Toyota Corolla 1.3 XLi

Eagle88

Well-known member
Gostava de saber qual é a vossa a opinião sobre estes corolla's que saíram por volta de 92. Problemas, consumos...todo o que saibam e queiram dizer sobre eles (de preferência sobre o hatchback).
caf3_27.JPG

seca.jpg

21_24.JPG

Last edited:
eu tenho um 1.3 xl

PROBLEMAS até agora nada de mais, fora a reparação do motor que levou por ter andado sem água e oleo

consumos na casa dos 7/8 dependendo de como circulas com ele! eu tenho diferencial reduzido o que sobe o consumo um pouco , e ele está na Madeira ..o que ainda sobe mais o consumo![;)]

interiores bem construidos e montados, contextualizando é claro!

falta de sal é problema geral.........estético! mas podes acreditar que o carro mexe-se muito bem tendo em conta o motor que estamos a falar![;)]

o meu nao tem DA e logo tem a direcção mega pesada, mas adoro conduzi-lo, adoro a posição de condução![;)]

é um carro simples, mas funcional,prático e muito muito fiável se tratado em condições![:cool:]

Motor muito fiável não fosse ele toyota, bons materiais para a época...

Boa condução, conduz-se mesmo muito bem, faz médias de 7.

Sem problema até agora, é o carro de um conhecido.

Vez poucos á venda por isso já sabes o que significa.

eu tenho um 1.3 xl

PROBLEMAS até agora nada de mais, fora a reparação do motor que levou por ter andado sem água e oleo

consumos na casa dos 7/8 dependendo de como circulas com ele! eu tenho diferencial reduzido o que sobe o consumo um pouco , e ele está na Madeira ..o que ainda sobe mais o consumo![;)]

interiores bem construidos e montados, contextualizando é claro!

falta de sal é problema geral.........estético! mas podes acreditar que o carro mexe-se muito bem tendo em conta o motor que estamos a falar![;)]

o meu nao tem DA e logo tem a direcção mega pesada, mas adoro conduzi-lo, adoro a posição de condução![;)]

é um carro simples, mas funcional,prático e muito muito fiável se tratado em condições![:cool:]

Já estou a ver qual é o teu. ;) Parabéns pelo carro, é do corolla's mas bonitos e jovens que já saíram eu gostava especialmente dele em vermelho.
Este que eu falo no topic é da versão que veio substituir o teu. Realmente é impressionante a qualidade de construção e de plásticos que este carro já tem. Tal como no anterior o hatchback, para mim, é o mais bonito.

Já estou a ver qual é o teu. ;) Parabéns pelo carro, é do corolla's mas bonitos e jovens que já saíram eu gostava especialmente dele em vermelho.
Este que eu falo no topic é da versão que veio substituir o teu. Realmente é impressionante a qualidade de construção e de plásticos que este carro já tem. Tal como no anterior o hatchback, para mim, é o mais bonito.

exacto! eu tenho um DB na secção própria![;)]

Boa qualidade de construção e de materiais. Motor 16 válvulas pioneiro na altura, com boas performances e consumos reduzidos.

Manutenção barata e fiabilidade muito acima da média do segmento!

Consoante a quilometragem anual e as estradas por onde andes, deves verificar de 2 em 2 anos os foles da direcção.

