O UMM do Futuro !

Quanto ao mercado africano, na verdade não conheço nada, apenas imaginei que fosse onde um jipe fosse mais vendido devido às condições das estradas e perfil geográfico. Mas nunca lá estive de qualquer maneira, foi apenas uma ideia...

[;)] O que me alegra é que já somos muitos a participar num sonho.
:( Mas entristece-me a parte dos chineses e indianos e esses todos.:confused:

Eu acho que ao recuscitar uma marca,deviamos pôr a nossa fraca industria a fornecer-nos os materiais (que possam ser cá feitos),podendo através de parcerias em diversas areas,desenvolver modelos e essas mesmas areas.

Ex:bancos,tecidos,plasticos (a empresa que faz a "tampa" da mala do EOS e outras),cabolagem e outros conponentes electricos,Pneus (Mabor),Design,Galp (Oleos,Valvolina e etc.) entre outros materiais.

Em relação aos modelos,acho que o Alter (lll) devia ser uma evolução do 2 á semelhança do Defender (mas melhor bom),ou seja,adaptando-se aos tempos.
Quanto á produção de outros modelos,ai sim poderia-mos aproveitar projectos de outras marcas,como por exemplo Gupo PSA e a Mitsubishi com o Outlander mas sempre com o nosso cunho ou seja como no caso da Seat e VW.

Last edited:
Olá,

Boa iniciativa, embora ainda somente a nível de um forum online, vejo aqui pessoas que podem levar este projecto para a frente (O Ernesto Freitas e o Nélson Simões). Eu próprio sou designer, se precisarem de ajuda, podem contar comigo.

A ver se no futuro ponho aqui alguns desenhos de ideias que me vão na cabeça, mas por agora já vi boas ideias e acima de tudo boa qualidade de apresentação. [;)]

Abraço.
André Costa.

Já agora onde posso vêr os desenhos do Nélson Simões?

E a linha dos outros modelos acho que devia seguir as do Alter mas modernas,como por exemplo os desenhos do Ernesto Freitas.

Last edited:
Ora bem, aproveito e transcrevo o que postei no outro tópico da UMM que acho que encaixa aqui também:

"Em Portugal o trial tem vindo a ganhar força... e há cada vez menos TTs puros e duros no mercado.
Pegando na ideia do Vinci, ou seja, pegar em mecânica existente e fazer uma carroçaria cá, tendo em conta que temos a fábrica dos autocarros da SC em Gaia, tendo em conta que cada vez há mais e melhores preparadores de trial que quase fazem carroçarias novas, seria assim tão utópico pensar em pegar nuns chassis de longarinas (já que falei da SC podia ser mesmo da Hiace adaptado ou coisa do género), pegar numas caixas de redutoras e em material do melhor que há para TT e fazer uma verdadeira "cabra do monte" em números limitados?

Ou seja, juntando esforços de quem sabe, pegando em mecânicas simples mas robustos, e depois do que se fez com o Vinci, seria assim tão complicado fazer um TT destinado especialmente a esse nicho que cada vez tem maior procura e menor oferta dos grandes fabricantes? Não digo para fazerem algo em série, mas ser feito sob encomenda, de preferência a um preço ligeiramente acima das melhores preparações mas que teria a vantagem de vir assim de fábrica e que ainda poderia equipar forças de segurança e bombeiros...
Já vi que não se pode voltar a usar o nome UMM mas se lhe quiserem chamar AHO Automóveis eu não me importo [:D]

E sonhar é tão bonito [:D] "

E acrescento: esperem mais 5 anitos para eu acabar o curso que já dou uma mão [:)]

E agora que falei em faculdades, lembrei-me duma coisa:

já que temos faculdades de engenharia muito boas, porque não aproveitar e metê-as "ao barulho" nesta história toda?
Desde apoio tecnológio até ao fornecimento de mão-de-obra especializada (leia-se, engenheiros). Acho que trabalhar num projecto destes deve ser muito motivador para qualquer estudante e iam ser mais os interessados do que as vagas...

já que temos faculdades de engenharia muito boas, porque não aproveitar e metê-as "ao barulho" nesta história toda?
Desde apoio tecnológio até ao fornecimento de mão-de-obra especializada (leia-se, engenheiros). Acho que trabalhar num projecto destes deve ser muito motivador para qualquer estudante e iam ser mais os interessados do que as vagas...

realmente poderia-se tentar obter apoio de cursos como o de Eng. Automovel.. Seria um projecto interessante do ponto de vista dos alunos, quer pela experiencia, quer pelo curriculo apr:)apr:)apr:)

Era fantástico conseguir avançar como uma projecto desses.

