::::: Tópico Dos Radares :::::

Clio_thoris ainda dás conversa a pessoal que fala sem saber rigorosamente nada do assunto? Basta dizerem que é caça à multa para verem que tipo de espécie são..

Já que percebes do assunto, diz-me lá que sinistralidade existe na radial para porem dois radares, e já agora na avenida marechal gomes da costa, visto ter um radar, e logo a seguir semáforos, ou seja era mais fácil por sensores a fazer disparar os semáforos.

fico a espera da sabedoria da tua espécie [:p]

Melhor vi eu na avenida Infante D. Henrique!!![:)]

Um pássaro fez disparar o radar, não havia carros na estrada, seria um Pombo??[:)] [:)] [:)]

Melhor vi eu na avenida Infante D. Henrique!!![:)]

Um pássaro fez disparar o radar, não havia carros na estrada, seria um Pombo??[:)] [:)] [:)]

Será que vão caçá-lo, depená-lo, assá-lo e vendê-lo ao kg para pagar a multa? [:)]

Quanto ao resto que tenho lido, especialmente algumas intervenções do jccgold, nem vou comentar... :sh)

é pena o dinheiro das multas n servirem para tapar os buracos nas estradas (na 2ª circular existem muitos) ou mesmo para taparem os pontos negros que existem em vários pontos da cidade.
Este dinheiro serve para pagar as indemizações do pessoal do PSD que vai ser corrido da CML e para pagar os ordenados dos acessores do António Costa.

Já que percebes do assunto, diz-me lá que sinistralidade existe na radial para porem dois radares, e já agora na avenida marechal gomes da costa, visto ter um radar, e logo a seguir semáforos, ou seja era mais fácil por sensores a fazer disparar os semáforos.

fico a espera da sabedoria da tua espécie [:p]

Como deves ser cego ou n saberes ler, eu explico novamente, NÃO CONCORDO COM OS LIMITES DE VELOCIDADE EM ALGUMAS ZONAS DE LISBOA, COMO O EXEMPLO DA RADIAL DE BENFICA, sim concordo com os radares, e onde está a caça à multa se eles estão BEM SINALIZADOS?????

Hoje fui gastar dinheiro num par de pneus novos prá burra à ASM, ali junto do Marquês de Pombal.

Ao retornar pra casa fui ao Marquês, Fontes P.de Melo, Av.da República, Cpo Grande, etc.

Mesmo tendo uma maquina que não se "preocupa" com transito (que é isso mesmo ?), decidi cumprir o código à risca, não ultrapassando os 50kms/h. Para garantir isso, circulei sempre entre os 40 e os 45kms/h, give it or take a couple kms/h.
Resultado ?
- Fui ultrapassado por 4 motos da PSP (que NÃO iam em marcha de urgência) como se estivesse parado.
- Fui obrigado a desviar-me para a berma por várias vezes para evitar ser abalroado por trás por várias viaturas, nomeadamente taxis (os tais que estão de acordo com os radares e tal ...)
- Fui obrigado a mudar de faixa ao chegar ao radar ali junto a Entrecampos para evitar que o tipo que vinha atrás não me entrasse pela traseira da moto, porque ia distraido ao telemóvel...Com auricular, é certo. Vinha legal, portanto.
- Tive que me aplicar nos travões (relembro que eu vinha a 40/45 ...) para não entrar na traseira de um senhor que viu o sinal do radar a acender e decidiu travar violentamente e reduzir aí para uns 20kms/h ...
- Depois do radar, encostei ao lado direito da faixa da direita assim bem encostadinho e passei mais tempo a olhar pelos retrovisores do que a olhar para a frente para evitar "ir à frente" dos senhores que "perderam tempo" a passar o radar lá atrás e vinham alegremente a velocidades bem superiores a 50kms/h ...

Prevenção de acidentes, portanto ...

P.S: - Deixo o desafio aos "apoiantes" dos radares e cumpridores a 100% do CC: "tenham-nos no sítio" e ponham um post quando levarem a vossa 1ª flashada... Não deve demorar muito...

"V"

Hoje fui gastar dinheiro num par de pneus novos prá burra à ASM, ali junto do Marquês de Pombal.

Ao retornar pra casa fui ao Marquês, Fontes P.de Melo, Av.da República, Cpo Grande, etc.

