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Rebocar caravana com Focus SW 1.0

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    Rebocar caravana com Focus SW 1.0

    Bom dia,

    Estou a pensar trocar de carro e neste momento não faço km suficientes para justificar a compra de um Diesel.
    A questão é que tenho uma caravana (+/- 800kg) que uso nas férias, 2 ou 3 semanas por ano, mudando várias vezes de sítio durante esse período.

    Alguém tem experiência de rebocar com um Focus Ecoboost 1.0?

    #2
    Tens de ver se o teu carro pode rebocar esse peso. Estará no manual.

    Comentário


      #3
      Conforme referido, é ver o que manual indica.

      Mas caso seja o Focus actual, o peso máximo admitido, anda ali nos 650/700kg... (reboque sem travões)

      Tendo o reboque travões, anda nos 1000kg.

      Comentário


        #4

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Droid Ver Post
          Bom dia,

          Estou a pensar trocar de carro e neste momento não faço km suficientes para justificar a compra de um Diesel.
          A questão é que tenho uma caravana (+/- 800kg) que uso nas férias, 2 ou 3 semanas por ano, mudando várias vezes de sítio durante esse período.

          Alguém tem experiência de rebocar com um Focus Ecoboost 1.0?

          Boas ,


          Na folha de especificações que tenho da Ford, tenho o peso maximo rebocavel com Travão é de 1000kg para caixa manual , e 1300kg para a versão com caixa automatica, penso que todas as caravanas têm travões , se quiseres ficar com uma folga boa vai para a caixa automatica, mas qualquer um deles dá.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver Post
            Boas ,


            Na folha de especificações que tenho da Ford, tenho o peso maximo rebocavel com Travão é de 1000kg para caixa manual , e 1300kg para a versão com caixa automatica, penso que todas as caravanas têm travões , se quiseres ficar com uma folga boa vai para a caixa automatica, mas qualquer um deles dá.


            É precisamente o que está colocado acima.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Droid Ver Post
              Bom dia,

              Estou a pensar trocar de carro e neste momento não faço km suficientes para justificar a compra de um Diesel.
              A questão é que tenho uma caravana (+/- 800kg) que uso nas férias, 2 ou 3 semanas por ano, mudando várias vezes de sítio durante esse período.

              Alguém tem experiência de rebocar com um Focus Ecoboost 1.0?
              Desejo-te muita sorte e muita paciência para rebocar uma caravana com carro com um motor tão pequeno. Não vai ser fácil, sobretudo em subidas.

              Eu tenho um carro 1300 a gasolina e há uns anos precisei de andar algumas vezes com um reboque com uma moto4 e aquilo era um sofrimento que vai lá vai... nas subidas tinha que quase meter a 1ª,
              com uma caravana a coisa não será de todo fácil.

              Comentário


                #8
                ir para um motor 1.0 para rebocar uma caravana é a pior ideia que se pode ter, independentemente da info do fabricante a realidade pura e dura é completamente diferente e como já foi dito o motor vai sempre em esforço, dando origem a elevados consumos e em subidas é simplesmente para esquecer...

                ou pensas num carro com mais motor ou tens de pensar num carro tipo um jipe só para essa situação, que é o que muita gente faz.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                  Desejo-te muita sorte e muita paciência para rebocar uma caravana com carro com um motor tão pequeno. Não vai ser fácil, sobretudo em subidas.

                  Eu tenho um carro 1300 a gasolina e há uns anos precisei de andar algumas vezes com um reboque com uma moto4 e aquilo era um sofrimento que vai lá vai... nas subidas tinha que quase meter a 1ª,
                  com uma caravana a coisa não será de todo fácil.
                  O que ele pode fazer é ir para o 1500 , mas tem que ser a versão Vignale que é a unica que os parolos da Ford lusitana disponibilizam em Portugal com o 1500 a Gasolina, tenho andado a pedir propostas para uma SW focus , e por incrivel que pareça , o preço da versão vignale 1500 é quase o mesmo de um st-line 125 ou um active com o mesmo equipamento,.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por fgarcia337 Ver Post
                    O que ele pode fazer é ir para o 1500 , mas tem que ser a versão Vignale que é a unica que os parolos da Ford lusitana disponibilizam em Portugal com o 1500 a Gasolina, tenho andado a pedir propostas para uma SW focus , e por incrivel que pareça , o preço da versão vignale 1500 é quase o mesmo de um st-line 125 ou um active com o mesmo equipamento,.
                    Tendo esta necessidade de reboque, eu preferia ir para um carro usado, mas com um motor melhor, que me oferecesse garantias nesta "empreitada", ao invés de um novo com um motor demasiado curto para o efeito.

                    Comentário


                      #11
                      Também acho um motor 1.0 mesmo muito curto para andar com caravanas atrás. Atrevo-me a dizer que se apanhares uma subida a sério, só o arrancar e vencer a mesma será tarefa hercúlea e desgastas o motor todo em três tempos.
                      Andar a direito, em velocidade estabilizada, até se levará, agora as subidas é que são os diabos...(e descidas, tens de travar muito bem com o motor).

                      Comentário


                        #12
                        Se queres manter esse carro e usa-lo para esse fim, poderás questionar no representante de marca se existe a opção em adquirir um diferencial reduzido. Antigamente havia essa opção não sei se ainda se pratica...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Droid Ver Post
                          Bom dia,

                          Estou a pensar trocar de carro e neste momento não faço km suficientes para justificar a compra de um Diesel.
                          A questão é que tenho uma caravana (+/- 800kg) que uso nas férias, 2 ou 3 semanas por ano, mudando várias vezes de sítio durante esse período.

