Curvas, óleo, 206 no estaleiro

Boxer

Tarado do Cara?as
Bom, finalmente aconteceu (não sei se era uma questão de tempo ou não, mas quem anda à chuva molha-se): na noite de 6ª-feira, quando me dirigia a um restaurante onde ia jantar com a minha namorada, sofri um despiste que resultou num choque contra um muro.

Trata-se de uma estrada que conheço muito bem (o Pisão, em Cascais) e na qual costumo dar o gostinho ao dedo, mas como ia com a minha namorada ia devagar e com os cuidados habituais. Sem qualquer aviso, e a meio duma curva longa à direita e sem visibilidade, a traseira do carro fugiu abruptamente, deixando-o apontado contra o muro à minha direita num "slide" aparentemente interminável. Só consegui pensar que, se batesse ou se simplesmente parasse naquela posição, poderia vir um carro de cima e bater contra a porta do lado da minha namorada. Então comecei a contra-brecar, soltei o travão, tentei acelerar (já nem sabia em que mudança estava) e, realmente, o carro começou a recuperar a trajectória. Mas como tinha qualquer coisa nos pneus que os tornavam mais escorregadios do que é costume, não consegui segurá-lo a direito, e começou a rodar para o lado esquerdo, embatendo de frente contra um sinal vertical que fica a um palmo do muro (uma escarpa rochosa) e, portanto, contra o muro também. A traseira levantou ligeiramente, rodou no ar e embateu na rocha com a roda traseira direita. Isto fez com que a chapa não sofresse estragos, mas a roda ficou metida para dentro.

Ninguém se magoou, felizmente, mas as duas jantes e pneus do lado direito foram ao ar, o eixo traseiro está, no mínimo, empenado... e a roda da frente do mesmo lado recuou, afectando talvez o triângulo e a própria torre da suspensão.

Isto quase que dá para formular uma "verdade universal": por muito que um gajo arrisque com o carro, é devagar que se lixa sempre...
Não sei se foi óleo na estrada ou qualquer coisa semelhante, mas não foi água. Costumo passar ali muitas vezes, e mais depressa, mesmo com água e tudo, mas desta vez não sei o que estaria diferente...

Agora tenho o carro no stand à espera da peritagem e fui esta manhã à Sagres participar e activar a cobertura de danos próprios.

E pronto, são coisas que acontecem... eu considero-me um bom condutor, sempre a precisar de muito aperfeiçoamento, e gosto de conhecer os meus carros. Provoco-os, aprendo a controlá-los minimamente, etc...
No entanto, isso não me serviu da maneira que queria. Estive sempre calmo e "consciente" durante todo o despiste, agi sobre os controlos do carro, mas mesmo assim há coisas que falham... é complicado termos a noção exacta do volante, pedais, caixa, etc... e mais complicado ainda conseguirmos agir convenientemente sobre todos eles da forma correcta.
Ainda não é instintivo, para mim, decidir sobre se devo acelerar ou travar, passar o peso para a frente ou para trás e prever a reacção do carro de forma atempada. Consigo fazê-lo numa situação provocada por mim de forma razoável, mas assim de repente ainda está longe de ser uma reacção "natural". Portanto, assim que puder, vou tirar uns cursos de condução defensiva e desportiva. A ideia é ver-me várias vezes em situações destas até automatizar as reacções.

E pronto, pode ser que este tipo de testemunho sirva eventualmente a alguém.

Há situações que é inevitável, parece que foi o teu caso...

Porém muitas vezes, a má manutenção de carros velhos, que pingam oleo são os causadores desses acidentes.

Já vi um fiat uno a dar uma volta de 180 graus numa rotuda mesmo à minha frente, e ia praí a 20/30 km/h, tinha oleo na estrada, e com a chuva torna-se muito escorregadio mesmo

Há situações que é inevitável, parece que foi o teu caso...

Porém muitas vezes, a má manutenção de carros velhos, que pingam oleo são os causadores desses acidentes.

Já vi um fiat uno a dar uma volta de 180 graus numa rotuda mesmo à minha frente, e ia praí a 20/30 km/h, tinha oleo na estrada, e com a chuva torna-se muito escorregadio mesmo

Sim, há umas que se podem evitar, outras nem tanto... lembro-me que uma vez saí do Elefante Azul ali em Cascais, e aquilo dá logo para uma rotunda. Entrei na rotunda com o carro lavadinho - e ainda todo molhado - e assim que começo a fazer a rotunda, aí a uns 20 ou 30 à hora, lá se vai a traseira. Mas saiu assim muito devagar, deu para a agarrar bem e voltar ao sítio sem dramas. Esta de 6ª-feira foi muito mais repentina...

