Pois bem, como alguns sabem, para além do meu carro diário ,um Seat Toledo 1.9tdi de 2000 (o mais resistente e fiável carro que conheço) existem mais dois carros cá em casa, propriedade dos meus cotas, um Ford Fiesta e um Vectra GTS de 11/2005 com 187.000km.
É sobre este último que, com alguma pena minha, venho relatar em suma o que se passaram nos últimos 6 anos.
Aviso já que não quero criar qualquer tipo de confusão nem quero que transformem este tópico numa arena medieval.
Independentemente do que vou referir quero também confessar que o continuo a achar o MELHOR carro que conduzi até hoje, numa perspectiva global de todos os aspectos que acho interessantes e relevantes num carro.
É também IMPORTANTE referir que durante os 6 anos de existência, nos últimos 5 o carro SÓ consumia gasóleo premium, quase sempre GALP GFORCE. É conduzido por uma senhora todos os dias (a minha mãe) que tem uma condução bastante controlada, sem exageros de rotações, com 1 ou 2 esticadelas por semana(eu).
Sempre assistido a tempo e horas com o bom e do melhor que pode haver.
Ora então, vou fazer uma lista dos pequenos e grandes pesadelos, mais ou menos por ordem crescente de quilometragem e que teimam em não desaparecer:
-Abertura dos vidros pela chave, primeiro problema na primeira semana em que o carro abria os vidros automaticamente enquanto fechado, 'sem explicação' segundo a Opel. Função não reparada e a solução por parte da Opel foi a desactivação.
-Aquecedores da água dos lava-faróis, poderiam causar incendio, recebido recall pelo correio e resolvido pela marca.
-Mola do travão de mão, nunca tive problema embora recebesse o recall e tivesse que substituir este componente.
-2 Alternadores, 2 rebocadelas... Simplesmente avariam. 1 deles pago fora da garantia
***garantia acaba***
-Volante bi-massa do motor, simplesmente estragou-se... Para cima de 1000 euros. Reboque.
-Colector de admissão rachado, a meio de uma ultrapassagem perda de potencia e luz de avaria imediatamente acesa. Para cima de 1000€. Reboque
-Tubos de vácuo, deteriorados devido ao calor do motor.
-Ficha do 3º cilindro, problema crónico destes motores, teve de ir de reboque.
-2 Amortecedores traseiros, de uma semana para a outra o carro perdeu toda a estabilidade da traseira chegando a entrar em despiste sem qualquer dano causado.
-Polie da cambota, vulcanizou e saltou fora com o carro em andamento. Não houve qualquer dano adicional a nível do motor.Reboque.
-Um componente qualquer da direcção que gerava barulhos durante manobras.
Problemas ainda sem resolver, que podem estar relacionados entre si:
-Temperatura (termostato?): o carro não estabiliza nos 90º como deveria de ser, e só lá consegue chegar em dias de grande calor em que estique o carro. De inverno fazia viagens Aveiro-Coimbra em que o ponteiro não levantava do mínimo sequer. Problema 'sem importância' segundo a Opel.
-Entra SEMPRE em Safe mode, sempre que atinge e ultrapassa os 180km/h com o acelerador a mais de meio curso, tendo que desligar e ligar o carro em andamento (ou então encostar). Problema electrónico segundo a Opel, nunca encontrado na máquina de diagnósticos.
-Mola do pedal de embraiagem partiu e só se vende o pedal completo, pela módica quantia de mais de 600 euros. No início era um problema insignificante até nos apercebermos que de vez em quando ficamos sem embraiagem (o curso do pedal diminui bastante) tendo que mandar uns valentes pontapés para o pedal voltar a um sítio que se possa engrenar mudanças. Este problema está também relacionado com o facto do Cruise-Control só funcionar quando que lhe apetece, desde que o carro saiu do stand, o que leva a concluir que até o fdp do pedal vinha com defeito de fabrico.
-Barulho turbo, um assobiar que cada vez é mais audível, que o meu mecânico diz ter a ver com as pás estarem tortas e que possa ter a ver com o problema do carro entrar em Safe-Mode em altas velocidades. Diz que precisa de um turbo novo.
-Soluços, o último problema conhecido... pequenas quebras de potência que começaram apenas por aparecer um pouco antes das 2000 rpm, agora basta esgotar uma 4ª ou 5ª numa subida e detectar vários soluços, com várias durações e feitios.
