Possuo um Toyota Corolla 1.3 XLI de finais de 1992 com 120 mil kms comprado novo por mim…o tópico:
--->
http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=1961
Tens o relato mais detalhado da minha experiência (e a de outros proprietários), qualquer questão/ duvida sobre o carro dispõe.
Já lá vão praticamente 15 anos e problemas zero, apesar de algum desleixo meu…com a minha experiência e com outras (por ex., tenho um conhecido que possui um HB XLI, segundo ele o primeiro a vir para Portugal para exposição, com praticamente 200 mil kms também sem qualquer problema), posso concluir que em termos de fiabilidade, tal como a geração anterior, poucos são os que têm melhor (a contar também com o resistente motor 2.0 D). O melhor é que para alem da fiabilidade destacam-se outros pontos.
O motor apesar de se tratar de um 1.3, não é molengão (conforme verifica-se pelos 11.5 segundos dos 0 aos 100 km/h anunciados) revelando até uma força notável em altas rpm’s e uma optima relação potencia/ desempenho. A nível de valores, posso-te enumerar que a subir (se a subida não for muito acentuada) aguenta 180 km/h em 4ª e em termos de velocidade máxima de ponteiro fica-se nos 200 km/h, 210 no máximo. Isto falando nos 88 cv na carroçaria liftback. Julgo que no hatchback, a potência fica-se pelos 75 cv…pelo menos é a ideia que tenho. O ronco que este motor faz, tratando-se de um 1.3 é bastante apreciável…juntando estes aspectos a uma direcção correcta, a uma boa caixa de velocidades e a um comportamento apreciável, o carro proporciona prazer de condução. Em termos de prestações, só não considero o motor excelente devido ao consumo que é mediano. Em auto-estrada, sempre a fundo (com eu já andei durante cerca de 70 kms de madrugada, ou seja ritmos na ordem dos170/ 200 em 5ª sem transito), faz cerca de 13/14 L/100 assim. Onde devia consumir menos é em cidade que faz cerca de 9 l/100 (também não ajudo muito). A cerca de 120 estabilizados faz cerca de 6 l/100…numa viagem com condução despreocupada faz cerca de 7/ 8, enquanto numa em que grande parte dela é feita a cumprir rigorosamente os limites do código faz cerca de 6/ 7. Ou seja, são consumos que não são maus, nem muito bons, são razoáveis. De resto, está lá tudo no tópico: um carro equilibrado. Só revia uma coisa que enumerei como contra: ruído de rolamento…acho que estou a ser um bocado exigente... em termos de ruídos aerodinâmicos, ruído de rolamento, vibrações (tendo em conta os pneus que tenham: degradados) a velocidades proibitivas é perfeitamente aceitável. Mas sim, ás vezes nota-se bem, muito provavelmente é culpa também dos pneus que têm metade da idade do carro.
Só para terminar: o volante vendido cá, não é nesse (esse é um bocado foleiro), é um muito mais agradável de 3 braços. De resto também vejo aí alterações para pior: como a falta dum espaço com tampa no lado esquerdo inferior do volante, o rádio diferente, a tampa do porta-luvas demasiado saliente (até parece uma falha de construção), assim como o topo do tablier por cima deste. O interior é resistente e (considerando que estamos a falar de 1992) agradável (
http://img521.imageshack.us/img521/1769/p0061vs.jpg ). A estética, foi uma grande evolução face a anterior geração. Destaco o liftback, pois claro!