Também me aconteceu uma vez numa curva ao pé da casa dos meus pais que faço todos os dias, e que também costuma ter água. Ia com a minha Mãe, devagar e tal, entro na curva, e a traseira começa a ir-se embora.
Faço aquilo todos os dias mais depressa, com água e tudo, e nunca me tinha acontecido isto. Lá está... ou qualquer coisa na água, ou óleo ou sei lá eu... mas dessa vez também consegui agarrar o carro.

que 206 é o teu?

eu tenho um historial com 206 [:D] e nenhum deles é agradavel, e já publicitei isso no forum N vezes!

os 206 quando fogem de traseira a velocidades moderadas/elevadas são muito dificeis de agarrar, principalmente e como é obvio nas versões menos potentes, que não têm força motriz no eixo dianteiro para puxar a frente para onde queremos!

eu já apanhei tremendos sustos com 206 , felizmente nenhum com consequências graves a nivel humano nem material!

O oleo em curvas é que já me fez gastar algum dinheiro na minha vida.......mas isso é complicado, porque não é fácil de ver (muito menos á noite), e depois em certos sitios em que um gajo pensa que já conhece e já domina, acontecem essas vicissitudes menos boas [;)]

serve-te de lição, que normalmente os sitios em que um gajo se espeta são aqueles em que temos perfeita confiança, temos a noção que já conhecemos as variáveis a esperar, e depois algo fora do esperado acontece, e temos .......consequências destas!

Agradece a um conjunto de coincidências por não te teres aleijado,nem a tua namorada, e quanto aos danos materiais, bem, been there, done that, é arranjar se houver guita, e se não houver, é esperar até haver![;)]

Good luck

que 206 é o teu?

eu tenho um historial com 206 [:D] e nenhum deles é agradavel, e já publicitei isso no forum N vezes!

os 206 quando fogem de traseira são muito dificeis de agarrar, principalmente e como é obvio nas versões menos potentes, que não têm força motriz no eixo dianteiro para puxar a frente para onde queremos!

eu já apanhei tremendos sustos com 206 , felizmente nenhum com consequências graves a nivel humano nem material!

O oleo em curvas é que já me fez gastar algum dinheiro na minha vida.......mas isso é complicado, porque não é fácil de ver (muito menos á noite), e depois em certos sitios em que um gajo pensa que já conhece e já domina, acontecem essas vicissitudes menos boas [;)]

serve-te de lição, que normalmente os sitios em que um gajo se espeta são aqueles em que temos perfeita confiança, temos a noção que já conhecemos as variáveis a esperar, e depois algo fora do esperado acontece, e temos .......consequências destas!

Agradece a um conjunto de coincidências por não te teres aleijado,nem a tua namorada, e quanto aos danos materiais, bem, been there, done that, é arranjar se houver guita, e se não houver, é esperar até haver![;)]

Good luck

O meu é um 1.6 HDi comercial, mas eu comprei um 206 precisamente por adorar o comportamento dele (e da traseira, em particular).
Andei muitas vezes com o 206 dum amigo e foi isso que me levou a comprar o meu. E conheço bastante bem o carro, farto-me de provocar a traseira, faço umas brincadeiras, curva rápido e tal... apenas nas condições ideais, claro.
Aliás, por ter um bom comportamento é que ainda consegui recuperá-lo da primeira escorregadela (que foram alguns 15 metros a andar de lado).

Agora é ver como corre a peritagem amanhã. Eu vou lá ter com o perito para falar com ele. O mais certo é ser algum que eu conheço, pode ser que dê para contornar a situação das jantes (que não são as de origem e que o seguro não cobre).

Ainda ontem ia tendo uma situaçao semelhante...Ia com um amigo meu(no carro dele) devagar,porque estava um temporal que nao se podia e numa curva a esquerda o carro começa a ir em frente mesmo em direcçao a um passeio.por acaso,por sorte,ou por ter reagido bem,o carro foi em direcção a uma rampa de entrada de uma casa subindo-a e daí nao adviram danos,senao tinha ficado la como outro carro que tinha acabado de se despistar tambem,mas com menos sorte e que tinha batido no passeio,fazendo recuar a roda da frente.Já nao se mexeu mais.Ainda estivemos lá a ajudar o rapaz do outro carro e a tentar avisar o pessoal para reduzirem a velocidade na curva para que aquilo não ficasse uma coisa seria...Há coisas do camandro

O meu é um 1.6 HDi comercial, mas eu comprei um 206 precisamente por adorar o comportamento dele (e da traseira, em particular).
Andei muitas vezes com o 206 dum amigo e foi isso que me levou a comprar o meu. E conheço bastante bem o carro, farto-me de provocar a traseira, faço umas brincadeiras, curva rápido e tal... apenas nas condições ideais, claro.
Aliás, por ter um bom comportamento é que ainda consegui recuperá-lo da primeira escorregadela (que foram alguns 15 metros a andar de lado).

