Braço-de-ferro OTTO vS diesel

Braço-de-ferro OTTO vS diesel

• sim fiz

Votes: 118 63.1%
  • Não, nem me importei

Votes: 69 36.9%

• Total voters
    187
Acho que os diesel entre as 1500rpm e as 3000rpm são fortes...mais do k um gasolina..ou não?

Qual o mais rapido entre as 1000rpm até às 3000rpm em todas as mudanças?Diesel (com turbo claro), otto ou otto TURBO?

Em mudanças altas sei k é o diesel...e em baixas?Qual é para voces o mais agradavel de utilizar nestas faixas de rotação?

Cumpts [:cool:]

PS: diesel sem turbo é apenas carro de trabalho...já nem o é...é..qualquer coisa...

1º.....as RPM consideradas baixas num otto não são as mesmas de um diesel![;)] normalmente os otto têm uma faixa de utilização maior.....ou seja, puxam sempre até ao red que é entre as 6500/7500RPM, enquanto que os diesel esgotam muito mais cedo!

portanto não tem logica comparar isso que falas!

e depois......o PS lol........se queres comparar compara de igual forma! [;)] turbo com turbo!

isto para não falar que normalmente os diesel que conduzes com pujança, são á volta dos 2000cc......enquanto que os otto normalmente em consideração são 1400 ou 1600!!

[;)]

Os diesel actuais nesse aspecto tambem não são nada maus...tem uma resposta pronta a baixa rotação...

Já não conduzo um atmosferico otto de alta cilindrada à bastante tempo..mas por exemplo um golf gti com o motor 1.8T(serie anterior) tambem tem um bocado de lag e no entanto é gasolina...

Alguem me explica a diferença entre o lag de um turbo otto em relação ao lag um diesel?Não são ambos bastante mortos? ou no otto o lag é mais rapido?

Cumprimentos[:cool:]

Isso é uma caracteristica dos motores turbo comprimidos.
No entanto já existem motores turbo comprimidos com lag quase inexistente, caso do 2.0T do Megane RS.
Resta-nos esperar pela nova geração de turbos, auxiliados por motor electrico [;)]

Pois claro... fazem menos aceleração com melhores recuperações...... tamos de acordo ?

claro que não, as recuperações apenas têm a ver com a caixa, e se ela está lá é para usar, não concordo que um 1.6 hdi seja equivalente ao 1.6 16v , já que estamos a falar de motores psa.[;)]

claro que não, as recuperações apenas têm a ver com a caixa, e se ela está lá é para usar, não concordo que um 1.6 hdi seja equivalente ao 1.6 16v , já que estamos a falar de motores psa.[;)]

Pois mas o 1.6 HDI requer menor uso da caixa já que tem muita força logo ás 1500 RPM, e alem disso gasta menos.

Pois mas o 1.6 HDI requer menor uso da caixa já que tem muita força logo ás 1500 RPM, e alem disso gasta menos.

continuo a não concordar contigo, pois no otto usas menos a caixa, basta ver a faixa de rotação que tens disponivel num e noutro, podes ter que usar mais a caixa em recuperações, mas em andamentos normais, não.
dentro da mesma cilindrada não acho o diesel superior ao otto em nada, claro que falamos de motores modernos, isto para não falar de otto's turbinados.

continuo a não concordar contigo, pois no otto usas menos a caixa, basta ver a faixa de rotação que tens disponivel num e noutro, podes ter que usar mais a caixa em recuperações, mas em andamentos normais, não.
dentro da mesma cilindrada não acho o diesel superior ao otto em nada, claro que falamos de motores modernos, isto para não falar de otto's turbinados.

dentro da cidade... ás 2000 rpm um diesel tá cheio de força, e um gasolina 16v não...se kiseres força na gasolina ou puxas acima das 3000 ou entao nada feito... e os consumos.. xau.

dentro da cidade... ás 2000 rpm um diesel tá cheio de força, e um gasolina 16v não...se kiseres força na gasolina ou puxas acima das 3000 ou entao nada feito... e os consumos.. xau.

e em cidade num ligeiro para que serve essa força? para arrancar paralelos? é mesmo aí que quero chegar, pois num otto embora com menos força nessa rotação, consegues ir nessa mudança muito mais tempo sem mudar de relação. mas se quiseres força tens lá a manete e metes outra.
tal como terás que fazer no caso de quereres aproveitar essa força no diesel, pois esgota rapidamente.

Epá, não sei que ottos é que vocês conhecem mas o meu 1.6 safa-se bem a partir das 1.500rpm em qualquer mudança (o binário máximo é às 3.000rpm)

Em 4ª, tanto posso ir a 30kmh como a 160kmh, que o motor nunca se sente a "empapar".

