Eu ando todos os dias com um C4, e digo-te que se fosse a escolher dentro das motorizações a gasolina, comprava o Civic sem pensar 2 vezes.
Se ainda estivéssemos a falar do HDI como o que eu ando, a questão da poupança podia fazer inclinar para o C4, mas se falamos em motores a gasolina é honda all the way.
É que também é preciso fazer contas a outra coisa - custos de manutenção. E se de repente parece que serão muito semelhantes, o facto é que quando a garantia acabar, o Citroen tem um potencial de se tornar muito mais caro.
Pela experiencia que tenho e pelos Citroen que vejo na empresa (C4 e Picassos), os Citroen não são carros para fazerem muitos quilómetros sem irem à oficina.
Todos os que existem na empresa já tiveram reparações de custo elevado que tenho a certeza que num honda não aconteceria.
Só para dar um exemplo, não esperes que a embraiagem dure o que dura a de um Honda. Pode parecer fanatismo, mas o facto é que a Citroen continua a utilizar o cabo de embraiagem, enquanto que num Honda já é hidraulica há mais de 15 anos.
Pode parecer que não é nada, mas num citroen a embraiagem com o uso vai-se tornando mais pesada, e chega a uma altura que os cabos não aguentam e estão sempre a partir-se (aconteceu isto nos da minha empresa). Ou seja, o disco de embraiagem em si faria mais kms, mas depois o resto não aguenta.
Por outro lado, senta-te num Citroen e mexe nos comandos do limpa vidros, piscas, etc. Sente-se logo que aquilo é frágil, não é feito para durar (também já houve problemas nos citroen da empresa).
O preço desses comandos (que é uma peça inteira) é de 300 € fora mão-de-obra, e só pode ser substituído o bloco completo.
Senta-te num civic, e vê a robustez destes comandos.
Pode parecer que estou aqui a bater na Citroen, mas o facto é que eu conheço-os de muito perto, tal como conheço os Honda e digo-te que não tem nada a ver.
Se puderes fazer o esforço financeiro adicional, esquece o citroen e vai para o Honda.