadorias

Abraços

Back