A Probreza no Mundo - Como será com a liberalização ?

Mas eu nunca disse o contrário ... [;)]

Nunca em dezenas de posts meus sobre assunto eu disse o contrário, eu digo sempre é que falta humanidade, visão social ... e o que tenho dito sempre, é que ainda não vi de forma clara, limpida e cristalina como é que os defensores de um regime liberal pensam em combater as assimetrias que agora o Sr. Ex Secretário da ONU menciona.

E que o nosso burgo é um exemplo que quando as coisas se liberalizam só servem os interesses de alguns, invariavelmente por especulação, trafico de influencias e outros quejandos ... ou não ?

[;)]

Exaclibur, dou-te meia razão....

Mas prefiro ir por "partes".

O grande problema em África não são as assimetrias...

A igualdade não é um garante de qualidade social de um povo. Se todos forem miseráveis sem meios de ter o indispensável para uma sobrevivência minimamente digna, mesmo sem assimetrias, o povo continua mal.

O importante não são as assimetrias, é sim o melhoramento da qualidade de vida dos mais necessitados. Mesmo que isso implique (e implica quando um povo inteiro vive na miséria!) que as assimetrias aumentem.

A pobreza extrema é gerada por uma série de factores que vão desde a corrupção generalizada à falta de "justiça" que inviabiliza qualquer tentativa de implementar regras num mercado que possam ser seguidas por todos de igual forma.

Um mercado gera mais assimetrias, não há volta a dar. Principalmente quando um povo inteiro está mergulhado na miséria absoluta.
O importante retirar daqui, é que um mercado também é a maneira mais rápida (e eficiente que se conhece) de retirar pessoas dessa miséria... mesmo que o reverso da medalha seja vermos pessoas com muito mais do que aquilo que merecem! (ou pensamos nós que devam merecer).

EDIT: Portugal não é exemplo para se tirar conclusões anti-liberais.... Nós somos dos paises da Europa onde o liberalismo económico pior funciona. Somos dos poucos países onde nem sequer existe um partido assumidamente Liberal.
Liberalismo não significa privatizar. Significa termos um estado reduzido e eficiente, uma justiça eficiente, corrupção controlada que possam garantir que um mercado funcione sem vícios... um pouco o que aconteceu com a Irlanda...

Last edited:
Mas eu nunca disse o contrário ... [;)]

Nunca em dezenas de posts meus sobre assunto eu disse o contrário, eu digo sempre é que falta humanidade, visão social ... e o que tenho dito sempre, é que ainda não vi de forma clara, limpida e cristalina como é que os defensores de um regime liberal pensam em combater as assimetrias que agora o Sr. Ex Secretário da ONU menciona.

E que o nosso burgo é um exemplo que quando as coisas se liberalizam só servem os interesses de alguns, invariavelmente por especulação, trafico de influencias e outros quejandos ... ou não ?

[;)]
o burgo não tem uma economia loiberalizada.
se queres um exemplode uma economia liberalizada. com um estado reduzido a funcionar, olha para a irlanda!

pmct

Bastou olhar para os combustíveis, para a electricidade, este os exemplos mais gritantes ...

pmct

Bastou olhar para os combustíveis, para a electricidade, este os exemplos mais gritantes ...
E desde qd isso é um mercado liberal????
Isso vai contra TODAS as leis anti-trust-monopólio necessárias para que o mercado funcione.
Mercado que funcione e não mercado condicionado.

pmct

isso não é um sistema liberal nem de longe nem de perto.

mas analisemos os combustiveis sem demagogias.

O petroleo passou de 30 dolars o barril para 70 dolars em menos de 2 anos !

depois repara bem no preço dos combustiveis SEM IMPOSTOS

com.jpg
[SIZE=-1][/SIZE]

agora explica la ao nthor e companhia que é o estado que esta a distorcer o mercado, e não é o mercado o causador da diferença de preços .[:D]

capiche ?