Na minha opinião, e usando o exemplo da compra do clube de futebol, poder-se-iam angariar fundos de forma a construir um prototipo funcional que pudesse funcionar como chamariz para investimentos mais avultados, pois para produzir veículos é preciso um arcaboiço financeiro muito elevado.

Temos no tópico da UMM vários users que fazem estudos a nível de design de um possível UMM, e certamente, com a carolice de alguns poder-se-iam obter projectos (alguém os fornecia de graça?) e depois alcançar um certo consenso em quais as linhas estilísticas a seguir.

Fundamental era também utilizar peças já existentes de outras marcas, e produzidas já com economias de escala de forma a obter componentes mais baratos, isto falando a nível mecânico.

Dever-se-ia apontar para um TT barato, e acima de tudo resistente, o chamado puro e duro [:D] Apontar baterias para o mercado africano e também para o Estado!

Quanto à utilização da marca UMM, no caso de não ser possível adoptar essa designação deixo já aqui uma sugestão:

marca: iPA (industria portuguesa de automóveis)modelo: TT (óbvio)

Era um projecto que sem dúvida gostaria de participar! [:blush:]

O nome IPA está fiche, ou iPA, como ficar melhor.

Talvez a melhor ideia do tópico, as faculdades em Portugal, receberiam, de certeza, o projecto de braços abertos, com tanto espaço que há!

Além disso, tínhamos acesso, além de conhecimento técnico que chegue e sobre, a software que custa um dinheirão, e a alguns equipamentos que custam uma fortuna...

Mas, a 10€ cada um, não dava sequer para abrir a sede, e a 100€, não estou a ver 10.000 pessoas a investir... Nem a 1€...

Eu alinhava, e podia contribuir na parte electrónica...

e no fim ter 2 modelos:
1 jipe: puro TT
e 1 SUV

Motor para o TT: 3.0d4d 173cv

e para o suv o 2.2 com 177cv [:D] ou mesmo o 2.0 com 126

o TT tem - cv que o suv [:D]

Bem, a verdade é que não podemos andar por aí como apaixonados, temos de ver os motores que conseguíamos deitar as mãos, e os que melhor serviam, não só ao carro, mas também á manutenção, facilidade de arranjar peças, etc. etc. etc... É muito dificil...

E quanto ao modelo, o melhor, seria uma coisa:
1) Barata
2) Diferente de todo o resto
3) Inovadora (ok, nada de grandes invençõ€s)
4) Com aura própria

Isso é que dá muuuito dinheiro...

Last edited:
A mocar ainda existe?
N faliu?

É possivel que seja a Europeças a detentora dos direitos da marca mas isso é facil saber, basta-me um telefonema. [;)]

Além da MOCAR a UMM continua a laborar, e bem perto de Queluz.

Site da união metalo mecânica,sa,tem como actividade principal o fabrico e montagem de veículos motorizados todo-o-terreno bem como a construção metalomecânica ligeira.

http://www.umm.pt

Continua a ser uma empresa de Metalomecânica e continua com direitos.

[;)]

Além da MOCAR a UMM continua a laborar, e bem perto de Queluz.

Continua a ser uma empresa de Metalomecânica e continua com direitos.

[;)]

A UMM ainda funciona na fabrica de Queluz?

Não sabia. Cheguei a lá ir varias vezes mas pensava que tivesse encerrado.

Bem, a verdade é que não podemos andar por aí como apaixonados, temos de ver os motores que conseguíamos deitar as mãos, e os que melhor serviam, não só ao carro, mas também á manutenção, facilidade de arranjar peças, etc. etc. etc... É muito dificil...

