Renault vs Honda - Tecnologia

Renault vs Honda - Tecnologia

• Renault

Votes: 97 38.5%
  • Honda

Votes: 155 61.5%

• Total voters
    252
Não sou mecânica, por isso não te sei especificar em linguagem correcta qual o problema pq tanto posso dizer bem como posso dizer baboseiras.

Sugiro que aprofundes, mas pela minha mão passaram processos de uns 5 pelo menos. No entanto não ando a contabilizá-los religiosamente.

Já agora se quiseres diz quem é a fonte... podemos ser colegas! [;)]

fiquei curioso e gostava de facto de saber pormenores, é porque existe uma enorme diferença entre um motor avariar pouco e não avariar[;)], apenas referi que aquele exemplo que o V7 referiu não era um problema de motor, mas de alimentação.

já vi 2.2 abertos também...[:p]

embora os que vi iam para cima dos 160.000 kms[;)]

em relação ao meu contacto, o mesmo está trabalha na Honda Portugal, não acredito que o conheças[;)]

fiquei curioso e gostava de facto de saber pormenores, é porque existe uma enorme diferença entre um motor avariar pouco e não avariar[;)], apenas referi que aquele exemplo que o V7 referiu não era um problema de motor, mas de alimentação.

já vi 2.2 abertos também...[:p]

embora os que vi iam para cima dos 160.000 kms[;)]

em relação ao meu contacto, o mesmo está trabalha na Honda Portugal, não acredito que o conheças[;)]

E eu apenas quis referir que esse modelo já teve outros problemas para além de alimentação.

Pelo que vi esse problema ocorreu em viaturas com menos de 100.000 kms daí a reparação ter sido feita em garantia sem problemas.

Hmmm... se calhar até conheço!! [;)]

E eu apenas quis referir que esse modelo já teve outros problemas para além de alimentação.

Pelo que vi esse problema ocorreu em viaturas com menos de 100.000 kms daí a reparação ter sido feita em garantia sem problemas.

Hmmm... se calhar até conheço!!

mas acho que isso é lógico, ou alguém acredita que existam carros perfeitos que nunca avariam?[;)]

antes de dizer quem é, tenho que ver se a pessoa não se importa, obviamente![;)]

de qualquer das formas e conhecendo outros casos semelhantes em outras marcas (Renult, Mercedes, Seat), se os mesmos se resolveram dessa forma, acho que mais uma vez a Honda marca pontos positivos!apr:)

O k20A não é propriamente o motor do S2000 pelo que se adaptaria melhor caso fosse montado num outro modelo. O do B16a era mais "pontudo" e estava montado no VTI que de deportivo tinha pouco principalmente quando comparado com um Type R e ainda assim foi muito bem recebido.

O que o 1.8 115cv da bmw tem de especial?

É valvetronic e tem uma cremosidade e progressividade a funcionar que parece um 6 cilindros. É Excelente [;)]

Eu já conduzi tanto um S2000 como um CTR dos anteriores e sei bem quais as diferenças, o i-vtec é mais progressivo e redondo, apesar de também se notar a mudança de personalidade às 5.500 rpms.

A diferenças entre o que eu digo e o que diz uma parte das pessoas que andam por aqui, é que eu de facto já conduzi e andei em muita coisa e oiço e leio a opinião dos outros mas formo a minha também com base na minha experiência.

Como já disse anteriormente considero o motor do CTR excelente, mas excelente é diferente de ser o melhor [;)]

Ora cá está um adjectivo novo para motores... :sh) [:blush:]

Podia ser, mas não é !

não sei se o objectivo era ridicularizar a expressão, mas por acaso não é minha. [;)]

Para quem já tenha conduzido um 6 cilindros em linha BMW é fácil entender a expressão, assim como rugosidade aplicada a alguns motores, nomeadamente os 3 cilindros.

É tipico dos motores de 6 e mais cilindros terem uma suavidade e linearidade de funcionamento reforçada pela sua sonoridade, que facilmente se associa a esta palavra. Quem a utilizava muito era o Pedro Silva ainda na era "supermotores" [:blush:]

Last edited:
E continuas sem dizer em que achas o motor Porsche superior...

