[Desporto] Tópico do FC Porto.Tópico antigo encerrado

Status
Not open for further replies.
Palavras para quê?

Palavras para quê?

1paginaGrande.gif

[:D] [:D] [:D] [:D] Afinal de contas, o Colosso do século XXI almeja ser como os grandes!!! Ah, até o Nuno Gomes lá gostaria de jogar...[:)] [:)]

Arbitragem em bom nível felizmente e saliento o GRANDE Fair-Play entre jogadores!! Fantástico!!apr:)

Houve uma situação muito engraçada em que o Quaresma e o Petit, num pontapé de baliza, a meio do jogo, vinham os dois a conversar e a rir-se no meio campo (estariam a falar dos passes falhados do Luís Filipe ou das tácticas malucas do JF?) sem olharem para a bola. Parecia que estavam no recreio da escola.

Faz lembrar os tempos do Paulinho Santos e João Pinto, estas amizades espontâneas!

Houve uma situação muito engraçada em que o Quaresma e o Petit, num pontapé de baliza, a meio do jogo, vinham os dois a conversar e a rir-se no meio campo (estariam a falar dos passes falhados do Luís Filipe ou das tácticas malucas do JF?) sem olharem para a bola. Parecia que estavam no recreio da escola.

Faz lembrar os tempos do Paulinho Santos e João Pinto, estas amizades espontâneas!

[:)] [:)] [:)] [:)] apr:)

[;)]

Belluschi proposto ao FCP

FEDERICO DEL RIO, em Buenos Aires
O médio Fernando Belluschi, estrela do River Plate, foi proposto ao FC Porto pelo empresário Fernando Hidalgo e, caso o bicampeão português tenha gostado da sugestão, o negócio pode mesmo ser fechado nos próximos dias. Estão neste momento em Inglaterra dois dirigentes do antigo clube de Lucho González, Mário Israel e Hector Grinberg, justamente para negociar o jogador em definitivo com a intermediação de Pini Zahavi, empresário israelita sócio de Hidalgo. Por força das dificuldades financeiras que o emblema atravessa e que exigem uma transacção urgente, é de prever uma resolução rápida.
Aos 24 anos, Belluschi é titular incontestado do River, onde ocupa, no lado direito do meio-campo, a antiga posição de Lucho, vestindo até a tradicional camisola do capitão do FC Porto, a oito. Mede 1,73 metros, já alinhou pela selecção da Argentina e joga no River desde 2006. Antes disso, representava o Newell's Old Boys, que ainda detém vinte por cento do passe, cabendo o restante ao clube actual.

in ojogo

Alguém conhece?:confused:

Farías lesionou-se e vai falhar Chaves

CARLOS GOUVEIA
Não bastasse a crise de confiança e consequentes más exibições que o têm afastado das opções de Jesualdo Ferreira. Farías lesionou-se no treino de ontem. O argentino sofreu um traumatismo no pé direito e dificilmente recuperará a tempo de defrontar o Chaves, num jogo em que poderia ganhar algum ritmo de competição e até recuperar índices de confiança. A lesão afasta-o, desde logo, do encontro desta tarde da Liga Intercalar com o Guimarães e deve ditar a mesma "sorte" para a Taça de Portugal, na sexta-feira. O azar do avançado aconteceu no treino matinal de ontem, na sequência de um choque com um companheiro.

in ojogo

Quando é que este vai jogar?

Farías lesionou-se e vai falhar Chaves

CARLOS GOUVEIA
Não bastasse a crise de confiança e consequentes más exibições que o têm afastado das opções de Jesualdo Ferreira. Farías lesionou-se no treino de ontem. O argentino sofreu um traumatismo no pé direito e dificilmente recuperará a tempo de defrontar o Chaves, num jogo em que poderia ganhar algum ritmo de competição e até recuperar índices de confiança. A lesão afasta-o, desde logo, do encontro desta tarde da Liga Intercalar com o Guimarães e deve ditar a mesma "sorte" para a Taça de Portugal, na sexta-feira. O azar do avançado aconteceu no treino matinal de ontem, na sequência de um choque com um companheiro.

in ojogo

Quando é que este vai jogar?

