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direção assistida Golf 4 problema

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    direção assistida Golf 4 problema

    Boas Pessoal

    O meu Golf 4 TDI de 1999 quando viro a direção a fazer manobras ainda longe dos extremos, faz um barulho tipo direção sem óleo ou em esforço excessivo.

    Já vi que o óleo está no máximo, e troquei o tensor da correia do alternador no entanto não resolveu o problema.

    De referir que a caixa da direção está sem qualquer fuga ou babado, e nunca precisei de acrescentar óleo (sou eu que faço as revisões).
    O óleo ainda é o original, nunca foi trocado e tem 165 mil Km. A bomba de óleo também não está presa, vi isso quando troquei o tensor.

    Esto apareceu depois de um longo período parado na garagem sem andar no carro (6 meses).

    O que poderá ser?

    #2
    Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
    Boas Pessoal

    O meu Golf 4 TDI de 1999 quando viro a direção a fazer manobras ainda longe dos extremos, faz um barulho tipo direção sem óleo ou em esforço excessivo.

    Já vi que o óleo está no máximo, e troquei o tensor da correia do alternador no entanto não resolveu o problema.

    De referir que a caixa da direção está sem qualquer fuga ou babado, e nunca precisei de acrescentar óleo (sou eu que faço as revisões).
    O óleo ainda é o original, nunca foi trocado e tem 165 mil Km. A bomba de óleo também não está presa, vi isso quando troquei o tensor.

    Esto apareceu depois de um longo período parado na garagem sem andar no carro (6 meses).

    O que poderá ser?
    Troca o óleo só para começar,pode ser a bomba a ficar "cansada",e visto que também já descartaste o esticador da correia acessórios.

    Acho que deves estar ao corrente que o óleo de direção é um especifico.

    Na minha Golf PD 130 a bomba foi mudada sensivelmente aos 200 kkm,e não tinha 5 anos sequer.

    E já lhe tinha trocado o óleo da direção uma vez.

    Comentário


      #3
      se o óleo nunca foi trocado, está na hora.. depois se não melhorar é que partes para outros potenciais problemas

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
        Troca o óleo só para começar,pode ser a bomba a ficar "cansada",e visto que também já descartaste o esticador da correia acessórios.

        Acho que deves estar ao corrente que o óleo de direção é um especifico.

        Na minha Golf PD 130 a bomba foi mudada sensivelmente aos 200 kkm,e não tinha 5 anos sequer.

        E já lhe tinha trocado o óleo da direção uma vez.
        Sim o óleo é um especifico verde.
        Será que a bomba foi à vida mesmo??
        A tua quando a trocaste tinha alguma fuga?

        Originalmente Colocado por ravager Ver Post
        se o óleo nunca foi trocado, está na hora.. depois se não melhorar é que partes para outros potenciais problemas
        Sim precisar de ser mudado, até porque a cor já está bastante queimada e nem verde se nota na cor.
        No entanto não sei se já vai a tempo de resolver alguma coisa.
        Se calhar é dinheiro para o lixo.

        Comentário


          #5
          Muda o óleo. Anda uns tempos e volta a mudar.

          Se continuar, compra uma bomba.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
            Sim o óleo é um especifico verde.
            Será que a bomba foi à vida mesmo??
            A tua quando a trocaste tinha alguma fuga?



            Sim precisar de ser mudado, até porque a cor já está bastante queimada e nem verde se nota na cor.
            No entanto não sei se já vai a tempo de resolver alguma coisa.
            Se calhar é dinheiro para o lixo.
            A minha foi mesmo à vida,mas já lhe tinha mudado o óleo 100kkm antes.

            Direções assistidas hidráulicas o óleo convém ser mudado digo eu a cada 4/5anos.

            Experimenta mudar o óleo.

            Essas Golf são "quase imortais", vendi a minha com 292kkm,comprei-a com 14kkm,andou nas minhas mãos quase 6 anos,e ainda tive um Impreza e um Evo entre dois,senão a Golf tinha passado dos 400kkm.