E quanto ao modelo, o melhor, seria uma coisa:
1) Barata
2) Diferente de todo o resto
3) Inovadora (ok, nada de grandes invençõ€s)
4) Com aura própria

Isso é que dá muuuito dinheiro...

Mas discordas em ir buscar os motores à toyota? o 3.0 d4d 172cv já deu provas, já tem alguns anos, sem problemas e foi agora colocado na hilux!

o 2.2 177 é o que nós bem conhecemos da avensis, auris, rav4 etc... acho que são fiáveis e de mecânica barata...

ok... n podemos andar como apaixonados... tens razão... mas fui buscar motores que pudessem trazer ao cliente alguma garantia de fiabilidade ainda por cima nun carro novo! apr:)

A UMM ainda funciona na fabrica de Queluz?

Não sabia. Cheguei a lá ir varias vezes mas pensava que tivesse encerrado.

sim, sim, ali por detrás do cemitério!

humor negro: os mortos vão assistir ao ressuscitar de 1 novo carro e eles ali enterrados [:D][:D][:D][:D][:D][:D]

Eu quero um :)

Mas motores ... vamos buscar á toyota ou Nissan ... da Dyna ou Cabstar .

motores 4L? n achas exagerado?

se for o 3L pode ser o da hilux/land cruiser com 170 (a malta não se pode esquecer que o mercado anda com números altos na cabeça, infelizmente)

well eu tb quero 1

mas há 1 coisa que nós não nos podemos esquecer!!!!

a maeca teria de continuar a ser UMM

eu perdi-me quando falaram na iPA

iPA é só no caso de UMM n ser viável?

motores 4L? n achas exagerado?

se for o 3L pode ser o da hilux/land cruiser com 170 (a malta não se pode esquecer que o mercado anda com números altos na cabeça, infelizmente)

well eu tb quero 1

mas há 1 coisa que nós não nos podemos esquecer!!!!

a maeca teria de continuar a ser UMM

eu perdi-me quando falaram na iPA

iPA é só no caso de UMM n ser viável?

Não acho exagerado ... se queremos um TT capaz ... é preciso um motor com binario capaz de trepar tudo ... E se vires a maior parte das grandes preparações que se fazem nos jipes para trial , é tudo corrido a motores de Dynas e Cabstar's .

O chassis de longarinas do Alter ainda pode servir muito bem. Os alter 3 já não tinham molas semi elipticas, mas sim molas helicoidais. Um motor e transmissão japoneses de anteriores gerações resolviam parte do problema.

O objectivo seria a compra da UMM toda, ou apenas do nome da marca de automóveis? Se a questão é o nome, não torrem dinheiro nisso, mais vale um nome novo.

Não acho exagerado ... se queremos um TT capaz ... é preciso um motor com binario capaz de trepar tudo ... E se vires a maior parte das grandes preparações que se fazem nos jipes para trial , é tudo corrido a motores de Dynas e Cabstar's .

ok... mas não queremos fazer concorrência com o hummer [:D] nem tornar o jipe estupidamente caro...

O objectivo seria a compra da UMM toda, ou apenas do nome da marca de automóveis? Se a questão é o nome, não torrem dinheiro nisso, mais vale um nome novo.

era só a marca! mas até és capaz de ter razão só os problemas de desagregação ......[8b] [:vm)] :(

Para mim o motor podia ser este(mas o actualizado):
Engine location:FrontDisplacement:2499 ccm (152.49 cubic inches)Engine type:Inline, 4 cylinderMax power:83.00 PS (61 kW or 82 HP) at 4000 Rev. per min.Max torque:194.00 Nm (19.8 kgf-m or 143.1 ft.lbs) at 2000 Rev. per min.Bore x stroke:83.1 x 85.1 mm (3.3 x 3.4 inches)Valves per cylinder:3Fuel control:Double overhead cam (DOHC)Gearbox:Manual, 5-speed

Edit: basicamente é o motor que equipa a Ford Ranger/mazda bt-50.

Last edited:
Back