Jacare
New member
Mas eu nunca disse o contrário ... []
Nunca em dezenas de posts meus sobre assunto eu disse o contrário, eu digo sempre é que falta humanidade, visão social ... e o que tenho dito sempre, é que ainda não vi de forma clara, limpida e cristalina como é que os defensores de um regime liberal pensam em combater as assimetrias que agora o Sr. Ex Secretário da ONU menciona.
E que o nosso burgo é um exemplo que quando as coisas se liberalizam só servem os interesses de alguns, invariavelmente por especulação, trafico de influencias e outros quejandos ... ou não ?
[]
Exaclibur, dou-te meia razão....
Mas prefiro ir por "partes".
O grande problema em África não são as assimetrias...
A igualdade não é um garante de qualidade social de um povo. Se todos forem miseráveis sem meios de ter o indispensável para uma sobrevivência minimamente digna, mesmo sem assimetrias, o povo continua mal.
O importante não são as assimetrias, é sim o melhoramento da qualidade de vida dos mais necessitados. Mesmo que isso implique (e implica quando um povo inteiro vive na miséria!) que as assimetrias aumentem.
A pobreza extrema é gerada por uma série de factores que vão desde a corrupção generalizada à falta de "justiça" que inviabiliza qualquer tentativa de implementar regras num mercado que possam ser seguidas por todos de igual forma.
Um mercado gera mais assimetrias, não há volta a dar. Principalmente quando um povo inteiro está mergulhado na miséria absoluta.
O importante retirar daqui, é que um mercado também é a maneira mais rápida (e eficiente que se conhece) de retirar pessoas dessa miséria... mesmo que o reverso da medalha seja vermos pessoas com muito mais do que aquilo que merecem! (ou pensamos nós que devam merecer).
EDIT: Portugal não é exemplo para se tirar conclusões anti-liberais.... Nós somos dos paises da Europa onde o liberalismo económico pior funciona. Somos dos poucos países onde nem sequer existe um partido assumidamente Liberal.
Liberalismo não significa privatizar. Significa termos um estado reduzido e eficiente, uma justiça eficiente, corrupção controlada que possam garantir que um mercado funcione sem vícios... um pouco o que aconteceu com a Irlanda...
Last edited: