Projecto Nacional

Projecto Nacional

• Microcarro

Votes: 10 8.5%
  • Veículo Comercial

Votes: 14 12.0%
  • Ligeiro Passageiros

Votes: 32 27.4%
  • Todo-o-Terreno

Votes: 22 18.8%
  • Pequeno desportivo

Votes: 18 15.4%
  • GT

Votes: 11 9.4%
  • Super-luxo

Votes: 3 2.6%
  • Autocarro

Votes: 4 3.4%
  • Autocaravana

Votes: 3 2.6%

• Total voters
    117
  • Poll closed .

NDzign

New member
Olá a todos...

Pela primeira vez em muitos anos começam a surgir projectos nacionais (vinci gt, vinci tt, dino concept, etc...) no campo automóvel...bem interessantes é verdade, mas parece que nenhuma conseguiu até agora, entusiasmar e fazer-nos acreditar em algo verdadeiramente viável e com futuro...

O que eu gostaria de perguntar é o seguinte: "Que tipo de projecto crêem que teria realmente potencial para ser viável, ver sucesso e ter a aceitação de todos os portugueses?"

qualquer um.

tem e que ir de encontro ao que o seu publico alvo deseja, coisa que ate agora nenhum fez. tem tambem que ser bem gerido, por gente sem "segundas intencoes", isso sim e o mais complicado nos dias que correm.

Microcarro!

Para apostar num projecto portugues com o objectivo de lucrar nada melhor que construir um bom microcar, ja que se sabe que tem tanta aceitaçao no meio rural, com uma base antiga mas acima de tudo fiavel

Na minha opiniao era uma boa aposta e que concerteza teria sucesso.

Vêm-se tantos Microcars fora das cidades, sao quase todos franceses Aixam Microcar Ligier e custam para cima de 10000€. Penso que havia boa capacidade para fabricar um carro simples com um custo de venda de pouco mais de 5000€, que gerasse postos de trabalho e capital.

Mas enquanto nao houver iniciativa ou enquanto os portugeses andarem com ideias de construir um super desportivo carissimo(ridiculo), que é a ideia mais parva, nada feito.

Se todos pensarem como eu, uma marca automovel portuguesa seria muito bem vinda... mais k isso, seria uma mais valia para o nosso mercado.
Compramos carros de marcas de todo o mundo e pagamos os carros carissimos precisamente por isso. Havendo uma marca portuguesa com produtos relevantes iria criar uma pressao sobre o mercado, obrigando a um esforço das marcas para a pratica de preços mais baixos... se deixarem k o carro saia a bom preço/kualidade e nao haja kem se aproveite em demasia.

Um bom começo neste panorama iria começar pelos ligeiros de passageiros, nomeadamente na maior fatia das vendas nacionais... utilitarios e/ou pekenos familiares, precisamente pk é o carro k a maioria dos portugueses compra por necessidade.

Não está nas opções mas para mim seria um utilitário, bem construido e economico (hibrido ou com outra solução avançada desenvolvida cá)
não vale a pena começar a fazer de novo o que os outros já fazem desde sempre, agora nesta altura de transição a aposta teria que ser sempre para o futuro, algo que os outros tambem não tem e ainda vão demorar a ter por estarem ocupados a fazer o que sempre fizeram ...

Um micro-carro mas não daqueles sem carta.
Um "mata-Smarts"....por metade do preço ( nem era preciso tanto ) podia ser que fosse um sucesso, mas como a moda é mesmo um Smart, não tenho muita certeza sobre isto.

Ah e claro com uma rede de assistência, pelo país fora.[;)]

Penso que o melhor seria um carro ligeiro de passageiros (os mais vendidos no mercado nacional) do tipo Logan mas em versão hatchback já que o sedan não é bem visto por estes lados.
Terá de haver uma boa imagem, no sentido de captar a atenção das pessoas, bom serviço de manutenção, boa rede de concessionários capazes de fornecer um serviço de qualidade.

Mais importante que o preço disponivel na compra, acho que se fosse possivel encontrar uma solução que permitisse um longo prazo de utilização, com baixos custos de manutenção sem descurar o lado ambiental seria o ideal.

Resumindo: deve ser um utilitário capaz de levar uma tareia e mesmo assim continuar fiel e capaz de circular convenientemente. [:p]

Só grandes marcas cheias de recursos fianceiros e tecnológicos têm competitividade para vender veículos ligeiros de passeio. Fora isto qualquer iniciativa para uma marca de automóveis deve centrar-se em nichos de compradores que busquem, e estejam dipostos a pagar, por carros exclusivos com excelentes prestações e qualidade de construção diferenciada. Outra hipótese é a construção de carros para track-days e competições.

Para ter algum sucesso teria sempre de ser um produto de "nicho" e não um produto generalista, pois para tal é necessária uma abrangência de recursos e capital impensáveis para uma marca nova e sem tradição.

Uma coisa na onda do Lotus Elise era a minha aposta. Um produto virado para apaixonados da condução, mas sem preços exorbitantes e com um custo de manutenção aceitável.

Autocarro.

Toda a gente iria adorar que uma empresa tivesse productos nacionais.

Já um ligeiro de passageiros, as pessoas preferem aquilo que já existe já muitos anos no mercado....

Boas

Para mim um qualquer desde que contribua para a evolução da industria nacional!! Mas o belo do ligeiro de passageiros é que era mas quase impossivel pelo investimento e logistica da produção em massa(era bom que eu estivesse enganado).

Abraços

pela lógica um ligeiro de passageiros, mas votei num desportivo barato. bastariam uns 150cv e 1.6 ou mesmo 1.8. mais que isso penso que nao valeria a pena, pois iria influenciar os custos.

apostaria em extras já incluídos, como faz a seat e nao pagos por fora, como fazem a bmw, audi e outras.

a carroçaria teria que ser moderna e atractiva.

de resto, os custos nunca poderiam ser superiores a 28000€ se existisse um projecto deste estilo. tntaria baixar prós 25/26000 caso conseguisse.

Talvez um pequeno desportivo, penso que seria o mais lógico.
Boas performances e exclusividade aliadas a um valor mais baixo de venda em relação a potenciais adversários. [;)]

Todo O Terreno!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Todo O Terreno!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Carissimos, sei que sou suspeito ;), mas carros produzidos por paises e industrias várias vezes mais poderosas que nós a todos os níveis, não acho que seja solução. A solução para Portugal ter uma industria automóvel na minha opinião será a de nicho e mercado e nesse sentido apostava naquele em que já demos provas. Um veículo todo o terreno. Um puro e duro construido à imagem do panorama actual. Até uma coisa como o "defender" evoluiu nesse sentido nesta ultima actualização. Não nos é difícil pruduzir um concorrente viável e a bom preço.

Abraços.

UMMonstro feliz proprietário..... :D

um projecto levado a cabo por bons profissionais nas suas áreas é a base para que corra bem... não é por ser citadino ou GT, em pequeno numero ou grande produção que condiciona o sucesso...

há por ai tanto fabricante de carros com décadas de experiência e desses alguns só dão barraca e íamos nos entrar neste ramo .... nahhhhh

deixem isso para quem sabe!!!

Back