Tenho um Pajero 2.5 e tenho um amigo que tem um 2.8, em tudo são iguais, mas o dele tema a entrada do intercooler e apenas e só por isso ele paga classe 2 nas portagen e eu pago classe 1. Acham que isto se admite? Acho que vou colar uma entrada de ar no meu e quando passar na portagem se a pessoa me disser que é classe 2 eu arranco-a a sua frente.
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Originalmente Colocado por Pitong Ver PostTenho um Pajero 2.5 e tenho um amigo que tem um 2.8, em tudo são iguais, mas o dele tema a entrada do intercooler e apenas e só por isso ele paga classe 2 nas portagen e eu pago classe 1. Acham que isto se admite? Acho que vou colar uma entrada de ar no meu e quando passar na portagem se a pessoa me disser que é classe 2 eu arranco-a a sua frente.
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pois...pode ser alguns centimetros que façam a diferença, porque
Classe 1
Motociclos e veículos com uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, inferior a 1,1 m, com ou sem reboque.
Classe 2
Veículos com dois eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 m.
Classe 3
Veículos com três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 m.
Classe 4
Veículos com mais de três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 m.
se um gajo subir a suspensão do jipe
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Vão-me desculpar esta resposta, mas qualquer que seja o critério de classificação das classes, por volta dos limites de passagem de uma classe para a outra existem sempre injustiças. Não que isto dizer que o critério utilizado pela Brisa e outros esteja correcto.
Faz-me lembrar uma vez que um professor me deu um 8,4 e reprovei a uma cadeira. Um colega meu tirou 9,1, e normalmente os 9's eram sempre arrendondados para 10 e passou. No fim de contas só 0,6 valores nos separavam, mas que diabo, tem que existir um critério, e tive que me conformar!
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Originalmente Colocado por Baiones Ver PostEntão se se rebaixar um Jipe desses já se baixa para classe 1 não é?
E já agora, alguêm sabe qual é a lógica de se pagar pela altura, e porque são esses 1,1m a medida padrão?
penso que a lógica da altura é porque de facto consegues estabelecer um criterio de diferenciação por ai, pois se reparares o criterio funciona como pretendido em + de 90% dos casos
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Isto é como tudo, eu sempre tive motas e cada vez que passo na portagem pago classe 1 ou seja pago o mesmo que um monovolume com 7 pessoas. deveria haver uma reformulação nos procedimentos das AE, uma classe só para motas, outra para veiculos ligeiros sem diferenciação de classe, mesmo que aumentem o valor da portagem em 10 ou 15 centimos nunca iam perder dinheiro, assim como assim já tamos abiyuados a pagar e se roubados.
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Originalmente Colocado por Devil_Angel Ver PostJá agora, sabem me explicar como é avaliada no momento de pagar nas portagens a classe do veiculo? Existe algum sensor?
Obvaimente que na homologação do veiculo está, mas tipo, como sabem eles qual é??? Se tem 1,09cm ou 1,11cm? A olho não pode ser....
Desculpem a ignorancia!
- Altura do veículo sobre o primeiro eixo;
- Contagem do número de eixos.
Havia uns jipes (Ssangyong Korando, penso) que estavam mesmo no limite, se o carro trepidasse ou aninhasse à passagem no sensor umas vezes pagava classe 1 e noutras classe 2.
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Originalmente Colocado por Devil_Angel Ver PostJá agora, sabem me explicar como é avaliada no momento de pagar nas portagens a classe do veiculo? Existe algum sensor?
Obvaimente que na homologação do veiculo está, mas tipo, como sabem eles qual é??? Se tem 1,09cm ou 1,11cm? A olho não pode ser....
Desculpem a ignorancia!
Os portageiros já sabem de cor as marcas e modelos dos carros, jipes, etc e o valor a cobrar
Quando existem alterações na viatura em que haja lugar a pagamento de outra classe, deve solicitar-se ao importador, as novas medidas e sempre que necessário apresentar esse documento aos portageiros
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostSim, existe um conjunto de sensores:
- Altura do veículo sobre o primeiro eixo;
- Contagem do número de eixos.