A este ritmo nunca mais [:D] [:D] [:D] [:D] [:D]

4 milhões para esta bosta, mais valia a SAD ter dado o dinheiro a mim [:D] [:D] [:D]

Completamente vergonhoso isto tudo, mas enfim ... A coisa até está a correr bem passa despercebido esta situação ... até quando, não sei :rolleyes:

O Michael já falou aí e eu partilho da opinião, agora tudo está a correr bem mas quando o 11 base começar a cair em indices fisicos e for necessário recorrer a outros entre os quais as contratações desta epoca é que nós vamos perceber o que valem realmente estes "edgares e farias" e ver se foram mais erros de casting ou não.

O farias começa-me a meter uma impressão "danada"...4M é muitas fruta por um jogador...

Está bem que nós lá enganos alguns quando vendemos os nossos...[:D] mas a comprar temos de ser igulamente espertos

O Michael já falou aí e eu partilho da opinião, agora tudo está a correr bem mas quando o 11 base começar a cair em indices fisicos e for necessário recorrer a outros entre os quais as contratações desta epoca é que nós vamos perceber o que valem realmente estes "edgares e farias" e ver se foram mais erros de casting ou não.

O farias começa-me a meter uma impressão "danada"...4M é muitas fruta por um jogador...

Está bem que nós lá enganos alguns quando vendemos os nossos...[:D] mas a comprar temos de ser igulamente espertos
foi por essa razão que no ano passado o Porto começou a perder muitos pontos...

Se o Lucho baixa de forma...é complicado, até porque o Ibson já não está lá

04 Dezembro 2007

Crónicas de um portista em Lisboa

Tenho reparado pelos comentários nesta nossa casa que existem muitos portistas de clube que habitam em Lisboa. Entendi que seria uma boa altura para contarmos as nossas experiências enquanto adeptos do FC Porto. No meu caso, na capital cinzenta e moribunda.

Tenho 31 anos e nem sempre foi fácil ser do FC Porto, ainda que nestas três décadas o nosso clube nos tenha brindado com sucessivos êxitos. Em casa dos meus pais o clubismo sempre foi dividido entre o encarnado e o azul. Foram muitas as pressões para que eu tivesse enveredado pelo caminho da tristeza, das vitórias morais, dos bigodes farfalhudos e do mito urbano que é dado a todos os benfiquistas – o ser um bom pai de família só porque é “rosinha”. Todas as tentativas paternas foram infrutíferas e ainda bem que assim foi.
r2615439504.jpg

A influência da minha mãe e a vontade de ser do contra em quase tudo que mereça uma boa discussão, fizeram com que cedo tivesse optado por dizer bem alto a todos que me quisessem ouvir que EU SOU do FC Porto. Se até aos meus 10 anos de idade, o meu pai insistia em comentar com os seus amigos que isto passaria, rapidamente percebeu que a tarefa seria bem difícil e que nem as idas ao estádio do galinheiro, as camisolas autografadas pelos jogadores e os almoços no Barbas fariam a diferença. Com 12 anos e um convite rejeitado da minha parte para jogar no Benfica foram a gota de água que fez transbordar o copo da esperança paterna. O meu pai deve ter pensado que se eu não aceitava ir defender as cores mais desejadas da rua só podia significar uma de duas coisas – ou o meu filho é parvo ou então é um “doente” pelo FC Porto. Hoje reconheço que a resposta talvez fosse um pouco das duas… No entanto o exemplo é sintomático e ilustrativo da minha “piéce de résistance” ao difícil que era não ser benfiquista em Lisboa.

Lembro-me de ser o único portista assumido na preparatória onde apenas os professores de Educação Física e de Matemática eram portistas, e por esse motivo serem também os docentes mais odiados da escola. Na secundária ser Dragão significava assinar um género de sentença de morte. Não fosse o facto de ter tido a sorte de os manda chuvas da escola serem meus amigos de infância, e o meu trajecto escolar poderia ter sido bem mais severo. Recordo o meu camarada Fernando que não tendo a benesse de ter cunhas que o defendessem da ira dos colegas e somando a isso o facto de ser também ele um portista em Lisboa, sofreu como ninguém por essa escolha “masoquista”… O rapaz levava tanta porrada à segunda-feira que a partir do 2º período já dizia ter mudado de clube, sendo a partir daquele momento…do Farense. Contentes com a evangelização encarnada, os meus colegas obrigavam-no a dizer isso bem alto para que todos ouvissem e assim servir de exemplo a outros malucos que tivesse a mesma escolha clubista. O facto de ter aparentemente mudado para o Farense não fez com que deixasse de levar porrada no início de cada semana… bem pelo contrário, ainda levava mais naquela cabecinha fragilizada pela opção tomada. Dizer-se que era do Farense não era seguramente a melhor opção, quer aos olhos dos benfiquistas quer inclusive a nós portistas. O Fernando era um fraco aos olhos de todos.

