Montar negócio 'próprio' em Portugal....

Montar negócio 'próprio' em Portugal....

• Sim

Votes: 16 16.3%
  • Não

Votes: 14 14.3%
  • Estou a estudar/pensar no assunto, e possivelmente...

Votes: 52 53.1%
  • Nunca! Este é o pior sítio na Europa para montar negócio que seja!

Votes: 16 16.3%

• Total voters
    98
LOL não podia ser mais correcto! Quando é nosso custa mais! [;)]
pois é:)

quanto ao investires, ou não...
bem....nunca ninguém ficou rico a trabalhar para um patrão.
por isso, para quem souber o que quer fazer, o meu conselho é: façam-no! ponderadamente. mas façam-no!

não há nada pior do que chegar a uma altura da nossa vida e dizer: se eu.....podia ter......

não dá para mim.
nem que fique teso pelo caminho[:D]

ld

pois é:)

quanto ao investires, ou não...
bem....nunca ninguém ficou rico a trabalhar para um patrão.
por isso, para quem souber o que quer fazer, o meu conselho é: façam-no! ponderadamente. mas façam-no!

não há nada pior do que chegar a uma altura da nossa vida e dizer: se eu.....podia ter......

não dá para mim.
nem que fique teso pelo caminho[:D]

ld

Acho que sim, melhor "morrer" a tentar lá chegar do que "morrer" e nunca ter tentado!

Já ponderei e já tentei fazer uma empresa. Falta de audácia? Talvez... Aventuras todos gostam mas há-que fazê-lo com consciência e responsabilidade.

Um amigo meu disse-me há uns anos e não pude deixar de concordar:

"Ninguém faz dinheiro a sério a trabalhar para os outros"

Não podemos nunca esquecer que o Risco é quase sempre proporcional ao Lucro ...ou ao Prejuízo!

Há que arriscar

Há que arriscar

Da primeira vez foi com um sócio, amigo de longa data. Deu M...@.
Perdi o dinheiro e perdi o amigo.

Agora parti para outra. Para o produto e para o sistema é o momento certo.

Como alguém dizia o pior que pode acontecer é chegarmos a um determinado ponto e pensarmos. "Ai se eu tivesse feito isto, ou aquilo, mas agora..."

Fiquem bem.

metam uma coisa na cabeça

para erguer um bom négocio não é "apenas" preciso ter cabeça e querer!

-é preciso possuir uma capacidade que seja utilizável nesse contexto
-é preciso ter acesso a recursos (financeiros, materiais, tecnológicos ou humanos)
-é preciso ter visão e reconhecer as oportunidades
-é preciso não ser avesso ao risco (pelo menos não muito)
-é preciso ter competências relacionais

-e é preciso passar das ideias á prática!

-é preciso ter acesso a recursos (financeiros, materiais, tecnológicos ou humanos)

e paciência...também é precisa MUITA!

verifica bem as burocracias e diz-me qq coisa....

kumékié??
estou a ver que já descobri o meu próximo negócio[:D]
ld

tipo traficas o produto... vendes... passas recibo e ficas com a cópia...

pedes um livro de recibos verdes e como CAE metes "Serviço não especificado"

pluff tá feito

acrescenta-lhe uma caracteristica que é pouco comum nos empresarios portugueses:

- saber esperar pela bonança!
- lucidez para saber distinguir o que é pertença da empresa, dos colaboradores, do fisco, e dos fornecedores [;)] [:D] [:)]

e paciência...também é precisa MUITA!

verifica bem as burocracias e diz-me qq coisa....

paciência é preciso para tudo! Não é especifico do empreendedorismo, mas sim, podemos acrescentar isso [;)]

acrescenta-lhe uma caracteristica que é pouco comum nos empresarios portugueses:

- saber esperar pela bonança!
- lucidez para saber distinguir o que é pertença da empresa, dos colaboradores, do fisco, e dos fornecedores [;)] [:D] [:)]

pois, a espera é a paciência.

a segunda coisa que referes não é uma caracteristica que é preciso ter, mas pelo contrário uma caracteristica que é preciso não ter "o querer apropriar-se do que não é seu" ou o respeito pelos direitos e deveres da sociedade, coisa que também não é inerente apenas aos empreendedores mas a todos os cidadãos em geral [;)]

Ainda não 'percebi' o problema de montar um negócio em Portugal.

Já referi por aí, que estamos cheios de capital ocioso. A falta de dinheiro não é argumento.

Falta de ideias e vontade de trabalhar ?

Vai uma aposta... ? [;)]

Já referi por aí, que estamos cheios de capital ocioso. A falta de dinheiro não é argumento.

Vai uma aposta... ? [;)]

vontade de trabalhar................[:D] eu gostava de saber como é que voçÊs definem isso, já que andam por ai a espalhar essa ideia!

o problema de montar um negócio em portugal, (isto é uma reflexão minha), começa porque a maioria dos tugas não tem o conhecimento minimo para sequer imaginar ou pensar o processo legal/estrutural de o fazer. O acesso a isso é dificultado, muitas vezes requer o conhecimento das leis "por dentro" , e um advogado. Nós lidamos mal com a burocracia, exageramos demais a burocracia. Até os alemães, os criadores da burocracia, têm menos leis que nós, menos leis imperativas, e são mais permeaveis aos acordos entre pessoas. Nós temos legislações laborais estupidas e demasiado rigidas num mundo que se caracteriza pela sua dinâmica....

Importa-se coisas mas não se sabe adaptá-las!

Depois, poucos tugas vivem na posse de recursos suficientes para se atirar para uma ideia , que pode não dar certo. O português é muito avesso ao risco, e vive pensando na estabilidade......embora admire-se que alguns que vivem no risco têm carros bons e casas boas..... , não percebem bem como. Ou melhor, invejam-nos mas depois não sabem se gostava de viver nessa incerteza.....

O português médio .....gostava era de trabalhar numa empresa "segura" , com um ordenado a rondar os 5000€, mas não ser o patrão que era para não ter as responsabilidades todas. Ou seja, queria ser um mero empregado, com ordenado de patrão ..!

Os tugas são naturalmente criativos mas é, falta-lhes é forma de saber na prática montar o negócio!

Pensas o quê? que montar um negócio é legalmente criar uma empresa e lucrar? Há muitos tugas que são canalizadores,pintores, mecanicos, vendedores , etc ....tudo ilegalmente!porque têm visão para o negócio, sabem negociar e têm lucro, mas se tiverem que o fazer legalmente não sabem para onde se viram, porque é tudo a dificultar.

E o pior é que se eles formalizassem o seu negócio, provavelmente aumentariam os seus lucros, por isso, nem é falta de vontade de trabalhar nem falta de vontade....., é sim a falta de capacidade e de conhecimento para lidar com um estado chulo, burocrático e que nem percebo bem para que serve neste campo.

O exemplo de tudo isto, é que quase todo o tuga tem um biscate!

Last edited:

Vai uma aposta... ? [;)]

Então a falta de dinheiro não é argumento? Em que realidade pairas Carlos.L?

Ando a pensar num negócio meu.
Tá a faltar-me o negócio ideal.
E coragem.

o negócio ideal é sempre aquele em que és melhor !

a coragem já ninguém te pode ajudar mesmo! és avesso ao risco tal como todos nós .....o ser humano já o é por natureza, nós tugas somos ainda mais porque sabemos que neste país é dificil recomeçar quando estamos abaixo do minimo![;)]

Se queres um negócio teu e não tens ideias isso é sempre um problema fácil de resolver, basta teres dinheiro para arrancar com ele ;)

Back