S-Max Ou Grand C4 Picasso

penso que a dinamica não é um elemento fundamental quando se compra um monovolume... mas isso sou eu aqui a pensar alto...

dos dois estaria mais inclinado para a C4... mas só experimentando as duas.

São duas referências no segmento, destacando-se a S-Max pelo comportamento e a C4 Picasso pelo conforto. É óbvio que a versão S-Max 1.8 tem melhores prestações do que a Picasso 1.6, mas os consumos também se ressentem (até porque também é 200 Kg mais pesada). A S-Max tem uma bagageira de mais de 800 litros contra 600 da Picasso (o comprimento exterior da Ford é razoavelmente maior), que desce para 200 com a 3ª fila de bancos.

Já se fala em fiabilidade? Como sabes? Se falas em motores, estás ciente que o 2.0 até é o mesmo motor?
Não é, não. Da PSA, a Ford só usa o 1.4 e o 1.6... [;)]

Mas não deixa de ser um preconceito (e dos grandes!!!) dizer que a S-Max tem melhor fiabilidade que a C4 Picasso quando nenhuma das duas tem casos relatados de avarias. A malta ainda tira muitas conclusões pelo emblema, está visto. [8b]

Entre essas duas so com test drive é que ele vai la. Sao das melhores propostas desse segmento actualmente. Eu era a C4 mas depende, nao se pode dizer que uma é melhor que a outra.
Plenamente de acordo. 30000€ de automóvel justificam que experimente bem as duas e que pondere as vantagens de cada uma.

Pelo meu avatar percebe-se qual é que eu preferia, mas não sou eu quem tem de escolher [:p]

Infelizmente!

EDIT: Faz-me um bocado de confusão que se aconselhe o modelo A ou B apenas pelas preferências de cada um num aspecto tão subjectivo como a estética.

Last edited:
Se a preferência for para o conforto, então o C4 será a escolha.
Em relação ao espaço, não é por nascer 1 ou 2 filhos que a ligeira desvantagem do C4 se vai notar grandemente.
Em termos de materiais, acho a C4 na versão Exclusive, melhor que a S-Max, já a montagem prefiro a Ford.
Esteticamente, prefiro a Picasso, tanto no interior como no exterior, mas isso é sempre subjectivo.
Em comportamento a Ford deverá deixar um sorriso nos lábios de um piloto, mas um condutor apreciará a segurança da Picasso, principalmente ao nível dos travões.
Em equipamento, a C4 também leva vantagem, bem como no preço.
Somando prós, contras e preferências, optaria pelo Citroen.

P.S. Lembro que existe em opção para o C4 Picasso, a suspensão traseira pneumática que melhora bastante o comportamento. Boas escolhas. [;)]

São duas referências no segmento, destacando-se a S-Max pelo comportamento e a C4 Picasso pelo conforto. É óbvio que a versão S-Max 1.8 tem melhores prestações do que a Picasso 1.6, mas os consumos também se ressentem (até porque também é 200 Kg mais pesada). A S-Max tem uma bagageira de mais de 800 litros contra 600 da Picasso (o comprimento exterior da Ford é razoavelmente maior), que desce para 200 com a 3ª fila de bancos.

Não é, não. Da PSA, a Ford só usa o 1.4 e o 1.6... [;)]

Mas não deixa de ser um preconceito (e dos grandes!!!) dizer que a S-Max tem melhor fiabilidade que a C4 Picasso quando nenhuma das duas tem casos relatados de avarias. A malta ainda tira muitas conclusões pelo emblema, está visto. [8b]

Plenamente de acordo. 30000€ de automóvel justificam que experimente bem as duas e que pondere as vantagens de cada uma.

Pelo meu avatar percebe-se qual é que eu preferia, mas não sou eu quem tem de escolher [:p]

Infelizmente!

EDIT: Faz-me um bocado de confusão que se aconselhe o modelo A ou B apenas pelas preferências de cada um num aspecto tão subjectivo como a estética.

Os mais de 800 litros são medidos até ao tecto. Medido até à chapeleira, é inferior à da C4. Também já cá coloquei essa informação.

Estás enganado.

O 2.0 da S-Max é da parceria PSA/FORD.

Já disse isso aqui 1001 vezes. Mas vou voltar a dizer.

2.0 TDCI

Com 1997cm3 (85X88), usado no Focus 2, C-MAX, S-MAX, Volvo V50, S40 etc é PSA / FORD

Com 1998cm3 (86X86) usado no anterior Mondeo é FORD.

Como possuidor duma S-Max vou dar uma opinião (enviesada claro está).

1. O chassis do C4 tem por base o C4 (como é obvio), enquanto que o chassis do S-Max tem por base uma plataforma desenvolvida pela Ford que equipa o Mondeo e o novo S80, logo um seguemento acima, o que faz com que a S-Max tenha quase 7 verdadeiros lugares. Quase porque os 2 trazeiros só dão para gaijos até 1,80 metros, mas tem 3 verdadeiros lugares na fila central.

