Curvas, óleo, 206 no estaleiro

Boxer ainda bem que niguém se maguou e isso é o mais importante [;)] .

Ainda ontem à tarde passei no pisão mas sempre nas calmas com a capota para baixo e a companhia da maria a curtir o passeio
icon7.gif
.

Vê lá se apareces nos cafézinhos porque os senhores do Pans já se estão a queixar da quebra de vendas na cerveja [:p] .

Abraço Nuno [:cool:] .

Bom, finalmente aconteceu (não sei se era uma questão de tempo ou não, mas quem anda à chuva molha-se): na noite de 6ª-feira, quando me dirigia a um restaurante onde ia jantar com a minha namorada, sofri um despiste que resultou num choque contra um muro.

Trata-se de uma estrada que conheço muito bem (o Pisão, em Cascais) e na qual costumo dar o gostinho ao dedo, mas como ia com a minha namorada ia devagar e com os cuidados habituais. Sem qualquer aviso, e a meio duma curva longa à direita e sem visibilidade, a traseira do carro fugiu abruptamente, deixando-o apontado contra o muro à minha direita num "slide" aparentemente interminável. Só consegui pensar que, se batesse ou se simplesmente parasse naquela posição, poderia vir um carro de cima e bater contra a porta do lado da minha namorada. Então comecei a contra-brecar, soltei o travão, tentei acelerar (já nem sabia em que mudança estava) e, realmente, o carro começou a recuperar a trajectória. Mas como tinha qualquer coisa nos pneus que os tornavam mais escorregadios do que é costume, não consegui segurá-lo a direito, e começou a rodar para o lado esquerdo, embatendo de frente contra um sinal vertical que fica a um palmo do muro (uma escarpa rochosa) e, portanto, contra o muro também. A traseira levantou ligeiramente, rodou no ar e embateu na rocha com a roda traseira direita. Isto fez com que a chapa não sofresse estragos, mas a roda ficou metida para dentro.

Ninguém se magoou, felizmente, mas as duas jantes e pneus do lado direito foram ao ar, o eixo traseiro está, no mínimo, empenado... e a roda da frente do mesmo lado recuou, afectando talvez o triângulo e a própria torre da suspensão.

Isto quase que dá para formular uma "verdade universal": por muito que um gajo arrisque com o carro, é devagar que se lixa sempre...
Não sei se foi óleo na estrada ou qualquer coisa semelhante, mas não foi água. Costumo passar ali muitas vezes, e mais depressa, mesmo com água e tudo, mas desta vez não sei o que estaria diferente...

Agora tenho o carro no stand à espera da peritagem e fui esta manhã à Sagres participar e activar a cobertura de danos próprios.

E pronto, são coisas que acontecem... eu considero-me um bom condutor, sempre a precisar de muito aperfeiçoamento, e gosto de conhecer os meus carros. Provoco-os, aprendo a controlá-los minimamente, etc...
No entanto, isso não me serviu da maneira que queria. Estive sempre calmo e "consciente" durante todo o despiste, agi sobre os controlos do carro, mas mesmo assim há coisas que falham... é complicado termos a noção exacta do volante, pedais, caixa, etc... e mais complicado ainda conseguirmos agir convenientemente sobre todos eles da forma correcta.
Ainda não é instintivo, para mim, decidir sobre se devo acelerar ou travar, passar o peso para a frente ou para trás e prever a reacção do carro de forma atempada. Consigo fazê-lo numa situação provocada por mim de forma razoável, mas assim de repente ainda está longe de ser uma reacção "natural". Portanto, assim que puder, vou tirar uns cursos de condução defensiva e desportiva. A ideia é ver-me várias vezes em situações destas até automatizar as reacções.

E pronto, pode ser que este tipo de testemunho sirva eventualmente a alguém.
Se tens seguro contra todos os riscos entao nao tens q te preocupar, agora as jantes ja nao garanto.......

Se tens seguro contra todos os riscos entao nao tens q te preocupar, agora as jantes ja nao garanto.......

E que belas jantes que ele tem no 206 [br:)] , devem ter custado uma pipa de massa mas são lindas, espero que o seguro ao menos comparticipe a compra de umas novas [;)] .

Bom, finalmente aconteceu (não sei se era uma questão de tempo ou não, mas quem anda à chuva molha-se): na noite de 6ª-feira, quando me dirigia a um restaurante onde ia jantar com a minha namorada, sofri um despiste que resultou num choque contra um muro.

