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    Revisão na marca

    Boas!

    Tenho um carrito quase novo, a GPL, com 4 meses. Tenho andado bastante com ele, e vai já para a primeira revisão, a dos 15mil.

    A lógica seria fazer a revisão na marca, mas a verdade é que eu não confio muito naqueles mecânicos, acho que a afinação do GPL ainda não está bem feita e que ele anda a gastar demasiado (para um Aveo 1.2 novo, 8.6 de média das médias parece-me exagerado). Além de que tem um ralenti instável quando ainda está a frio. Já lá fui duas vezes e eles nunca chamam o responsável da marca do kit (BRC) como seria de esperar, é sempre um mecânico deles que lhe dá umas voltinhas, diz-me que corrigiu os valores do redutor e tal, mas o carro fica igual, gasta o mesmo, continua instável.

    Por outro lado tenho um amigo mecânico que trata dos carros todos da família e é de confiança, e certamente me fará um preço mais barato. Tem aqueles certificados todos e garante-me que o veículo não perde garantia. E eu sei que faz um serviço impecável. Além disso fazem instalações GPL e percebem do assunto.

    A dúvida é: será que ainda assim devo ir à marca? Ou realmente estou legalmente muito protegido por ir a um mecânico acreditado? Alguém aqui teve problemas depois com a garantia?

    #2
    É simples, ou vais à marca ou perdes a garantia.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
      É simples, ou vais à marca ou perdes a garantia.
      Ou vai a uma oficina que garanta o cumprimento do plano de manutenção como na marca e assim já não perde a garantia.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
        Ou vai a uma oficina que garanta o cumprimento do plano de manutenção como na marca e assim já não perde a garantia.
        Esse mecânico de confiança garante-me o cumprimento do plano de manutenção, com peças da marca, etc... Cumpre aquele regulamento da UE.

        Comentário


          #5
          Eu não arriscava...

          Comentário


            #6
            Há quem faça essas médias a gasolina.

            Dá-te por muita sorte serem a GPL, já que esse 1.2 não é propriamente poupado.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
              Ou vai a uma oficina que garanta o cumprimento do plano de manutenção como na marca e assim já não perde a garantia.
              E isto.

              Desde que o plano de manutençoes/revisoes seja seguido como estipula a marca e devidamente assegurado por uma oficina a marca nao se pode cortar a garantia.

              Agora, tambem tem que existir confiança no mecanico e tem de ser uma oficina séria que coloque la os carimbos todos no livro de revisoes, tudo direitinho como mande a regra.

              Comentário


                #8
                Sempre tive a sensação que os Chevrolet e gasolina bebem um bocado, e considerando que é GPL... esse consumo é conseguido seguramente em cidade certo?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  Há quem faça essas médias a gasolina.

                  Dá-te por muita sorte serem a GPL, já que esse 1.2 não é propriamente poupado.
                  Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                  Sempre tive a sensação que os Chevrolet e gasolina bebem um bocado, e considerando que é GPL... esse consumo é conseguido seguramente em cidade certo?
                  Do que tenho visto no spritmonitor e tal, parecem-me consumos exagerados... Em auto-estrada faz-me 8.3, em cidade um pouco mais (às vezes passa dos 9). Bem sei que é um motor que bebe bastante, mas com consumos destes acaba por ficar não ficar mais económico que a versão a diesel, por exemplo

                  Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                  E isto.

                  Desde que o plano de manutençoes/revisoes seja seguido como estipula a marca e devidamente assegurado por uma oficina a marca nao se pode cortar a garantia.

                  Agora, tambem tem que existir confiança no mecanico e tem de ser uma oficina séria que coloque la os carimbos todos no livro de revisoes, tudo direitinho como mande a regra.
                  Pois, isso ele faz também. Já lhe pedi um orçamento (165€), vou agora ver na marca...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                    E isto.

                    Desde que o plano de manutençoes/revisoes seja seguido como estipula a marca e devidamente assegurado por uma oficina a marca nao se pode cortar a garantia.

                    Agora, tambem tem que existir confiança no mecanico e tem de ser uma oficina séria que coloque la os carimbos todos no livro de revisoes, tudo direitinho como mande a regra.
                    E quando não há livrinho para carimbar? Quando é feito por registo electrónico?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                      E quando não há livrinho para carimbar? Quando é feito por registo electrónico?
                      O que tem?!
                      Faz-se o registo electrónico também!
                      O que não faltam no mercado, são equipamentos para isso!