A pergunta que mais vezes fazem a um Dragão lisboeta era e ainda deve ser, o porquê de alguém que não nasceu no Porto ter escolhido o FC Porto como clube. Para eles só fazia sentido ser benfiquista ou sportinguista esquecendo-se que a sua grandeza em termos de número de adeptos se alicerçar nessa mesma realidade. Eles só têm (?) 6 milhões de adeptos porque existem muitos benfiquistas no Porto, em Braga, Chaves, Viseu, Faro… era o resultado da sua hegemonia baseada em calabotes que não chegaram a ser públicos - a rádio e o regime não deixavam. O Benfica tinha de vencer como exemplo da força do regime fascista e as migalhas ficavam para os Calimeros para que as patranhas não fossem demasiado óbvias e assim dar a ideia de que os campeonatos eram competitivos… Reparo que essas tendências castradoras ainda insistem em subsistir mesmo em democracia.
fcp_orgulho_1024x768.jpg

Pois a nossa grandeza internacional começava sensivelmente nessa época. Tinha 11 anos e tínhamos acabado de ser Campeões da Europa e do Mundo. O FC Porto era a partir daquele momento o clube que levava o nome de Portugal mais longe, e provava a todos os portistas que tínhamos tomado a opção mais acertada. Nós éramos (somos) os adeptos mais felizes deste país de invejosos.

Hoje tudo está diferente (ou talvez não) mas ainda assim as questões sustentadas por parte do grupo dos bigodes farfalhudos ainda se mantém. Como é possível alguém que não nasceu na “cidade dos andrade’s” ser adepto do FC Porto. A resposta continua a ser muito simples. Não é do FC Porto quem quer, mas sim quem pode. Nem mais nem menos. Ser do FC Porto em Lisboa, Porto, Viseu ou Faro continua a ser para estóicos adeptos e deixou há muito de ser um assunto geográfico. Para os que não querem ser do clube do regime, da farsa, da arrogância, da sobranceria e muitas outras coisas más a única opção continua a ser o FC Porto. Ser do FC Porto é ter sol todo o ano. Dizer que sou do FC Porto é sinónimo de alguém que não caminha para o precipício como qualquer cordeiro cego. Dizer que sou do FC Porto enche-me de orgulho. Nas poucas derrotas esse orgulho é multiplicado por mil. Na altura em que andava na escola, uma derrota do nosso clube fazia com que vestisse a camisola azul e branca e a fosse exibir para a rua, para a escola ou para os treinos. Aprendi em Lisboa que um portista nunca deve baixar a cabeça e nada melhor do que prova-lo dessa maneira em dias que ninguém quereria ser confrontado com a derrota. Eram as bocas que ouvia que me alimentavam até à vitória que normalmente viria logo de seguida. O FC Porto é assim e provou-o uma vez mais no último fim-de-semana. Depois de ter sido injustamente goleado em Liverpool demonstrou que não baixa a cabeça e fez aquilo que a mística ordena. Vencer. Vencer. Vencer. Mesmo quando os outros nos tomam por moribundos. Daí a minha decisão de à época da escola levar uma camisola com o Dragão ao peito para a rua depois de um jogo menos conseguido. Era a forma que encontrava para mostrar aos outros que nós somos mais fortes do que eles imaginam. Mesmo com todas as provas dadas nos ultimos anos eu acho que os rivais ainda não entenderam o que é ser portista. Entendem ainda menos, os portistas...de Lisboa.

Em suma, eu nunca diria que era do Farense, e sei que todos vós também não.

PS: o Soren num comentário recente contou-nos algumas das suas vivências aquando das visitas do FC Porto a Lisboa. A sua história sobre o adepto portista que se recusou a saltar enquanto a Juve Leo cantava ao seu lado “quem não salta é tripeiro” e que fez com que fosse espancado até cair inanimado na linha de comboio é o exemplo maior de um Dragão. Um Dragão prefere cair de pé do que deixar a sua honra no chão.
in http://portistasdebancada.blogspot.com/

apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)

Status
Not open for further replies.
Back