Mesmo tendo uma maquina que não se "preocupa" com transito (que é isso mesmo ?), decidi cumprir o código à risca, não ultrapassando os 50kms/h. Para garantir isso, circulei sempre entre os 40 e os 45kms/h, give it or take a couple kms/h.
Resultado ?
- Fui ultrapassado por 4 motos da PSP (que NÃO iam em marcha de urgência) como se estivesse parado.
- Fui obrigado a desviar-me para a berma por várias vezes para evitar ser abalroado por trás por várias viaturas, nomeadamente taxis (os tais que estão de acordo com os radares e tal ...)
- Fui obrigado a mudar de faixa ao chegar ao radar ali junto a Entrecampos para evitar que o tipo que vinha atrás não me entrasse pela traseira da moto, porque ia distraido ao telemóvel...Com auricular, é certo. Vinha legal, portanto.
- Tive que me aplicar nos travões (relembro que eu vinha a 40/45 ...) para não entrar na traseira de um senhor que viu o sinal do radar a acender e decidiu travar violentamente e reduzir aí para uns 20kms/h ...
- Depois do radar, encostei ao lado direito da faixa da direita assim bem encostadinho e passei mais tempo a olhar pelos retrovisores do que a olhar para a frente para evitar "ir à frente" dos senhores que "perderam tempo" a passar o radar lá atrás e vinham alegremente a velocidades bem superiores a 50kms/h ...

Prevenção de acidentes, portanto ...

P.S: - Deixo o desafio aos "apoiantes" dos radares e cumpridores a 100% do CC: "tenham-nos no sítio" e ponham um post quando levarem a vossa 1ª flashada... Não deve demorar muito...

"V"

Só não percebi uma coisa, tu fizeste alguma coisa de errada, ou foram os outros todos?

Como deves ser cego ou n saberes ler, eu explico novamente, NÃO CONCORDO COM OS LIMITES DE VELOCIDADE EM ALGUMAS ZONAS DE LISBOA, COMO O EXEMPLO DA RADIAL DE BENFICA, sim concordo com os radares, e onde está a caça à multa se eles estão BEM SINALIZADOS?????

Já experimentaste pensar onde estão localizados os radares?
Até um gajo que anda na na preparatória percebe que é caça a multa....

Primeiro tens que entender o proposito da colocação, e depois pensares um bocado onde é que eles estão, eu dou-te um exemplo:

Av M. gomes da costa:

o radar, esta numa descida ,a saída de um túnel, e 100 metros a frente tens semáforos( já para não falar que tem as folhas de uma arvore a frente, e só se vê metade do display...). Se a intenção fosse outra que não a caça a multa, tinham POSTO SENSORES PARA DISPARAR SOBRE OS SEMÁFOROS, tendo um objectivo de segurança neste caso, ou então tinham....POSTO OS RADARES A ENTRADA DO TÚNEL, visto que é uma zona sensível, e que no inverno é perigosa devido a ter autênticos lagos lá dentro ao ponto de todas as semanas estar lá um espetado e não onde instalaram o radar.....Mas porque é que não o fizeram? ah pois era uma subida, e não era tão rentável.

È fácil chegar a esta conclusão basta pensar um pouco.

PS:Tal como o teu post, escrevi em letras grandes para ver se consegues perceber o que é uma boa localização e conseguíres separar o que é caça a multa de baixar a sinistralidade:sh)

Last edited:
É a tua opinião...
Pode haver alguns mal colocados, alguns podiam ter uma velocidade superior, caçà à multa não me parece...
Os semaforos com termporizados acho que é mais que claro que não funcionam, face ao N de pessoas que passam por eles vermelhos.

O limite na cidade são 50, os radares estão identificados e multam quem passar a mais do permitido, não andam a picar ninguem, nem escondidos...

Só não percebi uma coisa, tu fizeste alguma coisa de errada, ou foram os outros todos?

Eu ? Não. Tive o cuidado de cumprir o código à risca: circulei a 40/45kms/h, mantendo sempre a faixa mais à direita (menos quando me "atirei" para a da esquerda para evitar ser abalroado pelo artista ao telemóvel).

Onde quero chegar ? Fácil.
Cumprindo o código à risca, fui obrigado a evitar vários potenciais acidentes exactamente por ir a cumprir o código...

Francamente ? Prefiro não seguir o código (no que toca a velocidades, entenda-se), arriscar-me à multa e não ter acidentes do que cumprir o código, não me arriscar a ter multas e acabar no hospital ou no "jardim das tabuletas".

Mas os radares é que são bons e tal ...

É a tua opinião...
Pode haver alguns mal colocados, alguns podiam ter uma velocidade superior, caçà à multa não me parece...
Os semaforos com termporizados acho que é mais que claro que não funcionam, face ao N de pessoas que passam por eles vermelhos.

O limite na cidade são 50, os radares estão identificados e multam quem passar a mais do permitido, não andam a picar ninguem, nem escondidos...

