Lancia Y, vale a pena?

LOOOOOOOOOOOLL... Fiesta melhor que um Y elefantino rosso?...
Fiesta é uma autentica pandeireta ao lado do Y ...

Um tio meu tem um 1.2 de 97 e não lhe dá problemas nenhuns. O único problema mesmo são os consumos. Em cidade chega aos 10l/100km sem dificulade nenhuma. :sh)

Um tio meu tem um 1.2 de 97 e não lhe dá problemas nenhuns. O único problema mesmo são os consumos. Em cidade chega aos 10l/100km sem dificulade nenhuma. :sh)

não dá problemas e faz 10?
10?? isso é muito, o carro deve estar com algum problema![:p]

ou o teu tio conduz esticando as primeiras e segundas e esquecendo-se que há mais mudanças!

então o 1.2 de 84cv na Madeira nas minhas mãos fazia 9/10 e aquilo é só subidas(e descidas) ...portanto mesmo em Lisboa não pode fazer mais se estiver em condições![;)]

eu por acaso nunca conduzi um Y em lisboa, mas normalmente faço menos 1 litro ou 2 a menos da Madeira para Lisboa! tipo se lá faz 10 cá faz 8/9!

é verdade que o Y 1.2 (e as outras motorizações) não são nada poupadas, mas dá para fazer certamente médias de 7/8 mesmo dentro da cidade (Lisboa)

não esquecer que por exemplo..um polo 6n 1.0 faz igualmente 7 dentro de Lisboa!e um fiesta 1.25 também 7/8 (este sim é um gastador de primeira eheheh)!!!

eu confirmo!

o meu 1.2 LE consumia-me 10l/100 só conseguia fazer em media cerca de 500KM com ele.

eu confirmo!

o meu 1.2 LE consumia-me 10l/100 só conseguia fazer em media cerca de 500KM com ele.

Fogo o carro devia estar bonito devia!!!!lol

Eu no meu a andar normal faço na boa médias de 6/7 litros em cidade.

Para fazer 10l só se esticar todas as mudanças ao red line constantemente!!!

Fogo o carro devia estar bonito devia!!!!lol

Eu no meu a andar normal faço na boa médias de 6/7 litros em cidade.

Para fazer 10l só se esticar todas as mudanças ao red line constantemente!!!
garanto-te que não, até me tentava controlar precisamente por causa dos consumos absurdos.

com o carro actual é que passo a vida esticar e
faço 7.5L/100 por deposito

eu confirmo!

10 em média é que voçÊs ou não tinham o carro em condições ou faziam uma condução despreocupada e por vezes exagerada, ou então andavam só dentro de uma cidade como Lisboa e nas vossas médias nunca faziam incursões a fora da capital!

só pode ser!eu conheço o 1.2 84cv ....e repito, o carro a fazer uma condução normal não consome assim tanto[;)]

aliás se forem ao sprit monitor , podem ver aqui http://www.spritmonitor.de/de/ueber...onstyear_s=1996&constyear_e=2004&exactmodel=y

quanto é que em média o y consome

1.2 16v rosso 7.47 lts/100

1.2 elefantino blue 6.79lts/100 ;6.35;6.31,6.05

médias anunciadas

9.8/5.4/7.0 l/100km urban/extra-urban/combined

Last edited:
Tenho um amigo com um Punto ELX com esse motor (1.2 16v) e faz consumos bastante inferiores, mesmo com pneus 195 e jantes de 15".

Claro que a puxar, abusar em cidade, é fácil ir aos 9-10 litros, mas em consumo misto, anda regularmente pelos 6-7l. [;)]

Porra, que consumos anunciados tão altos! :rolleyes:

Mas para o carácter do 1.2, percebe-se...[:cool:]

muitos 1.2 vivos fazem consumos destes , o 1.25 ford é a mesma coisa....o punto como diz o jetboy idem, ...e mais recentemente temos o 1.2 VAG [:D] [:D] que mal se arrasta [:p]

Tenho um amigo com um Punto ELX com esse motor (1.2 16v) e faz consumos bastante inferiores, mesmo com pneus 195 e jantes de 15".

Claro que a puxar, abusar em cidade, é fácil ir aos 9-10 litros, mas em consumo misto, anda regularmente pelos 6-7l. [;)]

exacto! mas até um polo 1.0 ou um jazz 1.2 dentro de cidade a puxar chegam bem a 9/10 lts!

por isso é que ás vezes os CB são bons, há pessoal que pensa que os carros gastam mais é a velocidades elevadas![:D]

...conheço, 4 exemplares e todos eles têm vários problemas eléctricos.

Não é mito, é mesmo verdade.

Vamos lá ser racionais e pensar pela nossa cabeça para variar. [;)]

Os carros são máquinas, todas elas avariam, seja na parte mecânica, eléctrica ou electronica!

Eu tenho 2 Alfas, um com 20 anos (zero problemas eléctricos), e outro com 7 anos (zero problemas eléctricos).

