Que soluções para levar Portugal ao futuro que todos queremos?

Para Portugal mudar é preciso mudar radicalmente a atitude e a cultura dos Portugueses.

É preciso cultivar as noções de cidadania, trabalho, honestidade e empreendedorismo.

Mas isto não muda facilmente. Actualmente todos os sectores da sociedade Portuguesa (privados, estado, etc..) estão impregnados de parasitas que vivem à custa da corrupção, de esquemas fraudulentos, subsídios, etc...

Só quando esta pouca vergonha acabar é que será possível mudar Portugal.

E não vale a pena atirar com pretensas culpas para os "outros". Todos os sectores têm que mudar de atitude.

EU, na realidade essa conversa tem barbas! Não é de agora.... as mentalidades e cultura não se mudam por decreto.

E as coisas são mais simples do que isso.

Em Portugal não há cultura de responsabilidade porque somos dos países que menos capacidade tem em responsabilizar... muitas vezes não há ninguém que dê a cara, e quando há, existe sempre alguma nuance "legal" que protege a irresponsabilidade.

O exemplo da educação é a prova disso! Não é possivel responsabilizar os resultados dos alunos a ninguém! Apenas ao PM e Ministro da Educação!!! Isso não é responsabilizar.... qto muito é desresponsabilizar...

E isto tem de mudar. As escolas públicas têm de ser mais respeitadas e não podem ser tão despresadas como tem acontecido até agora. Têm de ter muito mais autonomia e serem ao mesmo tempo avaliadas pelo seu desempenho. Têm de ter uma cara.
As escolas são essenciais para o país, muitas vezes substituem a própria família de um aluno! E como todos sabemos é ridiculo o que se tem passado no ensino público no nosso país.

Ninguém dá a cara, a culpa é sempre do ministéiro da educação, enfim.... isto tem de mudar e é mais fácil do que parece!

É o tal problema de sermos o país da Europa com a maior Administração edit Central (Pública)... Mudem, as escolas continuam a ser públicas, mas serão autonomas e responsabilizadas! Não sei onde está a dificuldade...

Last edited:
O problema de Portugal é termos Politicos que vivem ás custas da população explorando-a...[:vm)]
portugal tem necessidade de politicos competentes que tenham como objectivo governar o país e porporcionar qualidade de vida aos portugueses e não proporcionarem riqueza em nome individual[:vm)]

É o tal problema de sermos o país da Europa com a maior Administração Pública...

Isto é muito badalado mas não é verdade. Portugal até é dos Países da UE com menor número de funcionários públicos.

Mas o problema é muito mais vasto que a administração pública. É transversal à sociedade. Eu arrisco-me a dizer que as empresas privadas, em média, ainda funcionam MUITO PIOR que a administração pública.

Num aspecto estamos de acordo: tudo deve começar na Escola, com Professores de mais qualidade, mais bem pagos e RESPONSABILIZADOS.

Eu não me canso de dizer isto: um bom professor (avaliado pelos resultados globais dos seus alunos) deveria ganhar mais de 5,000 Euros por mês.

Seria dinheiro tão bem gasto!

Para Portugal mudar é preciso mudar radicalmente a atitude e a cultura dos Portugueses.

É preciso cultivar as noções de cidadania, trabalho, honestidade e empreendedorismo.

Mas isto não muda facilmente. Actualmente todos os sectores da sociedade Portuguesa (privados, estado, etc..) estão impregnados de parasitas que vivem à custa da corrupção, de esquemas fraudulentos, subsídios, etc...

E não vale a pena atirar com pretensas culpas para os "outros". Todos os sectores têm que mudar de atitude.
Tb concordo, mas penso que parte do trabalho já está feito, conceitos como trabalho, honestidade e empreendedorismo, já são partilhados pela maioria da população.

E digo isto pq se não fosse o caso, estaríamos bem pior, mas independentemente de a quem devemos o "segurar das pontas", há como dizes um factor que nunca é demais frisar, a educação.

Mas quando se fala em educação a maiorias das pessoas acredita que isso é para os miúdos e que só a eles cabe mudar isto, mas não, é urgente dar mais qualificações à actual população activa, isto tem de ser feito hoje, "dar" o 12º a quem não o tem seguído de licenciatura nas áreas mais urgentes e úteis ao país, é urgente que as empresas e o estado comecem a dar formação as pessoas, formação genérica e especifica nas áreas de trabalho.