Ok, então removam a palhaçada dos radares (ou recoloquem-nos onde realmente são uma forma de prevenção) e metam "red light cameras".
Ou não, porque provavelmente muitos dos "respeitadores" aqui do forum ficavam sem carta em 2 ou 3 dias ...

"V"

Já experimentaste pensar onde estão localizados os radares?
Até um gajo que anda na na preparatória percebe que é caça a multa....

Primeiro tens que entender o proposito da colocação, e depois pensares um bocado onde é que eles estão, eu dou-te um exemplo:

Av M. gomes da costa:

o radar, esta numa descida ,a saída de um túnel, e 100 metros a frente tens semáforos( já para não falar que tem as folhas de uma arvore a frente, e só se vê metade do display...). Se a intenção fosse outra que não a caça a multa, tinham POSTO SENSORES PARA DISPARAR SOBRE OS SEMÁFOROS, tendo um objectivo de segurança neste caso, ou então tinham....POSTO OS RADARES A ENTRADA DO TÚNEL, visto que é uma zona sensível, e que no inverno é perigosa devido a ter autênticos lagos lá dentro ao ponto de todas as semanas estar lá um espetado e não onde instalaram o radar.....Mas porque é que não o fizeram? ah pois era uma subida, e não era tão rentável.

È fácil chegar a esta conclusão basta pensar um pouco.

PS:Tal como o teu post, escrevi em letras grandes para ver se consegues perceber o que é uma boa localização e conseguíres separar o que é caça a multa de baixar a sinistralidade:sh)

Passo todos os dias onde há radares, e nunca fui apanhado nos radares, porquê? Porque estão todos sinalizados, e todos sabem que ali há um radar, e logicamente só é apanhado quem quer, portanto, onde está a caça à multa? Se nao houvesse sinalizaçao dos mesmos, ai sim, concordava contigo!
E olha que n é assim tão caótico os radares, tudo bem que na radial, na av. da india, o limite de velocidade .. nem vale a pena falar, mas tb, tenham connciencia que o radar está lá, logo n me venham com tretas que é caça à multa!!!!

edit:
Ah, sobre a colocaçao dos semaforos, sabes tao bem como eu, que isso nunca resulta, a maior parte quando é apanhado por esse tipo de "tecnologia", vê que o semáforo fica vermelho, acelera só para não parar no mesmo.

Até um gajo com preparatória sabendo que há radares instalados, percebe que isso n é caça à multa, porque estão sinalizados, só é apanhado quem n gosta de cumprir com as leis e se acha o mais que tudo nas estradas, ou é pura e simplesmente, otário!

Last edited:
Passo todos os dias onde há radares, e nunca fui apanhado nos radares, porquê? Porque estão todos sinalizados, e todos sabem que ali há um radar, e logicamente só é apanhado quem quer, portanto, onde está a caça à multa? Se nao houvesse sinalizaçao dos mesmos, ai sim, concordava contigo!
E olha que n é assim tão caótico os radares, tudo bem que na radial, na av. da india, o limite de velocidade .. nem vale a pena falar, mas tb, tenham connciencia que o radar está lá, logo n me venham com tretas que é caça à multa!!!!

edit:
Ah, sobre a colocaçao dos semaforos, sabes tao bem como eu, que isso nunca resulta, a maior parte quando é apanhado por esse tipo de "tecnologia", vê que o semáforo fica vermelho, acelera só para não parar no mesmo.

Até um gajo com preparatória sabendo que há radares instalados, percebe que isso n é caça à multa, porque estão sinalizados, só é apanhado quem n gosta de cumprir com as leis e se acha o mais que tudo nas estradas, ou é pura e simplesmente, otário!

É caça à multa. A partir do momento em que existe tolerância de apenas 5% (ou seja apenas 2,5km/h) passa a ser caça à multa. Nem as forças da autoridade caçam a limites tão baixos, por norma dão 20 a 30 km/h de tolerância e não 2,5!

Reduzir o transito??? [8b] Além disso estamos em época de férias e não se nota ainda muito o transito...

Reduzir a sinistralidade? [:D] As zonas marcadas com os radares são mais conhecidas por acidentes por travagens devido a transito parado do que por excesso de velocidade. Já assisti a vários acidentes na 2ª circular por batidas em cadeia porque o 1º resolveu travar bastante e o restante que se desenrasque!

Quanto à redução de CO2... é para rir... [:)] um automóvel gera mais CO2 quando acelera...portanto quando aceleras após o radar...

As vias onde colocaram os radares servem como propósito inicial escoar o transito de Lisboa, com os radares esse propósito desvanece-se. :confused:

Em resumo, coloquem radares sim senhor, mas com os limites adequados, com a tolerância adequada e em locais onde haja realmente sinistralidade por excesso de velocidade, não apenas de acidentes.