Claro que a baixas rotações não tem a mesma resposta de um turbo diesel, mas não vejo qual é o problema disso. Se tem rpm's são para usar.

Quanto aos consumos, o GPL existe para alguma coisa.

O meu OTTO tem o pico do binário máximo às 7100RPM (embora a partir das 3000RPM já tenha 90% do valor máximo) e se for preciso meto-lhe uma 5ª a 40km/h sem custos nenhuns, sem bater de válvulas, como se nada fosse.. E para mais tem uma quinta muito longa (dá 244/245km/h) para um "simples" 1.6.

Ainda por cima é um daqueles motores que quase toda a gente diz que não tem força a baixa rotação [:p]

Dizem que a vantagem de um TD é em recuperações, mas eu não vejo grande vantagem

Recuperações normalmente são para quem não tem pressa, e quem não tem pressa, não lhe interessa se o carro leva 5s, 10s ou 20s a atingir determinada velocidade.

Para quem tem pressa, mete uma ou duas abaixo e aí sim, extrai o potencial todo do motor.

O OTTO obriga a recorrer mais à caixa? Falso! Enquanto no OTTO é necessário recorrer inicialmente à caixa, para reduzir, no TD é necessário recorrer mais cedo à caixa para trocar de mudança, pois a mesma acaba bem mais cedo

Nesse caso temos 1.4 D4D's 90cv e 1.6 HDI's 110cv que fazem tudo o que os 1.4 e 1.6 gasolina fazem...

ahhh

mas será que esses 1.4 e 1.6 otto são turbinados???[:p]

é que se forem turbinados comos os gasoil, palpita-me que os otto fazem mais do que os diesel

Acho que há aqui um pormenor que está a escapar ao pessoal.
E este é a velocidade que o carro faz em Km/h em cada 1000 RPM.
Se um T.Diesel faz 40 Km/h / 1000 rpm em 4ª.
Se um Otto faz 25Km/h / 1000 rpm em 4ª.
Temos:
T. Diesel - das 1000 às 4500 rpm = 40 aos 180 Km/h
Gasolina - das 1500 às 7000 rpm = 37.5 aos 175 Km/h

Ou seja, o leque de rotações no otto pode ser mais amplo, mas as velocidades atingidas na mesma relação são semelhantes.
Só que nesta faixa inicial de rotações, o diesel dispõe de mais binário, logo mais força, daí ser mais rápido a desenvolver.

Os exemplos que eu dou, são meramente indicativos e podem variar ligeiramente, mas é só para dar uma ideia do que eu quero dizer. [;)]

Não tenho dúvidas que os diesel são mais confortáveis de conduzir, a potência está sempre lá, além de que gastam menos, por isso é mais racional. Já os gasolina dão outro gozo!

1º.....as RPM consideradas baixas num otto não são as mesmas de um diesel![;)] normalmente os otto têm uma faixa de utilização maior.....ou seja, puxam sempre até ao red que é entre as 6500/7500RPM, enquanto que os diesel esgotam muito mais cedo!

nem todos acabam às 7500 rpm[kiss][kiss]

http://www.youtube.com/watch?v=XldoQDYBCI4

agora mostrem-me um qualquer 1.6 com melhore recuperação em 3ª dos 30-150?[;)]

o único que sei que faz e mesmo assim não é muito menos é o TSi da VW, que no entanto tem mais 20 cvs que este!

completamente errado.
o fiestazinho de 75cv, em cidade, ou nas deslocações casa-trabalho não precisa de passar das 3000.
Já tenho mais que disponibilidade suficiente entre as 1500 e 3000.
O meu ritmo normal anda na casa das 2000-2500rpm, é claro, sempre na urbe.

O problema do diesel, e também já o experimentei nos mesmos percursos (nalguns casos quase com o dobro da potência), é que tens de o levar a 50 % do seu regime de rotações para teres movimento adequado. Muito chato.

Comparativamente, o gasolina sente-se muito mais à vontade e com uma utilização mais natural dentro da cidade. Pode gastar mais, é certo. Mas em termos de agradabilidade de utilização, na urbe, o gasosa é melhor.

Comparativamente, o gasolina sente-se muito mais à vontade e com uma utilização mais natural dentro da cidade. Pode gastar mais, é certo. Mas em termos de agradabilidade de utilização, na urbe, o gasosa é melhor.

em reação ao gastar mais não se pode realmente fazer nada, quer e queira quer não, os novos motores diesel são mais eficientes que os otto![;)]

Back