Pois quando era miúdo o meu pai colocou bola de reboque, e penso ter sido numa dessas, acho que foi naquela que é perto da praça de Algés.
estou um bocadinho preocupado pois o atrelado + objecto deve pesar perto dos 1.000kg
mas já vi um touran a puxar um bicho idêntico por isso acredito que o X3 não tenha problemas
Pois quando era miúdo o meu pai colocou bola de reboque, e penso ter sido numa dessas, acho que foi naquela que é perto da praça de Algés.
estou um bocadinho preocupado pois o atrelado + objecto deve pesar perto dos 1.000kg
mas já vi um touran a puxar um bicho idêntico por isso acredito que o X3 não tenha problemas
Vê no DUA que está lá o peso máximo rebocável.
Para o X3 não deve ser problema esses 1000kg. É um barco?
Estas se fores da Grande Lisboa, a malta das motas de cross e moto4 costuma indicar essa.
Segundo sei fazem um bom trabalho.
Deves também ter em atenção é se o atrelado têm 2 eixos ou mais de uns tantos Kg(não me lembro de cabeça), tens de ter a carta B+E.
Estas se fores da Grande Lisboa, a malta das motas de cross e moto4 costuma indicar essa.
Segundo sei fazem um bom trabalho.
Deves também ter em atenção é se o atrelado têm 2 eixos ou mais de uns tantos Kg(não me lembro de cabeça), tens de ter a carta B+E.
Só tem um eixo.
Para ter travões no reboque a transformação é significativa? Que tipo de intervenção é preciso fazer?
A bola sei que é soldada ao chassi
Os reboques e caravanas a parir de um certo peso costumam (devem!) ter um travão de inércia. Se o reboque estiver a fazer força no gancho, os travões do reboque são accionados.
A partir de um certo peso, dá jeito ter um estabilizador na lança do reboque. O estabilizador é uma espécie de "ferodo" como o dos travões que vai fazendo atrito sobre a bola de reboque, para que o reboque não oscile. Vai amortecendo as oscilações.
Sobre a parte mecânica do gancho de reboque, existem três tipos, que são aparafusados (nunca soldados!) ao chassis.
Ganchos fixos (mais baratos).
Ganchos removíveis na horizontal (preço médio, mas necessitam normalmente de um buraco no pára choques dependendo do modelo do carro).
Ganchos removíveis na vertical (mais caros, mas mais escondidos -- se não se espreitar por baixo, não se vê nada).
A parte eléctrica tem duas variantes: ou uma "universal" ou uma "específica" para o modelo do carro em causa.
"Universal" quer dizer que o electricista tem de "catar" as luzes do faróis e fazer derivações... É só um conjunto de fios.
"Específica" quer dizer que o kit eléctrico traz uma "centralina" que se liga ao carro e a electrónica do carro assim fica a saber tudo sobre o reboque, se ele está ligado, se as luzes estão fundidas, e pode ajustar o ABS, o ESP, e o regime do motor para que o motor se porte bem, e o carro também.
Para isto, depois de montar tudo é preciso ligar o carro "à maquineta de diagnóstico" para mudar os parâmetros de configuração, e "dizer" ao carro que ele agora tem um gancho de reboque.
A parte mecânica da montagem é fácil de fazer, mas a parte eléctrica necessita de ferramenta própria.
No entanto um bom electricista auto faz isso nas calmas.
Exemplos do manual de montagem da parte mecânica para os dois X3 (mais recente e mais antigo):
Os preços do ganchos de reboque cá são escandalosos.
Para ver isso basta ir ao ebay.de e procurar por "Anhängerkupplung BMW X3"
Sobre a carta, se o conjunto (carro+reboque) exceder os 3500 kg é preciso a carta B+E.
Nos outros países da Europa há uma carta que é a B96 (mais simples que a B+E) que cá não foi criada e que dá direito a conduzir conjuntos de até 4250 kg. Com a B+E pode-se conduzir veículos de 3500 kg mais um reboque de 3500 kg.
A carta não tem nada a ver com o número de eixos do reboque. No entanto as portagens têm.
O que se passa é isto:
Um veículo classe 1, levando seja o que for atrelado é sempre classe 1.
Um veículo classe 2, levando um atrelado de um eixo (mesmo que seja um reboque de cães) passa a classe 3.
Um veículo classe 2, levando um atrelado de dois eixos passa a classe 4.
Só tem um eixo.
Para ter travões no reboque a transformação é significativa? Que tipo de intervenção é preciso fazer?
A bola sei que é soldada ao chassi
Não deve ser soldado, isso era nos carros antigos ou nos engates mais baratos.