Trata-se de uma estrada que conheço muito bem (o Pisão, em Cascais) e na qual costumo dar o gostinho ao dedo, mas como ia com a minha namorada ia devagar e com os cuidados habituais. Sem qualquer aviso, e a meio duma curva longa à direita e sem visibilidade, a traseira do carro fugiu abruptamente, deixando-o apontado contra o muro à minha direita num "slide" aparentemente interminável. Só consegui pensar que, se batesse ou se simplesmente parasse naquela posição, poderia vir um carro de cima e bater contra a porta do lado da minha namorada. Então comecei a contra-brecar, soltei o travão, tentei acelerar (já nem sabia em que mudança estava) e, realmente, o carro começou a recuperar a trajectória. Mas como tinha qualquer coisa nos pneus que os tornavam mais escorregadios do que é costume, não consegui segurá-lo a direito, e começou a rodar para o lado esquerdo, embatendo de frente contra um sinal vertical que fica a um palmo do muro (uma escarpa rochosa) e, portanto, contra o muro também. A traseira levantou ligeiramente, rodou no ar e embateu na rocha com a roda traseira direita. Isto fez com que a chapa não sofresse estragos, mas a roda ficou metida para dentro.

Ninguém se magoou, felizmente, mas as duas jantes e pneus do lado direito foram ao ar, o eixo traseiro está, no mínimo, empenado... e a roda da frente do mesmo lado recuou, afectando talvez o triângulo e a própria torre da suspensão.

Isto quase que dá para formular uma "verdade universal": por muito que um gajo arrisque com o carro, é devagar que se lixa sempre...
Não sei se foi óleo na estrada ou qualquer coisa semelhante, mas não foi água. Costumo passar ali muitas vezes, e mais depressa, mesmo com água e tudo, mas desta vez não sei o que estaria diferente...

Agora tenho o carro no stand à espera da peritagem e fui esta manhã à Sagres participar e activar a cobertura de danos próprios.

E pronto, são coisas que acontecem... eu considero-me um bom condutor, sempre a precisar de muito aperfeiçoamento, e gosto de conhecer os meus carros. Provoco-os, aprendo a controlá-los minimamente, etc...
No entanto, isso não me serviu da maneira que queria. Estive sempre calmo e "consciente" durante todo o despiste, agi sobre os controlos do carro, mas mesmo assim há coisas que falham... é complicado termos a noção exacta do volante, pedais, caixa, etc... e mais complicado ainda conseguirmos agir convenientemente sobre todos eles da forma correcta.
Ainda não é instintivo, para mim, decidir sobre se devo acelerar ou travar, passar o peso para a frente ou para trás e prever a reacção do carro de forma atempada. Consigo fazê-lo numa situação provocada por mim de forma razoável, mas assim de repente ainda está longe de ser uma reacção "natural". Portanto, assim que puder, vou tirar uns cursos de condução defensiva e desportiva. A ideia é ver-me várias vezes em situações destas até automatizar as reacções.

E pronto, pode ser que este tipo de testemunho sirva eventualmente a alguém.

Já sabes, se precisares de alguma coisa que estiver ao meu alcance aqui dispoê [;)]

tambem ja tive um despiste semelhante...mas no meu caso os estado dos pneus parece ter sido determinante...

na estrada que liga carnaxide a queluz de baixo...muito ao estilo serra powa, curva contra curva umas rectas etc...ia eu descansado da vida de regresso a casa, estava a chover torrencialmente, normalmente a media de velocidade a que faço esta estrada ronda os 80/100km/h com piso seco...neste caso vinha mesmo devagar...cerca de 40/50km/h...numa das curvas dessa estrada, faz uma especie de gancho, o pessoal costuma aproveitar o ralo de escoamento de agua para curtar a curva, já que o relevé é ao contrario...

o carro que ia a minha frente foge de traseira...mas felizmente nao se despistou...e eu com isto travei um pouco...fiz a cruva a cerca de 40km/h...a traseira passou-me para a frente assim num estalar de dedos...nem tive tempo de pensar em acelerar, nada,acho que contra-brequei apenas...foi tudo rapido demais...a minha frente ainda raspou na ribançeira e fiquei atravessado quase no mesmo sentido...dei no minimo uma volta 240º...so pensei em acelerar e tirar o carro da curva...felizmente nao me feri nem estraguei o carro...mas apanhei um cagaço dos diabos...

ahhhh na altura tinha carta á cerca de 3 meses...o carro em questao ainda é o mesmo de hoje em dia...civic 1.4 3p 98, os pneus da altura eram uns firestone firehawk...com 4mm de rasto de tanto...hoje em dia faço a mesma curva devagar em tempo chuvoso devagar e sempre com a 2ª engatada...nao o vá o diabo tecelas...

Se isto tivesse acontecido num Clio, o resultado ia ser o mesmo.
Sabes que o Clio tem, a par com o 206 e o Fiesta, dos melhores chassis do segmento. Mas se calhar o eixo traseiro ficava em pior estado, porque ao contrário do 206, o Clio não tem barras de torção, que sempre conferem alguma rigidez transversal ao eixo.

