Os "mitos" da Via Verde...

Já as câmaras de vigilância das AEs andam a multar certas ilegalidades como ultrapassar pela direita, ao contrário do mito-urbano que diz que é mentira!

Espero que estejam também a multar quem circula no meio com a direita livre, é que uma infracção é impossível sem a outra e se multam só quem passa pela direita estamos mal!

Isso de "não pagar" é um bocado suspeito, porque se as câmaras da ViaVerde não te apanham de frente, apanham-te de trás! Além do mais seria preciso "não ser apanhado" tanto a entrar na auto-estrada como a sair! Imagina que "entres despercebido", mas sais "apanhado"... ou vice-versa. Cheira-me que a conta a aparecer em casa seria outra!

Não experimentei, mas quem mo contou falou de experiência própria... entrando por uma das portagens "normais" e saindo na via verde, o radar só detecta a saída, assume que houve um erro na leitura da entrada o sistema só cobra o percurso mínimo.

A via verde, efectivamente, tem a velocidade controlada por radar, mas não para efeitos de autuação. O que se passa é que, passando a velocidades relativamente altas, o sistema não tem tempo de funcionar convencionalmente, e nessa altura este radar activa a máquina fotográfica para o sistema recorrer à identificação manual.
Já aconteceu de duas situações - pessoal a levar com o flash da máquina e pensar que foi para levar uma multa; pessoal receber em casa uma carta da Brisa ou da ViaVerde a advertir que passa muitas vezes em excesso de velocidade e "um dia pode-se dar mal". Mas a Brisa não pode autuar ou fornecer estes dados para esse efeito.

Não experimentei, mas quem mo contou falou de experiência própria... entrando por uma das portagens "normais" e saindo na via verde, o radar só detecta a saída, assume que houve um erro na leitura da entrada o sistema só cobra o percurso mínimo.

Isso é falso, todas as portagens manuais estão equipadas com sensores VV, eu por vezes entro em portagens manuais e saio pela VV e sempre paguei o valor correcto pelo percurso efectuado.

Só sei que os 2 mitos já estão mais que "busted"... segundo esclarecimento oficial do site da Via Verde.

Last edited:
as pessoas que conheço que foram multadas na via verde por excesso de velocidade era porque tinha lá um radar da BT nesse dia, e mais à frente (ainda na praça das portagens) mandavam encostar os prevaricadores.

Desconheço radares fixos na via verde.

então tá desfeito o mito do bmw 320d que multou o raistaparta a seguir às portagens da crel, parado a multar um fulano...

iam copm carro descaracterizado...

raistaparta.. lembras-te de eu ter falado nisto? do bmw tar parado debaixo da ponte?

Sim, o mesmo é válido para passagem na VV com identificador elegível!

?!?!?? O que queres dizer com "identificador elegível"?

Quando eu aderi à Via Verde, durante uns tempos eu passava e dava sempre amarelo, mas a verdade das verdades é que todos os meus percursos foram contadinhos ao cêntimo,mesmo com semáforo amarelo.

P.S. Acho que quiseste dizer "identificador ilegível"... assim já faz mais sentido. Eu já estava a ver Identificadores Via Verde nas listas das próximas eleições...

Last edited:
então tá desfeito o mito do bmw 320d que multou o raistaparta a seguir às portagens da crel, parado a multar um fulano...

iam copm carro descaracterizado...

raistaparta.. lembras-te de eu ter falado nisto? do bmw tar parado debaixo da ponte?

Sim, mas não me parece que seja o caso. Quando há radar na VV o controle é feito por um carro descaracterizado enquanto mais á frente estão os carros da BT a mandar parar. Esse 320d descaracterizado deve ter caçado o outro que viste por método de perseguição.

Sim, mas não me parece que seja o caso. Quando há radar na VV o controle é feito por um carro descaracterizado enquanto mais á frente estão os carros da BT a mandar parar. Esse 320d descaracterizado deve ter caçado o outro que viste por método de perseguição.

quem me diz a mim... que eles não ligaram ali tb em fizeram 2 em 1 [:D]

Espero que estejam também a multar quem circula no meio com a direita livre, é que uma infracção é impossível sem a outra e se multam só quem passa pela direita estamos mal!
A explicação da mesma fonte é que a ultrapassagem é grave e circular no meio é leve, contra-ordenações isto é! E que por esse motivo não "rende" multar por isso, só em casos excepcionais é que se dão ao trabalho.[8b]

PS: passar pressupõe, pelo menos, que o objecto "passado" está parado, pois se está em movimento diz-se ultrapassar ;)

Do site da Via Verde:

"(Na passagem pelas barreiras Via Verde) Caso seja verificada alguma anomalia, ou irregularidade, acende-se o semáforo amarelo e é tirada uma fotografia para análise."

Eles já devem ter um álbum teu então, ó Vanquish.

Back