2. Como o que interessa são os €€€. Devo dizer em abono da verdade que o 1.6 do C4 de origem PSA/Ford, faz com que um modelo de 7 lugares tenha um preço de arromba. A S-Max não é comparável aqui. Talvez haja um pequeno sacrifício em prestações.

3. O que seria comparável seriam os 1.8 e 2.0 da Ford com o 2.0 do C4. O motor 2.0 é o mesmo do C4 e do Ford de origem PSA/Ford. O 1.8 é de origem Ford. O que se diz é que o 1.8 chega para as encomendas, eu dúvido um bocadinho. Mas de facto têm o mesmo binário anunciado.

4. Estéticamente é uma questão pessoal. Eu (e é preciso frizar bem o EU), acho a C4 bonita, mas a S-Max melhor.

5. Qualidade. Deve haver poucas diferenças e depende um bocado da sorte (a ver se assim não se fere susceptibilidades).

6. Equipamento. Acredito que a C4 tenha mais daquelas paneleirices que um gaijo gosta, mas a S-Max também não é propriamente um carro despido, e acho que vale a pena investigar um bocado que equipamento é que trás, e o que é que representa o acréscimo do C4 em termos de equipamento.

7. Conclusão. O C4 1.6 tem um preço bestial, e se a questão for orçamental é um excelente produto, que justifica plenamente o dinheiro que custa. Se houver uma folgazinha e se começar a pensar no 2.0, o S-Max parece-me ser uma melhor opção quer pela estética, quer pelo espaço que me parece ser um bocado melhor o que me parece que resulta da base de desenvolvimento ser de um seguemento acima.

Bem, mas opiniões cada um tem a sua, e a minha de certeza que não é inocente.

Penso que a questão do preço ficou ligeiramente alterada apartir de hoje...

outro factor a ter em conta é a dimensão da S-Max não só o comprimento >4,75m mas também a largura, 2,10 m ... não cabe em qualquer garagem...

no mais já disseram tudo...

OH CARREGA-LHE... OLHA UM CLIO WILLIAMS [:p]

Bem.. eu neste ambito votava na C4 grand picasso. É uma carrinha mais modernae gosto mais do que da S-max [;)], mas acho que sao muito equivalentes... Ia sem sombra de duvidas para a que tem uma melhor relacção de equipamento/preço [:cool:][;)]

Last edited:
tenho um amigo que lhe bateu a cegonha a porta e então esta a vender os carros todos que tem, um Ford Maverik e um Clio Williams, para comprar um monovolume, mas esta com uma grande duvida, entre estes dois modelos, eu já lhe disse que a S-Max e mais bonita, esteticamente e que o motor da Ford e bastante fiável, mas também acho que em termos de equipamento que a Citroen vem bem mais equipada e tem 7 verdadeiros lugares, digam-me a vossa opinião para que eu o possa ajudar a decidir-se.

http://www.alojarfotos.com/show.php...fotos.com/images/guloso/fordsmaxvornehigh.jpghttp://www.alojarfotos.com/show.php?url=http://www.alojarfotos.com/images/guloso/fordsmaxhinten.jpghttp://www.alojarfotos.com/show.php?url=http://www.alojarfotos.com/images/guloso/fordsmaxbig2.jpg

http://www.alojarfotos.com/show.php...m/images/guloso/picassofemseter070135415d.jpghttp://www.alojarfotos.com/show.php?url=http://www.alojarfotos.com/images/guloso/picasso.jpghttp://www.alojarfotos.com/show.php?url=http://www.alojarfotos.com/images/guloso/newc4picasso5.jpg

Quantos filhos tem? Se for o primeiro, não vejo razão alguma para trocar os carros por um monovolume.

Penso que a questão do preço ficou ligeiramente alterada apartir de hoje...

outro factor a ter em conta é a dimensão da S-Max não só o comprimento >4,75m mas também a largura, 2,10 m ... não cabe em qualquer garagem...

no mais já disseram tudo...

Pois, é q a Grand C4 aumentou substancialmente de preço, mas a S-Max ñ!

Qto aos 1.8 vs 2.0, tenho 1familiar q comprou uma Mondeo das novas, fez test-drive em ambos os motores e decidiu-se pelo 1.8, pq "ñ fazia diferença nenhuma q justificasse os 3000€ de diferença"... Provavelmente na S-Max será + acentuada a diferença, mas mmo assim os € contam!

Quantos filhos tem? Se for o primeiro, não vejo razão alguma para trocar os carros por um monovolume.

É verdade. Se for o primeiro não faz sentido um monovolume. Quando for tipo o 3º é que já faz sentido.

Ainda por cima vai trocar um clio williams[br:)].

Mas pronto, entre esses 2 a S-Max. Carro do ano e tudo..[:cool:]

Pelo meu avatar iria estar aqui a defender a minha, mas não vou fazer isso a torto e a direito!