Last edited:
quote=pmct isso não é um sistema liberal nem de longe nem de perto.

mas analisemos os combustiveis sem demagogias.

O petroleo passou de 30 dolars o barril para 70 dolars em menos de 2 anos !

depois repara bem no preço dos combustiveis SEM IMPOSTOS

com.jpg

agora explica la ao nthor e companhia que é o estado que esta a distorcer o mercado, e não é o mercado o causador da diferença de preços .[:D]

capiche?end quote=pmct

Isso não é o estado mas as politicas dos governos, politicas que são direccionadas por quem financia as respectivas campanhas eleitorais.

Que raio, mas é assim tão difícil discutir algo sem fazer demagogia?

.

Isso não é o estado mas as politicas dos governos, politicas que são direccionadas por quem financia as respectivas campanhas eleitorais.

Que raio, mas é assim tão difícil discutir algo sem fazer demagogia?

.

nthor não tem nada que saber.
1- o preço dos combustiveis esta cara por dois motivos.
Primeiro preço do petroleo, fruto sobretudo do aumento da procura das economias emergentes ( china e india)

2- carga fiscal, a gasolina custa 55centimos, o resto é impostos.

portanto é fazer a conta.

se quiseres fazer um filme a volta disto be my guest.

Essa dos combustíveis fez-me lembrar este artigo já antigo de 2004:

Essa dos combustíveis fez-me lembrar este artigo já antigo de 2004:

A Rã e o Preço dos Combustíveis

A polémica sobre o aumento do preço dos combustíveis faz lembrar a história do cientista investigador.

Um cientista estava, no seu laboratório, a investigar a influência das pernas no comportamento da rã.

Gritou: Salta! ... e a rã saltou.

E anotou no seu canhenho: A rã com as duas pernas, salta.

Cortou-lhe então uma perna, voltou a colocá-la na mesa laboratorial e gritou: Salta! ... e a rã saltou.

E anotou, novamente, no seu canhenho: A rã só com uma perna, salta.

Cortou-lhe então a outra perna, voltou a colocá-la na mesa laboratorial e gritou: Salta! ... e a rã nada. Insistiu: Salta! ... e a rã sempre imóvel.

E anotou, finalmente, no seu canhenho: A rã sem nenhuma perna fica surda.

Houve duas ocorrências na sequência da liberalização do mercado dos combustíveis:
1) o progressivo aumento do preço do crude
2) o progressivo aumento do preço dos combustíveis.

O crude é a matéria prima na produção dos combustíveis. O preço destes tem subido à medida que sobe o preço daquele. Há dias, o preço do barril de crude atingiu os 40 dólares, o máximo desde a Guerra do Golfo em 1990. É da ordem natural das coisas que o preço de um bem suba quando sobe o preço da matéria prima da qual ele provém. A Economia está segura e tranquila sobre esta relação.

Mas diversos sectores continuam a ligar o aumento do preço dos combustíveis à liberalização do mercado dos combustíveis. A única ligação segura entre essas duas realidades económicas é a ocorrência temporal. A rã também deixou de obedecer às ordens do cientista depois de ter ficado sem pernas.

Link

deve ser eu que estou a ver mal.
mas no quadro apontado há paises que têm maior carga fiscal, por exemplo a alemanha , r.unido ,filandia e suecia.

nthor não tem nada que saber.
1- o preço dos combustiveis esta cara por dois motivos.
Primeiro preço do petroleo, fruto sobretudo do aumento da procura das economias emergentes ( china e india)

2- carga fiscal, a gasolina custa 55centimos, o resto é impostos.

portanto é fazer a conta.

se quiseres fazer um filme a volta disto be my guest.
Agora que já descobriste a pólvora, explica lá pq os impostos sobem e para quê, se cada vez mais se paga algo que devia ser gratuito, pq já é pago com os nossos altos impostos?

E não me venhas dizer que é para pagar os vencimentos da fp, pq esses estão congelados há uma porrada de anos e são vergonhosamente baixos.