Possuo um Toyota Corolla 1.3 XLI de finais de 1992 com 120 mil kms comprado novo por mim…o tópico:
--->http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=1961
Tens o relato mais detalhado da minha experiência (e a de outros proprietários), qualquer questão/ duvida sobre o carro dispõe.
Já lá vão praticamente 15 anos e problemas zero, apesar de algum desleixo meu…com a minha experiência e com outras (por ex., tenho um conhecido que possui um HB XLI, segundo ele o primeiro a vir para Portugal para exposição, com praticamente 200 mil kms também sem qualquer problema), posso concluir que em termos de fiabilidade, tal como a geração anterior, poucos são os que têm melhor (a contar também com o resistente motor 2.0 D). O melhor é que para alem da fiabilidade destacam-se outros pontos.
O motor apesar de se tratar de um 1.3, não é molengão (conforme verifica-se pelos 11.5 segundos dos 0 aos 100 km/h anunciados) revelando até uma força notável em altas rpm’s e uma optima relação potencia/ desempenho. A nível de valores, posso-te enumerar que a subir (se a subida não for muito acentuada) aguenta 180 km/h em 4ª e em termos de velocidade máxima de ponteiro fica-se nos 200 km/h, 210 no máximo. Isto falando nos 88 cv na carroçaria liftback. Julgo que no hatchback, a potência fica-se pelos 75 cv…pelo menos é a ideia que tenho. O ronco que este motor faz, tratando-se de um 1.3 é bastante apreciável…juntando estes aspectos a uma direcção correcta, a uma boa caixa de velocidades e a um comportamento apreciável, o carro proporciona prazer de condução. Em termos de prestações, só não considero o motor excelente devido ao consumo que é mediano. Em auto-estrada, sempre a fundo (com eu já andei durante cerca de 70 kms de madrugada, ou seja ritmos na ordem dos170/ 200 em 5ª sem transito), faz cerca de 13/14 L/100 assim. Onde devia consumir menos é em cidade que faz cerca de 9 l/100 (também não ajudo muito). A cerca de 120 estabilizados faz cerca de 6 l/100…numa viagem com condução despreocupada faz cerca de 7/ 8, enquanto numa em que grande parte dela é feita a cumprir rigorosamente os limites do código faz cerca de 6/ 7. Ou seja, são consumos que não são maus, nem muito bons, são razoáveis. De resto, está lá tudo no tópico: um carro equilibrado. Só revia uma coisa que enumerei como contra: ruído de rolamento…acho que estou a ser um bocado exigente... em termos de ruídos aerodinâmicos, ruído de rolamento, vibrações (tendo em conta os pneus que tenham: degradados) a velocidades proibitivas é perfeitamente aceitável. Mas sim, ás vezes nota-se bem, muito provavelmente é culpa também dos pneus que têm metade da idade do carro.
Só para terminar: o volante vendido cá, não é nesse (esse é um bocado foleiro), é um muito mais agradável de 3 braços. De resto também vejo aí alterações para pior: como a falta dum espaço com tampa no lado esquerdo inferior do volante, o rádio diferente, a tampa do porta-luvas demasiado saliente (até parece uma falha de construção), assim como o topo do tablier por cima deste. O interior é resistente e (considerando que estamos a falar de 1992) agradável ( http://img521.imageshack.us/img521/1769/p0061vs.jpg ). A estética, foi uma grande evolução face a anterior geração. Destaco o liftback, pois claro! :D

TOYOTA%20COROLLA%20GR-TP-29.jpg

TOYOTA%20%20COROLLA%20GX-RG-853.jpg

TOYOTA%20%20COROLLA%20GX-RG-85.jpg

11952_c.jpg

Last edited:
Um amigo meu tem um carrinho desses. Tem quase 200.000km e todos os dias anda de um lado para o outro, nunca o deixou apeado. Naturalmente que um carro com esta quilometragem exige alguma manutenção...

O carro dele está porreiro, montagem sólida embora tenha alguns ruído aerodinâmicos, talvez por causa de uns chuventos que lá estiveram montados.

Já tive oportunidade de o conduzir e devo dizer que gosto da posição de condução baixa e do pouco adornar do carro. O carro tem suspensão multilink atrás com amortecedores novos, sim, mas não está rebaixado nem nada que se pareça. Apenas dá a sensação de que a traseira é algo leve em alta velocidade. Mas cumpre bem.

O motor é porreirinho. É um DOHC com 88cv e sobe bem de regime, muito linear. Tem uma excelente ajuda; a caixa de 5 velocidades, além de ter um feeling muito mecânico e viciante, é super-curta, o que ajuda muito a despachar o carro.

Claro que os consumos se ressentem, mesmo assim nada de grave. O meu amigo faz uns ~8 l/100km.

O 3 portas preto com umas OZ Superturismo GT fica a matar. Já vi. [br:)]

Boa qualidade de construção e de materiais. Motor 16 válvulas pioneiro na altura, com boas performances e consumos reduzidos.

Manutenção barata e fiabilidade muito acima da média do segmento!