Vou-te responder a sério se perceberes um minimo de mecânica diz-me o que achas:

" O motor do 968 deriva do que equipava o 944 S2. Manteve os dois veios de equilibrio que lhe permitem exibir uma suavidade de funcionamento capaz de fazer inveja a muitos 6 cilindros, bem como a sua cilindrada de 2.990 cc, o que lhe confere o título do maior 4 cilindros do mundo. Contudo e em paralelo com uma cambota mais leve, novos conjuntos de bielas e pistões - passando estes últimos a serem arrefecidos a jacto de óleo - e um volante do motor com amortecedor de vibrações, esta unidade passa a incluir um variador de fase que curiosamente ou talvez não, é o sistema mais simples de todos os conhecidos.
O accionamento da distribuição é realizado a partir da cambota directamente à árvore de cames que acciona as valvulas de escape. O movimento é depois transmitido à árvore de cames da admissão por intermédio de uma corrente montada a meio dos respectivos veios. É nesta corrente que reside o truque, ou melhor, o sistema que a porsche concebeu para controlar a sua folga. O esticador com que está dotado permite fazer variar a respectiva folga para cima ou para baixo, sendo o maior ou menor cruzamento entre válvulas de admissão e escape provocado por esta variação" in Auto Hoje 19 Jan de 1992

Na prática isto queria dizer que o 968 aceita diversos tipos de utilização, pode-se andar tão devagar quanto se deseje, uma vez que o motor é muito elástico, fornecendo potência a qualquer regime, é de uma suavidade exemplar e o seu enorme binário permite rodar sempre na mesma mudança, mais parecendo um carro de caixa automática.

Como infelizmente suspeito que para ti o que conta são os números, aqui vai o que menos importa :

O carro tem 240 cv às 6.200 rpm e 305 nm às 4.100 rpm o regime máximo é às 6.600 e fazia 6,4 seg 0-100 e 245 km/h de Vmax

Bem só se fala da Honda que não é a melhor em relação à BMW, podera também estão a comparar um Honda com um BMW o que é um pouco injusto (e daí talvez não) já que o Honda é muito mais barato, logo cremoso ou não, o Honda tem um motor "cremoso" quanto baste para o preço que custa.

Mas da última vez que olhei para o título do tópico era a Honda vs Renault, daí que afinal o que raio fez a Renault de jeito em termos de avanços tecnológicos?

Vou-te responder a sério se perceberes um minimo de mecânica diz-me o que achas:

" O motor do 968 deriva do que equipava o 944 S2. Manteve os dois veios de equilibrio que lhe permitem exibir uma suavidade de funcionamento capaz de fazer inveja a muitos 6 cilindros, bem como a sua cilindrada de 2.990 cc, o que lhe confere o título do maior 4 cilindros do mundo. Contudo e em paralelo com uma cambota mais leve, novos conjuntos de bielas e pistões - passando estes últimos a serem arrefecidos a jacto de óleo - e um volante do motor com amortecedor de vibrações, esta unidade passa a incluir um variador de fase que curiosamente ou talvez não, é o sistema mais simples de todos os conhecidos.
O accionamento da distribuição é realizado a partir da cambota directamente à árvore de cames que acciona as valvulas de escape. O movimento é depois transmitido à árvore de cames da admissão por intermédio de uma corrente montada a meio dos respectivos veios. É nesta corrente que reside o truque, ou melhor, o sistema que a porsche concebeu para controlar a sua folga. O esticador com que está dotado permite fazer variar a respectiva folga para cima ou para baixo, sendo o maior ou menor cruzamento entre válvulas de admissão e escape provocado por esta variação" in Auto Hoje 19 Jan de 1992

Na prática isto queria dizer que o 968 aceita diversos tipos de utilização, pode-se andar tão devagar quanto se deseje, uma vez que o motor é muito elástico, fornecendo potência a qualquer regime, é de uma suavidade exemplar e o seu enorme binário permite rodar sempre na mesma mudança, mais parecendo um carro de caixa automática.

Como infelizmente suspeito que para ti o que conta são os números, aqui vai o que menos importa :

O carro tem 240 cv às 6.200 rpm e 305 nm às 4.100 rpm o regime máximo é às 6.600 e fazia 6,4 seg 0-100 e 245 km/h de Vmax

Já passou um S2 Cabrio cá por casa muito bom motor bastante linear só andei num turbo uma vez e continuei a preferir o S2.