Last edited:
deve ser eu que estou a ver mal.
mas no quadro apontado há paises que têm maior carga fiscal, por exemplo a alemanha , r.unido ,filandia e suecia.
É mesmo assim como viste, já falei disso por aqui.

Esclarecedor é como as empresas lá tem lucro pagando combustíveis mais altos, impostos mais altos e vencimentos mais altos, só não tem é tanto com as nossas aqui e não se choram tanto, tb como as nossas.

Agora que já descobriste a pólvora, explica lá pq os impostos sobem e para quê, se cada vez mais se paga algo que devia ser gratuito, pq já é pago com os nossos altos impostos?

E não me venhas dizer que é para pagar os vencimentos da fp, pq esses estão congelados há uma porrada de anos e são vergonhosamente baixos.

é o que tu quiseres

A Rã não é surda. Cansou-se......

isto ja é malandrice intelectual.
basta olhar para as execuçoes do OE, para saltar a vista a despesa corrente primária é superior a 40% do PIB.
fazer o que?
existe uma parte da sociedade que so vai perceber a dimensão do problema quando no diz 23 for a conta e .. nada, dia 24 ... nada .

ate la , é o que quiserem .

É mesmo assim como viste, já falei disso por aqui.

Esclarecedor é como as empresas lá tem lucro pagando combustíveis mais altos, impostos mais altos e vencimentos mais altos, só não tem é tanto com as nossas aqui e não se choram tanto, tb como as nossas.

nthor ,empresas com lucro em portugal, onde???
estou a exagerar,logico.

dão lucro porque não estão em portugal, não têm portugueses como trabalhadores ,nem portugueses como patrões,nem governantes portugueses.

já diziam os outros,
isto só com com portuguese não vai lá.

É impressão minha ou essas tabelas mostram que Portugal foi o País em que os preços sem impostos mais subiram de 2005 para 2006 ?

Hummm...

É natural.
A procura da nossa gasolina é mundial.
Exportamos para os USA.
Foi até, a par com "palmela", o que contribui para o bom desempenho das nossas exportações.

Então o preço aumentou tanto porque a "nossa" (nossa o caraças...) gasolina teve muita procura ?

Eu tenho uma teoria alternativa que envolve esta palavra: "monopólio"

Liberalização dos combustíveis em Portugal? Sim, sim...

Esta tabela é elucidativa para quem tenha dúvidas...

Então o preço aumentou tanto porque a "nossa" (nossa o caraças...) gasolina teve muita procura ?

Eu tenho uma teoria alternativa que envolve esta palavra: "monopólio"

Liberalização dos combustíveis em Portugal? Sim, sim...

Esta tabela é elucidativa para quem tenha dúvidas...
Nossa sim.
É feita cá.... é nossa.
E como teve procura o preço ficou mais na média Europeia do que abaixo dela.

Tou farto de dizer-te que uma coisa são refinarias e outra é o nosso mercado doméstico.
No nosso mercado existiu uma condicionante que foi a proibição, na practica, de abrir novos postos nos parques de estacionamento dos supermercados.

Nossa sim.
É feita cá.... é nossa.
E como teve procura o preço ficou mais na média Europeia do que abaixo dela.

Tou farto de dizer-te que uma coisa são refinarias e outra é o nosso mercado doméstico.
No nosso mercado existiu uma condicionante que foi a proibição, na practica, de abrir novos postos nos parques de estacionamento dos supermercados.

É refinada cá, mas daí a ser... "nossa", vai um grande passo :) eu diria que é mais dos italianos da ENI ou do Amorim do que "nossa", se é que ainda faz sentido falar de empresas ou produtos "nossos".

Quanto ao mercado: estás a confundir distribuição com refinação. O preço doméstico subiu muito por uma única razão: para a Petrogal ter mais lucros. Ponto final. Não vale a pena arranjar pseudo teorias para esconder a verdade.

Como não existe concorrência local ao nível da refinação eles podem fazer o preço que quiserem. Que é o que acontece actualmente.

Back