Tópico da Língua Portuguesa

Também estou de acordo que se tenha mais cuidado com os erros ortográficos e gramaticais, principalmente com os media, pois têm um papel relevante na formação de quem lê as suas publicações, pode não parecer mas é verdade, eles ensinam português.

Infelizmente, hoje em dia parece que se desaprende, lê-se e ouve-se cada coisa que até mete impressão.

Parabéns com o teu blog, já sabes que vais ter trabalho... [:D] espero que a Autohoje não fique incomodada com ele, mas que aplauda a iniciativa e que se envergonhe com os erros, para que os evite em novas publicações e se torne numa publicação melhor. Considerem isto um desafio, melhorar o português, melhorando a revista.

Abraço.

2246333.jpg

Quando se critica algo é preciso ter atenção para não errar....

COLHA - do verbo COLHER.... 3ª pessoal singular do imperativo...

Se fosse só aí.... no outro dia, num qualquer canal da tv cabo ouvi um "autonomia de 8889 kms/h", falando acerca de um avião.

2240350.jpg

Ai Lelo!
[:D]

e não resisto:

Onde se lê:
Repetição de ideias e termos...
Devia-se iniciar uma nova frase, ou user ":"....

Devia ler-se:
Repetição de ideias e termos...
Devia iniciar-se uma nova frase, ou usar ":"....

Onde se lê:
Os automóvies têm exigências?

devia ler-se:
Os automóveis têm exigências?

[;)]

and so on and so on...

Auto.estrada alemã na Alemanha? Perto de uma capita e ainda por cima germânica?

Não faz falta "a". "Asipirar a ..."?

Deveris iniciar uma nova frase.

Last edited:
Boas...

Tens uma paciência de jó a recortar os JPG todos...

Já agora, "quão" está bem escrito. :) De resto, a esmagadora maioria dos erros que vejo, apesar de serem claramente reprováveis, parecem ser derivados da pressa e falta de tempo de revisão ortográfica por causa dos prazos, e não de má cultura da língua portuguesa.

Mas é uma excelente contribuição. Acho que a AH devia ter um "proof-reader" antes da revista ir para a gráfica... mas aceito que não seja viável financeiramente.

Meus caros "colegas" leitores do Autohoje.

Ao ler o nosso jornal, não consigo deixar de reparar no autêntico atropelo da Língua Portuguesa e respectiva gramática, somado aos erros e gralhas que "pululam" pelas páginas do mesmo.(mais no blog http://melhorias.blogs.autohoje.com/)

Afecta a informação, perguntarão alguns? Bom, quando, por exemplo, se diz que a Volvo está à venda por 8 000 000 de dólares, quando seria 8 000 000 000, a resposta á sim. Aliás, o mesmo se passou com a venda da Aston Martin, por exemplo (se me lembro, 7.5 milhões em vez de 7.5 MIL milhões).

De resto, o que mais me "chateia" é que, sabendo que uma grande quantidade de jovens lê o AH, e que uma grande parte destes tem más notas a Português, gostaria de ver os meios de comunicação serem uma influência positiva e educativa, em vez do contrário.

Convido-os a comentar o meu blog.

http://melhorias.blogs.autohoje.com/

Quero que o AH seja um dos melhores, também neste aspecto.

Abraços e beijinhos.

Não entendi o que está a negrito.

Aceito todas as críticas, mas verdade seja dita que, de entre todas, apenas 2 dizem respeito a erros meus e não gralhas (quantas gralhas nem me dou ao trabalho de assinalar...), e mesmo assim....acho que escrevi bem e quem me corrigiu também:

Devia iniciar-se uma nova frase (Karbono)

e a utilização correcta da palavra "quão" (Português ao volante)

No primeiro caso, pode estar correcto das 2 maneiras, mas continuo a achar que se devia usar "quanto" no caso em que se usou "quão". Aliás, em ambos os casos, o verificador do meu WORD não assinala erros, o que mostra que aprendi mais umas coisas.