Nos mais recentes tiram a barra que está dentro do para choques e substituem pela do engate que aparafusa ao chassis.
Como já explicaram existem 3 tipos de bola, tens de ver se preferes que não se fique nada a ver mas essas são mais caras mas quando tiras o gancho não se vê nada, no meu pus uma dessas e acho que na altura foram uns 800€.
Na Norauto tb montam mas não sei se punha lá um carro meu.
Os reboques e caravanas a parir de um certo peso costumam (devem!) ter um travão de inércia. Se o reboque estiver a fazer força no gancho, os travões do reboque são accionados.
A partir de um certo peso, dá jeito ter um estabilizador na lança do reboque. O estabilizador é uma espécie de "ferodo" como o dos travões que vai fazendo atrito sobre a bola de reboque, para que o reboque não oscile. Vai amortecendo as oscilações.
Sobre a parte mecânica do gancho de reboque, existem três tipos, que são aparafusados (nunca soldados!) ao chassis.
Ganchos fixos (mais baratos).
Ganchos removíveis na horizontal (preço médio, mas necessitam normalmente de um buraco no pára choques dependendo do modelo do carro).
Ganchos removíveis na vertical (mais caros, mas mais escondidos -- se não se espreitar por baixo, não se vê nada).
A parte eléctrica tem duas variantes: ou uma "universal" ou uma "específica" para o modelo do carro em causa.
"Universal" quer dizer que o electricista tem de "catar" as luzes do faróis e fazer derivações... É só um conjunto de fios.
"Específica" quer dizer que o kit eléctrico traz uma "centralina" que se liga ao carro e a electrónica do carro assim fica a saber tudo sobre o reboque, se ele está ligado, se as luzes estão fundidas, e pode ajustar o ABS, o ESP, e o regime do motor para que o motor se porte bem, e o carro também.
Para isto, depois de montar tudo é preciso ligar o carro "à maquineta de diagnóstico" para mudar os parâmetros de configuração, e "dizer" ao carro que ele agora tem um gancho de reboque.
A parte mecânica da montagem é fácil de fazer, mas a parte eléctrica necessita de ferramenta própria.
No entanto um bom electricista auto faz isso nas calmas.
Exemplos do manual de montagem da parte mecânica para os dois X3 (mais recente e mais antigo):
Os preços do ganchos de reboque cá são escandalosos.
Para ver isso basta ir ao ebay.de e procurar por "Anhängerkupplung BMW X3"
Sobre a carta, se o conjunto (carro+reboque) exceder os 3500 kg é preciso a carta B+E.
Nos outros países da Europa há uma carta que é a B96 (mais simples que a B+E) que cá não foi criada e que dá direito a conduzir conjuntos de até 4250 kg. Com a B+E pode-se conduzir veículos de 3500 kg mais um reboque de 3500 kg.
A carta não tem nada a ver com o número de eixos do reboque. No entanto as portagens têm.
O que se passa é isto:
Um veículo classe 1, levando seja o que for atrelado é sempre classe 1.
Um veículo classe 2, levando um atrelado de um eixo (mesmo que seja um reboque de cães) passa a classe 3.
Um veículo classe 2, levando um atrelado de dois eixos passa a classe 4.
Boa! Muito obrigado
Ir à bmw deve ser um conta daquelas, ou é preferível ser feito na marca? se for fora tens feedback do montadores de algés?
Ir à bmw deve ser um conta daquelas, ou é preferível ser feito na marca? se for fora tens feedback do montadores de algés?
Eu sou do Norte, e de Algés não conheço nada... :-( :-( :-(
Sei que existe o Sport Algés e Dafundo e já é bom! ;-)
No meu veículo, uma carrinha 1.9 TDI do grupo VAG, fabricado em 2005, coloquei em 2013 um gancho vindo do Ebay.de.
Preço: Cerca de 250 Euros mais 2 horas e meia de mão de obra de um conhecido (tem de se desmontar muita coisa).
Preço que me deram na marca e numa oficina "independente": cerca de 780 Euros. E no caso da marca, era o mesmo gancho, desmontável na vertical, e também com a "parte eléctrica específica".
A diferença dá para alguns depósitos...
Não sei o que se passa com a BMW, mas com outras marcas às vezes um tipo leva lá o carro, e depois eles para montarem os ganchos levam o carro a outro lado... :-( :-( :-(
Isto dito pelos próprios!
Não é complicado se for feito com calma e sem aldrabar. Deixar os fios bem isolados e amarrados e os parafusos todos outra vez no sítio. Deve ser feito num sítio de confiança é o máximo que posso dizer.
