Tópico dos auto-rádios e demais multimédia auto - Como montar um autorádio, na Pag 1

A minha namorada adquiriu um Lancia Y usado, em que quando se desliga o carro o radio continua ligado, mesmo sem a chave. Alguma ligação mal feita? É facil de resolver?

A minha namorada adquiriu um Lancia Y usado, em que quando se desliga o carro o radio continua ligado, mesmo sem a chave. Alguma ligação mal feita? É facil de resolver?

Penso que tem a haver com o fio positivo + 12v.

No meu carro tenho dois +12v, um que fornece corrente sempre, independentemente de estar com a chave ou não e outro em que o radio apenas funciona com a ignição.

Presumo que o sistema seja o mesmo que o meu, o meu é um fiat punto. Tira o radio fora e vê outro fio onde haja corrente e é so trocar.
cumps [;)]

Alguem me sabe dizer se ha Grundig vende caixas de CDS que leiam MP3s? Se sim o preço delas...?
Ja agora se caso n exista caixas de cds com essa função, ha algum cabo que de para ligar ao radio de origem (neste caso um grundig da FIAT) um leitor MP3s USB...?

Cumps

Last edited:

Se o radio for de origem, pode ser apenas regular a configuração, para desligar sempre que se retira a chave da ignição.

Cumps

icon14.gif

Thumbs up !
Sim, é sempre útil!

[;)]

Não sei se é neste tópico que devo fazer esta pergunta, mas cá vai...
Tenho uma rádio blaupunkt que funciona bem exepto o visor, onde as letras já não aparecem.
Tem arranjo? e se sim, vale apena?

É mesmo má ligação!

Os auto-radios tem duas "alimentações" de 12V:
Uma é permanente e é para a memoria do radio (configurações, relogio, etc); a outra é a alimentação propriamente dita (amplificação, iliminação, etc).
Como o proprio nome indica, a alimentação permanente está sempre ligada, mesmo quando se tira a chave da ignição; a "outra" alimentação só fica "activa" com a chave da ignição!

Como já deves ter percebido, o carro da rua namorada tem as duas alimentações permanentes, pelo que não se desliga quande tira a chave!

Pode ser facil de resolver ou não, dependendo se estão lá as duas alimentações ou não!

Se tiver, é só ligar os fios correctamente (em alguns casos até há uns terminais atrás do radio que é só trocar), se não tem que se pôr um fio com a alimentação da ignição!
Como podes ver na seguinte imagem (isto já andou aqui pelo forum), o pino 8 é a massa (-), o pino 4 é a alimentação permanente e o pino 7 é a alimentação da ignição:
20062602442_Esquema%20completo.JPG

20062602924_Pormenor%20ISO.JPG

Percebeste?![;)]

Não sei se é neste tópico que devo fazer esta pergunta, mas cá vai...
Tenho uma rádio blaupunkt que funciona bem exepto o visor, onde as letras já não aparecem.
Tem arranjo? e se sim, vale apena?

Provavelmente é a iluminação do display (de dia consegues ver?), se fôr deve ser barato, mas depende sempre do radio em questão!

Provavelmente é a iluminação do display (de dia consegues ver?), se fôr deve ser barato, mas depende sempre do radio em questão!
A côr consigo ver(laranja/avermelhado) as letras é que não.
Por exemplo vejo a côr de fundo mas não consigo ler o nome da rádio que está a tocar.:sh)

A côr consigo ver(laranja/avermelhado) as letras é que não.
Por exemplo vejo a côr de fundo mas não consigo ler o nome da rádio que está a tocar.:sh)

Então é mesmo o display, pois a iluminação do display está lá!
Assim ainda é mais grave!
Mas tenta levar isso a algum "entendido" que te possa dizer o preço da reparação.
Até pode valer a pena!

que não avariasse!

conheço quem tenha daqueles radios do Lidl comprados +- na mesma altura do meu e ainda tão ai para as curvas!

quando fui meter o radio na garantia, o rapaz disse-me "comprou isto há ano e meio!??... e só agora é que se avariou!" lol
dps quando o fui buscar "devo ter aqui mais de 10 radios desses na garantia"

Então é mesmo o display, pois a iluminação do display está lá!
Assim ainda é mais grave!
Mas tenta levar isso a algum "entendido" que te possa dizer o preço da reparação.
Até pode valer a pena!
Obrigado pelas más noticias!!![;)] [:D]

que não avariasse!

conheço quem tenha daqueles radios do Lidl comprados +- na mesma altura do meu e ainda tão ai para as curvas!

quando fui meter o radio na garantia, o rapaz disse-me "comprou isto há ano e meio!??... e só agora é que se avariou!" lol
dps quando o fui buscar "devo ter aqui mais de 10 radios desses na garantia"

Pois............... também conheço alguns casos desses!

E o pior de tudo é a nova assistência da LG..........

Os LG não devem andar mutio longe do auto-radios do Lidl......... ou, pelos vistos, ainda são piores.................
Mas também que experiência é que a LG tem a fazer auto-radios?!
Quando se quer fazer de tudo (à boa maneira asiática), é o que dá!:sh)

Pois............... também conheço alguns casos desses!

E o pior de tudo é a nova assistência da LG..........

Os LG não devem andar mutio longe do auto-radios do Lidl......... ou, pelos vistos, ainda são piores.................
Mas também que experiência é que a LG tem a fazer auto-radios?!
Quando se quer fazer de tudo (à boa maneira asiática), é o que dá!:sh)
assistencia muito má mesmo... tive mais de 3 meses à espera do radio!

eu tmb sei que se quiser qualidade não posso comprar LG. mas na altura gostei do aspecto do radio e nem era caro. como tmb tenho colunas de origem, comprei-o
não tava à espera de grande som, mas tmb não sabia que davam tantos problemas

Back