Há aqui opniões de tiro ao ar, esclareçam-me se estiver em dúvida:

- Quando é que o motor dos 2 é diferente se vêm da mesma fonte? Pode é ter diferentes prestações. Comparar 1.6 a 1.8?

- É verdade que a C4 Picasso ficou mais cara! Sabem porquê? Porque tem menos peso que a S-Max, logo não obteve a classificação para redução do IA. Sendo mais leve o motor 1.6 é suficiente para o carro, mesmo quando lá vão 7 pessoas.

- Quando é que um monovolume é para corridas? Tenham um pouco de bom senso quando falar em dinâmica, isto é carro para a familia e quem o compra não tem interesses em ir de 0-100km em 12 segundos ou menos. Interessa aqui uma viagem de 500km e chegar ao destino sem dores nem cansaço. Se chamam desportista, devem referir "ar de desportista".

- Expliquem-me como é possivel uma mala ter tanta capacidade? Alguma coisa encaixa mal nas medidas.

- O que classificam como melhores materiais, melhor qualidade? Ainda mais em chassis, quando tiveram ambas as mais altas classificações Eurocap? E já agora fiabilidade?

- Agora expliquem-me se tiverem 2 modelos em que um oferece de série quase tudo que o outro oferece como opcional e custa menos, qual compram?

Não quero entrar em guerras de marcas, nem deitar abaixo quem quer que seja, pois estes 2 modelos SÃO OS MELHORES do segmento, e têm fins diferentes, só mesmo quem os vais comprar deve fazer o TESTE DRIVE e tirar as suas conclusões consuante a sua necessidade.

Prefiro a S-Max, pelas seguintes razões:

1. Estética mais conseguida;
2. Melhor qualidade de construção;
3. Interiores mais bonitos (leia-se sport);
4. Motor com mais cilindrada e potencia;
5. Melhor relação preço/potencia/equipamento.

O C4 é um bom produto, mas não é para mim :)

Os mais de 800 litros são medidos até ao tecto. Medido até à chapeleira, é inferior à da C4. Também já cá coloquei essa informação.

Estás enganado.

O 2.0 da S-Max é da parceria PSA/FORD.

Já disse isso aqui 1001 vezes. Mas vou voltar a dizer.

2.0 TDCI

Com 1997cm3 (85X88), usado no Focus 2, C-MAX, S-MAX, Volvo V50, S40 etc é PSA / FORD

Com 1998cm3 (86X86) usado no anterior Mondeo é FORD.
....falta alguns....C4, C5, 307, 407....até aqui muito bem, mas na S-Max o binário é bastante superior ao da C4 logo o motor anda menos em esforço, o que para além de melhores performances, supostamente, lhe dará mais longevidade[;)]

....falta alguns....C4, C5, 307, 407....até aqui muito bem, mas na S-Max o binário é bastante superior ao da C4 logo o motor anda menos em esforço, o que para além de melhores performances, supostamente, lhe dará mais longevidade[;)]

C4, C5 etc.... são do grupo PSA. Apenas coloquei alguns exemplos de carros do Grupo Ford que usam o 2.0 feito em parceria. Isto porque o RAD disse: "Não é, não. Da PSA, a Ford só usa o 1.4 e o 1.6... "

Em relação ao binário ser inferior no C4 isso é devido à presença da caixa robotizada. Já o disse e volto a dizer que é pena não existir o C4 Picasso 2.0 com caixa manual, como acontece no 307, C4 berlina, C5 etc....

bom se ele queres um monovolume um picasso 1.6 devera ser a arrestadeira ideal ,
agora se ele quiser um monovulome que lhe traga mais que espaco , claro s.max , conduzia um monovolume que se conduz como uma berlina desportiva , e que lhe vai trazer o sorriso de orelha a orelha , peco desculpa aos que gostem da citroen , mas nao conheco ninguem que goste de desportivos que tenha um citro[:vm)] . ja conduzi varios modelos mas simpelsmente nao gosto da marca.

bom se ele queres um monovolume um picasso 1.6 devera ser a arrestadeira ideal ,
agora se ele quiser um monovulome que lhe traga mais que espaco , claro s.max , conduzia um monovolume que se conduz como uma berlina desportiva , e que lhe vai trazer o sorriso de orelha a orelha , peco desculpa aos que gostem da citroen , mas nao conheco ninguem que goste de desportivos que tenha um citro[:vm)] . ja conduzi varios modelos mas simpelsmente nao gosto da marca.

Se não tivesses escrito esta ressalva ninguém tinha percebido isso.[:D]

Hummm.....Gt Tonic, Sport, GT, GTI, Volcane, Cup..............nhaaaa, tens razão, é caca, não presta.[:vm)]

Quanto aos monovolumes, quando me decidir pela compra de um vou para o S-Max sem pestanejar pois a estrada de serra e as rotundas á entrada da cidade são perfeitas para queimar pneu quando vier do infantário com o puto. Se for á hora de ponta melhor, poupa-se na colocação dos pinos para o slalom! [:cool:]

Back