No fundo, agrada-me que tenha ultrapassado a quota mensal de tráfego :)

E podem crer uma coisa: apenas quero melhorar e não denegrir. Se uma grande parte dos erros se devem a pressas, não tenho, igualmente, dúvidas. Mas o certo é que uma publicação como o AH não deve colocar na banca um jornal com tantos erros, alguns graves.

Quanto a mim, agora que o meu FIREFOX tem verificador ortográfico, espero limitar as minhas gralhas :).

Creio que a conjugação reflexa, caso se trate de um verbo coadjuvado por um auxiliar, deverá ser feita no auxiliar e não no principal.

Assim sendo, deveria aparecer:

"Devia-se iniciar...." e não "Devia iniciar-se..."

ou mais correctamente

"Dever-se-ia iniciar..."

Boas...

Tens uma paciência de jó a recortar os JPG todos...

Já agora, "quão" está bem escrito. :) De resto, a esmagadora maioria dos erros que vejo, apesar de serem claramente reprováveis, parecem ser derivados da pressa e falta de tempo de revisão ortográfica por causa dos prazos, e não de má cultura da língua portuguesa.

Mas é uma excelente contribuição. Acho que a AH devia ter um "proof-reader" antes da revista ir para a gráfica... mas aceito que não seja viável financeiramente.

as revista do national geographic tinha um refvisor. foi uma das coisas mais importantes pra eles, pois prezavam a escrita escorreita, fluente. passavam por um corrector e depois por um revisor final, pelo menos. acho que nunca lhes vi um erro.

muitos nao sabem o que é um corrector a nao ser aquelas canetas, quanto mais um revisor final... [8b]

- Em Portugal, desaparecem da língua escrita o "c" e o "p" nas palavras onde ele não é pronunciado, como em "acção", "acto", "adopção" e "baptismo". O certo será ação, ato, adoção e batismo;

- Também em Portugal elimina-se o "h" inicial de algumas palavras, como em "húmido", que passará a ser grafado como no Brasil: "úmido";

Estas duas são BARBARIDADES AUTÊNTICAS.

Mas quem foi o energúmeno que assinou um acordo destes? [8b]

Erros Captados no Fórum:

Erros Captados no Fórum:

Já devem ter reparado que cada vez que abrimos um tópico, acaba por aparecer sempre pelo menos um erro, quando não são vários e por vezes até na mesma frase. ATÉ EU JÁ FUI CRITICADO POR ABREVIAR. [:D]
farei aqui um apanhado geral de alguns dos mais graves. se repararem em mais coloquem-nos por aqui. :sh)

ESPERO QUE NAO LEVEM A MAL... ok?

----------

espero que tenhas tanta sorte como eu

PS: estagias-te ???

É ESTAGIASTE!!! No passado (pretérito perfeito NUNCA se separam as palavras. Parece que o rapaz se estagiou a si mesmo!

.....

prós amigos

É PARA OS

.....

depois vem dizer

É DEPOIS VÊM DIZER

.....

vai ser jogos

É VÃO SER JOGOS

.....

mas já foi á uns anitos

É MAS JÁ FOI HÁ UNS ANITOS. COM DATAS É SEMPRE COM H! [;)]

.....

A rir se começa a dia

A???

.....

Toco bateria à 10 anos. Espero nunca largar porque razão for.

FICA HÁ DEZ ANOS E POR QUE RAZÃO FOR, EMNBORA A ÚLTIMA FRASE PUDESSE TER SIDO ESCRITA NOUTRO PORTUGUÊS. FALTAM AÍ PALAVRAS.

.....

e por fim, fiz massa esparguete

O ESPARGUETE É UM TIPO DE MASSA, SENÃO DIRÍAMOS MASSA TORTELLINI, MASSA TAGLIATELLI, ETC.

.....

e botar no microondas

BOTAR??? PÔR, COLOCAR, METER...

.....

que eu axei melhor

ACHEI

.....

porque elas acabem por aquecer

PORQUE ELAS ACABAM

.....

Inda agora entornei

INDA??? INDA??? AINDA!!!