Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vários despistes hoje, e eu ia sendo um deles.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vários despistes hoje, e eu ia sendo um deles.

    Boas noites,

    Hoje tive um dia com muitas horas ao volante do meu pequeno Astra, nunca fiz tanto quilómetro num domingo, e nunca vi tanto despiste numa tarde, nem nunca o vi ter uma reacção que me deixou com o coração nas mãos.

    Impressionante a quantidade de carros que vi despistados hoje, a chuva torna a estrada muito traiçoeira. O problema maior pareceu-me ser as entradas e saídas de Auto-Estrada. Um Série 5, um Renault 19, um Peugeot 306, um 206, um outro que não consegui reconhecer, foram alguns dos exemplos que lamentavelmente vi estragarem o decorrer normal de um Domingo.

    Bom, mas o que me leva a abrir este tópico foi o que me aconteceu quando voltava de Águeda, já um bocado cansado de tanto conduzir, fui posto à prova quando numa rotunda talvez com óleo, ou algo do género o Astra resolveu começar a apontar para o centro da rotunda, e posteriormente para a berma.

    Passo a explicar, desde sempre tive imenso medo de andar de carro com tempo de chuva. De tal forma que carro e chuva é com cuidados não redobrados mas quadruplicados.
    Já tinha feito uma carrada de quilómetros, nas calmas, e quando voltava para casa, ao entrar numa rotunda em Águeda, esta com inclinação ao contrario, entro mais ou menos nas calmas, e mais ou menos nas calmas a traseira do carro começa a sair completamente e a apontar-me a frente para o centro da rotunda, eu tento logo controlar o carro e segurar, mas este parece que ficou ainda mais furioso, e começa-me a ir todo de lado para o outro lado da rotunda (para a berma), só que em vez de berma era uma vala, em que se fosse lá parar, o carro caía lá para dentro, bem, foram uns segundos de "ás do volante" a tentar fazer de piloto de rally e consegui coloca-lo de novo na estrada, pronto a seguir até casa.

    Durante estes segundos que pareciam intermináveis, mantive sempre muita calma, mas sinceramente vi o caso mal parado. Acho que a calma, e o pensar no que ia fazer, antes de fazer, ajudaram a que as coisas não corressem mal. Por outro lado acho que ajudou o facto de já não ser a primeira vez que pego nele, e vou para um local amplo, sem carros, sem nada, "apertar com ele" para estudar as suas reacções, ver como reage em diversas situações limite, e a verdade é que acho que o benefício disso foi visto hoje.

    Acho que quando se tira carta, se devia dar umas lições de como conhecer o carro, como estudar e conhecer as suas reacções, como compreender o comportamento, etc.

    Nem que fosse colocar as pessoas num Kart para elas sentirem o que fazer em situações limite, não entrar em pânico etc.

    Hoje arrepiou-me ver tanto carro "apenas" despistado, uns via-se que tinham saído de traseira, outros de frente, mas uma coisa tenho a certeza, uma parte destes despistes poderia eventualmente ser evitada se nas aulas de condução houvesse uma componente de "abusar" do carro, de ensinar a controlar o carro, saber os limites, saber como ele se comporta, e saber manter a calma em diversas situações.

    O que acham disto? Já alguma vez tiveram alguma situação em que achem que se fosse um condutor normalíssimo sem nunca ter explorado a máquina a conduzir, teria-se despistado?

    Cumprimentos,

    TB

    #2
    citação:Originalmente colocada por Tubular Bells



    O que acham disto? Já alguma vez tiveram alguma situação em que achem que se fosse um condutor normalíssimo sem nunca ter explorado a máquina a conduzir, teria-se despistado?

    Quantas queres?


    Rookie.... :D


    ;)

    Comentário


      #3
      Podes crer, hoje deve ser o dia dos acidentes, dasse.

      Comentário


        #4
        Tubs conta lá quem era a amiga que ia ao teu lado e que tu estavas a tentar impressionar? :D Qual a idade da teenager? :D

        Vá lá que mais uma vez não passou apenas de um susto. ;)

        Comentário


          #5
          Esta altura é a pior porque a estrada esta cheia de oleos e com a chuva que caiu ainda nao lavou o asfalto tornando as estradas em escorregas.

          De qualquer das maneiras quando chove entro na rotundas sempre em segunda e modero a velocidade na proximidade de curvas e entroncamentos porque mesmo que eu trave os outros as vezes nao o fazem.