Há uma urgência em se qualificar a população que a maioria das pessoas ainda não entendeu, as empresas ainda não o entenderam e o próprio estado tb ainda não entendeu.

Mas para isso acontecer tem de haver condições já, para ontem, não podemos pensar em apostar só na geração seguinte, não temos definitivamente tempo para isso, temos de ter mais igualdade e justiça social, melhores vencimentos, horários de trabalho mais curtos e/ou flexíveis, tem de haver um maior empenho por parte das empresas na relação com o ensino (afinal o estado não pode ser o expoente máximo de apoio ao ensino), tem de se dar ênfase as áreas de formação cruciais para o desenvolvimento do país.

Se nada fizermos, se todos apenas ficarmos à espera do amanhã para nos começarmos a mexer, será demasiado tarde e a culpa não será só das empresas, dos funcionários públicos, dos políticos, dos empresários, dos boys ou do sector privado, mas de todos.

Isto é muito badalado mas não é verdade. Portugal até é dos Países da UE com menor número de funcionários públicos.

EU,

Quando me refiri à administração pública refiro-me principalmente à administração central, desculpa o lapso. É verdade que não somos o país com mais FP.... e isso tambem já eu o tinha dito noutros tópicos neste forum.... mas não deixa de ser verdade que somos o país onde a administração central mais peso tem!

As escolas são um bom exemplo! Cabe à administração central definir as políticas de gestão e de recursos das escolas públicas quer elas se encontrem no Algarve Lisboa ou Trás-os-Montes... e cabe à administração central definir estupidos, burucraticos e inefecientes concursos publicos de professores(???)

Na Finlândia ou na Suécia isso passa-se autonomamente. O Centralismo Publico é muito mais reduzido, por outro lado valoriza-se a autonomia a responsabilização e fiscalização.

Last edited:
Como disseram por aqui principalmente:

-Educação
-Justiça

Mas não se esqueçam que a grande paixão de Guterres era também a educação! Assim foi que hoje em dia Portugal é o país da Europa que mais gasta em % do pib com a educação! Cerca de 7%....

Ou seja, dinheiro não basta! Em termos absolutos, Portugal não gasta muito menos por aluno que gastam os finlandeses... e estes são os que apresentam os "melhores" estudantes do mundo enquanto por cá, preferem acusar as minorias étnicas por sermos os piores.

Em pt a educação pública deveria passar por algo do tipo KISS! (e com profundas reformas que não seriam nada do agrado de muitos trabalhadores do min da educação). Cada aluno custa ao estado muito mais que custa um aluno numa boa escola particular!

1. Dar autonomia às escolas publicas de gerir as suas necessidades como por exemplo de escolher os professores e gerir os recursos humanos e materiais de acordo com as suas necessidades e sem as necessidades ridículas de uma autorização "superior" do min. da educação!

2. Dar um orçamento às escolas com base no numero de alunos (x/aluno)

3. Avaliar o desempenho escolar publico e das suas direcções locais com base nos resultados de exames nacionais efectuados periodicamente...

Com isto poupa-se MUITO nas burocracias associadas aos ministérios!
Permite-se que as direcções das escolas publicas, pela primeira vez, sejam RESPONSABILIZADAS pelos resultados dos seus alunos (e não os que estão no ministério lá em Lisboa)
Permite que as escolas pela primeira vez, sejam EFICAZES, na gestão de recursos humanos e materiais sem terem que pedir ao ministério um prof substituto que só é pedido às quartas feiras...

Claro que teria de haver muita gente no Ministério da Educação a ser dispensado por ficar sem trabalho.... e os sindicalistas não iam gostar nada...

mas se resulta na Finlândia, se é simples, se é eficaz porque não pode resultar cá?

Mais uma vez digo: É preciso dar Autonomia para se poder Responsabilizar! Sem Liberdade/Autonomia não há responsabilidade!

Só lhe acrescento a reformulação dos programas e voltar a uma divisão entre ensino técnico/tecnológico e "liceal" para seguimento de estudos para a Universidade.

Algo muito complicado porque os complexos do eduquês acham isso discriminatório.

E porque não adoptar o método de os alunos pertencerem a turmas diferentes a disciplinas diferentes.

