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Comprar carro com 5* (ou 4*) EuroNCAP e pouco dinheiro

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    Comprar carro com 5* (ou 4*) EuroNCAP e pouco dinheiro

    Depois do grande embate Volvo 940 vs. Renault Modus (http://www.youtube.com/watch?v=k3ygYUYia9I), onde a malta do Fifth Gear "estoirou o orçamento" num Renault Modus e arranjou um Volvo 940 gigante "baratinho", há uma nova ideia a explorar:

    É possível ter um carro seguro sem ser novo? Se sim, qual o valor "mínimo" que se terá que gastar para se ter um carro minimamente seguro? Um valor abaixo do qual toda a oferta automóvel existente é insuficiente neste campo?

    Vamos tomar como padrão uma classificação de 5 ou 4 estrelas nos testes do euroNCAP (porque por vezes a diferença entre 4 e 5 estrelas é apenas a presença ou não de um aviso sonoro/visual de não-colocação dos cintos...) e vamos ver se conseguimos estabelecer um valor debaixo do qual "não vale a pena comprar carro" por razões de segurança.

    Apenas como exemplo (e não olhando a estado geral da viatura, etc) já encontrei um FIAT Punto1.2 ELX 5 Portas por 2950 euros.

    4 estrelas EuroNCAP por menos de 3000 euros?
    (http://www.euroncap.com/tests/fiat_punto_2000/28.aspx)

    EDIT: Graças a um reparo interessante do user "pc", venho por este meio salvaguardar que quando me refiro a carros usados, obviamente me refiro a carros em óptimas condições de utilização, e que NUNCA TENHAM TIDO ACIDENTES GRAVES ao ponto de tornar inúteis as Zonas de Deformação Programadas (Crumple Zones), etc.
    Uma verificação atenta por especialistas (sem ser "apenas para passar na Inspecção") é fundamental para denunciar tal situação. Previnam-se!
    Editado pela última vez por Jarod; 23 November 2007, 22:27.

    #2
    Engraçado...

    Não sabia que o Punto MK2 tinha tido 4 estrelas em 2000... o mesmo que o novo Fabia em 2007...


    cumps,
    [dio]

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por dio Ver Post
      Engraçado...

      Não sabia que o Punto MK2 tinha tido 4 estrelas em 2000... o mesmo que o novo Fabia em 2007...


      cumps,
      [dio]
      Se vais por ai arranjas aqui uma lista bonita.

      Audi A2, A3, A4, Q7, TT, Mini 2002, BMW Série 5, Z4, Honda Civic, etc

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por dio Ver Post
        Engraçado...

        Não sabia que o Punto MK2 tinha tido 4 estrelas em 2000... o mesmo que o novo Fabia em 2007...


        cumps,
        [dio]
        Acho que em 2002 os testes passaram a ser mais rigorosos. Li qualquer coisa desse género.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por edununo Ver Post
          Acho que em 2002 os testes passaram a ser mais rigorosos. Li qualquer coisa desse género.
          Mesmo assim é um bom resultado. Em 2002 havia carros mais caros com resultados iguais ou piores.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
            Mesmo assim é um bom resultado. Em 2002 havia carros mais caros com resultados iguais ou piores.

            É bom mas não foi o 1º da classe. Um 206 ou Clio 2 MK1 que são de 1998 tiveram também 4 estrelas.

            Comentário


              #7
              Peugeot 206 de 2000 por 4000 euros

              http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p98077

              (4 estrelas EuroNCAP: http://www.euroncap.com/tests/peugeot_206_2000/72.aspx)

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                É bom mas não foi o 1º da classe. Um 206 ou Clio 2 MK1 que são de 1998 tiveram também 4 estrelas.
                Ou o Yaris, que foi o melhor em 99 ou 2000.

                Comentário


                  #9
                  Não se pode comparar carros que foram lançados em alturas diferentes, é claro que os testes agora são mais rigorosos que há 10 anos atrás.

                  Porém, estão a precisar de ser ainda mais rigorosos pois a renault tem 8 modelos com 5* e isso não pode ser, dizem.

                  Comentário


                    #10
                    Confesso que eu não deixava de comprar um carro por estar menos bem classificado em termos de segurança.

                    Nos carros que comprei nunca liguei a isso, e um deles até é bem mau nesse campo (civic 96).