            Era só manutenção e peças de desgaste,as únicas intervenções que fiz que sairam dessa ordem(eu mesmo),foi mesmo a bomba de direção,limpeza à admissão e egr,óleo da caixa de velocidades(2x).

            Só foi à VW fazer um único serviço e resolver um problema elétrico de massa,chamado pela VW,queimava lampas de médios do lado esquerdo que era uma coisa louca,de resto ocupei-me pessoalmente dele em todas a intervenções.

            Comentário


              #7
              Tenho reparado que o barulho só aparece no fim do carro estar quente, a frio acho que não faz.

              Comentário


                #8
                Mas pessoal, acham mesmo que só trocando o óleo existe alguma possibilidade de ficar bom???
                Desculpem insistir...

                Já agora como troco o óleo da direção??
                Tive a ver alguns videos, mas tenho duvidas?

                Comentário


                  #9
                  Compras oleo e levas isso mecanico para mudar que faz isso na boa em poucos minutos e nao te vai levar nenhuma fortuna. Pode ser um trabalho simples mas uma carga de trabalhos quem nao entende da poda

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                    Compras oleo e levas isso mecanico para mudar que faz isso na boa em poucos minutos e nao te vai levar nenhuma fortuna. Pode ser um trabalho simples mas uma carga de trabalhos quem nao entende da poda
                    Queria fazer eu.
                    Sinceramente não confio nas oficinas e não tenho nenhuma de confiança, ir à VW fica dispendioso.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                      Queria fazer eu.
                      Sinceramente não confio nas oficinas e não tenho nenhuma de confiança, ir à VW fica dispendioso.
                      Primeiro usar o oleo correcto com a norma

                      G 004 012

                      Depois há pelo menos um metodo

                      https://www.youtube.com/watch?v=0eJv...el=1AAutoParts

                      Esvaziar o deposito com uma seringa, ou tira-lo completamente fora e limpar

                      https://www.youtube.com/watch?v=_586...etsAndWrenches


                      O mais completo será tirar o tubo(s) inferiores para remover o máximo de oleo antigo possivel

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                        Primeiro usar o oleo correcto com a norma

                        G 004 012

                        Depois há pelo menos um metodo

                        https://www.youtube.com/watch?v=0eJv...el=1AAutoParts

                        Esvaziar o deposito com uma seringa, ou tira-lo completamente fora e limpar

                        https://www.youtube.com/watch?v=_586...etsAndWrenches


                        O mais completo será tirar o tubo(s) inferiores para remover o máximo de oleo antigo possivel
                        G 004 012 penso que não existe por cá agora.

                        Agora na VW só G 004 000M2.

                        Tive a ver na concorrência e existe óleo Febi 06161 e 46161 que respeita esta norma, não sei é qual a diferença entre ambos.

                        Também já tinha visto uns vídeos a trocarem o deposito, aquilo entope com facilidade, dá para limpar?
                        Editado pela última vez por DragonH; 18 February 2019, 09:39.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                          G 004 012 penso que não existe por cá agora.

                          Agora na VW só G 004 000M2.

                          Tive a ver na concorrência e existe óleo Febi 06161 e 46161 que respeita esta norma, não sei é qual a diferença entre ambos.

                          Também já tinha visto uns vídeos a trocarem o deposito, aquilo entope com facilidade, dá para limpar?
                          Sim também serve, mas só o 06161 é que cumpre.

                          Editado pela última vez por Illusion; 18 February 2019, 10:09.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                            Sim também serve, mas só o 06161 é que cumpre.

                            O 46161 também cumpre a norma.
                            Começo achar que o 46161 é o substituto do 06161.

                            Comentário


                              #15
                              Não cumpre (M2)

                              Comentário


                                #16
                                aproveitando o tópico, e como dentro em breve também vou trocar o liquido da DA do meu Leon (1M)

                                https://products.liqui-moly.com/cent...tem-oil-3.html

                                Este serve e é indicado? Cumpre com a norma G004000, mas não indica nada acerca do M2...