Além do muito, que acertadamente já mencionaram, falta dizer que a erradicação do nacional jogo do empurra, traria sem sombra de duvidas enormes vantagens.

Quando algo corre mal, nada como empurrar para outros sem assunção de culpa, mesmo que esta seja evidente.

Se se conseguir mudar isso, já é um passo importante.

Vamos a ver se as pessoas percebem. [;)]

Só lhe acrescento a reformulação dos programas e voltar a uma divisão entre ensino técnico/tecnológico e "liceal" para seguimento de estudos para a Universidade.

Algo muito complicado porque os complexos do eduquês acham isso discriminatório.

E porque não adoptar o método de os alunos pertencerem a turmas diferentes a disciplinas diferentes.
Bastava ter dado seguimento às reformas do Veiga Simão.

Mas optou-se por fabricar doutores, e o resultado é este. Uma lástima.

Além do muito, que acertadamente já mencionaram, falta dizer que a erradicação do nacional jogo do empurra, traria sem sombra de duvidas enormes vantagens.

Quando algo corre mal, nada como empurrar para outros sem assunção de culpa, mesmo que esta seja evidente.

Se se conseguir mudar isso, já é um passo importante.
Pois, lamentavelmente há pessoas que não conseguem passar disso.

Questão de genes talvez....

...Formação/Elevada Produtividade/ nadam sempre de maos dadas.[;)] [;)]
Eu estou na Industria, e com fortes ligaçoes ao Comercio, e digo-te isto, é assustador e decepcionante a falta de "cultura" socio-cultural, escolar, academica e por consequencia civica, dos agentes deste meio..[s)] [s)]
Por falar em formação, só um desabafo...

Se bem sei, as empresas são obrigadas a "x" horas de formação aos seus funcionários (peço desculpa se estou enganado). Essa obrigação imposta pelo Estado é de louvar, pois tudo o que implique melhoria e/ou aumento de conhecimento trás benefícios não só para as pessoas, como também para as empresas.

O problema é que esse mesmo Estado não dá formação a quem para ele trabalha. No meu caso, estou inscrito em três formações em areas diferentes, há mais de...quatro anos! E o pior é que questionado o organismo que "tutela" essas mesmas formações, a resposta é sempre de que não estão previstas formações nos proximos tempos (a razão não dizem, mas falta de orçamento é mesmo a mais provável).

Uma coisa são aqueles que não querem aprofundar conhecimentos para melhor poder cumprir a sua função (seja público ou privado), outra coisa são aqueles que querem e não lhes são dadas condições para isso. Na minha situação em concreto, a aposta tem sido na auto-formação. [:cool:]

Espero que este cenário mude nos proximos tempos, a bem dos cidadãos.

...............Se bem sei, as empresas são obrigadas a "x" horas de formação aos seus funcionários (peço desculpa se estou enganado). Essa obrigação imposta pelo Estado é de louvar, pois tudo o que implique melhoria e/ou aumento de conhecimento trás benefícios não só para as pessoas, como também para as empresas.

O problema é que esse mesmo Estado não dá formação a quem para ele trabalha. No meu caso, estou inscrito em três formações em areas diferentes, há mais de...quatro anos!..........

sabes que esta obrigaçao de "x" horas de formaçao nas empresas é uma farsa e uma patetice do legislador (que como demonstras nem sequer dá o exemplo!!!), pois a maioria das horas de formaçao "obrigatoria", são "assinadas" no posto de trabalho e nao nas salas de formaçao (!!!) [;)] mas eu falava da formaçao escolar/academica e civica, "espontanea", e "consciente" na atitude e na forma de estar de um povo em geral :( :( :(
é por aqui que se começa.[;)] ......

sabes que esta obrigaçao de "x" horas de formaçao nas empresas é uma farsa e uma patetice do legislador (que como demonstras nem sequer dá o exemplo!!!), pois a maioria das horas de formaçao "obrigatoria", são "assinadas" no posto de trabalho e nao nas salas de formaçao (!!!) [;)] mas eu falava da formaçao escolar/academica e civica, "espontanea", e "consciente" na atitude e na forma de estar de um povo em geral :( :( :(
é por aqui que se começa.[;)] ......
Sim, eu sei que falavas nas bases, por isso disse que era um desabafo. [;)]