A minha mãe teve um Uno durante 10 anos, o único problema que se possa dizer elétrico, foi no seu fim de vida, a luz da falta de óleo não apagar, mesmo com tudo atestado.

A minha namorada tem um Y com 10 anos (zero problemas eléctricos).
A minha cunhada tem um Panda de 2004 (zero problemas eléctricos).

O meu irmão teve um Polo de 99, teve problemas eléctricos (elevador das janelas).

A minha prima teve um ibiza de 2004, teve problemas eléctricos (curto-circuito).

Um amigo meu tem um megane de 2004, teve problemas eléctricos (elevador das janelas).

Por isso posso dizer:

É mesmo mito! Problemas elétricos NÃO estão ligados à NACIONALIDADE da marca! [;)]

Por isso posso dizer:

É mesmo mito! Problemas elétricos NÃO estão ligados à NACIONALIDADE da marca! [;)]

Sim, claro!
Lal como disse, tenho dois Fiat - um Alfa 147 e um Fiat Barchetta. Logo, nunca iria julgar os carros pela nacionalidade.

Uma coisa é certa: ambos andam com a luz do airbag acesa. Coincidência? Não me parece...
Conheço vários Fiat em que isso já aconteceu.

Em relação ao Lancia Y, só falei de casos muito concretos.

Sim, claro!
Lal como disse, tenho dois Fiat - um Alfa 147 e um Fiat Barchetta. Logo, nunca iria julgar os carros pela nacionalidade.

Uma coisa é certa: ambos andam com a luz do airbag acesa. Coincidência? Não me parece...
Conheço vários Fiat em que isso já aconteceu.

Em relação ao Lancia Y, só falei de casos muito concretos.

Isso é um problema comum a uma data de carros. a minha Megane andou assim, o Ibiza de um amigo meu também já viu isso acontecer umas quantas vezes, etc. A diferença é que nos carros do G. Fiat a única maneira de desligar a luz é levar o carro à máquina e apagar o registo. Já nas outras marcas (na maioria, pelo menos), basta repôr a fiche em bom contacto (costuma ser uma das fichas que ficam debaixo dos assentos), para o erro desaparecer.

E a probabilidade de o que disseste ser uma grande asneira é de 100%.
è evidente que um carro só anda o que se quiser, mas, uma coisa é conseguir controlar eventuais asneiras da falta de prática ou de desconhecimento das reações do carro, num carro cujas reações são já por si limitadas, outra coisa é tentar fazer o mesmo num carro cujas reações são mais bruscas e cujos limites aparecem mais tarde, e daí a componente, perícia do condutor seja importante.
Eu com 10 anos de carta, normalmente conduzo o uno com 45 cv, com pneus 135, nunca apanhei susto, porquê?! porque sei que os limites do carro aparecem cedo e conduzo abaixo deles. Há dias peguei num polo 1.4 100cv e pneus 195 e ia me borrando todo ao fazer uma curva, porquê? porque deixei-me levar pela aparente sensação de segurança, e quando quis corrigir, contei pouco com as reações bruscas do carro. Valeu a experiência para uma saída airosa. Se fosse maçarico a conduzir, provavelmente fazia como todos os outros! nem saberia como colocar as mãos no volante

Isso é um problema comum a uma data de carros. a minha Megane andou assim, o Ibiza de um amigo meu também já viu isso acontecer umas quantas vezes, etc. A diferença é que nos carros do G. Fiat a única maneira de desligar a luz é levar o carro à máquina e apagar o registo. Já nas outras marcas (na maioria, pelo menos), basta repôr a fiche em bom contacto (costuma ser uma das fichas que ficam debaixo dos assentos), para o erro desaparecer.

Exacto.

É a 1º vez que sei desse problema em carros italianos, mas o meu ex Rover 220sdi teve esse problema e o smart roadster do meu irmão também!

Julgo que o problema é mesmo os carros terem air-bag, se não isso não acontecia! [:D]

Exacto.

É a 1º vez que sei desse problema em carros italianos, mas o meu ex Rover 220sdi teve esse problema e o smart roadster do meu irmão também!

Julgo que o problema é mesmo os carros terem air-bag, se não isso não acontecia! [:D]

Já passaram vários carros cá por casa e, por acaso, os únicos com esse problema são os dois Fiat actuais.

No meu grupo de amigos há alguns Fiat e todos têm, ou já tiveram, a luz do airbag acesa.

Se falares com alguém da Fiat, assumem logo que isto é frequente.

sim sim![:D] faz lá 100km em lisboa a puxar (á noite não conta [:p] ) e diz quanto foi a média!

É inferior a 9, na boa. Uns 8 e pouco, no máximo.
Do Estoril a Albufeira, com A5 e A2 a fundo (mesmo a fundo, com a 4ª nas subidas[:D] ), fez 9,7...
Em utilização diária, nunca fez mais de 7,5 num depósito completo, e a andar bem, a puxar[;)]

Back