Rover 620sdi Boa compra? ou uma grande asneira...

Parabéns

Parabéns

em relação ao Rover, e tendo em conta que vendi Rover durante 10 anos posso dar mais uma achega.

O Rover 600 na altura que foi lançado tinha uma expectativa de venda enorme (tal como o 75) que saiu falhada, não pela má qualidade do carro, mas pelas "más" politicas inglesas e dos seus "amigos importadores".

A rover sempre quis ser distinta e melhor que as outras, nunca se contentou em concorrer "por baixo" ou tentar ser semelhante às outras, e podendo concorrer muitas vezes pelo preço o importador nunca o fez, queria ganhar tudo de uma vez, acontecendo o contrário, em vez de a viatura ter preço bom no lançamento, tinha descontos brutais no final de carreira.

Recordo-me de um caso flagrante, quando surge o Rover 200, 1.1l que tinha uma imagem gira (para a época), 75 cv como quase a maioria dos 1.4l concorrentes e podia concorrer com os Polos, clios em termos de preço mais baixo, a Rover decidiu que, como o IA era favorável, aumentar o preço base de modo a não estragar a venda dos R200 1,4 ficando 200 ou 300 contos abaixo do motor 1.4.

Ora, vendo bem as contas, no preço base, o 1.1 era mais caro que o 1.4 apenas ficando mais barato no final devido ao IA ser baixo.

Ou seja, em vez de venderem paletes de 1.1l venderam unidades....

havia outro problema, era uma série de inovações e requintes de qualidade que não eram gerais,havia um ou outro pormenor menos bom, que "sujavam" toda a imagem.

Não compreendia como uma marca com anos de tradição e experiência continuava a cometer pequenos erros estupidos que comprometiam todo o conjunto, tais como os vidros electricos, o caso falhado do Range 2.5DT/DSE, ora era as juntas nos 1.4, era os travões nos 220 ou a 4ª vela de incandescência nestes motores 2.0D (que era preciso tirar a bomba injectora), enfim, pequenos defeitos repetitivos que chateavam quem os tinha.

Voltando ao que interessa.

O R620sdi é um bom carro, neste caso, por 5000€ até te posso dizer, que estando bom, é um excelente negócio.

Ora vê, tem um belo equipamento, uma boa presença, uma boa condução, bons consumos, enfim, por 5000€ a diesel e familiar, não há muitos.

Verifica além do que já te disseram:
1. o empeno dos discos (a 100kmh trava e ve se treme),
2. fugas de óleo junto ao carter, perto da roda frente direita,
3. abre o deposito suplementar, (deve estar escuro, é feitio, não defeito ehehe) mas a água não deve apresentar gordura.
4. Se puderes tirar a tampa de plástico, verifica se tem fugas de óleo ou marcas de anticongelante pois há casos de cabeças estaladas.
5. Verifica se mudaram as correias distribuição, são duas e é caro a subst.
6. A garantia que falam de ACP/deco é uma garnatia de 1 ano, não de 2 como disseram.

São posts como este que cito, que tornam este fórum de facto útil.

em relação ao Rover, e tendo em conta que vendi Rover durante 10 anos posso dar mais uma achega.

O Rover 600 na altura que foi lançado tinha uma expectativa de venda enorme (tal como o 75) que saiu falhada, não pela má qualidade do carro, mas pelas "más" politicas inglesas e dos seus "amigos importadores".

A rover sempre quis ser distinta e melhor que as outras, nunca se contentou em concorrer "por baixo" ou tentar ser semelhante às outras, e podendo concorrer muitas vezes pelo preço o importador nunca o fez, queria ganhar tudo de uma vez, acontecendo o contrário, em vez de a viatura ter preço bom no lançamento, tinha descontos brutais no final de carreira.

Recordo-me de um caso flagrante, quando surge o Rover 200, 1.1l que tinha uma imagem gira (para a época), 75 cv como quase a maioria dos 1.4l concorrentes e podia concorrer com os Polos, clios em termos de preço mais baixo, a Rover decidiu que, como o IA era favorável, aumentar o preço base de modo a não estragar a venda dos R200 1,4 ficando 200 ou 300 contos abaixo do motor 1.4.

Ora, vendo bem as contas, no preço base, o 1.1 era mais caro que o 1.4 apenas ficando mais barato no final devido ao IA ser baixo.