Agora é ver como corre a peritagem amanhã. Eu vou lá ter com o perito para falar com ele. O mais certo é ser algum que eu conheço, pode ser que dê para contornar a situação das jantes (que não são as de origem e que o seguro não cobre).

pois, o 1.6 hdi já dá para mais algumas brincadeiras! mas não te estiques demasiado, o 206 é um pouco traiçoeiro no limite (deves saber isso...já que tens um)

permite algumas brincadeiras, mas não é nenhum 306 gti nem 106 gti .......[;)]

sinceramente eu não gosto do 206 para abusar, o carro é excelente até um certo ponto máximo, mas depois desse ponto esquece.......não me dá confiança nenhuma, ao contrário por exemplo do Clio II [;)]

agora ...se andaste 15 metros a andar de lado ....é que não ias devagar não senhor [;)]

um carro a baixa velocidade (40/50) praticamente pára sob a travagem lateral de 15 metros a andar de lado , nem é preciso recuperá-lo, só mesmo não o deitar abaixo [:D] [;)]

15 metros a andar de lado e recuperá-lo........é que o menino já ia a fazer o gostinho ao pedal![:p]

Ainda ontem ia tendo uma situaçao semelhante...Ia com um amigo meu(no carro dele) devagar,porque estava um temporal que nao se podia e numa curva a esquerda o carro começa a ir em frente mesmo em direcçao a um passeio.por acaso,por sorte,ou por ter reagido bem,o carro foi em direcção a uma rampa de entrada de uma casa subindo-a e daí nao adviram danos,senao tinha ficado la como outro carro que tinha acabado de se despistar tambem,mas com menos sorte e que tinha batido no passeio,fazendo recuar a roda da frente.Já nao se mexeu mais.Ainda estivemos lá a ajudar o rapaz do outro carro e a tentar avisar o pessoal para reduzirem a velocidade na curva para que aquilo não ficasse uma coisa seria...Há coisas do camandro

eu ontem vi 3 acidentes!!! presenciados em directo [:D]

o pessoal é doente...........até parece que nao sabem que esta chuvinha molha porcos da noite é mesmo o que se quer para se espetar

o pior foi mesmo um a3 que vinha á minha frente na 2ª circular e depois ao entrarmos para o eixo NS , ali na curva apertada á direita de acesso ao eixo, então não é que o gajo se sente picado, e faz me a curva na arda, eram umas 2 e tal da matina, tava a cair aquela chuvinha......, raspou o carro todo no rail, eu ainda parei e perguntei se tava tudo bem.............o gajo nem ligou, fui a acelerar outra vez, com vergonha penso eu [:D] [:D] [:D]

ai ai .............o resto foram travagens, acho que o pessoal nao tem mesmo noção do que é o piso molhado, e ainda pior, do que é o piso molhado depois de muito tempo sem chover

Epá, que chatisse!

Boxer, ainda bem que ninguém se magoou (o mais importante). Quanto ao resto, os seguros existem para estas situações.

O problema é que essa reacções inesperadas apanham-nos sempre desprevenidos. E numa estrada como o Pisão (ou semelhante) é muito difícil recuperar a postura em tempo e espaço útil dado tratar-se de uma estrada estreita.

Quanto às causas, não percebi bem se estava a chover e a estrada estaria molhada ou húmida. Mas óleo na estrada é sempre um problema. Outra hipótese é gasóleo depositado na estrada. Também é muito escorregadio e com a desvantagem que ainda se vê pior que o óleo. Se está de chuva, tanto um como outro são "invisíveis" na estrada molhada.

Faço votos de que tudo corra bem com a seguradora e que a máquina volte rápidamente a andar.

NOTA: Andas desparecido! Há muito tempo que não temos o prazer da tua companhia nos cafézinhos da A5.

As traseiras dos 206 são sempre uma incognita. Se te serve de algum consolo também aprendia minha liação de vida ao volante de um 206, ao fianal de 2 anos de o ter e depois de ter abusado do limite mais que uma vez em situações por mi provocadas, a desfazer uma curva longa em AE fuigiu a traseira e parei no raid, fiz um carro novo.