O carro tem seguro contra todos, e eu já trabalhei durante 2 anos nessa seguradora. Fui lá hoje falar com o pessoal dos sinistros e com os peritos, e amanhã quando lá for o perito ele liga-me para eu ir lá ter.
Não meti as jantes no seguro, e à partida isto não vai cobrir as jantes e os pneus, mas pode ser que falando com o perito se arranje qualquer coisa, tenho que ver... são umas belas jantes e já não se arranjam novas.
Os pneus, pronto... eu já os ia trocar na mesma, portanto menos mal.
E o carro também tinha que ir à revisão, portanto acho que essa parte também já fica resolvida...

Boxer, ainda bem que nada aconteceu a ti e à tua namorada...

Já agora, que pneus tens, e com quantos kms?

Tenho uns Eagle F1 GS-D3 na medida 205/45 R16 com alguns 25 mil Km.
Ou seja, para mim já é altura de os trocar. Bom, agora tenho mesmo que trocar, porque dois deles rebentaram [:D]

Boxer, ainda bem que nada aconteceu a ti e à tua namorada...

Já agora, que pneus tens, e com quantos kms?

Pois isso também é uma questão importante que faz a diferença.

É que há pneus e pneus. E o estado deles.

Posso estar errado, mas eu nessa situação não acelarava, pelo contrário, travava até recuperar o controlo. Na dose certa. Não é travar a fundo.
Mas falar é sempre fácil.

206, que posso eu dizer dos 206, nem sei o que dizer...
Mas posso dizer que já tive 4 situações destas já a algum tempo, onde está claro a culpa foi sempre minha e segundo os meus pais e não só foi sempre por excesso de velocidade.
Mas posso dizer que não, foi precisamente o contrário, foi numa condução calma que isto tudo aconteceu, a pior situação que tive, foi quando estava a acompanhar o meu irmão (opel corsa de 96 se não me engano) num ritmo calmo, pois era de noite e estava-mos de regresso a casa, que numa curva ligeira à esquerda deixo de ver o carro o deu irmão pois a traseira estava quase a frente da dianteira [:D] não posso dizer que foi óleo pois ele tinha passado no mesmo momento e sensivelmente à mesma velocidade e não lhe aconteceu nada, esta foi a piorzinha, as restantes 2 foram toques ligeiros, mas a quarta situação, foi à cerca de um ano, e foi mesmo na auto estrada, estava eu sossegadinho a entrar na A4, nas antigas portagens do Marco, que o ia a frente de uma renault, quando na curva de acesso à A4 a traseira também toda de lado, ai sim corri a curva toda de lado, posso dizer que até parti uma unha a tentar controlar o carro, que com muita sorte consegui.
Como podem ver o meu historial com o 206 não é lá muito famoso, e eu não me considero mau condutor. mas pelas histórias que já li aqui, e pelas minhas, posso afirmar que é a pior carrinha do mundo :sh):sh):sh)

Como já disseram, o importante é que ninguém se aleijou. Agora, é esperar que o carro fique arranjado.

Ainda há bem pouco tempo, num daqueles nossos passeios pela LA, apanhei um valente cagaço.

Quando vinhamos na volta do troço, que é a subir, numa curva apertada para a direita, o carro entra em subviragem bruscamente, sem nada o prever. Naquela altura, ia depressa, mas bem abaixo do que já tinha andado nessa noite.

Naquelas fracções de segundo, tudo o que fiz foi por instinto. Não vou estar a dizer que tive mãos para o carro porque, no fundo, não sei como é que o agarrei.
Andei, durante uns segundos, completamente aos papéis.
Tudo aquilo que pensamos saber, não vale de nada, pois não sabemos é nada.
O que eu tive foi a sorte que tu não tiveste.

Além disso, é mais fácil controlar uma saída de frente do que uma de traseira, na generalidade dos casos.

Como já disseram, o importante é que ninguém se aleijou. Agora, é esperar que o carro fique arranjado.

Ainda há bem pouco tempo, num daqueles nossos passeios pela LA, apanhei um valente cagaço.

Quando vinhamos na volta do troço, que é a subir, numa curva apertada para a direita, o carro entra em subviragem bruscamente, sem nada o prever. Naquela altura, ia depressa, mas bem abaixo do que já tinha andado nessa noite.

Naquelas fracções de segundo, tudo o que fiz foi por instinto. Não vou estar a dizer que tive mãos para o carro porque, no fundo, não sei como é que o agarrei.
Andei, durante uns segundos, completamente aos papéis.
Tudo aquilo que pensamos saber, não vale de nada, pois não sabemos é nada.
O que eu tive foi a sorte que tu não tiveste.