                      Comentário


                        #12
                        Mais que fazer na marca ou fora dela, faz a manutenção numa oficina da TUA confiança. Acima de tudo isso, e arrisco mesmo a dizer que isso é mais importante que uma eventual garantia!!! Se a oficina é da tua confiança e faz a manutenção consoante o que a marca indica, tanto melhor, não perdes a garantia.

                        O consumo é exagerado

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SignoreCello Ver Post
                          Do que tenho visto no spritmonitor e tal, parecem-me consumos exagerados... Em auto-estrada faz-me 8.3, em cidade um pouco mais (às vezes passa dos 9). Bem sei que é um motor que bebe bastante, mas com consumos destes acaba por ficar não ficar mais económico que a versão a diesel, por exemplo



                          Pois, isso ele faz também. Já lhe pedi um orçamento (165€), vou agora ver na marca...
                          Mas com os aumentos do GPL já se sabia que não ia ficar muito mais barato que o Diesel, agora a longo prazo vais ver que em manutenções vais poupar bastante em relação ao diesel.
                          Considero esses consumos normais, o meu está a fazer mais ou menos a mesma coisa, mas tem atenção que os carros foram afinados na fabrica pela BRC para um GPL de melhor qualidade (Butano/Propano) do que o nosso que é na maior parte das vezes 100% propano, dai que quando fores fazer a primeira revisão do GPL(15000) pede para te afinarem com o GPL que utilizas normalmente. Este é o consumo do meu: https://www.spritmonitor.de/en/detail/618706.html

                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                          Mais que fazer na marca ou fora dela, faz a manutenção numa oficina da TUA confiança. Acima de tudo isso, e arrisco mesmo a dizer que isso é mais importante que uma eventual garantia!!! Se a oficina é da tua confiança e faz a manutenção consoante o que a marca indica, tanto melhor, não perdes a garantia.

                          O consumo é exagerado
                          Eu vejo os novos motores Renault 0.9 TCE a fazerem consumos de 8/9 litros a gasolina como por exemplo no tópico do DB do Sandero, por isso um carro que faz o mesmo consumo de 8/9 litros a GPL é ótimo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                            E quando não há livrinho para carimbar? Quando é feito por registo electrónico?
                            Desde que exista um relatorio feito pela oficina, com todas as intervençoes de X em X kilometros, que indique o tipo e norma de oleos usados assim como todos os componentes, nenhuma marca pode anular a garantia.

                            Esta situaçao aplica se tambem as manutençoes/reparaçoes feitas pelas oficinas Bosch, Midas, Roady, Norautos e afins.

                            Se isto nao fosse assim, entao nos carros usados era o fim da macacada

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                              Mas com os aumentos do GPL já se sabia que não ia ficar muito mais barato que o Diesel, agora a longo prazo vais ver que em manutenções vais poupar bastante em relação ao diesel.Considero esses consumos normais, o meu está a fazer mais ou menos a mesma coisa, mas tem atenção que os carros foram afinados na fabrica pela BRC para um GPL de melhor qualidade (Butano/Propano) do que o nosso que é na maior parte das vezes 100% propano, dai que quando fores fazer a primeira revisão do GPL(15000) pede para te afinarem com o GPL que utilizas normalmente. Este é o consumo do meu: https://www.spritmonitor.de/en/detail/618706.html Eu vejo os novos motores Renault 0.9 TCE a fazerem consumos de 8/9 litros a gasolina como por exemplo no tópico do DB do Sandero, por isso um carro que faz o mesmo consumo de 8/9 litros a GPL é ótimo.
                              O que me disse este mecânico a esse respeito é que este kit faz a afinação automaticamente. Achei um bocado estranho, mas enfim ele tem um carro a GPL, suponho que saiba o que está a dizer...No entanto ele disse-me que 15mil km era pouco ainda, que o carro vai começar a gastar cada vez menos
                              Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                              Desde que exista um relatorio feito pela oficina, com todas as intervençoes de X em X kilometros, que indique o tipo e norma de oleos usados assim como todos os componentes, nenhuma marca pode anular a garantia. Esta situaçao aplica se tambem as manutençoes/reparaçoes feitas pelas oficinas Bosch, Midas, Roady, Norautos e afins. Se isto nao fosse assim, entao nos carros usados era o fim da macacada
                              Eu suponho que isso ele faça. Eu perguntei-lhe claramente "o carro não perde a garantia?" e ele respondeu-me que não. É uma eco-oficina, tem lá um grande placard com montes de marcas a dizer que cumpre com o tal regulamento europeu, etc... Conheço gente que lá vai com o carro ainda na garantia, mas felizmente a nenhuma delas aconteceu o carro dar problemas durante esse período