                                Comentário


                                  #17
                                  Acabei por encomenda o original VW online por 9.99€ (na marca é 18€/litro), apenas fica 2€ mais caro que o Febi por litro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                    Acabei por encomenda o original VW online por 9.99€ (na marca é 18€/litro), apenas fica 2€ mais caro que o Febi por litro.
                                    Podes partilhar por PM onde conseguiste esse original VW? Obrigado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sou da mesma opinião que tu, nao confio em oficinas nem em mecânicos por isso meus carros sou eu que faço reparações e manutenções. Há que ter agilidade nas mãos ter gosto em fazer e aprender ate com os erros, como nao podia faltar investir nalgumas maquinas e ferramentas minimamente decentes e meter as maos a obra

                                      Comentário


                                        #20
                                        pessoal, estou aqui com uma duvida por onde retirar o óleo.

                                        Se pelo reservatório no tubo da seta verde

                                        1.jpg

                                        ou pela bomba na seta amarela:

                                        2.jpg

                                        Comentário


                                          #21
                                          No ponto mais baixo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                            No ponto mais baixo
                                            É na bomba

                                            No entanto vi no video a fazerem junto ao reservatório e a não deixam desferrar o circuito por completo, o que me pareceu bem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O oleo é retirado pelo tubo de retorno que regressa da caixa direção ao reservatório, desconectas este para um recipiente e vais deitando óleo novo para empurrar o óleo velho mas isso tem que ser com motor a trabalhar por breves segundos porque ficas logo com sistema sem oleo nenhum, tem ser trabalho feito por duas pessoas e acredita que é um trabalho sujo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                                                O oleo é retirado pelo tubo de retorno que regressa da caixa direção ao reservatório, desconectas este para um recipiente e vais deitando óleo novo para empurrar o óleo velho mas isso tem que ser com motor a trabalhar por breves segundos porque ficas logo com sistema sem oleo nenhum, tem ser trabalho feito por duas pessoas e acredita que é um trabalho sujo
                                                Pelo que tenho visto na net, dá para fazer com o motor desligado

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O meu Golf IV (PD130) tb anda a fazer uma espécie de zumbido qdo viro para a esquerda quase na extremidade.

                                                  Já fizeste a troca do óleo da D/A? Onde é que arranjaste o óleo a 10€?

                                                  Thanks!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Com o motor desligado nunca o fiz e desconheço mas nao quer dizer que nao seja possivel! So acho que bomba direçao sem movimento vai manter presa nas palhetas do seu interior oleo velho. Boa sorte com isso

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                      O meu Golf IV (PD130) tb anda a fazer uma espécie de zumbido qdo viro para a esquerda quase na extremidade.

                                                      Já fizeste a troca do óleo da D/A? Onde é que arranjaste o óleo a 10€?

                                                      Thanks!
                                                      Ainda não. Na APL

                                                      O meu faz o zumbido para os 2 lados.

                                                      Atenção que muitos do problemas com a direcção, são originados na correia auxiliar que vai à bomba, nomeadamente o tensor automático que perde a força ou mesmo a correia gasta. Vê primeiro isso.

                                                      Por acaso devia de ter trocado a correia do meu, só não o fiz porque é original VW (custou 60€) apesar dos seus 3 anos só têm +-5000km, o carro nos últimos 4 anos não andou nada.
                                                      Editado pela última vez por DragonH; 19 February 2019, 15:40.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                                                        Com o motor desligado nunca o fiz e desconheço mas nao quer dizer que nao seja possivel! So acho que bomba direçao sem movimento vai manter presa nas palhetas do seu interior oleo velho. Boa sorte com isso
                                                        Bem pensado...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          hoje comprei a seringa e fiz a biopsia, tirei todo o que consegui do reservatório (+-300ml).
                                                          52540377_626515124445046_2617577477928648704_n.jpg
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                                                          A rede que está no fundo não me parece entupida, que acham?

                                                          Não saio lixo nenhum junto com o óleo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Muda isso que devia ser vermelho. Alguns com tampa verde deve ser óleo verde! Atenção!!!

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