Ao olhar para este quadro da DGV, "descobri" que dentro das localidades a velocidade máxima permitida é de 50Kms/h, independentemente da qualidade da via em que se circula, cabendo ao condutor adequar a velocidade ás condições da mesma, assim como ter atenção ás condições atmosféricas e outras

66580971xv1.jpg

Quanto ao direito á indignação de certos users, valem o que valem [;)] , porém é conveniente não esquecerem que quando compraram a carta, assumiram o compromisso de cumprir o código da estrada, senão teriam reprovado [;)]
Se estão legalmente habilitados a conduzir, qualquer que prevarique, tem de ser sansionado de acordo com a lei vigente
O resto são problemas de lã caprina ou seja problemas de pêlo de cágado [:p]

Sim, mas tu tens certa razão, não toda até que lendo o que escreves parece que cumpriste sempre o código da estrada.

Agora não falando para ti mas no geral, neste fórum existem muitos falsos moralismos em vários temas não só este.
Não deve haver nem o 8 nem o 80, deve haver a tolerância necessária, vindo do senso comum de cada um.

Mas ainda há pessoal que não sabe o código, por isso é que as estradas portuguesas são como são.

Fiquem lá com a vossa caça à multa e aproveitem, façam uma manifestação, se estão assim tão indignados.

Atenção, o limite de 50 km/h é geral, mas as camaras municipais podem alterar essas condições caso haja condições na via. Queria ver todos respeitarem o limite de 50 km/h em todas as vias da cidade...se isso acontecesse apenas 10% dos condutores tinham o previlégio de conduzir a essa velocidade, o restante estaria parado devido ao transito gerado!
BTW: Um dos nossos directores tirou um mestrado na àrea de transportes e tem a ideia que os radares são um grande erro. Existem apenas com o propósito político e de caça à multa.

Sim, mas tu tens certa razão, não toda até que lendo o que escreves parece que cumpriste sempre o código da estrada.

Agora não falando para ti mas no geral, neste fórum existem muitos falsos moralismos em vários temas não só este.
Não deve haver nem o 8 nem o 80, deve haver a tolerância necessária, vindo do senso comum de cada um.

Quem nunca errou que atire a primeira pedra [:)]

Eu concordaria com algumas das intervenções, se a velocidade máxima dentro das localidades, fosse por exemplo 70Kms/h e a quisessem tipo tábua rasa, colocar nos 50Kms/h

Por exemplo nas nacionais, a velocidade máxima é de 90Kms/h, ao longo do percurso existem diversos limites ao limite máximo, por diversos factores, como curvas, cruzamentos, atravessamento de localidades, passadeiras etc em Lisboa só te pedem para cumprires os 50Kms/h que é o máximo permitido por lei[;)]

Atenção, o limite de 50 km/h é geral, mas as camaras municipais podem alterar essas condições caso haja condições na via. Queria ver todos respeitarem o limite de 50 km/h em todas as vias da cidade...se isso acontecesse apenas 10% dos condutores tinham o previlégio de conduzir a essa velocidade, o restante estaria parado devido ao transito gerado!
BTW: Um dos nossos directores tirou um mestrado na àrea de transportes e tem a ideia que os radares são um grande erro. Existem apenas com o propósito político e de caça à multa.

Atenção, o limite de 50 km/h é geral, mas as camaras municipais podem alterar essas condições

Não podem, tem de solicitar autorização à Direcção-geral de Viação

Lamento que um Mestre na area de transportes, diga uma tão brutal asneira

Sem me preocupar em degladir essa afirmação , basta colocar esta citação

Os radares só fazem mais trânsito como dizem por uma razão muito simples e não é pelo facto de ser limitado a 80 km/h ou a 50 km/h!
Fazem trânsito porque o pessoal vai a "abrazar" até ao radar, quando aquilo acende toca de travar muitas vezes travagens bem fortes e quem vem atras começa a travar e faz efeito dominó, experimentem a ir á velocidade regulamentada e depois digam se faz transito....

Ao que eu me limito a acrescentar:

Atempadamente coloquem-se na via adequada ao destino

Depois digam qualquer coisa[;)]

Last edited:
Não podem, tem de solicitar autorização à Direcção-geral de Viação

Lamento que um Mestre na area de transportes, diga uma tão brutal asneira

Sem me preocupar em degladir essa afirmação , basta colocar esta citação

Ao que eu me limito a acrescentar:

Atempadamente coloquem-se na via adequada ao destino

Depois digam qualquer coisa[;)]

Quando chegar o Outono e começarem as aulas falamos... [:p]

Back