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SignoreCello Ver Post
                                O que me disse este mecânico a esse respeito é que este kit faz a afinação automaticamente. Achei um bocado estranho, mas enfim ele tem um carro a GPL, suponho que saiba o que está a dizer...No entanto ele disse-me que 15mil km era pouco ainda, que o carro vai começar a gastar cada vez menos Eu suponho que isso ele faça. Eu perguntei-lhe claramente "o carro não perde a garantia?" e ele respondeu-me que não. É uma eco-oficina, tem lá um grande placard com montes de marcas a dizer que cumpre com o tal regulamento europeu, etc... Conheço gente que lá vai com o carro ainda na garantia, mas felizmente a nenhuma delas aconteceu o carro dar problemas durante esse período
                                Sinceramente desconheço se o Kit se ajusta automaticamente ao tipo de GPL, agora se o faz melhor .
                                Realmente os 15000 ainda não são suficientes para o motor se soltar completamente, talvez outros tantos...
                                Tens feito muito mais km do que eu, abraço.

                                Comentário


                                  #17
                                  Agora na secção correcta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                    Sinceramente desconheço se o Kit se ajusta automaticamente ao tipo de GPL, agora se o faz melhor .
                                    Realmente os 15000 ainda não são suficientes para o motor se soltar completamente, talvez outros tantos...
                                    Tens feito muito mais km do que eu, abraço.
                                    Exacto, foi o que ele me disse Entretanto tira-me só uma dúvida, o teu carro que emissão de CO2 tem?

                                    Tenho feito bastantes quilómetros sim... Não que isso seja uma coisa boa, só com o custo da manutenção...

                                    Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                    Agora na secção correcta.
                                    Peço imensa desculpa...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                      Eu vejo os novos motores Renault 0.9 TCE a fazerem consumos de 8/9 litros a gasolina como por exemplo no tópico do DB do Sandero, por isso um carro que faz o mesmo consumo de 8/9 litros a GPL é ótimo.
                                      Eu no meu Captur 0.9TCe estou a fazer 5.4L/100km.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SignoreCello Ver Post
                                        Exacto, foi o que ele me disse Entretanto tira-me só uma dúvida, o teu carro que emissão de CO2 tem?

                                        Tenho feito bastantes quilómetros sim... Não que isso seja uma coisa boa, só com o custo da manutenção...



                                        Peço imensa desculpa...
                                        O meu a gasolina faz 129g/km e a GPL 119g/km.

                                        Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                        Eu no meu Captur 0.9TCe estou a fazer 5.4L/100km.
                                        Se esses consumos se confirmarem são muito bons, agora tem que se ter em conta o tipo de trajeto que fazes e se realmente na bomba as contas batem certo com o CB.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                          E quando não há livrinho para carimbar? Quando é feito por registo electrónico?
                                          Acho que existem muitos fantasmas ainda...

                                          Já vi na tv que se eu for comprar as coisas e fizer eu a revisão em casa, desde que conserve as facturas do material, também não perco a garantia.
                                          tenho é de ter comprovativo em como comprei tudo o que está previsto no plano de revisões.

                                          Mas como em todo o lado existem pessoas que se acham mais espertas, em alguns concessionários até dizem que se não fizer lá as revisões perde logo a garantia, metem papéis à frente dos clientes para eles assinarem, etc...

                                          No meu caso, até agora fiz 1 revisão na marca e 3 na n*rauto.
                                          Depois da ultima revisão meti umas coisas no carro ao abrigo da garantia... ainda disseram que a garantia não cobria mas quando pedi o livro de reclamações passou a cobrir...


                                          Daqui a 1 mês faço eu a revisão e guardo as facturas do material.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Imaginemos o seguinte caso.

                                            Num dado motor foi detectado um problema de concepção numa bomba de água, problema esse que aparece a partir dos 50k km. Como os carros são assistidos em média a cada 30k km ou 2 anos, a marca não lança recall nenhum porque de acordo com o plano de manutenção quando os carros forem à oficina o problema ainda não se manifesta e a oficina tem ordens para trocar a bomba de água.