Quanto a resto, a sensação que vem depois do acidente é chata e triste, principalmente quando olhamos pa viatura, mas passa e segue ninguém se aleijou, o resto é uma historia pa contar.

pois, o 1.6 hdi já dá para mais algumas brincadeiras! mas não te estiques demasiado, o 206 é um pouco traiçoeiro no limite (deves saber isso...já que tens um)

permite algumas brincadeiras, mas não é nenhum 306 gti nem 106 gti .......[;)]

sinceramente eu não gosto do 206 para abusar, o carro é excelente até um certo ponto máximo, mas depois desse ponto esquece.......não me dá confiança nenhuma, ao contrário por exemplo do Clio II [;)]

agora ...se andaste 15 metros a andar de lado ....é que não ias devagar não senhor [;)]

um carro a baixa velocidade (40/50) praticamente pára sob a travagem lateral de 15 metros a andar de lado , nem é preciso recuperá-lo, só mesmo não o deitar abaixo [:D] [;)]

15 metros a andar de lado e recuperá-lo........é que o menino já ia a fazer o gostinho ao pedal![:p]

Pois, eu sabia que esse valor dos 15 metros ia dar origem a esses reparos [:D]
Mas não, ia mesmo a uns 50Km/h. A curva é a descer (o que ajuda a embalar, ou atrapalha o abrandar do carro), e para a direita, que ajuda a que o carro em "slide" acompanhe o raio da curva. Além do mais, como calculo que o despiste se tenha dado por haver óleo ou qualquer porcaria na estrada, é normal que os pneus estivessem mais escorregadios e, portanto, que fosse mais complicado imobilziar o carro, como vim a constatar ao bater...

Mas não acho a traseira do 206 nada traiçoeira, mesmo nos limites. Até ando muito com ela nos limites e gosto bastante [:D]

Epá, que chatisse!

Boxer, ainda bem que ninguém se magoou (o mais importante). Quanto ao resto, os seguros existem para estas situações.

O problema é que essa reacções inesperadas apanham-nos sempre desprevenidos. E numa estrada como o Pisão (ou semelhante) é muito difícil recuperar a postura em tempo e espaço útil dado tratar-se de uma estrada estreita.

Quanto às causas, não percebi bem se estava a chover e a estrada estaria molhada ou húmida. Mas óleo na estrada é sempre um problema. Outra hipótese é gasóleo depositado na estrada. Também é muito escorregadio e com a desvantagem que ainda se vê pior que o óleo. Se está de chuva, tanto um como outro são "invisíveis" na estrada molhada.

Faço votos de que tudo corra bem com a seguradora e que a máquina volte rápidamente a andar.

NOTA: Andas desparecido! Há muito tempo que não temos o prazer da tua companhia nos cafézinhos da A5.

Boas Paulo :)

A estrada costuma estar molhada naquela zona, mas na altura do despiste estava seca. Havia ali qualquer coisa naquela noite...

Pode ser que nesta 5ª apareça lá no café, mas de Smart [:D]
Tenho que ir ver ali ao tópico como anda a combinação.

Acho que se apanhasses mesmo óleo não conseguirias recuperar o carro, pois por experiência própria digo-te que quando apanhas óleo sais totalmente disparado.

Não estava molhada a estrada? É que esta chuva miudinha depois de muitos dias de sol é do pior...o piso fica ultra escorregadio...

Pelo que me parece conseguiste reagir muito bem (eu acho que não conseguiria ter esse sangue frio todo) e se viesses um pouco mais devagar creio que terias mesmo conseguido evitar o despiste.

Felizmente que ninguém se magoou, e espero que o carro esteja pronto o mais rapidamente possível, e que voltes à estrada sem medo, porque isto pode acontecer a qualquer um. [;)]

Pois, eu sabia que esse valor dos 15 metros ia dar origem a esses reparos [:D]
Mas não, ia mesmo a uns 50Km/h. A curva é a descer (o que ajuda a embalar, ou atrapalha o abrandar do carro), e para a direita, que ajuda a que o carro em "slide" acompanhe o raio da curva. Além do mais, como calculo que o despiste se tenha dado por haver óleo ou qualquer porcaria na estrada, é normal que os pneus estivessem mais escorregadios e, portanto, que fosse mais complicado imobilziar o carro, como vim a constatar ao bater...

Mas não acho a traseira do 206 nada traiçoeira, mesmo nos limites. Até ando muito com ela nos limites e gosto bastante [:D]

ah....sendo a descer talvez dê pa esticar mais uns metros [:p] [;)]

se nao achas traiçoeira é que ainda não o levaste além dos limites (NAO O FAÇAS) [:D] [;)]

Vá agora trata de o meter em condições outras vez mas é , e desta vez, bem.......anda atento![;)]

As traseiras dos 206 são sempre uma incognita. Se te serve de algum consolo também aprendia minha liação de vida ao volante de um 206, ao fianal de 2 anos de o ter e depois de ter abusado do limite mais que uma vez em situações por mi provocadas, a desfazer uma curva longa em AE fuigiu a traseira e parei no raid, fiz um carro novo.

