Suspensões - molas, amortecedores, kits suspensão

citação:Originalmente colocada por terrano1

muito boa tarde eu sou novo por aqui por enquanto sou voui lendo ja agora o que voces achao dos amormecedores da "alko" tao montados n meu jipe

Amortecedores espanhóis qualidade mediana. Bom compromisso preço/efectividade

citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

citação:Originalmente colocada por loucao_jr

Essas barras devem dar elevação, se assim nao for informa-te e opta por umas que tambem subam o jipe em 2''! ;)

Dao a mesma elevacao que as de origem, sao é mais duras

Exactamente! :( Infelizmente as barras de torsão reforçadas só alteram mesmo a rigidez... pois em altura continuamos com os mesmos limites máximos recomendados (3cms)...

citação:Originalmente colocada por Senhor_VX

citação:
Ok, estou bastante inclinado para esta solução Bilstein à frente OME arás e molas progressivas também OME atrás...

MAs agora com essa história dos 5 cms nas molas é que me confundiste... como é que consigo equilibar depois o carro? È que para aumentar 5 cms nas barras de torsão (mesmo as Ironman como o ALex recomendou) parece obra... [B)]

Ou a tua ideia é deixá-lo "desiquilibrado"??

Pois qt as barras de torção n sei se dá pra levantar sendo elas reforçadas, mas olha 5 cms é razoavel, n é exagerado e n vais notar grande coisa na condução, (passa na Tecnoeleva e pergunta ao Vilela o que ele diz), dai pra cima sim começas a notar e mto...

Desiquilibrado não, se levantares atras vais terd e levantra a frente tb, mas n te eskeças que os jipes devem estar por regra com a frente mais baixa 2 cms que a traseira...

Ok, então segundo este raciocícnio (que sinceramente desconhecia [8)]), já dá para colocar as molas OME + 5cms atrás e apertar as barras para ganhar 3cms... fica então a diferença de 2cms que falas...

Dado que são bastante mais rígidas que as de origem (do que vi até agora estamos a falar de 30% a 50%, dependendo da marca) e com os Bilstein em pincipio mesmo com estes 3cms amais, deve-se conseguir evitar o baloiçar excessivo da frente...

O mais tardar em Outubro isto tem que tar pronto para ficar bem testado...;)

citação:Originalmente colocada por TerranoII

O curso da suspensão é sempre o mesmo a não ser que se mude os triangulos da suspensão. Não recomendo levantar mais do que 3-4 cm, correndo o risco de rebentar foles, triangulos a bater nos amortecedores e actuação da suspensão apenas em extensão ficando a compressão reduzida a quase "0". Neste tipo de suspensões não há grande coisa a fazer.Os BJ Spacers também podem ser usados mas, como já me disseram muitas vezes..."..ah e tal a malta farta-se de gastar dinheiro no terrano e depois acaba sempre por ir para um GR..." ora bem cada um sabe de si e sabe o que tem entre maos, por isso não vale a pena entrar em grandes cavalarias! Esta é a minha opinião!

Sinceramente reconheço que ainda pensei nisso... mas hoje já não considero essa hipótese! Será difícil encontrar um GR sem "bugs" com os kms deste, no mesmo estado de motor e com os numeros que ele apresenta agora... e na eventualidade de ele aparecer, o preço seria concerteza proibitivo...:( Embora seja de origem "mais completo" para a minha uilização TT.

O Minotauro (enquanto mantiver a fiabilidade que tem demonstrado) vai ficando por cá uns bons anos.. :) Já fiz 1500kms (mais de metade TT) desde a reprogramção... com o cuidado necessário, tenho verificado o óleo e água antes de cada volta. Tanto um como outro abolutamente ao nivel!

Esta confiança vale muito em termos de "paz de espírito"...:D

citação:Originalmente colocada por Pedro Simões

voltando ao que deu origem a este post pareceu-me que o minotauro deu aquele salto de traseira a sair da vala por duas razoes...um resalto á saida e a travagem um pouco brusca,qualquer carro teria mais ou menos a mesma reacção

Tens razão no que dizes Pedro, mas infelizmente a questão já vem de trás (no baloiço também é notório) e a realidade é que e minha frente está muito mole para o peso que tem de suportar.

