Electric car races Ferrari, Porsche and wins

Os bio-fuels... Não temos que ir longe, basta olharmos para o Alentejo, o que era dantes o "celeiro de Portugal" é agora um deserto. As monoculturas e a cultivação em massa acabam por desertificar os solos e isso é tão mau ou pior para o ambiente como são as emissões.

Até o hidrogénio tem problemas, por exemplo é estúpido deitar água pelo escape mas também seria estúpido criar um reservatório extra para armazenar essa água e, durante o reabastecimento voltar a reutilizar a água ao processar o hidrogénio. Depois temos um problema em comum com os veículos electricos, se a fonte de energia não for renovável vamos ter o mesmo nível de emissões ou superior se recorrermos a uma central que use carvão por exemplo.

Num estudo que li publicado pela revista Science que, se a electrólise for gerada com recurso a energia éolica o preço do hidrogénio já iria ser mais barato que a gasolina actualmente, e o actualmente deles foi em Julho de 2005, logo um dos problemas já está ultrapassado, só falta baixar o valor dos automóveis. Mais engraçado é que nesse estudo comprovaram que (deve ser novidade para muitos fumarentos) ao converterem todos os automóveis nos USA de gasolina para gasóleo iriam aumentar a poluição e o estudo foi feito com os carros recentes a gasóleo com filtros de particulas.

Última edição:
Pelas contas que fiz fica a 6€ por cada 100km para um EV-1 Standard. Realmente não compensa. [s)]

Para o Saxo fica a 2,40€ por cada 100km

Acho estranho essas contas. Podes explicar-me o teu raciocínio para chegar a 6 euros aos 100km?
E já agora, 2,40 euros por 100km? Tens o Saxo a GPL, ou quê? A diesel, esquece lá esse preço! Eu estou mais inclinado a achar que a combustíveis é que são os tais 6 euros, e a electricidade é que é os tais 2 euros...
E também há a questão ambiental, que não se pode colocar um preço, pois é 'priceless'.

Acho estranho essas contas. Podes explicar-me o teu raciocínio para chegar a 6 euros aos 100km?

Ambos os carros são eléctricos, o EV1 e o Saxo

Vou explicar como fiz para o EV1 com a bateria Standard

[FONT=Arial, Geneva]Standard: High-capacity lead-acid battery pack - 5.5 to 6 hours using the 220-volt (6.6kW) charger;[/FONT]

6.6kW * 6h = 39.6 kWh

O kWh custava 16.30 cêntimos em 2006 já com impostos

Para carregar a bateria na totalidade gasto 6,45€

que dão para aproximadamente 90km a 150km

Considerando que só consigo fazer os 90 km

regra de 3 simples e sei que para 100km gasto 7,17€

A diferença para os 6 euro é que considerei o preço do kWh wm Portugal sem impostos.

Para o Saxo é igual só que tem prestações inferiores e gasta 17kWh a carregar totalmente, dando para percorrer 100km

17 * 0.1630 = 2,77 €

Que o futuro do automovel é electrico há poucas duvidas...
A duvida é a FONTE da electricidade:

-baterias recarregaveis, alem de pesadas, poluentes, pouco duradouras, pouca autonomia, são CARAS

- Solar, até poderia ser ( não com a tecnologia acual pouco eficaz), mas para utilização nocturna necessitaria de armazenamento sob a forma de baterias, e lá se iam as vantagens..

-hidrogenio, alem de muito mais perigoso que a gasolina, a energia para o produzir é elevadíssima e provavelmente não compensaria..

Os híbridos são uma solução de recurso, demasiado ineficaz e complexa mecanicamente, pesada, que só "compensa" devido a algusn incentivos fiscais...

A célula de combustivel é de momento o melhor e mais promissor métido de produção de energia para um carro, e é neste campo que vejo o menor investimento realizado

-baterias recarregaveis, alem de pesadas, poluentes, pouco duradouras, pouca autonomia, são CARAS

- Solar, até poderia ser ( não com a tecnologia acual pouco eficaz), mas para utilização nocturna necessitaria de armazenamento sob a forma de baterias, e lá se iam as vantagens..

-hidrogenio, alem de muito mais perigoso que a gasolina, a energia para o produzir é elevadíssima e provavelmente não compensaria..

Os híbridos são uma solução de recurso, demasiado ineficaz e complexa mecanicamente, pesada, que só "compensa" devido a algusn incentivos fiscais...