          Agora pelo que escreveste parece que entraste na rotunda "à campeao" e depois viste " o cu perto das calças" mas la conseguiste dominar o carro.

          Neste ano ja tive uma situacao tambem perigosa na marginal que foi ao efectuar uma ultrapassagem a uma camioneta, dou por mim num lencol d´água e o carro a querer fujir de lado mas la desacelerei e o carro voltou ao normal.

          Apesar de ter carta a pouco tempo este episodio ainda me fez redobrar mais a atencao quando chove.

          Comentário


            #6
            É por isso que há dias antes de entregar a A4 desliguei-lhe o ESP e fui para um descampado "armar-me em parvo" como diz a minha mulher e levá-lo aos limites da aderência, também já pensei em ir a uma dessas formações de condução defensiva onde nos ensinam algumas técnicas interessantes.

            Já vivi algumas situações de aperto como essa que descreves e tenho-me safado bem, mas prefiro pensar que tive mais sorte que jeito, quando um gajo pensa que domina a máquina é meio caminho andado para o disparate.

            Comentário


              #7
              O entrar em segunda é irrelevante. O problema é a falta de aderência, e se entrares em segunda, com rotações altas que faças as rodas rodarem muito, então também vais perder aderência.
              Não estou a dizer que depreendo isso do teu post, mas também tenho a certeza que possa haver quem depois vá ler isto e pense que desde que vá em segunda não lhe acontece nada. ;)

              Comentário


                #8
                Desculpem lá, mas hoje não me apetece fazer quotes, o que implica que às vezes já alguém escreveu depois e isto fica confuso.
                o meu comentário anterior era em relação ao que o MPT-H escreveu.

                Raistaparta, não tenhas duvidas, é quase sempre o factor sorte o que tem mais influência ;)

                Comentário


                  #9
                  Aqui está o que eu penso sobre isso...

                  http://forum.autohoje.com/topic.asp?...chTerms=sinais

                  Comentário


                    #10
                    em portugal ensina-se a estacionar! o resultado está à vista...

                    as pessoas não fazem ideia da importancia de pneus de qualidade e em bom estado, da relevancia que tem a forma com que se vira o volante ou se passa do acelerador pro travao, a forma como se toca nos pedais e como isso varia conforme o piso...enfiam-lhes a treta da velocidade desde que entram na escolinha, engolem e ali fica a ideia a "marinar"...até ao dia em que teem um acidente e não conseguem explicar.

                    pelo meio ainda lhes enfiam na cabeça que o ABS evita acidentes, que o ESP implica que nunca se vai bater entre muitas outras coisas, da-se muita teoria mas esquecem-se de dizer, por exemplo, o que sao os "saltinhos" no pedal quando se trava mais forte ou o que se deve fazer quando o ABS activa.

                    os cursos de conduçao avançada ou defensiva sao uma grande ajuda, mas uma revoluçao no ensino de conduçao "normal" ja fazia uma diferença abismal!

                    Comentário


                      #11
                      TB realçastes uma coisa mt importante que é conhecer o carro nos limites!

                      Ora isto é de extrema importancia, eu acho que toda a gente devia pegar no carro e ir pra um descampado algum sitio vazio "treinar" a condução do seu bolide;)

                      Por vezes conhecer o carro no seu limite pode nos salvar a vida e ajudar a evitar acidentes

                      Eu nunca me sinto seguro num carro sem fazer algumas curvas a abusar dele pra ver como se comporta e quem diz curvas diz travagens de emergência, travagens em curva e toda uma vareiedade de reações que o carro pode ter;)

                      Comentário


                        #12
                        No outro dia também andei a fazer drift com a Fabia, na 5ª feira com a chuvinha acabadinha de cair, numa curva que conheço muito bem sem qualquer aviso a traseira lembrou-se de descolar... [8] Um golpe de volante na medida certa e voltou tudo aos eixos, mas são sempre situações que nos aceleram o ritmo cardíaco! [xx(]

                        Desconfio que houvesse algum lixo na curva, o que aliado às primeiras chuvas que só fazem a sujidade "vir ao de cima" deu este belo resultado. [8]

                        Comentário


                          #13
                          Ter acidentes é bom: a economia sobe, menos carros, menos humanos.... a culpa é a gasolina que tá barata. usem autocarro.sarcastic mode.

                          Comentário


                            #14
                            Hoje foi um dia muito mau para a viaçao...

                            Comentário


                              #15
                              eu fui um deles... parachoques do G40 à vida... foi mesmo uma mancha de oleo logo em cima de uma curva... podia ser pior, va la que ia a menos de 40...