À cerca de 1 mês fui ver sobre ganchos de reboque para a minha E91, que apesar de ter outro carro para puxar o atrelado (moto4/motas de cross) dava-me jeito ter tudo no mesmo.
Na altura da compra de origem eram 900euros, eléctrico. Não o fiz, porque achei demasiado e já tinha (e tenho) outro com gancho de reboque.
Então fui pedir orçamento à BMW para ver quanto poderia custar colocar agora.
Original - Material/peças, 980eur+IVA mais a montagem.
Então andei a pesquisar na net e no ebay ve-se muitos à venda, a bom preço. Há várias marcas.
No entanto, pesquisei por casa especializadas e deparei-me com a Engatauto, em Algés. Fui lá e fiquei esclarecido das opções que eles têm.
A opção mais cara, foi a que mais me agradou, é removível na vertical e não fica nada visível. é um ganho de reboque da Westfalia, que segundo o senhor me disse lá, até é a marca que faz para a BMW e eles (Engatauto) são o importador da Westfalia cá em Portugal.
Estavam lá a montar numa A4 B8 um destes. Também me disse que na semana passada tinham montado num 335d coupé.
Questionei sobre as ligações onde me explicou que era fácil, ia buscar aos fios dos faróis, etc etc. Perguntei se era necessário programar ou algo do género, disse-me que não.
Kit da Westfalia + parte electrica ficava num total de 570eur, preço final.
Perguntei como ficava os sensores de estacionamento, ele disse que ficavam a apitar sempre que se ande para trás. Pois eu não tenho maneira de desligar. Não me agradou muito isto e percebi que o kit eléctrico que ele monta é tipo standard.
Vim-me embora e fui pesquisar sobre Westfalia (que mexi e testei e achei mesmo muito bom). E então vi que para o meu carro, E91 de 2011 há um kit específico eléctrico, que quando se mete a marcha atrás os sensores desligam. No site tem lá tudo. No entanto não me parece que seja necessário programar algo (westfalia), ou seja, o carro nunca vai saber que andamos com atrelado. Não sei até que ponto isto é muito importante ou não, mas seria bom clarificar isto.
Então, pensei em passar lá de novo e perguntar pelo mesmo "pack" mas com a parte eléctrica específica para o meu carro, pois a solução "geral" não me agrada. Entretanto ainda não o fiz...está a marinar.
Fiquei com a ideia que ali, eles mandam vir a parte eléctrica que dá para todos, depois é só ir buscar energia. Percebi que conheciam bem o meu carro, pois fiz algumas perguntas e soube-me dizer na hora alguns pormenores.
Editado pela última vez por Rtativo; 28 April 2014, 10:09.
Eles só fazem isso, montar bolas de reboque todos os dias, é normal que percebam do assunto.
Aquilo é pai, filho e mãe, normalmente anda tudo à zaragata mas o filho que foi o que fez a instalação no meu carro percebe daquilo.
Na altura em que montei no meu carro ele nunca tinha montado nenhum igual e ficou impec, passei lá uns anos depois porque não tinha luzes no reboque, pensava eu que era da ficha do carro mas afinal era da do reboque que com a água tinha isolado com verdete, arranjou tudo e não levou nada.
Em relação à parte eléctrica na engatauto não costumam adicionar mais nenhuma centralina, na serralharia de Algés é que costumam por e é mais cerca de 120€ mas nem todos os carros precisam, ou quase nenhuns.
Fazer estas ligações aos faróis não é física quântica e eles estão mais que batidos nisso, no meu carro os sensores têm botão para desligar mas as vezes e o tempo que se faz marcha atrás com o atrelado é tão curto que pode não justificar a compra e o acréscimo de preço dessa parte eléctrica específica.
Eles só fazem isso, montar bolas de reboque todos os dias, é normal que percebam do assunto.
Aquilo é pai, filho e mãe, normalmente anda tudo à zaragata mas o filho que foi o que fez a instalação no meu carro percebe daquilo.
Na altura em que montei no meu carro ele nunca tinha montado nenhum igual e ficou impec, passei lá uns anos depois porque não tinha luzes no reboque, pensava eu que era da ficha do carro mas afinal era da do reboque que com a água tinha isolado com verdete, arranjou tudo e não levou nada.
Em relação à parte eléctrica na engatauto não costumam adicionar mais nenhuma centralina, na serralharia de Algés é que costumam por e é mais cerca de 120€ mas nem todos os carros precisam, ou quase nenhuns.
Há uns anos também lá levei um carro para montar a bola de reboque e gostei do trabalho. Pareceu-me muito compentente.
