Os "mitos" da Via Verde...

Caros amigos, no passado mês de maio resolvi experimentar em 3 idas ao Algarve passar mesmo colado a um amigo meu que ia no carro da frente (só na saída, na entrada deixei distência). Não paguei nada!

Se a VV diz que é falso, é apenas porque não lhe interessa que as pessoas saibam.

quanto ao 3º mito... bem... não acredito que seja a tarifa mínima... bem pelo contrário...

Ora, pelos vistos existem aqui pessoas suficientes para te tirar as dúvidas.
Estás a confundir com a situação em que o cartão pede o ticket (desculpem, parou-me o cérebro quando estava a escrever isto: que o condutor perde o ticket). Ora, nesse caso a responsabilidade é do condutor e esse valor é pago por ele ter perdido o ticket.
Neste caso, o sistema tem de lidar com várias situações, entre elas uma avaria do próprio sistema. E como não tem como decidir entre elas, não pode responsabilizar o utilizador por um erro que pode ter sido seu. Assim, para que não perca tudo, assume que, se ele saíu da portagem, é lógico que lá entrou. Se não tem informação sobre a entrada dele, então assume o mínimo. Parece-me razoável e lógico, à falta de melhor. No meu caso é indiferente, já que normalmente quando uso a AE é mesmo em trajecto mínimo, por isso, pouco ganharia em experimentar...

Última edição:
A explicação da mesma fonte é que a ultrapassagem é grave e circular no meio é leve, contra-ordenações isto é! E que por esse motivo não "rende" multar por isso, só em casos excepcionais é que se dão ao trabalho.[8b]

PS: passar pressupõe, pelo menos, que o objecto "passado" está parado, pois se está em movimento diz-se ultrapassar ;)

Ultrapassar implica uma manobra de mudança de faixa de rodagem...Logo,se vais sempre na tua faixa como é que pode ser considerado ultrapassagem?É sim,uma passagem.

Experimentem fazer uma chamada para alguém com um telemóvel qualquer e encosta-lo ao aparelho da via verde do vosso carro, parece que o aparelho não consegue fazer a ligação, aparece a luz amarela e tiram uma foto.

Mas como vocês têm a via verde activa eles pensam que pode ser da pilha ou outro defeito qualquer.

Não convem abusar desta técnica para não aparecerem aquelas cartas em casa para trocar o aparelho. Eu já experimentei e parece ter resultado...

Última edição:
Ora, pelos vistos existem aqui pessoas suficientes para te tirar as dúvidas.
Estás a confundir com a situação em que o cartão pede o ticket. Ora, nesse caso a responsabilidade é do condutor e esse valor é pago por ele ter perdido o ticket.
Neste caso, o sistema tem de lidar com várias situações, entre elas uma avaria do próprio sistema. E como não tem como decidir entre elas, não pode responsabilizar o utilizador por um erro que pode ter sido seu. Assim, para que não perca tudo, assume que, se ele saíu da portagem, é lógico que lá entrou. Se não tem informação sobre a entrada dele, então assume o mínimo. Parece-me razoável e lógico, à falta de melhor. No meu caso é indiferente, já que normalmente quando uso a AE é mesmo em trajecto mínimo, por isso, pouco ganharia em experimentar...

Tb me lembrei dessa hipotese quando um amigo meu me falou desse... "truque".

Mas tb, se eles quiserem podem-se socorrer da videovigilância para verificar se houve mesmo erro. Pode é dar trabalho andar a verificar todas as entradas, mesmo tendo a dica de um ticket que não chegou a sair, e assim ainda não se preocuparem muito com isso. Mas se pega moda....

Tendo eu a experiência que tenho como portageiro, posso dizer que em relação ao 1º mito é mentira, ao 2º só funcionava antigamente e tinha que ser colado a um classe 1 ou classe 4 todo o resto não funcionava (vi muitos espertinhos a serem papados à pala de se colarem a um classe 3 ou 2), agora já não funciona uma vez que mesmo que dê verde se o sistema detecta um classe 1 com + de 2 eixos "força" a fotografia (à frente e atrás). Para acabar com os percursos mínimos a Brisa está a instalar câmaras nas vias de entrada.

Tendo eu a experiência que tenho como portageiro, posso dizer que em relação ao 1º mito é mentira, ao 2º só funcionava antigamente e tinha que ser colado a um classe 1 ou classe 4 todo o resto não funcionava (vi muitos espertinhos a serem papados à pala de se colarem a um classe 3 ou 2), agora já não funciona uma vez que mesmo que dê verde se o sistema detecta um classe 1 com + de 2 eixos "força" a fotografia (à frente e atrás). Para acabar com os percursos mínimos a Brisa está a instalar câmaras nas vias de entrada.