Além disso, é mais fácil controlar uma saída de frente do que uma de traseira, na generalidade dos casos.

Pois, foi mais ou menos a mesma coisa. Também ia a uma velocidade bem abaixo do normal para aquele sítio, e mesmo assim não me safei.
Sei que fiz algumas coisas para controlar o carro conscientemente, mas outras simplesmente nem me passaram pela cabeça nessa altura.

Para sair do primeiro "slide" contra-brequei e acelerei para ganhar tracção à frente, mas isso parece ter induzido o carro num "slide" para o lado contrário, que até tinha agarrado +/- se os pneus estivessem normais.
Mas por algum motivo eles estavam anormalmente escorregadios... e pronto, foi para o outro lado e bateu.

Foi a primeira vez que não fiquei com as pernas a tremer e foi também a primeira vez em que me lembro de cada segundo do acidente todo, de tudo o que se passou e de tudo o que fiz.

Por acaso não ias com as rodas do lado do interior da curva em cima da linha contínua?

Sei de um caso que o problema foi esse: estrada molhada, essas linhas são escorregadias, o carro fugiu e saiu direito aos rails de protecção...

Por acaso não ias com as rodas do lado do interior da curva em cima da linha contínua?

Sei de um caso que o problema foi esse: estrada molhada, essas linhas são escorregadias, o carro fugiu e saiu direito aos rails de protecção...

Não, também não foi disso, até porque nessa parte da estrada há um buraco bem grande do qual eu fujo a 7 pés [:D]
Aliás, eu já faço essa estrada há uns 8 anos, primeiro com o 33 e de há quase 3 anos para cá com o 206. Até costumo lá ir de madrugada para esticar um bocado e fazer umas curvas assim mais "acrobáticas".
Conheço os rails, os buracos, as bermas (quase inexistentes), etc...
Isto não teve explicação... só pode ter sido qualquer ***** na estrada...

Também já tive dois pugs 206 um 1.1, e um 1.4hdi van e aquela traseira (como diz o user do tópico) nunca me deixou ficar mal, mesmo com os parcos cavalos das motorizações.
Essas coisas acontecem (óleo, sujidade) e depois é diferente um indivíduo fazer uma condução aplicada em que está preparado para outras eventualidades ou ir numa condução calma e o imprevisto acontecer.

Já tive uma situação semelhante mas com um clioII (para quem conhece na rotunda da telecom em Viseu) em que o carro me saiu de traseira e tb fiz contra brecagem (mas fiz de mais) e fiquei virado ao contrário à saída da rotunda. Tive sorte porque vi o passeio muito próximo.

P.S. Boa sorte com a seguradora (ainda bem que conheces o pessoal que lá trabalha), não me trás boas recordações...

Também já tive dois pugs 206 um 1.1, e um 1.4hdi van e aquela traseira (como diz o user do tópico) nunca me deixou ficar mal, mesmo com os parcos cavalos das motorizações.
Essas coisas acontecem (óleo, sujidade) e depois é diferente um indivíduo fazer uma condução aplicada em que está preparado para outras eventualidades ou ir numa condução calma e o imprevisto acontecer.

Já tive uma situação semelhante mas com um clioII (para quem conhece na rotunda da telecom em Viseu) em que o carro me saiu de traseira e tb fiz contra brecagem (mas fiz de mais) e fiquei virado ao contrário à saída da rotunda. Tive sorte porque vi o passeio muito próximo.

P.S. Boa sorte com a seguradora (ainda bem que conheces o pessoal que lá trabalha), não me trás boas recordações...

Não tens boas recordações de uma seguradora, ou da Sagres em concreto?
Eu conheço lá o pessoal porque trabalhei lá durante 2 anos, pode ser que isso ajude nalguma coisa... espero que pelo menos corra tudo sem problemas, já nem peço muito.

Desejo-te boa sorte,sendo que desta escapas-te sem golpes no corpo! :D

Agora, boa sorte na resolução do caso... e vamos a ver se nao é perda total...actualmente as desvalorizações sao fortes e os arranjos caros.... :| :|

Que cena marada, boa sorte com isso. Eu ando num 206 há 5 anos e até agora nunca me aconteceu nada do género, esperemos que me livre dele sem acontecer nada!

Que cena marada, boa sorte com isso. Eu ando num 206 há 5 anos e até agora nunca me aconteceu nada do género, esperemos que me livre dele sem acontecer nada!

Anda aí um movimento anti-206 [:D] Mas o despiste não teve nada a ver com o facto de se tratar dum 206. Eu farto-me de provocar a traseira, brinco com ela, faço uns "lift-offs", e mesmo nos piores pisos ela é sempre previsível. Isto foi qualquer coisa na estrada que o fez perder a aderência, disso não tenho dúvidas.

Back