Ou seja, em vez de venderem paletes de 1.1l venderam unidades....

havia outro problema, era uma série de inovações e requintes de qualidade que não eram gerais,havia um ou outro pormenor menos bom, que "sujavam" toda a imagem.

Não compreendia como uma marca com anos de tradição e experiência continuava a cometer pequenos erros estupidos que comprometiam todo o conjunto, tais como os vidros electricos, o caso falhado do Range 2.5DT/DSE, ora era as juntas nos 1.4, era os travões nos 220 ou a 4ª vela de incandescência nestes motores 2.0D (que era preciso tirar a bomba injectora), enfim, pequenos defeitos repetitivos que chateavam quem os tinha.

Voltando ao que interessa.

O R620sdi é um bom carro, neste caso, por 5000€ até te posso dizer, que estando bom, é um excelente negócio.

Ora vê, tem um belo equipamento, uma boa presença, uma boa condução, bons consumos, enfim, por 5000€ a diesel e familiar, não há muitos.

Verifica além do que já te disseram:
1. o empeno dos discos (a 100kmh trava e ve se treme),
2. fugas de óleo junto ao carter, perto da roda frente direita,
3. abre o deposito suplementar, (deve estar escuro, é feitio, não defeito ehehe) mas a água não deve apresentar gordura.
4. Se puderes tirar a tampa de plástico, verifica se tem fugas de óleo ou marcas de anticongelante pois há casos de cabeças estaladas.
5. Verifica se mudaram as correias distribuição, são duas e é caro a subst.
6. A garantia que falam de ACP/deco é uma garnatia de 1 ano, não de 2 como disseram.

Concordo com a generalidade do que foi dito.

Só ainda não encontrei ninguém que tivesse o motor com a cabeça estalada... Inclusivamente conheço um proprietário de um que tentou a todo o custo rebentar com o motor e não conseguiu! Já lá vão 9 anos e ainda tem o carro. A única coisa que lhe tem metido é o tubo do turbo que teima em abrir fugas de vez em quando; nada de grave...

De resto, este depoimento só a atesta a qualidade a que a Rover sempre nos habituou, e no que se refere a comodidade, segurança e qualidade nos acabamentos, continua a dar cartas e quase não vejo nada no mercado que se aproxime!

Concordo em absoluto com a fraca resistência à fadiga dos sistema de travagem. Os MG-Rovers fizeram-se para andar e não para parar [:D]

Agora comparar uma carrinho de linhas como é o caso do Golf com um automóvel como o 600 só pode ser brincadeira!

Só ainda não encontrei ninguém que tivesse o motor com a cabeça estalada... Inclusivamente conheço um proprietário de um que tentou a todo o custo rebentar com o motor e não conseguiu! Já lá vão 9 anos e ainda tem o carro. A única coisa que lhe tem metido é o tubo do turbo que teima em abrir fugas de vez em quando; nada de grave...

De resto, este depoimento só a atesta a qualidade a que a Rover sempre nos habituou, e no que se refere a comodidade, segurança e qualidade nos acabamentos, continua a dar cartas e quase não vejo nada no mercado que se aproxime!

Concordo em absoluto com a fraca resistência à fadiga dos sistema de travagem. Os MG-Rovers fizeram-se para andar e não para parar [:D]

Agora comparar uma carrinho de linhas como é o caso do Golf com um automóvel como o 600 só pode ser brincadeira!

De facto.... mas enfim, deixa-o lá!

O homem está Ownado! [:D]

Só ainda não encontrei ninguém que tivesse o motor com a cabeça estalada...

Há vários, acredita, mas tb há tdi's, cdi's etc etc

Calma lá, tb não é assim. Um passat chega e sobra.... e eu tb preferia um golf[s)] , são gostos.....
Mas concordo que por 5.000€ é barato e não há um golf de 97 por esse preço...

Sim, sim, desde que tenhas uma boa buzina e um par de colh... bons, no problem, travões p'ra quê....

epá, parem de bater no golf porque é um excelente produto, senão seria passar um atestado de estupidez a milhões de pessoas....

Arranjem argumentos no rover, não defeitos na concorrência, alias, costumo dizer que só dizemos mal dos outros produtos quando não temos argumentos para o nosso....

Há vários, acredita, mas tb há tdi's, cdi's etc etc

OK, então acontece com todos! Mas porque raio vamos agora atribuir esse "defeito" ao 600?

Calma lá, tb não é assim. Um passat chega e sobra.... e eu tb preferia um golf[s)] , são gostos.....
Mas concordo que por 5.000€ é barato e não há um golf de 97 por esse preço...