A célula de combustivel é de momento o melhor e mais promissor métido de produção de energia para um carro, e é neste campo que vejo o menor investimento realizado

Experimenta dar uma volta num Civic Hybrid e depois me dirás onde está a complexidade e ineficácia [:D]

Os hybrido não são um beco sem saida, e os construtores Europeus só o perceberam demasiado tarde, infelizmente para todos nós.

os hibridos actuais são o meio caminho entre o automovel de combustivel fossil e o futuro automovel electrico, só que a Honda e a Toyota jé têm neste momento uma carteira de clientes e 8 anos de experiencia a produzir e comercializar automoveis com motores electricos,e a evolução têm sido significativa:
o 1º hibrido da Honda o Insight tinha 67 cv termico + 6 electrico
o 2º o Civic 7ª geração IMA tinha 83 CV termico + 9 electrico
o 3º o HCH têm 95 termico + 20 electrico

o futuro dos hibridos é serem cada vez menos termicos e cada vez mais electricos, a limitação actual esta de facto nas baterias, mas tal como os telemóveis tambem aqui a evolução será significativa quando os preconceitos e o desconhecimento permitirem uma procura maior destes carros que force todos os construtores a procurarem soluções...

Este é o meu primeiro post, já estou registado à algum tempo, mas não resisti corrigir aqui um ponto.

A celula de combustivel (ou pilha de combustivel) é supostamente o futuro dos carros, mas usado em conjunto com o hidrogénio. O problema neste momento é o preço elevadissimo da produção deste bicho.

A BMW propos a considerada, solução perfeita de transição dos carros a gasolina para os carros a hidrogénio/pilha de combustivel: o carro com motor de combustão de hidrogénio. Este permite usar um motor "hibrido", de combustão a gasolina e a hidrogénio. A BMW não foi a única, a Mazda e acho que mais uma que não me recordo também tem motores destes. A Mazda, aliás, levou isto mais longe, e produziu um motor de RX-8, capaz de combustão a hidrogénio e gasolina nas mesmas cameras, se não estou em erro.

Tal como foi mencionado acima, produzir hidrogénio através da electrolise e com energia eólica, além de não "matar o planeta", pode ficar mais barato do que a gasolina. Teoricamente, o hidrogénio é BASTANTE mais explosivo que a gasolina, e muita gente "assusta-se" com isso. Mas se realmente fosse perigoso, a BMW não ia por não sei quantos BMW Hydrogen 7 nas mãos de não sei quantos clientes.

Na minha opinião, e de muita gente, o hidrogénio é o futuro. As baterias estão condenadas ao poluirem demasiado o ambiente a serem feitas, por usarem níquel, tal como o Toyota Prius. Dificilmente evoluiram mais que isto. Se conseguissem evoluir, já o tinham feito...

Este é o meu primeiro post, já estou registado à algum tempo, mas não resisti corrigir aqui um ponto.

A celula de combustivel (ou pilha de combustivel) é supostamente o futuro dos carros, mas usado em conjunto com o hidrogénio. O problema neste momento é o preço elevadissimo da produção deste bicho.

A BMW propos a considerada, solução perfeita de transição dos carros a gasolina para os carros a hidrogénio/pilha de combustivel: o carro com motor de combustão de hidrogénio. Este permite usar um motor "hibrido", de combustão a gasolina e a hidrogénio. A BMW não foi a única, a Mazda e acho que mais uma que não me recordo também tem motores destes. A Mazda, aliás, levou isto mais longe, e produziu um motor de RX-8, capaz de combustão a hidrogénio e gasolina nas mesmas cameras, se não estou em erro.

Tal como foi mencionado acima, produzir hidrogénio através da electrolise e com energia eólica, além de não "matar o planeta", pode ficar mais barato do que a gasolina. Teoricamente, o hidrogénio é BASTANTE mais explosivo que a gasolina, e muita gente "assusta-se" com isso. Mas se realmente fosse perigoso, a BMW não ia por não sei quantos BMW Hydrogen 7 nas mãos de não sei quantos clientes.

Na minha opinião, e de muita gente, o hidrogénio é o futuro. As baterias estão condenadas ao poluirem demasiado o ambiente a serem feitas, por usarem níquel, tal como o Toyota Prius. Dificilmente evoluiram mais que isto. Se conseguissem evoluir, já o tinham feito...

Atenção que em termos de engenharia, a utilização do hidrogénio também apresenta algumas limitações não negligenciáveis.
No entanto, quem tiver conhecimento e dinheiro para investir pode recolher os louros a médio prazo.
Por outro lado, estou convicto de que não haverá uma única fonte de energia que por si só venha substituir por inteiro o uso do petróleo.
O futuro da energia estará seguramente baseado tanto na produção distribuida como na eficiência energética.