Bem só se fala da Honda que não é a melhor em relação à BMW, podera também estão a comparar um Honda com um BMW o que é um pouco injusto (e daí talvez não) já que o Honda é muito mais barato, logo cremoso ou não, o Honda tem um motor "cremoso" quanto baste para o preço que custa.

Mas da última vez que olhei para o título do tópico era a Honda vs Renault, daí que afinal o que raio fez a Renault de jeito em termos de avanços tecnológicos?

As conversas vão derivando [;)]

Eu não tenho muitas respostas, a minha especialidade é perguntas [:cool:]

Mas parece-me que renault é uma marca que prima pelas soluções tecnológicas, tanto a nivel mecânico como nos gadgets. É ousada fez carros como o spider, o twingo ou o avant time ou mesmo o Vel satis que apesar de algum insucesso nalguns deles foram opções arriscadas e inovadoras, criando novos conceitos e soluções.

À Honda tiro o meu chapéu por conseguir conciliar duas coisas aparentemente contraditórias que são muita rotatividade e fiabilidade, tem excelentes motores embora normalmente um bocadinha barulhentos e não apropriados para todo o tipo de carros e de resto é mais conservadora nos conceitos. Aposta tudo na mecânica e consegue bons resultados. Curiosamente nos diesel apostou num conceito bastante diferente do seu habitual (muita cilindrada, suavidade, etc.) e apesar de um bocado ultrapassado mesmo esse seu único motor diesel tem muitos fãns. É tecnologicamente bastante avançada em termos de mecânica, mas muito mais conservadora no resto

Manteve os dois veios de equilibrio que lhe permitem exibir uma suavidade de funcionamento capaz de fazer inveja a muitos 6 cilindros, bem como a sua cilindrada de 2.990 cc, o que lhe confere o título do maior 4 cilindros do mundo. Contudo e em paralelo com uma cambota mais leve, novos conjuntos de bielas e pistões - passando estes últimos a serem arrefecidos a jacto de óleo - e um volante do motor com amortecedor de vibrações, esta unidade passa a incluir um variador de fase que curiosamente ou talvez não, é o sistema mais simples de todos os conhecidos.
O accionamento da distribuição é realizado a partir da cambota directamente à árvore de cames que acciona as valvulas de escape. O movimento é depois transmitido à árvore de cames da admissão por intermédio de uma corrente montada a meio dos respectivos veios. É nesta corrente que reside o truque, ou melhor, o sistema que a porsche concebeu para controlar a sua folga. O esticador com que está dotado permite fazer variar a respectiva folga para cima ou para baixo, sendo o maior ou menor cruzamento entre válvulas de admissão e escape provocado por esta variação

muito bom, só falta aí o bloco em alumínio[;)]

Muito bom!apr:)

adorava ver esse motor sem a tampa das valvulas!

esse sistema deve ser muito interessante![;)]

eu gostava mesmo era de andar com ele. Até porque o carro em que o motor era montado tinha muitas outras coisas intereassantes.

Eu não disse que o K20A é o melhor motor porque me apeteceu!!

K20A é o motor do Civic Type R Ep3, Fn2, Fd2 Mugen RR e Integra Dc5.

Penso que essa nomeação não foi apenas pela potencia... foi também porque é um motor que têm sido utilizado já ha alguns anos... desde 2001 com o Civic Type R, até agora com o novo Civic Type R Japones.

É um motor que têm muito pra dar, não apenas em nivel de potencia... É preciso lembrar que é um motor altamente rotativo, atmosferico, potente, cada vez mais limpo... ou seja, é uma obra de tecnologia!

A Renault não tem nada de mais... simplesmente uza hj em dia, coisas que ja foram inventadas ou conseguidas por outras marcas japoneses (e não só) ha mais tempo.

Inovação ve-se nas marcas japonesas!! isso já se sabe... e actualmente tb se vê inovação (de certa forma) nas marcas alemãs. De resto... Franceses, Americanos, Italianos, e por ai fora, não tem nada de novo...

Last edited:
Inovação ve-se nas marcas japonesas!! isso já se sabe... e actualmente tb se vê inovação (de certa forma) nas marcas alemãs. De resto... Franceses, Americanos, Italianos, e por ai fora, não tem nada de novo...

As marcas Japonesas mais inovadoras que Mercedes / BMW / Audi / VW?
[:D]

Back