Estavamos a falar do Golf e não do Passat... Estás a comparar com que geração do Passat? Quanto a gostos não se discutem...

Sim, sim, desde que tenhas uma boa buzina e um par de colh... bons, no problem, travões p'ra quê....

É obvio que estava a dar um ar de brincadeira à situação... de resto concordei com o deficiente sistema de travagem dos MG-Rovers...

epá, parem de bater no golf porque é um excelente produto, senão seria passar um atestado de estupidez a milhões de pessoas....

Arranjem argumentos no rover, não defeitos na concorrência, alias, costumo dizer que só dizemos mal dos outros produtos quando não temos argumentos para o nosso....

Alguém que não eu trouxe para aqui a comparação com o Golf! Mas que raio de comparação!

OK, então acontece com todos! Mas porque raio vamos agora atribuir esse "defeito" ao 600?

o defeito apenas foi referido para o user que quer comprar tomar em conta quando for ver o carro.
Se ele estivesse interessado noutro carro no qual eu tivesse conhecimento de um defeito, tb o diria.
Não entremos com manias de perseguição

Estavamos a falar do Golf e não do Passat... Estás a comparar com que geração do Passat? Quanto a gostos não se discutem...

ok, não vamos discutir [;)]

É obvio que estava a dar um ar de brincadeira à situação... de resto concordei com o deficiente sistema de travagem dos MG-Rovers...

eu percebi, daí a buzina[;)]

Alguém que não eu trouxe para aqui a comparação com o Golf! Mas que raio de comparação!

é a tal coisa, quando não sabemos o que é um 600, falamos do que gostamos, mas que nada contribui para o tópico, pois verdadeiramente o homem quer é saber se compra o rover ou não.

Por mim, comprava...

OK DESCONHECIDO, estamos de acordo, eu também o compraria [;)]

Mas eu não estou a falar de cor, pois conheço o 600.

De resto procurei dar as minhas opiniões de acordo com o que conheço e no sentido de ajudar na decisão.

O que me causa alguma irritação é ver pessoal para aí a dizer sabe-se lá o quê sem conhecer minimamente os factos ou simplesmente porque ouviram falar (não estou a falar do teu caso)...

Olá, olha que tenho esse motor há 9 anos mas num 200.

Continua fantástico. Tem quase 150k e consome entre 6 e 7l aos 100. O único problema foi a ruptura do tubo que liga ao intercooler pouco depois dos 100k.
Motor à antiga; muito barulho como um macho a sério gosta...[:D] ; não é como esses motores que não se sabe se é diesel ou gasolina debaixo do capot.

Obrigado x-m pelo comentário.
Em relação ao motor pelo que tenho lido e segundo os vossos relatos é um bom motor, fiável quanto baste...
Em relação ao tal carro do stand, já o fui ver. Desilusão total...[s)] O carro até nem esta mal de todo mas tem muitas pequenos problemas além do que pela folga dos painéis e cor da carroçaria se vê que já teve um acidente. Por dentro não estando perfeito não está muito mau.
No entanto já contactei mais donos de 600. E até experimentei um. Gostei do carro, é confortável tem um bom espaço interior (apesar de estar à espera de mais),o motor puxa bastante bem e o seu ruído não entra em demasia no habitáculo, numa calçada em muito mau estado o carro pareceu muito consistente, sem grandes vibrações e com muito poucos barulhos parasitas.
Ainda vou ver mais Rovers e depois tomo uma decisão, mas é um bom carro.[:cool:]

Realmente, o espaço traseiro do 600 até sabe a pouco para o tamanho do carro. Chegámos a ter o 600 do Wild e o meu Concerto lado a lado e a diferença de espaço atrás é muito reduzida.

Pessoalmente, acho o Accord mais bonito e, se tivesse de optar entre os dois, compraria um Accord. O SDi é um motor com uma fiabilidade muito boa, mas eu preferia gasolina + GPL, de preferência o 2-2 i-VTEC.

Boa sorte na procura de um 620 SDi em condições! [;)]

O espaço já tinha mencionado que é o adequado, nada mais... O meu anterior civic (ek4) tinha mais espaço para as pernas.

Uma observação, se a intenção é um carro com espaço e económico, já ponderas-te o gpl? Com o preço do gasoleo a 1.20, e o gpl a +-.62, dá que pensar.

Cump.

Back