2.0 Biturbo BMW - O melhor motor do mundo ?

Este senhor desde que apareceu no serrapowa e viu o GTI não quer outra coisa! :P

Quanto ao tópico, acho que o arturval disse quase tudo em relação À comparação 23d vs 35d. Mas como tudo, podemos descer por aí abaixo e chegamos a 118d vs 120d! ;)
Se uma pessoa for racional, inclusivé eu, nunca teria comprado o carro que tenho, mas felizmente não somos racionais e por isso andamos aqui! :P E por isso temos tantas discussões acesas!
Se fosse hoje, e estamos a falar de 3 anos... talvez não comprasse o GTI e comprasse algo diferente... não digo que seja a diesel ou a gasolina, digo que o carro fosse completamente diferente, mas se pensar bem, cada vez que entro no meu carro fico contente! ;) Contente como não ficaria noutro, e fazendo uma analogia, se tivesse um 35d, estava mais contente que com um 23d, mas não digo que não estivesse contente com o 23d! Ficava, claro, mas ficava mais com o 35d! E aí o RCE tem razão, e nos factores emotivos, é obvio que o 35d dá um arreio, por alguma razão é mais caro! :) Mas nem sempre se pode ter tudo, e se tivermos com os pés no chão e relativamente à utilização que se dá no dia a dia, um 123d chega e sobra! e o 120d idem!
Eu digo desde já que cavalos nunca são demais, mas se pensarmos bem, 200 são mais que suficientes! Diria mesmo que depois de ter um carro com 150 e aumentar 50 para este... 150cvs chegam e sobram!
Para o dia a dia 150cvs são mais que suficientes e acima de 200 racionalmente é desperdicar equidios! :) Mas que é bom te-los! CLARO QUE É!

E bom natal! :)

Nota de Natal: Após ver o video do top gear quero lá saber da racionalidade... venha o M3... eu quero lá saber o que vou fazer aqueles cvs todos... mas até deliro! :P

Last edited:
a receita parece ser simples, quando os otto começam a ter um turbo, vêm logo a seguir os diesel com dois.
deve ser um grande motor, mas para mim não.

• 24 Novembro, 2003
  • Motor 1.9 CDTI ECOTEC twin-turbo com 212 cv
  • Potência específica elevada, consumo reduzido e emissões de acordo com Euro 4.
  • O motor turbodiesel 1.9 CDTI debita 212 cv (155 kW) e apresenta um binário máximo superior a 400 Nm disponível logo às 1400 rpm. Com este propulsor, o Vectra OPC não precisa de mais do que 6,5 segundos para acelerar de zero a 100 km/h, estando a velocidade máxima limitada electronicamente a 250 km/h. No que diz respeito ao consumo de combustível, o Vectra OPC fica-se por uns magros 6,5 litros/100 km no ciclo europeu de testes.
Feliz Natal

• 4 Novembro, 2003
  • Potência específica elevada, consumo reduzido e emissões de acordo com Euro 4.
    O motor turbodiesel 1.9 CDTI debita 212 cv (155 kW) e apresenta um binário máximo superior a 400 Nm disponível logo às 1400 rpm. Com este propulsor, o Vectra OPC não precisa de mais do que 6,5 segundos para acelerar de zero a 100 km/h, estando a velocidade máxima limitada electronicamente a 250 km/h. No que diz respeito ao consumo de combustível, o Vectra OPC fica-se por uns magros 6,5 litros/100 km no ciclo europeu de testes.
Feliz Natal

»Início de comercialização:10/12/2062

Last edited:
»Início de comercialização:10/12/2062
Ou quem sabe mais tarde! :P

A Bmw nesse caso deu uma ensinade-la... andava a opel a apresentar concepts... e a bmw já no dakar a testar o motor! ;)
Meses depois, penso que em março sai o 35d.

Até hoje esse motor da opel é um sonho... já que não saiu nada...

• 24 Novembro, 2003
  • O motor turbodiesel 1.9 CDTI debita 212 cv (155 kW) e apresenta um binário máximo superior a 400 Nm disponível logo às 1400 rpm. Com este propulsor, o Vectra OPC não precisa de mais do que 6,5 segundos para acelerar de zero a 100 km/h, estando a velocidade máxima limitada electronicamente a 250 km/h. No que diz respeito ao consumo de combustível, o Vectra OPC fica-se por uns magros 6,5 litros/100 km no ciclo europeu de testes.
Feliz Natal

Realidade:

- A Opel não sabe fazer motores diesel por isso vai ter que comprar a versão 180cv a FIAT. A FIAT reserva os direitos da versão de 190cv.

