Sprint 100m

TiagoMatias

New member
Boa Tarde,

A pergunta pode ser um bocado estúpida ([:D]), mas alguém sabe que tipo de treinos ou exercícios devo fazer para treinar um sprint de 100m?
Há alguma técnica de arranque? Já me disseram que se deve arrancar com a perna que tem menos força (no meu caso a esquerda). Qual a razão disso?

Obrigado,

Cumprimentos,
Tiago Matias

há técnicas de arranque
deves também treinar os abdominais, de modo a conseguir um arranque mais poderoso

razões, bem, tinha que voltar a ler um artigo que li há já algum tempo

mas info disso não deve faltar mesmo aqui pela net
há também a revistas que só tratam da prática de desporto, sempre com conselhos bastantes uteis

há técnicas de arranque
deves também treinar os abdominais, de modo a conseguir um arranque mais poderoso

razões, bem, tinha que voltar a ler um artigo que li há já algum tempo

mas info disso não deve faltar mesmo aqui pela net
há também a revistas que só tratam da prática de desporto, sempre com conselhos bastantes uteis

Ah, mas então sempre é verdade que se deve arrancar com a perna que tem menor potência?

Já andei a procurar umas coisas mas não encontrei nada.

Ahh.. lembrei-me agora... A partida é de pé... [;)]

Coloca-se mais à frente a perna com mais potência?

Secalhar não.

O primeiro impulso é sempre para passar do estado parado, para o estado em movimento.
A segunda passada é que já deve aproveitar o facto de estares "em movimento" e impulsionar-te mais além..

Mas isto digo eu que não percebo nada disto!

Secalhar não.

O primeiro impulso é sempre para passar do estado parado, para o estado em movimento.
A segunda passada é que já deve aproveitar o facto de estares "em movimento" e impulsionar-te mais além..

Mas isto digo eu que não percebo nada disto!

Pois... realmente em lógica... e assim já se entende porque dizem que a perna com menos potência fica à frente...

Uma coisa que também reparo é k aos 60m +-, começo a diminuir a velocidade... grr.. fico passado, mas não dá mesmo para aguentar mais... [8b]

Então e exercícios para treinar o arranque? Gémeos? Ou os músculos mais superiores das pernas? (não sei o nome lol)

Ahh.. lembrei-me agora... A partida é de pé... [;)]

Coloca-se mais à frente a perna com mais potência?

treina das duas formas. ee dps utilizas aquela em que te sentires mais à vontade.

ahh, nao t eskeças do aquecimento antes[:D] , é facil fazer uma lesao

treina das duas formas. ee dps utilizas aquela em que te sentires mais à vontade.

ahh, nao t eskeças do aquecimento antes[:D] , é facil fazer uma lesao

As lesões costumam advir do arranque, certo? Quais são os músculos que mais têm tendência a lesionar-se? Que tipo de aquecimento devo fazer? Correr à volta da pista?

As lesões costumam advir do arranque, certo? Quais são os músculos que mais têm tendência a lesionar-se? Que tipo de aquecimento devo fazer? Correr à volta da pista?

eu nao percebo mto de educaçao fisica, mas devia saber isto.

pelo movimento q é feito tenho ideia que os musculos mais susceptiveis de lesao sao o Quadricipte e os Gemeos.

sim, o aquecimento deve começar com umas corridas leves à volta da pista de forma oxigenar os musculos e aumentar o fluxo sanguineo, e claro pa evitar lesoes.

e nao t eskeças de fazer sempre alongamentos no inicio e no fim do treino

pó pessoal de saude, espero nao ter dito nenhuma bacorada lolol

Last edited:
os musculos que têm tendencia a distençoes e ropturas sao todos os da coxa, e os gemeos. sao aqueles com que deves ter cuidado. aquecer bem, esticar bem.

para o arranque, nao te posso dar grandes ajudas, mas sei que nao podes respirar durante todos os 100 metros.

Boa Tarde,

A pergunta pode ser um bocado estúpida ([:D]), mas alguém sabe que tipo de treinos ou exercícios devo fazer para treinar um sprint de 100m?
Há alguma técnica de arranque? Já me disseram que se deve arrancar com a perna que tem menos força (no meu caso a esquerda). Qual a razão disso?

Obrigado,

Cumprimentos,
Tiago Matias

O mais importante é um bom aquecimento, principalmente alongamentos.

Já agora, quantos segundos fazes em 100m?

Para conseguir um bom arranque há que fazer do corpo como se de uma mola se tratasse e "explodir" no arranque quase como que a projecção de um salto de vários metros de comprimento.

Claro que os músculos necessários a esta "explosão" têm de ser muito, mas muito trabalhados, em exercícios de desenvolvimento de força, quer abdominal, quer de pernas, quer de tronco e braços, porque o velocista é um dos atletas mais completos e "puro" que existe!

Quanto à perna deve usar-se a que nos saia mais naturalmente, pois é essa que nos projectará mais longe no arranque.

Ah, a propósito, eu fui velocista.

os musculos que têm tendencia a distençoes e ropturas sao todos os da coxa, e os gemeos. sao aqueles com que deves ter cuidado. aquecer bem, esticar bem.

para o arranque, nao te posso dar grandes ajudas, mas sei que nao podes respirar durante todos os 100 metros.
Sim, o aquecimento é ainda mais importante para os velocistas do que para a generalidade dos atletas!

Deves fazer alongamentos de pé e sentado. Um bom aquecimento evita lesões.
Começa pela cabeça, depois braços, depois tronco e finalmente as pernas. O ideal é perderes uns 15 minutos com exercícios.

Depois treina bem o arranque. Pede a alguém para dar a partida várias vezes mas não precisas de fazer os 100m. Arrancas e páras ao fim de uns 5 ou 6 passos (se reparares, quando passam as provas na TV os velocistas costumam fazer isto).

Arranja umas escadas e sobe em ritmo acelerado várias vezes. Isto vai-te ajudar a ter uma maior força de impulsão no arranque.

Referes que ao fim de 60m começas a perder velocidade. Isto significa que não tens a resistência suficiente. No fim dos exercícios começa por dar umas 6 ou 7 voltas à pista para completar o aquecimento e treinares alguma resistência. Também ajuda a treinar a respiração que é muito importante.

Por último é preciso paciência. Só ao fim de 2 ou 3 meses de treino a treinar 3 ou 4 vezes por semana é que vais começar a tornar cada vez mais rápido.

nafs, penso que 15 minutos para um exercicio como é o sprint nao sao suficientes. perde no minimo 30 minutos no aquecimento, para nao teres surpresas.

eu tou com uma distenção à 4 meses porque nao aqueci bem antes de um treino para um corta mato :(

eu nao percebo mto de educaçao fisica, mas devia saber isto.

pelo movimento q é feito tenho ideia que os musculos mais susceptiveis de lesao sao o Quadricipte e os Gemeos.

sim, o aquecimento deve começar com umas corridas leves à volta da pista de forma oxigenar os musculos e aumentar o fluxo sanguineo, e claro pa evitar lesoes.

e nao t eskeças de fazer sempre alongamentos no inicio e no fim do treino

pó pessoal de saude, espero nao ter dito nenhuma bacorada lolol

O melhor é montar um controlo de tracção e deixar a electronica tratar do assunto

Back