                                            Então e quem fizer a revisão noutra oficina que não sendo uma concessão oficial não tem acesso a estas informações? Não sei se a marca tem mesmo obrigatoriedade de lançar um recall. Sei que há uns tempos a Mercedes andou a trocar injectores em alguns 220 e 250 CDI produzidos até por volta de Fevereiro de 2012. Isso era a informação "oficial", mas dentro de certas condições que não me lembro agora ao certo, as concessões também tinham ordens para trocar a bomba de óleo...

                                            Pergunto isto porque isto é um negócio e é claro que as marcas tentam manter certas informações o mais secretas possiveis. Defeitos que não ponham em causa a segurança dos passageiros podem ser assim tratadas ou não?

                                            Comentário


                                              #23
                                              À coisas que só acontecem aqui porque continuamos a ser o c* do mundo.
                                              Em muitos outros "mercados", metes o nº de chassis num site da marca e dá-te informação se tens actualizações ou não.

                                              Por exemplo: Kia Recall | Kia Canada

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                                À coisas que só acontecem aqui porque continuamos a ser o c* do mundo.
                                                Em muitos outros "mercados", metes o nº de chassis num site da marca e dá-te informação se tens actualizações ou não.

                                                Por exemplo: Kia Recall | Kia Canada

                                                Aí, onde?!
                                                E, já agora, o que aconteceu?
                                                Deves viver mesmo no fim do mundo... vá lá que ainda tens internet...


                                                PS: O link não funciona e, escreve-se "Há" (e não "À")!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                                                  Imaginemos o seguinte caso.

                                                  Num dado motor foi detectado um problema de concepção numa bomba de água, problema esse que aparece a partir dos 50k km. Como os carros são assistidos em média a cada 30k km ou 2 anos, a marca não lança recall nenhum porque de acordo com o plano de manutenção quando os carros forem à oficina o problema ainda não se manifesta e a oficina tem ordens para trocar a bomba de água.

                                                  Então e quem fizer a revisão noutra oficina que não sendo uma concessão oficial não tem acesso a estas informações? Não sei se a marca tem mesmo obrigatoriedade de lançar um recall. Sei que há uns tempos a Mercedes andou a trocar injectores em alguns 220 e 250 CDI produzidos até por volta de Fevereiro de 2012. Isso era a informação "oficial", mas dentro de certas condições que não me lembro agora ao certo, as concessões também tinham ordens para trocar a bomba de óleo...

                                                  Pergunto isto porque isto é um negócio e é claro que as marcas tentam manter certas informações o mais secretas possiveis. Defeitos que não ponham em causa a segurança dos passageiros podem ser assim tratadas ou não?
                                                  Caso seja um problema grave, o fabricante tem que obrigatoriamente contactar os proprietários!

                                                  Ou pode aconteceu o que aconteceu há dias com a Toyota: 1.200 milhões de dólares de multa!!
                                                  What Toyota

                                                  Se não o fizer (ou não for grave), e avariar durante o período de garantia, o fabricante tem que reparar/substituir.

                                                  Se entretanto, já tiver passado o período de garantia, mas o problema seja conhecido (e o fabricante o tiver reconhecido e reparado aos clientes que foram à assistência oficial), também o terá que fazer para todos os outros proprietários!!


                                                  Mais info sobre as revisões (manutenção oficial), fora dos concessionários:
                                                  Entrou em vigor no passado dia 1 de Junho o novo Regulamento do ps venda 461/2010 - www.autoaftermarketnews.com
                                                  A Midas lana A Reviso Oficial - www.autoaftermarketnews.com

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                                                    #26
                                                    Não arrisques, ele pode ter os certificados todos e a lei pode estar do teu lado mas o que acaba sempre por acontecer na pratica é eles não aceitarem que o carro foi mexido fora da marca e retiram te a garantia. Depois só te resta ir para tribunal ganhar a acção o que implica custos avultados.

                                                    Se o carro tem problema são eles na marca que o têm que resolver, imagina que o mecânico onde vais não dá com o problema ou acha algo avariado, como vais depois para a marca pedir que resolvam alguma coisa depois de ter sido mexido? Tens de apertar com eles...

                                                    Comentário

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