Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

• Sim

Votes: 50 32.9%
  • Não

Votes: 102 67.1%

• Total voters
    152
Continuo a achar que o pisca da esquerda para sair da rotunda torna mais facilitada a entrada dos outros condutores. Mas lá está, no dia-a-dia 80% dos condutores que vejo quando estou a entrar numa rotunda ou a circular nela não fazem pisca!!!
Eu faço e vou continuar a fazer, tanto para a esquerda a contornar como para a direita quando saio. Já houve alturas que não fiz pisca (quando só estou eu na rotunda) a contornar mas a sair faço-o sempre, não custa nada... [;)].

Mas se eu estou em frente a uma rotunda vou fazer o pisca a indicar que vou mudar de faixa na entrada para quê? Teno outra alternativa senão ir em frente e cruzar as vias necessárias? Vou fazer marcha atrás? Na minha opinião esse é um preciosismo desnecessário. Só posso ir em frente
Depois de estar dentro da rotunda na faixa que é mais indicada para o meu destino (estamos a falar da que está mais à esquerda) vou dar o pisca para a esquerda para quê? Se eu der o pisca continúo para a esquerda na faixa da rotunda mais à esquerda continuarei nessa faixa mas se eu não o der continuarei também só poderei sair dela quando der o pisca para a direita

Vê lá se percebes, e isto é uma teoria.

Vais numa estrada com uma faixa. A rotunda tem 2 faixas, e quando entras, se quiseres ir para a faixa da esquerda, tens que sinalizar.....

Mas qual marcha-atrás qual quê , é assim tão dificil de entender ????

Quem entra numa rotunda sem sinalizar o pisca seja para a esquerda ou para a direita, e, bem assim, quem for for na faixa da direita para não sair na próxima saida (é de evitar.. ) deve fazer pisca para a esquerda.

Quem não o fizer porque acha que está mal, só está a prejudicar o trânsito, mas é disso que nós precisamos, de bons condutores que se acham cheios de razão...

Exacto. Mas, como quando viro à esquerda nas rotundas, mudo para a fila mais interior, tenho o dever de o assinalar. Ao usar o pisca antes de entrar na rotunda estou apenas a avisar com antecedência. Acho que assim satisfaço o que diz o CE e passo a mensagem aos restantes condutores.

Ora bem !

O Acesso ás rotundas até pode ter 500 faixas. Mas a 1ª faixa que vocês pisam na rotunda, é sempre a que está mais á direita, e se quiserem passar para as faixas interiores (mais á esquerda logicamente) têm de indicar pisca para a esquerda antes de entrar na rotunda

Fonix será tão dificil =?=???????

Quem entra numa rotunda sem sinalizar o pisca seja para a esquerda ou para a direita, e, bem assim, quem for for na faixa da direita para não sair na próxima saida (é de evitar.. ) deve fazer pisca para a esquerda.

Concerteza que sim, deve ser para informar os demais utilizadores que vai estacionar na placa central da rotunda

Quem não o fizer porque acha que está mal, só está a prejudicar o trânsito, mas é disso que nós precisamos, de bons condutores que se acham cheios de razão...

Pois, aqui é que a porca torce o rabo, cada vez que vês um sinal de obrigação fazes pisca, deve ser com os teus argumentos

Já com um bom numero de participações, a maioria deve estar mal, só pode, és o unico cheio de razão, os meus parabéns

O Acesso ás rotundas até pode ter 500 faixas. Mas a 1ª faixa que vocês pisam na rotunda, é sempre a que está mais á direita, e se quiserem passar para as faixas interiores (mais á esquerda logicamente) têm de indicar pisca para a esquerda antes de entrar na rotunda

Fonix será tão dificil =?=???????

Bebeste ao almoço :confused:

Vais fazer inversão de marcha, em contra mão :confused:

...

2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:
􀂾 Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em
função da saída que vai utilizar;

...

Sinalização de manobras:
􀂃 Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo
decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda
devem ser previamente sinalizadas."

Só encontrei agora este artigo, não podia concordar mais...

Mais uma vez porquê pisca à entrada???? como podem ler nem sequer é mencionado o assunto no artigo.

Jesus Cristo mas nem sabem ler? Se o artigo da DGV diz que devemos ocupar dentro da rotunda a via mais adequada à saída por q vamos optar, leia-se se nao for a 1ª à direita devemos entrar numa faixa mais interior, e depois dizem que todas as manobras que impliquem deslocacao lateral do veiculo leia-se mudanca de via dentro da rotunda devem ser sinalizadas, se 1 + 1 ainda sao 2 toda e qualquer mudanca de via dentro de uma rotunda deve ser sinalizada inclusivé os sinais para a esquerda qdo se opta por uma mais interior.
Nem sequer é mencionado pelo artigo? :sh) :sh) :sh) :sh) :sh) :sh) :sh)

Eu apenas faço pisca para saír das rotundas. Não me parece que faça qualquer sentido andar com o pisca da esquerda dentro das rotundas (a não ser para mudar de via de trânsito). Também não me parece lógico o pisca para entrar. Se estamos à entrada da rotunda não nos resta outra alternativa e não há nada para avisar! Fazer o pisca para entrar na rotunda seria o mesmo que o fazer em cada curva da estrada [;)]