[:D]
mas qual lobby do petroleo???

quem e que, em pleno ano de 2007, ainda nao percebeu que nao ha NEM UMA empresa exclusivamente petrolifera?
sao empresas maioritariamente da area das energias, que vao para onde ha dinheiro e rentabilidade. o resto...e so pensar.

em relacao ao video, as qualidades dos motores electricos sao por demais conhecidas. ja la vao umas decadas...
o problema e que a maioria dos compradores de automoveis a nivel mundial percebe isso, e tem MUITAS outras prioridades para o seu dia a dia, bem diferentes de uma aceleracao a direito num carro sem parabrisas, ou sequer de velocidade maxima ou potencia!
por isso, mesmo que a maioria dos tugas so olhe para a potencia, aceleracoes e velocidade maxima, nao deixam de ser apenas 1 ou 2% do mercado mundial...se tanto.

Pelo que parece, o hidrogéneo que as petrolíferas fazem uma bandeira, é extraído do... petróleo!

Logo como o Iuri disse:

A resposta óbvia é: o lobby do petróleo.

O Hidrogénio não é extraído do petróleo. É retirado da água através da electrólise e para esse processo é necessário energia. Essa energia pode vir de muitas fontes, entre elas fontes naturais. Usualmente são utilizados combustíveis fósseis para esse processo.

A haver um lobby seria devido à distribuição do combustível. Numa situação em que se use o hidrogénio, o consumidor ficará sempre dependente de um distribuidor e é aqui que entram as petrolíferas. Numa solução puramente eléctrica haveria a possibilidade do consumidor utilizar a rede de abastecimento, ou investir em energias renováveis com a aquisição de painéis solares e geradores eólicos. No filme mostra uma residente que fez esta adaptação na sua vivenda e fazendo contas ainda ganha dinheiro porque vende a energia excedentária à rede eléctrica. Uma coisa que achei interessante foi o facto de terem também alguns parques de estacionamento equipados com painéis solares podendo deste modo recarregar gratuitamente o automóvel enquanto se fazem compras.

Pois Pois[:0][:0][:0]

O carro elctrico ganha ao Carrera GT e ao Ferrari 360 Modena

http://www.youtube.com/watch?v=KXtPZ1qp4ik

:(:(:(:(

Temos de ver o seguinte: qual o peso desse carro electrico e qual o do Ferrari ou Porsche? Bater ambos num arranque, em que se apresenta um carro electrico que deve ter menos de metade do peso, qual a admiração?....:sh) :sh) :sh)
Gostava era de ver esse motor electrico montado no chassis do ferrari ou do Porsche, aí sim, era comparar.

Quanto à opção electrica dos motores, será sempre de apoiar e aplaudir, mas sem exageros destes, de dizer que em potência tambem já são melhores, o que não é verdade.

Temos de ver o seguinte: qual o peso desse carro electrico e qual o do Ferrari ou Porsche? Bater ambos num arranque, em que se apresenta um carro electrico que deve ter menos de metade do peso, qual a admiração?....:sh) :sh) :sh)
Gostava era de ver esse motor electrico montado no chassis do ferrari ou do Porsche, aí sim, era comparar.

Quanto à opção electrica dos motores, será sempre de apoiar e aplaudir, mas sem exageros destes, de dizer que em potência tambem já são melhores, o que não é verdade.
Já não é a 1ª vêz que fazem este teste e o carro electrico ganha!
Da outra vêz foi um 300ZX, mais um MX-5 contra um EV-1, sem ser em rolling start!

O problema das baterias, poluente, tempo de recarregamento e autonimia têm os dias contados.

techCompare.jpg

Baterias(ou condensadores) construidos á nanoescala com nanomateriais. E está só no inicio [:cool:]

O problema das baterias, poluente, tempo de recarregamento e autonimia têm os dias contados.

Baterias(ou condensadores) construidos á nanoescala com nanomateriais. E está só no inicio [:cool:]

Grande posta, Rui.

estive a bisbilhotar a net, e encontrei isto:

http://www.greencarcongress.com/2006/02/a123systems_rec.html

The batteries, based on proprietary nanoscale electrode technology built on research at Massachusetts Institute of Technology (MIT), promise up to 10x longer life, 5x power gains and dramatically faster charge time (more than 90% capacity in five minutes) over conventional high-power battery technology.

Mas que abuso! Que venham! Carregar + de 90% em 5 minutos manda por terra muitas das críticas ao carro elétrico.

Voltar
Superior