Havia uns jipes (Ssangyong Korando, penso) que estavam mesmo no limite, se o carro trepidasse ou aninhasse à passagem no sensor umas vezes pagava classe 1 e noutras classe 2.
Só se for agora, por que há uns 5 anos atrás, andava eu com um Frontera 2.3 e ainda antes de chegar mesmo à cabine muitas vezes já tava marcado a classe 2 para pagar.
E depois tinha-mos que dizer que aquilo era o 2.3 e só pagava classe 1.
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Bem pior estou eu, que já me apeteceu ir à Brisa pedir o dinheiro de volta, que não deve ter sido tão pouco como isso. Tenho um Frontera 2.3 para o qual à cerca de 6/7 anos pedi a Via Verde e veio classe 2 e à cerca de uma ano quando fui pedir para trocarem a Via Verde para a Carnival vim a descobrir que o Jipe afinal era classe 1, andei não sei quanto tempo a pagar classe 2 com um carro classe 1.
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostSim, existe um conjunto de sensores:
- Altura do veículo sobre o primeiro eixo;
- Contagem do número de eixos.
Havia uns jipes (Ssangyong Korando, penso) que estavam mesmo no limite, se o carro trepidasse ou aninhasse à passagem no sensor umas vezes pagava classe 1 e noutras classe 2.
A segunda geração trazia suspensão um pouco mais baixa e já era classe 1.
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Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver PostJá para não falar que um Smart para o mesmo que uma "banheira" tipo Laguna...
Porque é que o valor pago não tem a ver com a área horizontal ocupada pelo veículo???
O que faria sentido era uma taxação por peso, mas lá está, não usamos todos a mesma estrada e não é por isso que estamos a pagar?
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Originalmente Colocado por eduardomaio Ver PostPorque é que os carros a gasóleo pagam menos de selo do que os carros a gasolina?
O que faria sentido era uma taxação por peso, mas lá está, não usamos todos a mesma estrada e não é por isso que estamos a pagar?
Taxação por peso? Não é mau, se fosses com o carro cheio, pagavas mais...
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Originalmente Colocado por eduardomaio Ver PostPorque é que os carros a gasóleo pagam menos de selo do que os carros a gasolina?
O que faria sentido era uma taxação por peso, mas lá está, não usamos todos a mesma estrada e não é por isso que estamos a pagar?
penso que devia ser tido em conta de facto o peso..........porque uma mota não dá o mesmo desgaste que um carro.........e um carro pequeno não dá o mesmo desgaste que um monovolume!
o peso seria mais coerente.................até porque , imaginem, um carro com 5 pessoas, pagaria mais....mas como era a portagem a dividir pelas 5 pessoas acabaria por compensar!
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Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Posto peso seria mais coerente.................até porque , imaginem, um carro com 5 pessoas, pagaria mais....mas como era a portagem a dividir pelas 5 pessoas acabaria por compensar!
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Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver PostTou mesmo a ver os putos no banco de trás: "Oh, pai, tenho fome!!!" e o pai: "Agora não, que ainda vamos ter de passar na portagem!!!"
ou então
"oh maria.....ou emagreces , ou então vou ter que te trocar, porque só tu aumentas-me as portagens em 1€"
ou então
"oH zé , vais pela A2 ou pela nacional?"
"epá....vou pela nacional porque a minha Maria engordou uns quilinhos"
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Originalmente Colocado por paulo56 Ver PostAqui falasse e dá-se as opiniões de cada um,e está bem, e é para isso que existe o forum, mas gostaria que me explicassem com fundamento, como é que eles sabem a taxa que devem cobrar ao utilizadores?ou seja distinguem classe 1 e 2?
"As cabinas de portagem estão equipadas com sensores colocados no chão que identificam o número de eixos da viatura, e feixes que medem a altura vertical do primeiro eixo do veículo"
e leiam isto http://www.apfn.com.pt/Noticias/Fev2005/180205b.htm
para perceberem a cena no seu computo!
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