Quanto a resto, a sensação que vem depois do acidente é chata e triste, principalmente quando olhamos pa viatura, mas passa e segue ninguém se aleijou, o resto é uma historia pa contar.

Eu volto a dizer que não acho a traseira do 206 nada falsa. Pelo contrário, para mim é das melhores. O que aconteceu não teve nada a ver comigo ou com o carro, foi simplesmente culpa das circunstâncias. Em condições normais, seja em piso seco ou molhado, o comportamento do 206 é realmente muito bom, mesmo no limite. Especialmente no limite!

E já tive despistes antes, se bem que apenas um em que bati mesmo, e nunca envolvi outros carros (a não ser um que me bateu e foi culpa dele).
Já tinha apanhado óleo em curvas, carros à frente com stops fundidos, pessoal que não sabe fazer rotundas, gajos que passam vermelhos, etc... e até hoje safei-me sempre de tudo. Ao fim de 10 anos de carta lá aconteceu uma que não deu para evitar, pronto...

Boas Paulo :)

A estrada costuma estar molhada naquela zona, mas na altura do despiste estava seca. Havia ali qualquer coisa naquela noite...

Pode ser que nesta 5ª apareça lá no café, mas de Smart [:D]
Tenho que ir ver ali ao tópico como anda a combinação.

Se quiseres aparecer e não tiveres transporte, posso dar-te uma boleia pois moro na mesma zona que tu.

Acho que se apanhasses mesmo óleo não conseguirias recuperar o carro, pois por experiência própria digo-te que quando apanhas óleo sais totalmente disparado.

Não estava molhada a estrada? É que esta chuva miudinha depois de muitos dias de sol é do pior...o piso fica ultra escorregadio...

Pelo que me parece conseguiste reagir muito bem (eu acho que não conseguiria ter esse sangue frio todo) e se viesses um pouco mais devagar creio que terias mesmo conseguido evitar o despiste.

Felizmente que ninguém se magoou, e espero que o carro esteja pronto o mais rapidamente possível, e que voltes à estrada sem medo, porque isto pode acontecer a qualquer um. [;)]

A estada estava seca, e por acaso até costuma estar sempre molhada nessa curva por causa da rega duma casa que há ali ao lado. Eu costumo fazer essa curva com o piso molhado e bem mais depressa do que ia na 6ª-feira... seja o que for que havia ali, ficou nos pneus durante um bocado, porque mesmo quando "endireitei" o carro, ele não se aguentou e continuou a rotação para o outro lado. Os pneus simplesmente não agarravam. Meti o pé ao travão já em desespero e o carro continuava a abrandar muito pouco... parecia que estava a andar em calçada molhada...

Se quiseres aparecer e não tiveres transporte, posso dar-te uma boleia pois moro na mesma zona que tu.

Obrigado :) Mas aluguei um Smart que fui buscar hoje e só entrego na 2ª-feira que vem, e agora vou andar sempre com essa lata [:D]
Eu levo-o na 5ª-feira.

Eu volto a dizer que não acho a traseira do 206 nada falsa. Pelo contrário, para mim é das melhores. O que aconteceu não teve nada a ver comigo ou com o carro
Tantas certezas. Podes garantir que com outro carro não te terias safado na mesma? [:p] Devias ter alugado um Clio para sentir o poder [:D]

Eu volto a dizer que não acho a traseira do 206 nada falsa. Pelo contrário, para mim é das melhores. O que aconteceu não teve nada a ver comigo ou com o carro, foi simplesmente culpa das circunstâncias. Em condições normais, seja em piso seco ou molhado, o comportamento do 206 é realmente muito bom, mesmo no limite. Especialmente no limite!

E já tive despistes antes, se bem que apenas um em que bati mesmo, e nunca envolvi outros carros (a não ser um que me bateu e foi culpa dele).
Já tinha apanhado óleo em curvas, carros à frente com stops fundidos, pessoal que não sabe fazer rotundas, gajos que passam vermelhos, etc... e até hoje safei-me sempre de tudo. Ao fim de 10 anos de carta lá aconteceu uma que não deu para evitar, pronto...

são opiniões [;)]

eu sinceramente acho o chassi do 206 bastante ágil, responde bem e é ajustável o suficiente á condução.......

mas o que eu disse, mantém-se como opinião própria que não é nem tem de ser opinião generalizada![;)]

Abraço

Back