Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Espetacular consumo :eek: :eek:

Estive a pesquisar e encontrei este tópico feito por mim, sobre consumos nesse género de condução http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=36264

é surpreendente que consigas fazer quase o mesmo com uma camioneta dessas.

Parabéns ! habitualmente qual é o consumo que fazes ? e em que tipo de percursos e com que tipo de condução ?

Numa utilização completamente despeocupada em cidade faço consistentemente entre os 10 e os 10,5L/100Km.

Numa utilização mais mista com cerca de 60% em cidade, 30% estrada (80/100Kmh) e 10%(110/130kmh) AE fiz, ao fim de 14 depósitos uma média de 8,4L/100.

Numa viagem que fiz Lisboa - Porto pela N1, a andar aquilo que os camiões deixavam, cheguei ao porto com uma média de 6,3l/100Km.

Mas tb já fiz Évora - Lisboa em AE com uma média horária na casa dos 170Km/h (portagem a portagem) em que o consumo disparou para cima de 16 litros... o mau CX não perdoa assim como os Grabber AT2 de 265 de largura.

Mas atendendo ao tipo de carro, os consumos foram para mim uma agradável surpresa.
[;)]

Tradução do Babel fish das condições do teste efectuado:

Thus AUTO PICTURE determines test consumption: With AUTO PICTURE counts not the consumption data of the automakers, but only driven out test consumption determined on laboratory conditions. For this each vehicle must complete a comparison travel on an exactly defined round course. The AUTO picture consumption distance is accurately 160 kilometers long and consists of city -, land and motorway sections. One drives briskly, but not sportily. A goal of the consumption travel are as realistic a values consumed on everyday life conditions as possible, not however maximally attainable minimum consumption. Therefore permitted speed limitings are used, thus in the city 50 km/h, on highways 100 km/h. On the motorway applies on 20 kilometers full power, the remaining 34 kilometers with constant speed of 120 km/h is unwound. For exact results accurate refuelling is crucial. At the beginning and at the end of the measuring travel the tank is therefore crammed filled.

Condições exactamente iguais para todos...

Tradução do Babel fish das condições do teste efectuado:

Condições exactamente iguais para todos...

Qual foi a parte, do que eu escrevi, que não percebeste???

Mas deixa lá... volta a ler, pode ser que compreendas o que eu escrevi.

Vou dar um exemplo radical:

Doi carros em ensaio fazem uma estrada a subir à mesma velocidade durante 10 Km e a diferença de consumos entre eles, no final do teste, situa-se nos 10%.
Os mesmos carros fazem uma estrada plana à mesma velocidade e os mesmos 10 Km e a diferença neste caso pode descer para os 0%.
Mais tarde voltam a fazer mais 10Km, mas desta vez com algumas descidas e a diferença inverte-se.

Moral da História, fizeram percursos iguais, a velocidades iguais mas há percursos mais favoráveis a uns do que a outros.
como não sei qual a natureza dos percursos dos ensaios os resultados têm um valor relativo... noutras condições e noutras estradas os resultados seriam os mesmos?

Última edição:
O que vocês têm que ver é que os sistemas híbridos são sistemas de recuperação de energia, quando dizem: vejam só como o meu carro que não é um híbrido consegue fazer uma média tão boa, devem pensar que se o vosso carro tivesse também um sistema de recuperação de energia conseguíam certamente fazer uma média muito melhor. Sempre que travam com o "pé" ou com o motor, o vosso carro está a perder energia que pode ser recuperada é isso que os carros híbridos fazem. Os sistemas híbridos servem para isso mesmo não desperdiçar energia, mas pelos visto a grande maioria dos utilizadores deste fórum gosta de deitar dinheiro à rua.

O que vocês têm que ver é que os sistemas híbridos são sistemas de recuperação de energia, quando dizem: vejam só como o meu carro que não é um híbrido consegue fazer uma média tão boa, devem pensar que se o vosso carro tivesse também um sistema de recuperação de energia conseguíam certamente fazer uma média muito melhor. Sempre que travam com o "pé" ou com o motor, o vosso carro está a perder energia que pode ser recuperada é isso que os carros híbridos fazem. Os sistemas híbridos servem para isso mesmo não desperdiçar energia, mas pelos visto a grande maioria dos utilizadores deste fórum gosta de deitar dinheiro à rua.

A energia aproveitada pela travagem é energia cinemática. A perdida por calor e atrito, que é muita mesmo, infelizmente não tem volta. Claro que num híbrido basta tirar o pé do acelerador para ele estar a carregar a bateria...