                              Comentário


                                #16
                                eu graças a chuva tenho poupado nos pneus e na gasolina é preciso é nao gastar na chapa.
                                volta e meia dou o ar da minha graça no mx5 1.8 sempre sem atrapalhar os outros condutores.
                                para mim esta é a melhor epoca do ano
                                agora compreendo que quem anda com 1 carro igual ao meu ou do genero na chuva , anda sempre com mil olhos na estrada e sempre com a consciencia que um exagero é fatal , agora quem anda com outro tipo de carros talvez ande mais descansado e por vezes é essa situaçao que provoca despistes
                                quem ganha é os chapeiros

                                Comentário


                                  #17
                                  pq sera q o portugues nao sabe conduzir com chuva? sera assim tao dificil? basta vir uma chuvinha e é filas de meia-noite, acidentes, despistes.

                                  e o meu carro n tem esp, tcs, asr nem nada disso...

                                  Comentário


                                    #18
                                    qualquer pessoa com carta devia ter lições de contra brecagem. é tao essencial como beber uma imperial.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Este ano já me aconteceu uma vez uma situação dessas com o meu Alfa Romeo 146 1.4 TS (não tem ABS).

                                      Passei a zona de portagens de Braga Sul em direcção a Porto/Valença. Mais à frente à uma bifurcação e para a direita é para ir para Valença e para a esquerda segue-se para o Porto. Ora, nessa curva para entrar para a A3, direcção Porto, tem sinal de 40, mas costumo fazê-la a 50/60 em dias normais. Acontece que tinha chovido na noite anterior e o solo estava molhado. Entrei a 60 já a desacelerar, mas cometi o infeliz erro de pressionar no travão. Resultado: a traseira fugiu e ia com uma colega ao lado e um colega atrás, ambos do lado direito do carro o que pode ter influenciado também um pouco o desvio. Digamos que neste caso não tirei o pé do travão para desacelerar, mas travei a fundo, pois como estava a descer, e não estava nada à espera do deslize, travei a fundo e a frente foi a "acompanhar" (praí a 5cm) o rail da esquerda, até que fiquei virado com o carro para o que vinha atrás (que se apercebeu e travou). Ora, tive sorte, mas mal o carro parou, tinha ido abaixo, e enquanto o estava a ligar de cima vinha um camião cisterna a fazer a curva Estava a fazer a manobra de colocar o carro outra vez na direcção certa depois do pião de 180º com um condutor atrás de mim e um camião cisterna a descer na curva. A sorte foi que ele não vinha depressa demais e fui a tempo de evitar uma tragédia. Acho que se não tivesse travado a fundo o carro ia contra os rails (fui o deslize todo a pensar "Não batas, não batas, não batas... [xx(] [xx(] )

                                      Conclusão: Agora de toda a vez que faço uma curva mais apertada tenho tido sempre o cuidado de abrandar, pois fiquei com uma sensação estranha da traseira do carro estar sempre a fugir, coisa que não acontecia antes. E conduzir com chuva agora é máxima prudência [8)]

                                      PS- Vinha a ouvir nesse preciso momento a música dos Lordi - Hard Rock Hallelujah! e que aleluia disse eu mal saí daquela situação... [^]

                                      Comentário


                                        #20
                                        tu e as rotundas.. desta vez correu tudo pelo melhor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por OrDoS

                                          Entrei a 60 já a desacelerar, mas cometi o infeliz erro de pressionar no travão.
                                          a meu ver o infeliz erro que tu cometeste foi mesmo desacelerar...

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

                                            pq sera q o portugues nao sabe conduzir com chuva? sera assim tao dificil? basta vir uma chuvinha e é filas de meia-noite, acidentes, despistes.

                                            e o meu carro n tem esp, tcs, asr nem nada disso...
                                            Por acaso já há anos que ando a reparar nisto...

                                            Nas primeiras chuvas a seguir ao Verão é ver acidentes a "dar com pau" e logo a seguir, assim que as chuvas se tornam diárias, os condutores reduzem tão dramaticamente a velocidade que se formam filas enormes em tudo o que é lugar e a qualquer hora.

                                            Somos uns condutores muito fraquinhos...

                                            Falando do tópico concretamente:

                                            Estas chuvas são efectivamente perigosas, e zonas com forte apoio (curvas e rotundas) exponenciam estes perigos... vai daí é perfeitamente normal tais sustos acontecerem.

                                            Ainda no inicio deste mês vi um carro que ia bem atrás de mim espetar-se exactamente numa situação semelhante...