Eu apenas faço pisca para saír das rotundas. Não me parece que faça qualquer sentido andar com o pisca da esquerda dentro das rotundas (a não ser para mudar de via de trânsito). Também não me parece lógico o pisca para entrar. Se estamos à entrada da rotunda não nos resta outra alternativa e não há nada para avisar! Fazer o pisca para entrar na rotunda seria o mesmo que o fazer em cada curva da estrada [;)]

Quando não fizeres tensão de cortar á esquerda e ou á direita, ligas os 4 piscas

"Prontes" dás indicação que vais a direito[:)] [:)] [:)]

Quando não fizeres tensão de cortar á esquerda e ou á direita, ligas os 4 piscas

"Prontes" dás indicação que vais a direito[:)] [:)] [:)]

Essa dos quatro piscas é outra que tal... O pessoal pensa que por ligar os 4 piscas lhes dá o direito de pararem em qualquer lugar [8b]

Eu faço sempre pisca à direita para sair da rotunda. E sublinhei a parte do "à direita" porque muitos fazem para a esquerda, não percebo muito bem porquê. Parece que vão apontar para outra saída a seguir, mas saem naquela com o pisca errado. Devem querer levar com um carro nos faróis para abrir a pestana...

Às vezes, e consoante a rotunda, também faço pisca à entrada.
Vamos supor que é uma rotunda com 4 saídas, em forma de "+". Se entro na rotunda para virar à esquerda (3ª saída), meto pisca para a esquerda, mas só se for uma rotunda "plana" (sem obstáculos no meio que tapem a visibilidade). Assim informo os condutores que vêm de frente que vou seguir para aquele lado, e por vezes isso ajuda.
Além de que em Cascais há rotundas que parecem cruzamentos, e têm apenas um círculo desenhado no chão. Aí convém não facilitar.

Vê lá se percebes, e isto é uma teoria.

Vais numa estrada com uma faixa. A rotunda tem 2 faixas, e quando entras, se quiseres ir para a faixa da esquerda, tens que sinalizar.....

Mas qual marcha-atrás qual quê , é assim tão dificil de entender ????

Eu não disse que dificultava o trânsito. Disse que era um preciosismo desnecessário, pelo menos para mim, porque já vi de tudo e não é um pisca que resolve a dúvida acerca da intenção do outro condutor. Já vi inclusivé condutores a dar o pisca para a esquerda e quando saiem da rotunda não dão pisca para a direita, isso sim pode provocar acidentes.

Só uma nota já vi neste tópico a defenderem que o pisca é enquanto circulam e outros quando vão dar entrada na rotunda.

...Fazer o pisca para entrar na rotunda seria o mesmo que o fazer em cada curva da estrada [;)]

Numa curva de estrada a fila é só tua, enqto na rotunda ha mais carros a querer partilhar a fila q dependem de informacoes exteriores para saber se podem entrar em seguranca. É preciso ser assim tao inteligente para ver as diferencas?

Por acaso é um tema engraçado...

Eu também quando saío na 1ª saída faço pisca à dta., quando vou em frente faço pisca à dta., quando saío na 3ª saída, faço pisca à esq. e depois à dta.

Num mundo perfeito onde todos andassem nas faixas devidas não era necessário, mas onde o pessoal corta as rotundas chegando a usar as duas (e três!!!) faixas para circular, acho que se torna mais eficaz este método.

Mas lá está farto-me de esperar para entrar numa rotunda e é só patos bravos que sem fazer pisca saiem na 1ª.

Se o mundo fosse perfeito....

Cump.

Numa curva de estrada a fila é só tua, enqto na rotunda ha mais carros a querer partilhar a fila q dependem de informacoes exteriores para saber se podem entrar em seguranca. É preciso ser assim tao inteligente para ver as diferencas?

O uso do pisca pressupõe que haja mais que uma alternativa da via a tomar. No caso de se encontrar uma rotunda pela frente, não existem alternativas!

Por tanta gente ser "dona da verdade" (e nem depois de explicado pelo Mikey_mouse (escrevi bem ?) assim como com a indicação da legislação vigente) é que há tantos acidentes/incidentes...

Numa coisa tão todos de acordo: para sair é obrigatório o pisca para a direita.
Pena é que uns 80% dos condutores não o façam.
É como os 50kms/h e os que aqui escrevem "mto bem e tal" em relação aos radares: onde andam vocês ? É que aqui em LX não vejo ninguém a andar a 50 ... só mesmo quando passam os radares.

Mas de qq das formas não vou repetir o que o MM já disse no que toca à legislação, mas refiro a 1ª Razão para usar o pisca à entrada das rotundas: CIVISMO. Informar os restantes condutores das nossas intenções, mesmo que (não é o caso) não sejamos legalmente "obrigados" a fazê-lo.
É como agradecer a outro condutor o facilitar de uma manobra complicada ou uma cedência de prioridade: o código não diz que se deve agradecer, mas o civismo sim.

Seguindo esta linha de raciocínio e sabendo que:
- Toda a gente se queixa da falta de civismo nas nossas estradas
- A maioria dos que manifestaram a sua opinião aqui acha que usar piscas na entrada de uma rotunda "é uma estupidez"
Tirem as vossas conclusões.

"V"

Back