Esta imagem não prova nada, média de consumo de 5.1L até eu consigo fazer num 318i, depende como se andar.

E como é lógico no dito teste andou-se de forma normal e de forma identica entre as diferentes viaturas testadas.

Mais, os proprios utilizadores de hibridos, dizem que é preciso saber conduzir de forma especifica para obter os consumos anunciados. Isso é a prova que os hibridos em condução normal não são o que pintam.

e qual é o carro que para conseguir os consumos anunciados pode serconduzido de forma "normal", o que dizemos é que para conseguires todo o potencial tens que adaptar a tua forma de conduzir por forma a usares a CVT e o binário extra de forma mais eficiente.

em condução "normal" não fazem os resultados declarados, nenhum faz, os hibridos continuam a gastar muito menos que um outro carro equivalente ...

A energia aproveitada pela travagem é energia cinemática. A perdida por calor e atrito, que é muita mesmo, infelizmente não tem volta. Claro que num híbrido basta tirar o pé do acelerador para ele estar a carregar a bateria...

O hibridos tem ainda a vantagem de conseguir reduzir a velocidade melhor que os simples sem usarem os travões desperdiçando ainda menos energia.

Há num entano um aspecto contraditório nos actuais hibridos.

O Civic por exemplo pesa mais 150 kg do que se não fosse hibrido e portanto também necessita de mais energia para mover tal massa. Ou seja nem tudo são ganhos se o sistema hibrido em teoria permitiria poupar 20% de combustivel, na prática com o aumento de peso a coisa fica-se por 10% [;)]

O Civic por exemplo pesa mais 150 kg do que se não fosse hibrido e portanto também necessita de mais energia para mover tal massa. Ou seja nem tudo são ganhos se o sistema hibrido em teoria permitiria poupar 20% de combustivel, na prática com o aumento de peso a coisa fica-se por 10% [;)]

Onde foste buscar esses 150 kg?

e qual é o carro que para conseguir os consumos anunciados pode serconduzido de forma "normal", o que dizemos é que para conseguires todo o potencial tens que adaptar a tua forma de conduzir por forma a usares a CVT e o binário extra de forma mais eficiente.

em condução "normal" não fazem os resultados declarados, nenhum faz, os hibridos continuam a gastar muito menos que um outro carro equivalente ...

Muito menos que um carro equivalente a gasolina. Para os diesel, ficam ela por ela..

Eu também pensava assim, mas está errado, se tiveres um sistema de recuperação de energia o peso deixa de ser importante. A energia gasta a mais para aumentar a velocidade é mais tarde recuperada na travagem, o parâmetro peso está presente nas acelerações e desacelerações. A velocidade constante o peso tem pouca importancia.

Eu também pensava assim, mas está errado, se tiveres um sistema de recuperação de energia o peso deixa de ser importante. A energia gasta a mais para aumentar a velocidade é mais tarde recuperada na travagem, o parâmetro peso está presente nas acelerações e desacelerações. A velocidade constante o peso tem pouca importancia.

Trava-se muitissimo menos do que o que se acelera, pelo que a tua observação não me parece correcta.

Posso estar enganado mas julgo que:

- o hibrido pesa mais 100 kg que o mesmo modelo 1.8
- nas versões 5 portas o 1.8 pesa mais 50 kg que o 1.4

Estas ligeiramente, o hibrido pesa mais 75 kg que o 1.8 cx manual,
o peso para comparação deveria ser o 1.6 turco, mas não faço ideia qual seja.

esse 100 kg de que falas é a diferença de peso do modelo atual para o modelo anterior

Estas ligeiramente, o hibrido pesa mais 75 kg que o 1.8 cx manual,
o peso para comparação deveria ser o 1.6 turco, mas não faço ideia qual seja.

esse 100 kg de que falas é a diferença de peso do modelo atual para o modelo anterior

Civic Hybrid --- 1.297 kg
Civic 1.8 ES --- 1.194 kg

Diferença 103 kg

Civic 5 portas 1.8 Sport ---1.273 kg
Civic 5 portas 1.4 Sport ---1.224 kg

Diferença 49 kg

fonte: Automagazine nº 186 de Novembro de 2007

O que eu digo é que um civic modelo 4 portas como o hybrid com um motor 1.4 deveria pesar cerca de 1.145 kg ou seja menos 152 kg que o Hybrid [;)]

Agora quem esta baralhado sou eu, não consigo encontrar onde vi os 75 kg, mas não podes comparar o hibrido com o 1.4 de qualquer das formas, a comparação tera que ser com o 1.6 como dizia, que têm potencias semlhantes.

Voltar
Superior