                                            Para quem conhece a saída para a CRIL na descida de Miraflores (sentido cascais/Lx) existe uma primeira curva à direita e depois uma à esquerda. Bem no meio temos uma intrigante junta de dilatação... POis bem, tinha chuvido de madrugada e ás 08:30 da manhã o SOl ainda não tinha sido suficiente para secar a zona... Eu passo na faixa da esquerda e apesar de vir relativamente depressa começo a sentir o carro sobre manteiga... O carro desliza suavemente sobre as 4 rodas e eu apenas me deixei ir... nada de travão e a direcção ficou exactamente na mesma posição... Imediatamente atrás de mim (à dsitância de 3 ou 4 carros) vem um VW polo que começou aos S´s até parar espetado no separador da berma.

                                            Estas primeiras chuvas são do pior... Cheias de gordura e sujidades... AS outras que vem a seguir são bem menos nefastas.

                                            PS- Ó Tub tu vê lá se te acalmas... é que com esse "jeitinho" mais vale pedires para entrar numa sociedade qualquer com um bate-chapas! Não ganhas para os arranjos! :D

                                            PSII- Tb se pode dar a hipótese de te começares a habituar ao que é bom... e depois pegas no velhinho Astra e o ritmo tem que ser necessariamente mais lento para evitar estas esperiências... ;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Movyk

                                              citação:Originalmente colocada por OrDoS

                                              Entrei a 60 já a desacelerar, mas cometi o infeliz erro de pressionar no travão.
                                              a meu ver o infeliz erro que tu cometeste foi mesmo desacelerar...
                                              Só quando meti o pé no travão é que ele fugiu

                                              Comentário


                                                #24

                                                Só conduzo ao domingo se a continuidade da raça humana depender disso, e mesmo assim penso duas vezes...

                                                Ainda por cima em tempo de chuva! Vai lá vai.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  TB, sorte tivestes que estava devagar. O caso parecido comigo, como relatei por PM, por aquaplanagem em AE a 100 kmh (chovia no momento), quando na reta perdi totalmente a traseira de meu Astra G e após rodar 4 x, bati violentamente a traseira no guard-rail.
                                                  A sensação de impotência, mesmo com as inúmeras correções ao volante, é terrível.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Vrumm



                                                    PSII- Tb se pode dar a hipótese de te começares a habituar ao que é bom... e depois pegas no velhinho Astra e o ritmo tem que ser necessariamente mais lento para evitar estas esperiências... ;)
                                                    Olha, isso é que é uma grande realidade, um gajo habitua-se muito rápido ao que é bom, e depois...
                                                    Ontem de manhã andei com ele, e em certas zonas, e certas curvas, antes, tinha algum receio de as fazer a determinadas velocidades, e ontem notei que as fazia com mais confiança, como se fosse como o Vectra. Claro que depois um gajo lembra-se que são dimensões diferentes, e adapta-se à máquina.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      jts por acaso contam-se pelos dedos os dias que saio de carro ao Domingo, e com um dia destes, deve ter sido hoje a primeira vez. Foi apenas porque tinha mesmo que ser.

                                                      jjaguar são situações complicadas, muito complicadas. Ainda por cima o carro é pesado, sente-se a inércia que ele ganha, parece que nunca mais vai parar.

                                                      Ainda por cima, era para ter ido no vectra precisamente por uma questão de segurança, mas o Astra tem andado tão pouco, mas tão pouco, que decidi ir com ele...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        ontem cheguei á madeira.............e aqui é igual!!!!!! já vi uns poucos espetados...e nao há chuva por enquanto!!!!

                                                        cuidado ai tubullar!!!!

                                                        o astra já sofreu que chegue!!!!!ehehe

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          e o raio das passadeiras novas......e traços novos.....
                                                          é cada susto quando travamos!!![:0]
                                                          hoje vi um LEON dos novos, parado na Seat em Anadia,(em frente a CMS) parece que também se tinha despistado, pois tinha o avental, e a protecção toda " escramocada" e cheia de terra, parecia recente!
                                                          mesmo a andar devagar, há sempre coisas que acontecem sem explicação.[8] Hoje aproveitei o mau tempo para ir até ao luso, mas aquelas estradas[xx(][xx(]!!!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            na altura de trocar de pneus:

                                                            Oh chefe, arranje la uns pneus baratos e que durem muitoooooooo

                                                            Isto aliado á falta de cuidado [8] Basta uma chuvinha para existir logo acidentes

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X