Só uma curiosidade.. os Ganchos fixos não são proibidos quando o veiculo não está a rebocar um atrelado?
Ou seja, se andar com o carro com o gancho fixo montado salvo erro (pelo menos antigamente), arriscava-me a levar uma multa.. e em caso de baterem-te na traseira do carro, acho que o seguro decidia por se pagar a despesa causada pelo gancho no carro que nos bateu na traseira!
Digo isto porque também já tive barco, e o gancho que montei era removível.. ou seja apenas o "pescoço", e sempre que não rebocava o barco retirava-o!
Vê bem isso JDEM.. é preferível gastarem um pouco mais do que depois terem chatices!
O meu Gancho foi montado à posteriori na própria oficina da marca..
Só tem um eixo.
Para ter travões no reboque a transformação é significativa? Que tipo de intervenção é preciso fazer?
A bola sei que é soldada ao chassi
Quase de certeza que já tem os locais para instalação e é só aparafusar o kit, fazer as ligações eléctricas e actualizar a programação do carro para a existência de bola.
Sobre a carta, se o conjunto (carro+reboque) exceder os 3500 kg é preciso a carta B+E.
Nos outros países da Europa há uma carta que é a B96 (mais simples que a B+E) que cá não foi criada e que dá direito a conduzir conjuntos de até 4250 kg. Com a B+E pode-se conduzir veículos de 3500 kg mais um reboque de 3500 kg.
A carta não tem nada a ver com o número de eixos do reboque. No entanto as portagens têm.
Parece-me haver ai muita confusão:
Para conduzires um veiculo com reboque com mais de 2 eixos precisas da B+E;
O conjunto obviamente não pode passar os 3500kg sendo um BMW X3 e não um pesado;
Com a B+E jamais poderás conduzir um veiculo de 3500kg mais um reboque de 3500kg...
Tanta barbaridade junta. A não ser que te estejas a referir a um pesado! Convem falar quando há certezas!
Só uma curiosidade.. os Ganchos fixos não são proibidos quando o veiculo não está a rebocar um atrelado?
Ou seja, se andar com o carro com o gancho fixo montado salvo erro (pelo menos antigamente), arriscava-me a levar uma multa.. e em caso de baterem-te na traseira do carro, acho que o seguro decidia por se pagar a despesa causada pelo gancho no carro que nos bateu na traseira!
Digo isto porque também já tive barco, e o gancho que montei era removível.. ou seja apenas o "pescoço", e sempre que não rebocava o barco retirava-o!
Vê bem isso JDEM.. é preferível gastarem um pouco mais do que depois terem chatices!
O meu Gancho foi montado à posteriori na própria oficina da marca..
queria uma solução amovível, também tenho ideia que a bola não pode estar colocada quando não está a rebocar, mas posso estar enganado.
a ideia de montar no X3 é porque é um carro meu, tem 4x4, e força suficiente para puxar 1.000kg, sendo barco pode dar jeito os 4x4... além disso montar um reboque num Audi S3 não me parece conveniente (não sei porquÊ...)
Mas primeiro tenho de comprar o barco e o respectivo atrelado, a parte da bola faz parte do plano de custos que estou a fazer.
queria uma solução amovível, também tenho ideia que a bola não pode estar colocada quando não está a rebocar, mas posso estar enganado.
a ideia de montar no X3 é porque é um carro meu, tem 4x4, e força suficiente para puxar 1.000kg, sendo barco pode dar jeito os 4x4... além disso montar um reboque num Audi S3 não me parece conveniente (não sei porquÊ...)
Mas primeiro tenho de comprar o barco e o respectivo atrelado, a parte da bola faz parte do plano de custos que estou a fazer.
Estás a pensar correr com os Espírito Santo da Península de Tróia ?
Só uma curiosidade.. os Ganchos fixos não são proibidos quando o veiculo não está a rebocar um atrelado?
Ou seja, se andar com o carro com o gancho fixo montado salvo erro (pelo menos antigamente), arriscava-me a levar uma multa.. e em caso de baterem-te na traseira do carro, acho que o seguro decidia por se pagar a despesa causada pelo gancho no carro que nos bateu na traseira!
Digo isto porque também já tive barco, e o gancho que montei era removível.. ou seja apenas o "pescoço", e sempre que não rebocava o barco retirava-o!
Vê bem isso JDEM.. é preferível gastarem um pouco mais do que depois terem chatices!
O meu Gancho foi montado à posteriori na própria oficina da marca..
Correcto.
É por isso mesmo que todos são removíveis. Por lei, e caso não esteja a rebocar algo, nada pode ultrapassar as medidas do veículo.
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