Mas olha que isso da formação em empresas ser uma farsa, depende, porque a minha mulher tem mesmo de fazer aquelas horas pré-determinadas. Ou seja, depende do empresário. [:p]

E não me parece que seja uma patetice. Se defendes (e bem) um investimento na formação escolar/academica, também concordas de certeza, que essa formação é contínua na vida. [;)]

Sim, eu sei que falavas nas bases, por isso disse que era um desabafo. [;)]

Mas olha que isso da formação em empresas ser uma farsa, depende, porque a minha mulher tem mesmo de fazer aquelas horas pré-determinadas. Ou seja, depende do empresário. [:p]

E não me parece que seja uma patetice. Se defendes (e bem) um investimento na formação escolar/academica, também concordas de certeza, que essa formação é contínua na vida. [;)]

claro que depende exactamente da formaçao socio-cultural ou civica como queiras da Empresa/Empresario, é (ou nao!) uma "forma de estar" na minha empresa fazem-se desde o 1º ano de actividade, e nao porque em 2006 uma portaria governamental, o regulamentou.

A patetice, e a farsa é porque o legislador acha que se faz uma "donzela" por decreto lei (!!!) [:p] [:p] [:p] [:p]

e ele é o 1º a nao cumprir...:( :( :(

Ainda há tempos, 1 Empresário se manifestava sobre esta coisa da formação profissional.

Na empresa dele, as pessoas começaram a faltar às aulas de formação, porque pura e simplemente não tinham acesso aos prémios de produtividade.

O que o Empresário fez, para fomentar a formação dos seus colaboradores, foi instituir 'prémios de produtvividade' na formação.

Parece que resultou. [:D] [:D]

E assim, o Lobo Mau nunca mais comeu criancinhas.... [;)]

Ainda há tempos, 1 Empresário se manifestava sobre esta coisa da formação profissional.

Na empresa dele, as pessoas começaram a faltar às aulas de formação, porque pura e simplemente não tinham acesso aos prémios de produtividade.

O que o Empresário fez, para fomentar a formação dos seus colaboradores, foi instituir 'prémios de produtvividade' na formação.

Parece que resultou. [:D] [:D]

[:)] [:)] [:)] [:)] [:)] [:)]
demais.!!.......

O Problema

O Problema

Parece que resultou.

O grande problema de Portugal é ordenados desmotivantes, uma grande funcao publica, codigo de trabalho desasjustado da realidade actual, muitos impostos sobre quem ganha pouco, mà distribuicao da riqueza, existem pobres:sh) ou ricos,[:p] nem sequer existe classe média:( , o Parlamento tem que ser reduzido até menos de metade, tantos em deputados como em funcionarios, o combate à corupcao deve ser implacavel, o ensino deve ser obrigatorio até ao 12 ano de escolaridade.[;)] [kiss]
A saude deve ser paga mas em funcao ao salario de cada pessoa, e pessoas com ordenados até 600 euros deve ser gratis.[;)]

Em espanha o Zapatero disse se ganha se as proximas eleicoes o salario minimo passava de 570 euros para 800 euros, se a Espanha pode fazer isto que significa 230 euros de aumento, num ano repito num ano, penso que os empresarios Portugueses com mentalidade demasiado conservadora so o darao daqui a 20 anos, esse é o problema, aonde està a motivacao para trabalhar se nao se criam condicoes ao povo?
E por isso que todos os anos muitos Portuguese aos largos milhares imigram para outros paises, fazem bem! Infelizmente; mas é a realidade a todos eles desejo boa sorte, hà 33 anos que oico é para o ano que vem... é para o ano que vem... mas o que vejo nos jornais televisao, internet, nas conversas de rua é que o pais vai de mal a pior.
Talvez seja melhor a monarquia constitucional e governada pelo sistemas democratico eleito pelo povo, porque assim em vez de ser a Assembleia da Republica a ficar com os milhoes, ficara a penas o Duque de Braganca com um plafon para dirigir o estado Monarquico como em Espanha.[kiss]

Ja pensaram se trabalharem hojé que reforma vao ter amanha? e que vida vao levar? da que pensar duas vezes, a esses que no passado imigraram e agora também irà ser assegurado uma reforma em condicoes, mas pelo que oico na televisao, o governo Portugues jà disse que nao sabe se o sistema de reformas poderà sobreviver muitos anos... estamos condenados a que?:sh)

Back