O tópico da crítica fotográfica.

Bem uma breve critica ás tuas fotos... sobre a do copo nao gostei apesar da hora do dia estar boa,,,falta mta coisa, a profundidade de campo desfocou o fundo mas pouco acaba por n ter nexo nem vejo motivo de interesse algum.

Sobre a nocturna sobre a ponte..gostei do enquadramento e da imagem mas acho que está um pouco sobre exposta pk as luzes estão mto intensas. Mas continua a melhorar essa imegem , vai lá outra vez e tenta melhor, um tripé varias exposições até ficar um boa. usa medição central ou spot e tenta escolher um tempo certo entre as altas e baixas luzes de modo que se veja as coisas mas as luzes não estejam mto intensas...ao anoitecer tb deve ficar mto bom. Faz sempre com ISO 100

Fica prometido...qualquer dia volto lá.

Essa foto da Serra do Pilar ( podem vê-la aqui: http://www.caedes.net/Zephir.cgi?lib=Caedes::Gallery&gallery=new%20images->contests->current%20contest ) tem uma história engraçada.
Fui com um amigo «trabalhar» nas fotos da noite e, como ele não tinha tripé mas tinha muita vontade de fazer umas fotos nocturnas, cedi-lhe o meu e andei por lá a fazer fotos a 1/5s, aberturas 2.8 e ISO 200 sem tripé...foi o que deu.[:cool:]

Quanto á foto do copo...para mim é especial.
Relembra-me as paisagens da Quinta da Ervamoira...na perfeição.
Ah...estás a ficar fraco observador (lol)...as letras do copo estão direitas !

Já passaste na minha galeria no Caedes?

O que te parece?

Last edited:
Mas o motivo de interesse acaba por ser muito subjectivo faz parte dos gostos de cada um, por ex. aquele retrato todo desfocado que postaste também não vejo qual o motivo de interesse de um retrato desfocado e cheio de ruído.

...absolutamente.
Até porque só publico fotos que considero interessantes...[;)]

Não gostas da garrafa de vodka? eu adoro [:cool:] Acho que esta completamente equilibrada e se visses a foto a 100% vias o detalhe todo que ela tem.

Pois tambem sei que as minhas melhores sao as dos carros, mas eu nao tiro so a isso e tembem gosto de fazer umas parvoices fora disso.

qual a foto do ceu banalissimo?

ainda agora tive a postar num forum pannings e a dizer que isso ja me farta, pelo menos aqueles de lado, perfeitos "cliches" para quem tira fotos de automoveis [;)]

Eu gosto é disto:
1551498.jpg

1631102.jpg

[br:)]

Em cada mil acho que de vez em quando saco umas que fico tipo pai babado [:D]

dá uma vista de olhos na galeria deste escoces que é vizinho do circuito de Knockhill

http://www.caedes.net/Zephir.cgi?lib=Caedes::Gallery&author=ww2spitfire&page=1

Tem algumas fotos de carros interessantes.

Quanto a foto do copo eu acho que faz todo o sentido porque mostra-nos o produto final com as terras onde ele cultivado.

...e a sombra vermelha do vinho, na pedra de granito, dá um toque diferente.

São pormenores que podem passar....a mim, não !
Tenho uma idêntica no Caedes mas com o copo e a garrafa...não passou despercebida.

...e a sombra vermelha do vinho, na pedra de granito, dá um toque diferente.

São pormenores que podem passar....a mim, não !
Tenho uma idêntica no Caedes mas com o copo e a garrafa...não passou despercebida.
A foto do copo acho-a interessante.

Apenas peca pelo facto de o copo, que é o elemento principal da cena, não se destacar naquele fundo, pois as gamas de cores são muito idênticas.

Com outro fundo ficava perfeita.

A foto do copo acho-a interessante.

Apenas peca pelo facto de o copo, que é o elemento principal da cena, não se destacar naquele fundo, pois as gamas de cores são muito idênticas.

Com outro fundo ficava perfeita.

Se aumentasse a abertura, destacava o copo, mas o meu objectivo era conseguir focar o copo e, ao mesmo tempo, ter profundidade de campo.
Para a cãmara e os conhecimentos que tenho de fotografia...dou-me por satisfeito.

Eu pessoalmente também não acho assim muito interessante a foto do copo por várias razões.

1º - O copo está pousado sobre que? Aquilo é uma mesa? uma pedra (parece)?.. Seja o que for ocupa prai 50% da imagem e não se percebe ao certo o que é. Não me parece que seja uma opção de enquadramento muito boa...

2º - O copo está com pouco contraste em relação ao fundo e tem umas letras que mal se lêm.. Ou não tinha nada, ou a ter devem ser nitidas, pois o copo é o motivo principal da imagem.

3º - O Copo só tem uma pinguinha no fundo.. Teria outro interesse se o copo estivesse mais cheio, além de que os tons do vinho ajudariam a realçar o copo em relação à paisagem..

