para alarme ... imagina por exemplo que ficaste sem anticongelante e liquido do deposito dos mijas , é para fazer uma mod nesse sentido ...
assim , com um relé deste , não estas com o besouro ali continuamente a besourar .. rs rs
Editado pela última vez por pjpereira; 10 March 2015, 19:31.
já tinha falado com a finder sobre este assunto e eles não dizem que sim nem que não ... mas eu digo fica bué mal um rele de calha din num carro ...
Sim, concordo, fica mal! Os pinos não têm nada a ver com os da industria auto. Não sei é se pelo preço compensa ou não! Como trabalho na industria gráfica estou mais habituado a ver FINDER.
para alarme ... imagina por exemplo que ficaste sem anticongelante e liquido do deposito dos mijas , é para fazer uma mod nesse sentido ...
assim , com um relé deste , não estas com o besouro ali continuamente a besourar .. rs rs
Vamos lá a ver se entendo... queres que o alarme soe pouco tempo quando accionado mas que soe sempre que ligas a ignição (até a causa ser eliminada, claro ) ?
Vamos lá a ver se entendo... queres que o alarme soe pouco tempo quando accionado mas que soe sempre que ligas a ignição (até a causa ser eliminada, claro ) ?
não amigo , não abdico do aviso sonoro , o led ... vale o que vale , posso ver logo como posso ver horas depois ...
já o aviso sonoro não há hipótese ...
este relé será também para adaptar a outras cenas no carro ...
É claro que há relés temporizados e com vários modos de acção... utilizam-se muito na indústria... e alguns trabalham com tensão reduzida (internamente ou não)... parece-me que sabe do que vou falar, já experimentou (por ex.) ligar esse relé do alarme (ou um relé) em série com um condensador de grande capacidade para ele actuar como temporizador ? pode parecer uma sugestão meio "croma" mas por vezes as coisas bem simples até que funcionam...
É claro que há relés temporizados e com vários modos de acção... utilizam-se muito na indústria... e alguns trabalham com tensão reduzida (internamente ou não)... parece-me que sabe do que vou falar, já experimentou (por ex.) ligar esse relé do alarme (ou um relé) em série com um condensador de grande capacidade para ele actuar como temporizador ? pode parecer uma sugestão meio "croma" mas por vezes as coisas bem simples até que funcionam...
amigo , para o condensador aguentar o besouro durante 30 segundos , tinha de ser um condensador já de uma grande dimensão ... e teria que usar vários relés para dar 12v , tirar 12v e dar corrente ao condensador e tirar ...
já usei a sua dica num corsa b para imitar um temporizador de luz do tecto e fosga-se o condensador já era bem grande ...
Peço desculpa mas permaneço na dúvida quanto a "dois relés" e "inversão de sinal"... eu penso que o esquema desse alarme consiste em um relé que ao ser actuada a bobine fecha dois contactos normalmente abertos e liga o besouro ou estou enganado ?
85 negativo vindo do deposito dos mijas ...
86 12v
87 não faz nada
30 12v
87A leva 12v para uma perna do condensador e da outra perna do condensador vai à resistência e da resistência irá ao besouro ...
mas assim o condensador terá sempre 12v e não se cala ....
o segundo relé seria para o condensador descarregar ...
Editado pela última vez por pjpereira; 12 March 2015, 22:24.
Não é bem isso... seria + ou - assim: o 85 (que deve ser a massa da bobine) é que ligaria ao condensador + resistência (ligados em paralelo) e estes à massa que neste caso é o sensor dos mijas... no entanto convinha ver que tipo de sensor é o dos mijas para ver se não há imcompatibilidades para o esquema... espero ter ajudado, entretanto amanhã diga alguma coisa. Boa noite
não tem sensor amigo ...
eu vou fazer o sensor com duas varetas , pois agua é condutora ...
e assim , quando não há falta de agua as varetas embora afastadas tem negativo por causa da agua ser condutora ...
quando a agua desce , não há condutividade , não negativo...
e aqui soaria o tal alarme ...
desde já muito obrigado pela sua paciência e ajuda ...
Boas...
Cuidado com o sensor feito com varetas pois tem de ser de muito baixa intensidade por causa do efeito de electólise...
Estive há pouco a experimentar o que propuz ontem e é até funcional... Com um relé tipo os da Finder durou cerca de 5 seg tendo um cond. de 2700microF e uma resist. de 2Kohm. Com um relé de potência dos das caixas de relés principais dos carros também deu mas a resistência tem que ser muito exacta para se ter só cerca de 2seg, sem alterar o valor do condensador, claro. Quanto ao relé de que falou, os 85-86 são para a bobine, o 30 é o comum, o 87 é o normalmente aberto e o 87a o normalmente fechado.
eu vou comprar um daqueles sensores básicos para a falta de agua , tendo em conta este seu comentário :
seria + ou - assim: o 85 (que deve ser a massa da bobine) é que ligaria ao condensador + resistência (ligados em paralelo) e estes à massa que neste caso é o sensor dos mijas...
consegue-me arranjar um esquema de ligação da sua ideia ?
A ligação é essa. 85 ou 86 não interessa ( na maioria dos relés) desde que um vá ao + e o outro ao -...
Já espreitou sensores na net ? Pode encontar os mais simples com relés reed, ou até electrónicos (provavelmente)... os de reeds são muito semelhantes aos usados nos depósitos de óleo dos ciclomotores (vulgo "motorizadas") com "autolube". E os preços são do melhor... estes dois são de reed mas há vários formatos e tamanhos:
eu vou comprar um daqueles sensores básicos para a falta de agua , tendo em conta este seu comentário :
seria + ou - assim: o 85 (que deve ser a massa da bobine) é que ligaria ao condensador + resistência (ligados em paralelo) e estes à massa que neste caso é o sensor dos mijas...
consegue-me arranjar um esquema de ligação da sua ideia ?
A resistencia tem de ser tal que permita que o relé desative o contacto quando o condensador carrega. Este é apenas um exemplo que testei na banca com uma bateria de automóvel e com os -12v directos (sem qualquer sensor). A resistencia da bobine foi medida com o ohmimetro e no caso de um relé de potencia para automóvel (nº 85/86) ela era de cerca de 80 ohm. Espero ter ajudado.
Comentário