                          Alguém tem experiência de rebocar com um Focus Ecoboost 1.0?
                          O que interesse numa utilização dessas é o binário e as relações de caixa. Se gostas da Ford vai para o Focus 1.5 que já tem 240 nm de binário e de preferência com a cx automática. Só que é bem mais caro. Mas se não fizeres grandes subidas de montanha o 1.0 ecoboost que tem 170 nm de binário puxa essa caravana na boa. Agora esquece a 6ª velocidade.

                          Comentário


                            #14
                            Uma dúvida : porque é que a versão com caixa automática pode rebocar mais?

                            Até tenho ouvido que as caixas automáticas são desaconselhadas para fazer reboque.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                              Se queres manter esse carro e usa-lo para esse fim, poderás questionar no representante de marca se existe a opção em adquirir um diferencial reduzido. Antigamente havia essa opção não sei se ainda se pratica...


                              Até À bem pouco tempo (e acho que continua), por exemplo e nas Ford Transit, as mesmas tinham vários diferenciais disponíveis.

                              Comentário


                                #16
                                Já agora, os valores apresentados acima de capacidade de reboque, é até inclinações de 12%... acima disso, a capacidade de reboque diminui.

                                Comentário


                                  #17
                                  Com "mil" lá de casa (Scross) reboco diversas vezes um atrelado com uma ou duas motas de TT, mas são coisas para pesar, tudo somado, 300 ou 400 kg, não uma autocaravana que pesa facilmente o dobro!

                                  Mais que as performances (o turbo garante boas baixas) o que espanta é o aumento "pavoroso" nos consumos!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não convém também trocar os amortecedores traseiros por uns específicos?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nunones Ver Post
                                      Uma dúvida : porque é que a versão com caixa automática pode rebocar mais?

                                      Até tenho ouvido que as caixas automáticas são desaconselhadas para fazer reboque.
                                      São melhores as caixas de conversor de binário porque, sendo hidráulicas, não queimam a embraiagem nos arranques e nas subidas íngremes. E depois mudam de relação automaticamente e o condutor só tem de se concentrar na condução. Os americanos só usam carros com esse tipo de caixa para rebocar as suas enormes caravanas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quando vejo este topico apenas me lembro disto:

                                        Comentário


                                          #21
                                          Deixo-vos um desafio de um testemunho que conheci:

                                          O que puxa melhor uma caravana? Uma 504 2.5D 75cv ou uma 406 2.0 HDI 110 ?

                                          E até vos digo mais. Em todas as situações, uma delas é sempre muito superior à outra.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                            Desejo-te muita sorte e muita paciência para rebocar uma caravana com carro com um motor tão pequeno. Não vai ser fácil, sobretudo em subidas.

                                            Eu tenho um carro 1300 a gasolina e há uns anos precisei de andar algumas vezes com um reboque com uma moto4 e aquilo era um sofrimento que vai lá vai... nas subidas tinha que quase meter a 1ª,
                                            com uma caravana a coisa não será de todo fácil.
                                            Que motor é esse 1300 ?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Que motor é esse 1300 ?
                                              Rover 213




                                              Editado pela última vez por MGomes; 31 July 2019, 15:55.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                Deixo-vos um desafio de um testemunho que conheci:

                                                O que puxa melhor uma caravana? Uma 504 2.5D 75cv ou uma 406 2.0 HDI 110 ?

                                                E até vos digo mais. Em todas as situações, uma delas é sempre muito superior à outra.


                                                A 504 com o 2.5.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                  Rover 213
                                                  Que é bem pior que um ecoboost 1.0 125

                                                  Não se iludam com a cilindrada

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    Que é bem pior que um ecoboost 1.0 125

                                                    Não se iludam com a cilindrada
                                                    Mas não esperes milagres, e o peso a rebocar é muito maior...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                      Mas não esperes milagres, e o peso a rebocar é muito maior...
                                                      Sem dúvida.

                                                      Mas eu diria que um 1.0 125cv equivale por exemplo a um 1.8i 120cv sem turbo....porque o turbo está lá para, em certa medida, substituir a cilindrada isto claro dito de uma forma algo gravosa.

                                                      Não estará à vontade? Não mas eu diria que chega bem.

                                                      Aguardo mais apostas alem da do user NTO, acerca da 406 2.0 HDI 110 vs 504 2.5D 75cv

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Aguardo mais apostas alem da do user NTO, acerca da 406 2.0 HDI 110 vs 504 2.5D 75cv
                                                        A 504 sem dúvida. O "pulmão" conta muito, e aqui um motor com 2.3 ou 2.5 aguenta o esforço muito melhor.

                                                        Ainda no exemplo concreto que dei aí atrás, também fiz viagens com o mesmo atrelado e a mesma moto4 mas com um Range Rover Classic, que tinha um 2.5tdi com 113cv de origem, o meu deveria ter cerca de 125-130cv , e fazia as viagens como se não levasse nada atrás, era impressionante a facilidade com que rolava com o peso a reboque, mesmo nas subidas.
                                                        Mas lá está, um motor 2.5 é muito diferente de um motor 1.0 ou 1.3 ... muito diferente mesmo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          É claro que o 1.0 Ecoboost conseguirá rebocar... atendendo que a própria marca refere o peso que é possível rebocar.

                                                          Acima de tudo e nisto do peso (além do pulmão)... será a questão da caixa/diferencial... por isso é que carro de carga tem relações curtas e de força... para conseguir locomover esses pesos extra.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Pois é camaradas, eu diria que o factor TURBO aqui tem uma influência brutal. Ora vejam a diferença entre os camiões turbo VS os antigos sem turbo.

                                                            Quanto ao comparativo, quem ganhava por larga margem era a 406 2.0 HDI. Puxava com muito mais facilidade que a 504 2.5D.

                                                            É verdade que tem mais cilindrada mas o binário é muito superior no HDI e potência e binário é que contam nestas coisas.

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