Candidato nº1 a engine of the year, números impressionantes!!!
Se transpusermos para os gasolinas, seria algo de fenomenal 2.0L bi turbo!!!
Debitaria algo entre os 260 a 290 cvs!!!!

Ou quem sabe mais tarde! :P

A Bmw nesse caso deu uma ensinade-la... andava a opel a apresentar concepts... e a bmw já no dakar a testar o motor! ;)
Meses depois, penso que em março sai o 35d.

Até hoje esse motor da opel é um sonho... já que não saiu nada...

...este motor chama-se hoje em dia 1.9tst e já está a venda na Saab...

Last edited:
Desculpem a piada mas o pessoal dos diesel deve andar com fumo nos olhos :D :D
Sem incomodar as outras marcas a bmw tem um 6cilindros biturbo a gasolina ke tem a potencia e o binário cortados de fábrica, e mesmo assim ...
...ta bem ke PT é a pátria dos diesel mas daí até o 123d ser o melhor motor de sempre e da actualidade é preciso ser um bocadinho fanático...

Last edited:
Ui? O D. Sebastião regressou?

Mas com 210cvs? É que o maximo que vejo (carfolio, autohoje, e site oficial da saab) o maximo que vi foi 150cvs...

180cv/400Nm

http://www.automotor.xl.pt/1107/exec/500.shtm

"A acompanhar a renovação de imagem, o mais popular propulsor da gama, o1.9 TiD, também foi actualizado, dispondo agora de uma variante biturbocapaz de debitar 180 cv. Esta versão mais musculada confere melhoresprestações ao modelo, mas não substitui nenhuma das anteriores,juntando-se às já existentes derivações de 120 cv e 150 cv (estaúltima, porventura, a mais equilibrada da gama)."

Ja ha no Alfa com 170cv
E penso que no Saab tem 190cv

180cv nos GM e 190cv no Grupo FIAT. A FIAT reservou os de 190cv para eles.

http://www.fptpowertrain.com/eng/pdf/Comunicato_uk.pdf

Based on the current 1.9 JTDM 16v engine, the engine will be available in two
versions:
180 HP @ 4000 rpm
190 HP @ 4000 rpm
both with 400 Nm torque @ 2000 rpm.
The engine will be sold to both captive and non-captive customers, with the
higher power output reserved to FGA applications.
The low-end-torque has been improved by 50%, with 300 Nm available
already from 1250 rpm.

Last edited:
É que é mesmo isso.

Num topico aqui ao pé, já se discutia pelos donos do 120d que o 123d não vlia a pena. Eram mais €'s por pouco mais perfomances, etc.

Diziam isso porque tem um 120d. Seguindo a mesma linha de pensamento porque não compraram um 118d. É que o 120d não oferece muito mais e ainda é mais caro.

Tens q começar a ler bem os posts...
Num tópico aqui ao lado houve 2 comentários sobre o 123 d (após test drive), dos quais nenhum possuia qq BMW (eram candidatos a...) e ambos realmente compraram um 120 d e um 320 d coupé respectivamente!

Quanto ao tema do tópico acho tb realmente exagerado o titulo de melhor do mundo, agora q seja o melhor 2000 cc turbo diesel da actualidade disso não tenho quaisquer duvidas.

eu só considerei motores de carros de estrada.
na competição, para mim, o motor do Porsche 917K é qualquer coisa de fenomenal.
cumprimentos

Estrada, estrada... Todos os Grupo B (e até antes deles) tiveram versões de homologação de estrada. Em mais de 100 anos de história automóvel já tivémos de tudo, de carros a turbina a carrinhos com motores pequenos e 600cv...

Bem sei que este desvio não tem nada a ver com a conversa, mas é só para limitar os adjectivos.

No global julgo que os motoristas dos grandes grupos estão apertados - de várias maneiras - e começaram a colocar no mercado várias hipóteses que deixam antever o próximo passo em termos de motorizações: estes diesel biturbo, o diesotto, os híbridos de última geração, as novas evoluções do turbodiesel "standard" (ex:dar um salto ao site do R&D da Fiat, por exemplo, para "cheirar" o Multijet II), os alternativos, os otto turbinados de baixa cilindrada, etc...

Back