Agora, a questão não se pode por só entre tem ou não tem interesse, eu muito pessoalmente pondo as coisas nesses termos diria que a foto como está não tem grande interesse. Agora, a ideia é boa a até tem potencial e merece ser trabalhada com tempo. Tentar outros enquadramentos, outras horas do dia, talvez em orientação de retrato, com um pouco mais de zoom no copo de forma a apanhar menos pedra e mais paisagem.. etc.. etc.. etc... É que uma boa foto não é só apontar e disparar, requer trabalho, e muitos disparos de testes...

Quanto ao depth of field, com uma distancia focal de 7mm não deves ter problemas de maior.. [;)]

Eu pessoalmente também não acho assim muito interessante a foto do copo por várias razões.

1º - O copo está pousado sobre que? Aquilo é uma mesa? uma pedra (parece)?.. Seja o que for ocupa prai 50% da imagem e não se percebe ao certo o que é. Não me parece que seja uma opção de enquadramento muito boa...

2º - O copo está com pouco contraste em relação ao fundo e tem umas letras que mal se lêm.. Ou não tinha nada, ou a ter devem ser nitidas, pois o copo é o motivo principal da imagem.

3º - O Copo só tem uma pinguinha no fundo.. Teria outro interesse se o copo estivesse mais cheio, além de que os tons do vinho ajudariam a realçar o copo em relação à paisagem..

Agora, a questão não se pode por só entre tem ou não tem interesse, eu muito pessoalmente pondo as coisas nesses termos diria que a foto como está não tem grande interesse. Agora, a ideia é boa a até tem potencial e merece ser trabalhada com tempo.

É isso mesmo...

Eu qd disse que nao gostei da foto, foi pk achei que podia ser melhor, este tipo de imagens tipo publicitárias neste caso do vinho e do campo podem ser melhor exploradas....e estas imagens podem sempre ser melhoradas.

...esta foto foi ao fim do dia , antes do por do sol...e se for logo de manhã o sol estará de frente, pode reflectir no copo e evidenciar a cor do vinho... tb com um ceu melhor pode melhorar substancialmente a imagem.

...esta foto foi ao fim do dia , antes do por do sol...e se for logo de manhã o sol estará de frente, pode reflectir no copo e evidenciar a cor do vinho... tb com um ceu melhor pode melhorar substancialmente a imagem.

Exactamente por isso é que esta foto é única...

...mostra o que eu queria que mostrasse... a paisagem a perder-se de vista e o granito trabalhado pelo homem, com o copo, a sua sombra , o vinho e o seu reflexo.

Regista o momento... e para quem faz a foto, meus amigos, isso também é muito importante. Quer esse momento esteja representado numa garrafa de Vodka, num retrato com grão ou num carro todo de lado.

Obrigado pelos comentários.

Last edited:
Exactamente por isso é que esta foto é única...

...mostra o que eu queria que mostrasse... a paisagem a perder-se de vista e o granito trabalhado pelo homem, com o copo, a sua sombra , o vinho e o seu reflexo.

Regista o momento... e para quem faz a foto, meus amigos, isso também é muito importante. Quer esse momento esteja representado numa garrafa de Vodka, num retrato com grão ou num carro todo de lado.

Obrigado pelos comentários.

Bem, se a ideia é guardar uma memoria, desde que fique bem exposta e focada serve..

Se gostas de fotografia e queres fazer boas fotografias que não só agradem aqueles a quem recorda momentos vividos, mas que agradem visualmente a mais pessoas, não podes ver a coisa com esses espirito.. [;)]

E mais uma vez, não penses que estamos a dizer que a foto está má.. Aliás, o principal, que é a ideia, já a tens.. Agora, tens ai muita margem para melhora-la.

Pessoal, precisava de ajuda.

O objectivo é oferecer uma máquina digital compacta e o tecto é 200€
A máquina destina-se a tirar fotos essencialmente em modo automático pois quem a vai receber não percebe nem tem grande interesse em tirar fotos com cariz profissional se é que me entendem... portanto uma máquina simples com menus intuitivos e fácil de usar.

Que aconselham?

Bem, se a ideia é guardar uma memoria, desde que fique bem exposta e focada serve..

Se gostas de fotografia e queres fazer boas fotografias que não só agradem aqueles a quem recorda momentos vividos, mas que agradem visualmente a mais pessoas, não podes ver a coisa com esses espirito.. [;)]

E mais uma vez, não penses que estamos a dizer que a foto está má.. Aliás, o principal, que é a ideia, já a tens.. Agora, tens ai muita margem para melhora-la.

Não penso, mas se pensasse, desde que essa fosse a vossa opinião, teria que a respeitar mesmo que não concordasse com ela.
Seriam os «riscos» que corre, quem mostra aquilo que faz.

Critiquem á vontade, aceito todas as críticas, no entanto, também tenho liberdade para concordar ou não, com elas.[;)]

Mais uma...

Mais uma...

...para saber a vossa opinião:

No Estádio do Dragão com a Cidade ao fundo.

Attachments

• Cópia de DSCF0010.JPG
    Cópia de DSCF0010.JPG
    56.7 KB · Views: 0
Last edited:
Desculpem lá vir com OT para aqui... mas o tópico das máq. digitais está abandonado... só o mundano lá foi dar me uma opinião... se mais alguem puder eu agradecia imenso... pois tenho que fazer a compra até sexta feira.

Mais uma vez desculpem o OT.

Back