Consoante a quilometragem anual e as estradas por onde andes, deves verificar de 2 em 2 anos os foles da direcção.
Por acaso, esse meu conhecido que possui o XLI com quase 200 mil kms, refere que os consumos até são relativamente reduzidos. Os consumos são bons em velocidades estabilizadas na ordem dos 90/ 120 em que responde com uns moderados 6 L/100. De resto, nos percursos urbanos e quando se puxa bem pelo motor, os consumos elevados notam-se e aqui podiam ser melhor, mas pronto, não são maus, são razoáveis como referi.
Claro que a manutenção é muito acessível, pois este carro no geral (devido a sua fiabilidade) não precisa de grandes cuidados. Basta ver o meu caso…não digo que sejam muitos kms (120 mil), mas é preciso ver os anos, mudou a correia e nem sequer substituiu um tensor, nem discos, nem nada disso. Acho que até as velas são de origem.
Quanto a essa verificação dos foles da direcção, nunca ouvi falar disso!?!
Por acaso, devia substituir os foles da suspensão traseira, pois estão deteriorados…a suspensão do meu nunca substituiu nada e como fez uns transportes no limite do peso de lotação máxima em algumas viagens de 600 kms seguidos, nota-se a suspensão traseira um pouco mole, mas mesmo assim, lá está, a carroçaria adorna muito pouco mesmo.
Quanto a caixa que tem, realmente, com um manuseamento muito bom, "Super-curta" não diria…acho que o escalonamento está no ponto!
Nitrofurano, sim esse interior é o do meu (não liguem as capas dos bancos :D). Gosto também da posição de condução…para mim, que tenho as pernas grandes, só era preciso os pedais ficarem um pouco mais longe e ficava optima.

Last edited:
Num membro da família há um sedan de 94 com 190000 km:

Pontos fortes: motor rápido, fiabilidade geral,bagageira, consumos, caixa muito suave
Pontos fracos: ruído do motor, aparecimento precoce de ferrugem, alguns problemas eléctricos(vidros eléctricos,luzes,luzes de travagem), desconfortável,espaço à frente(pessoas altas quase que batem com a cabeça no tecto).

No Geral cumpre razoavelmente a sua função.

Num membro da família há um sedan de 94 com 190000 km:

Pontos fortes: motor rápido, fiabilidade geral,bagageira, consumos, caixa muito suave
Pontos fracos: ruído do motor, aparecimento precoce de ferrugem, alguns problemas eléctricos(vidros eléctricos,luzes,luzes de travagem), desconfortável,espaço à frente(pessoas altas quase que batem com a cabeça no tecto).

No Geral cumpre razoavelmente a sua função.
Há aí alguns aspectos que não concordo.
Não acho os consumos um ponto forte como já referi, embora não sejam maus. O carro não é uma referência em termos de conforto, mas não considero desconfortável de maneira alguma. Só o considero desconfortável, nos dias de Verão quentíssimos devido a falta de AC no meu caso. O ruído do motor, faz-se ouvir bem logo das 3000 rpm para a frente. Para quem não gosta de roncos altos e bons [:D] pois aí acredito que não seja muito agradável. Não exagera mas ouve-se bem, mas eu gosto muito.
O meu é o liftback e para acontecer isso (sou relativamente alto: 1.80 m), os bancos têm de estar bastante mal regulados e no hb (3 portas) do meu conhecido, tambem não notei essa falta de espaço em altura. Claro que não vamos ser muito exigentes…é um segmento C de 1992, mas considero que o espaço do meu liftback é bom, mas o que é mesmo referencial é a mala. Muito generosa com óptimo acesso.
Dizes que tem sido fiavel, mas mesmo assim, problemas de ferrugem precoce e eléctricos é coisa que é muito raro acontecer nestes carros.

Foles da direcção

Foles da direcção

Falei neles, porque dos 3 corollas cá de casa, 2 dos mais antigos já tiveram esse mesmo problema algumas vezes!

1 é de 1990, conta já com cerca de 350 mil kilómetros e se bem me lembro já por 3 vezes precisou substituir esses foles.

-Outro é 1998 e também já precisou de substituir os foles com 200 mil kilómetros.

- De resto, são assistidos na marca, nunca avariaram e a manutenção é barata e o material de desgaste é durável.

possuo um de 94 tem 265000 km e ta como novo é meter oleo agua mudar filtros fazer as mnutenções em condiçoes e andar. sen duvida um dos melhore carros a gasolina fiável e sem problemas de maior tenho aki um amigo meu militar k tem m hatchback de 96 mas a gasoleo k ja levq 340000 km e nada a declarar é sempre na confiança.

e que problemas vocês pensam acham que um hatchback de 93 com pouco mais de 40000km pode ter?

isso era literalmente carro de velhinha mesmo [:D] [:D]

que problemass???? isso depende muito do estado de conservação do carro, do tempo espaçado em que foi utilizado, etc etc etc [:p]

Isso dá uma média de 2800 kms anuais, muito estranho...

posso garantir que são reais [:p] mas são de uma situação muito especifica. Está rigorosamente novo.

Aqui há tempos andei num starlet de 92 com 26000 km lol

Last edited:
Back