Caros colegas, que têm a dizer sobre isto?
LP
É sobre este último que, com alguma pena minha, venho relatar em suma o que se passaram nos últimos 6 anos.
Aviso já que não quero criar qualquer tipo de confusão nem quero que transformem este tópico numa arena medieval.
Independentemente do que vou referir quero também confessar que o continuo a achar o MELHOR carro que conduzi até hoje, numa perspectiva global de todos os aspectos que acho interessantes e relevantes num carro.
É também IMPORTANTE referir que durante os 6 anos de existência, nos últimos 5 o carro SÓ consumia gasóleo premium, quase sempre GALP GFORCE. É conduzido por uma senhora todos os dias (a minha mãe) que tem uma condução bastante controlada, sem exageros de rotações, com 1 ou 2 esticadelas por semana(eu).
Sempre assistido a tempo e horas com o bom e do melhor que pode haver.
Ora então, vou fazer uma lista dos pequenos e grandes pesadelos, mais ou menos por ordem crescente de quilometragem e que teimam em não desaparecer:
-Abertura dos vidros pela chave, primeiro problema na primeira semana em que o carro abria os vidros automaticamente enquanto fechado, 'sem explicação' segundo a Opel. Função não reparada e a solução por parte da Opel foi a desactivação.
-Aquecedores da água dos lava-faróis, poderiam causar incendio, recebido recall pelo correio e resolvido pela marca.
-Mola do travão de mão, nunca tive problema embora recebesse o recall e tivesse que substituir este componente.
-2 Alternadores, 2 rebocadelas... Simplesmente avariam. 1 deles pago fora da garantia
***garantia acaba***
-Volante bi-massa do motor, simplesmente estragou-se... Para cima de 1000 euros. Reboque.
-Colector de admissão rachado, a meio de uma ultrapassagem perda de potencia e luz de avaria imediatamente acesa. Para cima de 1000€. Reboque
-Tubos de vácuo, deteriorados devido ao calor do motor.
-Ficha do 3º cilindro, problema crónico destes motores, teve de ir de reboque.
-2 Amortecedores traseiros, de uma semana para a outra o carro perdeu toda a estabilidade da traseira chegando a entrar em despiste sem qualquer dano causado.
-Polie da cambota, vulcanizou e saltou fora com o carro em andamento. Não houve qualquer dano adicional a nível do motor.Reboque.
-Um componente qualquer da direcção que gerava barulhos durante manobras.
Problemas ainda sem resolver, que podem estar relacionados entre si:
-Temperatura (termostato?): o carro não estabiliza nos 90º como deveria de ser, e só lá consegue chegar em dias de grande calor em que estique o carro. De inverno fazia viagens Aveiro-Coimbra em que o ponteiro não levantava do mínimo sequer. Problema 'sem importância' segundo a Opel.
-Entra SEMPRE em Safe mode, sempre que atinge e ultrapassa os 180km/h com o acelerador a mais de meio curso, tendo que desligar e ligar o carro em andamento (ou então encostar). Problema electrónico segundo a Opel, nunca encontrado na máquina de diagnósticos.
-Mola do pedal de embraiagem partiu e só se vende o pedal completo, pela módica quantia de mais de 600 euros. No início era um problema insignificante até nos apercebermos que de vez em quando ficamos sem embraiagem (o curso do pedal diminui bastante) tendo que mandar uns valentes pontapés para o pedal voltar a um sítio que se possa engrenar mudanças. Este problema está também relacionado com o facto do Cruise-Control só funcionar quando que lhe apetece, desde que o carro saiu do stand, o que leva a concluir que até o fdp do pedal vinha com defeito de fabrico.
-Barulho turbo, um assobiar que cada vez é mais audível, que o meu mecânico diz ter a ver com as pás estarem tortas e que possa ter a ver com o problema do carro entrar em Safe-Mode em altas velocidades. Diz que precisa de um turbo novo.
-Soluços, o último problema conhecido... pequenas quebras de potência que começaram apenas por aparecer um pouco antes das 2000 rpm, agora basta esgotar uma 4ª ou 5ª numa subida e detectar vários soluços, com várias durações e feitios.
Caros colegas, que têm a dizer sobre isto?
LP
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