boa tarde aqui em casa temos um Opel corsa D 1.2 a gasolina começou a aparecer agua no oleo e por que andei a ver é a juntar da colaça queimada onde poderei arranjar os pontos do motor
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Opel corsa D Junta da Colaça
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O que é que entendes pelos pontos do motor? As marcas na cambota? Os binários de aperto dos vários parafusos?
Vais tu fazer isso? Arranja um manual da Haynes ou outro antes de meteres mão à obra.
Lá tens toda a informação de apertos, pontos de referência na cambota, nas cames, etc. e até como o fazer. Não é tarefa simples...
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Ok. Pela tua descrição parece que tens mesmo aí um problema de junta danificada. Agora só falta saber qual é a junta que está a causar o problema. Pode não ser obrigatoriamente a junta da cabeça do motor a causa do problema. Tiveste algum problema com a temperatura do motor antes do problema aparecer ?
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Originalmente Colocado por VascoC Ver PostOk. Pela tua descrição parece que tens mesmo aí um problema de junta danificada. Agora só falta saber qual é a junta que está a causar o problema. Pode não ser obrigatoriamente a junta da cabeça do motor a causa do problema. Tiveste algum problema com a temperatura do motor antes do problema aparecer ?
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Os Corsas da geração anterior costumam dar passagem de água para o óleo e não é pela junta da cabeça do motor. O problema costuma ser na junta que faz a vedação dos canais por onde a água circula dentro do motor.
Agora fico admirado que o Corsa D tambem sofra desse mal. É só essa a minha duvida.
O carro levou algum aquecimento antes do problema aparecer?
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Não há muitos sítios por onde o anticongelante se passar para o circuito do óleo, ou é pela junta da cabeça ou pelo radiador de óleo nos motores que têm esse radiador...
Outra situação será a nanha que pode aparecer na tampa do óleo que poderá eventualmente, nalguns casos, ser devido a condensação conjugada com tempo frio e percursos curtos... noutros casos é igualmente contaminação do óleo com anticongelante proveniente de uma ruptura na junta da cabeça, ou, mais grave ainda, por uma cabeça estalada (ou riscada, se o trabalho de torneiro não foi bem executado na última intervenção que tenha havido).
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A bomba de óleo não precisa de ser mexida. Apenas eu não andaria com o 1º óleo por muito mais que uns 5 mil km e aí tornaria a mudar de óleo e filtro de óleo, pois alguns resíduos de anticongelante/água ainda lá ficarão algures escondidos dentro do motor.
Quanto ao circuito da água, depende se o anticongelante está limpo ou se houve contaminação cruzada e este circuito também apresenta o aspecto leitoso. Nesse caso o circuito terá de ser bem lavado com agentes de limpeza próprios para retirar a totalidade ou a quantidade possível de óleo. Uma única limpeza pode não ser o suficiente para um trabalho impecável.
A bomba de água só precisará de ser mudada se já estiver quase na altura, tal como a correia de distribuição, tensores, etc. etc. é que a mão-de-obra já está feita! E normalmente os componentes nem são muito caros (face ao valor total desse tipo de reparações).
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Originalmente Colocado por carregalhe Ver PostSe na vareta o óleo está tipo café com leite, claro que é a junta da cabeça a causa do problema. Ou isso ou uma cabeça estalada.
Esse motor é DOHC de corrente, convém ter as ferramentas certas para trancar as cams e a cambota. Atenção aos parafusos não-reutilizáveis e aos apertos.
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Originalmente Colocado por kpt Ver PostMuito provavelmente estás certo, mas pode ser o oil cooler estalado, seria muito bom que fosse. Eu primeiramente cortava a refrigeração ao oil cooler e fazia o teste.
Esse motor é DOHC de corrente, convém ter as ferramentas certas para trancar as cams e a cambota. Atenção aos parafusos não-reutilizáveis e aos apertos.Editado pela última vez por jony18; 02 March 2014, 01:13.
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Originalmente Colocado por jony18 Ver Postboas mas ele nao tem radiador de oleo... sim os parafusos eu sei que tenho que por novos ate tenho um corsa C que ele levou uma junta (aquela onde travalha cans ) e e eles partiram todos ... como posso fazer o teste se der para fazer ele nao tendo radiador
Originalmente Colocado por VascoC Ver PostOs Corsas da geração anterior costumam dar passagem de água para o óleo e não é pela junta da cabeça do motor. O problema costuma ser na junta que faz a vedação dos canais por onde a água circula dentro do motor.
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São juntas simples como aquelas que existem no carter, na tampa das valvulas e na caixa de velocidades(retentores). Se perguntares em qualquer oficina que já tenha reparado motores do Corsa B por misturar água com óleo vais ver que o problema não costuma ser na junta da cabeça é noutra junta mas eu não te sei dizer o nome técnico.
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boas noites .
o corsa continua a meter agua para oleo ele faz-me 1000 KM +- 1 mes e começa a passar a agua para o oleo a colaca foi retificado teve que levar aluminio.
passado uns tempos faz-me a mesma coisa começa a passar a agua po oleo , ja foi montada 2 juntas com esta será a 3
alguma ideia? se que podera ser
desde ja obrigado
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Amigo, pelo que percebi o motor misturava óleo e liquido de refrigeração e na oficina retificaram a colaça e meteram uma junta nova.
Mas deixa que te pergunte isto: a origem do problema foi eliminada, ou limitaram-se a meter uma junta nova e o problema continua lá?
É que se assim for podes meter as juntas novas que quiseres que vão acabar por ir todas á vida. É preciso ver o que é que está a causar o problema.
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Ok. Eu já percebi que meteram uma junta nova e retificaram a colaça, mas volta a insistir na questão anterior.
O problema que causou a avaria na junta do motor e na colaça foi eliminado????????
É que a junta do motor e a colaça não avariam sozinhas, costumam avariar por aquecimento excessivo do motor. Enquanto esse problema não for resolvido podes meter as juntas que quiseres que vais ter sempre problemas.
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CL - ah alguma maneira de ver a "olho nu" ou ten-se que tambem a testar
VascoC - nos pensávamos que o problema era na colaça depois de ir rectificar e o gajo dizer que ela estava impenata e teve que levar alumínio nos pensávamos que o problema era daí agora aconteceu o mesmo fiquei a 0 sobre o problema
desde ja obrigado pelas as ajudas
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Dificilmente isso se vê a olho nú. Ou o motor já nem trabalhava...
Tem de ser testado o bloco como fizeram com a cabeça... só que isso implica desmontar o motor todo...
Tens mesmo a certeza que estás com gente competente (torneiro) e que foi testada a integridade da cabeça! Pões as tuas mãos no lume por aí?
Se for o bloco... fala com eles mas talvez fosse mais acertado ver um bloco reconstruído (já armado, talvez... para ser plug & play).
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