Voltando um bocado mais atrás, quem foi à ultima "Comportada" deve-se lembrar que na segunda tentativa da subida ao marco geodésico ia saindo em frente, pois as rodas dianteiras perderam contacto com o chão, fazendo-me perder a direcção...:(

Como sou um gajo "picuinhas" e gosto de perceber e compreender o que me aconselham, não segui logo com o conselho da PRoTT quanto ao duplo amortecedor como forma de resolver a situação (o que infelizmente por aqui ainda ninguém comentou...)

Acho a situação que temos discutido (barras reforçadas + amortecedor mais forte que os Rancho 5000) em teoria mais ineteressante em termos de comportamento global mais adeuqado ao que faço..

Na prática, só quando estiver montado...;)

pois é possivel que o carro esteja algo desiquilibrado mas só vendo no terreno e ver as diferentes reacções para um de origem ...

o zé pereira por norma sabe o que diz alem de ter bastante experiencia com os terranos ou não ande ele a correr com eles

E até agora impecável... aliás mais que isso! [8D]

A questão é que como tudo a tecnologia vai avançando, novas marcas e peças mais avançadas vão aparecendo e ele não tem tempo para pesquisar, ler, perguntar... aliás como quase toda malta neste ramo.

A minha dúvida é que me parece que com duplo amortecedor à frente perderei um pouco da (já limitada) capacidade de cruzar do T2...

ISto comparativamente com a solução barras reforçadas, amortecedor mais forte que os 5000.

Percebes a questão?

Mas Armindo, pelo que reparei no Minotauro, tem os triangulos quase direitos, portanto as barras nao estao a exercer muita força, ao aperta-las para levantar mais a frente, a barra vai exercer mais força e ficar mais dura.

Experimenta apertar a barra mais um pouco a ver se notas diferença.

Sim, tens razão. Estão mesmo na posição standard...

Mas ao apertar mais (com os mesmo amortecedores) a reacção será ficar ainda mais saltitante, não??

Agora é a minha vez...
Há uns meses atraz andei na prospeção de mercado em relação a amortecedores parta a "carrinha" e ficaram-me 3 marcas na retina. Sendo a lista por ordem de preços ( decrescente)
1ª Old Man Emu
2ª bilstein
3ª procomp

Dos OME acho k já foi tudo dito, mas são os mais caros.
em relação aos bilstein o preço é intermedio e tb já se viu aki falar mt bem deles.
Os procomp, são uma marca conseituada no mundo do TT mas n tenho ouvido falar mt deles, e teem o preço mais acessivel.

Gostaria de opinioes , visto k tenho os amortecedores na sucata e possivelmente ate ao fim do mes teria k resolver este assunto .

outras coisas a ter em conta é k tenho a frente as barras de torçao com mais 3.5 cm e keria elevar um pouco a traseira k está de origem.

Os Procomp, se nao estou em erro sao Australianos, e pelo que tenho visto e ouvido, tudo o que é Australiano no mundo dos 4x4, é bom.
Do pouco k sei são norte americanos.
e em relação ao resto??

citação:Originalmente colocada por C3R3JO

Os Procomp, se nao estou em erro sao Australianos, e pelo que tenho visto e ouvido, tudo o que é Australiano no mundo dos 4x4, é bom.
e em relação ao resto??

Fucck, tens razao , sao na California, nao sei porquê estava na ideia de serem Australianos.

Entao esquece o que disse, heheeheee [8]

citação:Originalmente colocada por C3R3JO

e em relação ao resto??

Fucck, tens razao , sao na California, nao sei porquê estava na ideia de serem Australianos.

Entao esquece o que disse, heheeheee [8]

os OME é que são.

Quanto aos amortecedores com mola, alguem sabe de algum testemunho de alguem que ja tenha instalado??
Olha o belo do reforço incluido no pack
kit_amort_terrano.jpg

Voltar
Superior