Isso é tudo muito bonito, mas não estou a ver os tipos "Olha, tenho aqui que este gajo saíu em lisboa, mas n teve nenhuma entrada... pessoal, bora lá passar o resto da tarde a ver as matrículas de todos os carros que entraram durante esse dia na A1 inteira!
Mesmo que tivessem esse tipo de paciência, não compensa o que se paga ao pessoal que estaria a fazê-lo com a diferença que seria paga pelo utilizador.

Isso é tudo muito bonito, mas não estou a ver os tipos "Olha, tenho aqui que este gajo saíu em lisboa, mas n teve nenhuma entrada... pessoal, bora lá passar o resto da tarde a ver as matrículas de todos os carros que entraram durante esse dia na A1 inteira!
Mesmo que tivessem esse tipo de paciência, não compensa o que se paga ao pessoal que estaria a fazê-lo com a diferença que seria paga pelo utilizador.

Não é preciso paciência. O sistema que poderão usar chama-se identificação automática de matrículas. A informação é registada automaticamente, basta inserir a matrícula e sabem onde entraste e a que horas.

Nas bombas de gasolina querem fazer isso. registam todos os carros que fogem e põe em base de dados. Todos os carros que chegam p abastecer têm a matrícula analisada automaticamente. Quando um desses carros está referenciado como um carro que fugiu, o sistema chama logo a polícia, só fazem isso uma vez!!

(...)
Nas bombas de gasolina querem fazer isso. registam todos os carros que fogem e põe em base de dados. Todos os carros que chegam p abastecer têm a matrícula analisada automaticamente. Quando um desses carros está referenciado como um carro que fugiu, o sistema chama logo a polícia, só fazem isso uma vez!!

Sim, porque nem há matrículas falsas nem nada... :D

"V"

E sei que há matriculas iguais em carros diferentes (verdadeiras)!! Nunca entendi como é possível [:blush:]
Como assim, matriculas nacionais iguais? Acho isso um pouco provavel. Pode é haver matriculas iguais mas de paises diferentes, como é o caso das matriculas antigas portuguesas (fundo preto) e as matriculas antigas holandesas.
Mas se há, gostava de saber como isso é possivel... :confused:

Cumps

Sim, porque nem há matrículas falsas nem nada... :D

"V"

E sei que há matriculas iguais em carros diferentes (verdadeiras)!! Nunca entendi como é possível [:blush:]

Há matrículas falsas, mas devem concordar que já atrapalha um bocadinho a brincadeira... [;)]

Quanto a matrículas iguais em carros diferentes, legais, também as há. Datam do tempo em que tudo era feito manualmente e não havia a utilização dos computadores. De vez em quando o funcionário/a da DGV lá se enganava, como toda a gente... [:blush:]

Experimentem fazer uma chamada para alguém com um telemóvel qualquer e encosta-lo ao aparelho da via verde do vosso carro, parece que o aparelho não consegue fazer a ligação, aparece a luz amarela e tiram uma foto.

Mas como vocês têm a via verde activa eles pensam que pode ser da pilha ou outro defeito qualquer.

Não convem abusar desta técnica para não aparecerem aquelas cartas em casa para trocar o aparelho. Eu já experimentei e parece ter resultado...

Isso é treta [;)]

Ainda bem que me aparece este tópico.
Ontem, aconteceu-me uma coisa que me deixou a pensar.

Na via verde, estava uma grande fila, e aquilo ia andando aos poucos e poucos.
À minha frente seguia uma grande camioneta, daquelas de carga, todas fechadas. Sigo colado a ele, e não deu para ver se o gajo pagou, ou por outra se a máquina registou. Mas quando passei colado a ele, a luz amarela acendeu e não paguei nada.

Fiquei a pensar se seria do aparelho...Hoje já o utilizei e continuo a passar com a luz verde e a pagar.

Será que foi de ir encostado a ele? Que se terá passado. Secalhar paguei, não?

Que vos parece?
Cumps.[;)]

Claro que cobra, se o sistema te tira uma foto, depois é fácil saber o teu percurso e mandar a continha para casa [:D]

Sim, pagas de qq maneira, quer a tecnica do telemovel funcione ou nao.So há uma maneira de experimentar... é usar a técnica do telemovel mais isto:
photostopper_photoblocker.jpg

Se realmente nao chegar a conta a casa é porque a tecnica do telemovel funciona.

Voltar
Superior