                    Há uns anos, tive um acidente com um AX GT em que não ficou um amortecedor direito. Eu ia sem cinto (não era obrigatório na altura nas localidades) e fiquei sentado no lugar do pendura.

                    Como resultado fiquei com um galo na cabeça.

                    Os acidentes não são todos iguais, e apesar de ser indiscutível a vantagem dos carros novos com boas classificações, o facto é que mesmo a baixas velocidades há acidentes que matam e mesmo com as 5 estrelas.

                    Lembro-me de repente de impactos laterais (se for de motas ou jipes então...), capotamento, etc.

                    Por isso para mim não há valor limite abaixo do qual não valha a pena comprar.

                    Mas eu tb ando de mota, por isso...

                    Comentário


                      #11
                      Ópa pronto, vamos considerar as 4 estrelas de 2000 como 3 estrelas e meia de hoje.

                      Não sejam picuinhas... de certo que um 4 estrelas de 2000 é bastante seguro, muito mais do que um 3 estrelas de 2000 (vejam os vídeos como os carros com 3 estrelas desses anos se deformam todos).

                      Para os efeitos deste tópico, penso que devemos continuar a considerar um mínimo de 4 ou 5 estrelas EuroNCAP, seja de que ano for, como "minimamente seguro", para não ser exclusivamente 5 estrelas (a não ser que achem melhor que assim seja!!!)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                        ....

                        É possível ter um carro seguro sem ser novo?
                        Isso é possível de certeza, mas lembro-me de ter visto aqui também um vídeo que penso ser do Fifht Gear, em que faziam um crash test entre dois carros do mesmo modelo, ambos usados, mas um tinha sido batido e reparado.

                        Tenta encontrar esse vídeo, e depois de certeza que vais olhar para os carros usados que não sabes o passado com outros olhos

                        Comentário


                          #13
                          Em geral, tudo o que nao é recente, tem 4 estrelas. As opçoes sao muitas, em vários segmentos!

                          Eu penso de uma forma diferente do RCA33, respeitando obviamente a sua intervençao, como é logico. Eu tive em consideraçao a segurança do meu carro (c4) quando o comprei em 2006. Infelizmente testei a sua segurança, e o carro foi para a sucata, e eu ainda tive tempo de sair do carro, e dizer um conjunto de palavras de puro portugues vernáculo.

                          Eu considero que como ser humano, nós deixamo-nos levar por coisas que no fundo nao sao as mais importantes. Obviamente que se eu puder escolher um carro muito seguro, e que por outro lado seja atraente (para mim), optimo..

                          Mas se tenho dois veiculos que me despertam interesse, um tem 4 estrelas, e outro tem 5. Vou para o de 5. Obviamente que como o rca33 disse, ha acidentes pequenos que sao fatais. Obviamente..eu ate posso ter um problema de coraçao, e morrer de ataque cardiaco com o acidente, ou por azar tinha uma instabilidade na cervical, e fico paraplegico.

                          É obvio que faz sentido.. mas 5 estrelas, 4,3.. está associado a uma percentagem de PROBABILIDADE de ferimentos. Ferimentos esses que podemos ver descritos nas cores dos "dummies". Obviamente muito pode ser diferente, basta alterarmos a posiçao do banco.

                          Mesmo assim, e respeitando a opiniao, cada um é livre de dar mais relevancia aquilo que entender.

                          Comentário


                            #14
                            epah, se tem 4* ou 5*.... que interessa?! no geral protegem bem, isso é que interessa... se teve mais um pto ou menos um pto... nao é factor decisivo!

                            é a tipica conversa de renault/citroen... nao é bom em nada, mas teve 5* no euroNcap!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por maybach_exelero Ver Post
                              epah, se tem 4* ou 5*.... que interessa?! no geral protegem bem, isso é que interessa... se teve mais um pto ou menos um pto... nao é factor decisivo!
                              Um ponto a mais ou a menos, é a diferença entre teres fractura dum joelho e saires do carro ileso.. as estrelas nao sao numeros! Sao ferimentos. E olha que tendo em conta a profissao que vou seguir, nos meus locais de estagio em fisioterapia, nao faltam "acidentes de viaçao".

                              A grande diferença dos carros de 4 e 5 estrelas, esta na protecçao dos membros inferiores. Claro que entre 4 e 5 nao ha grande diferença entre morrer e ficar vivo.

                              Mas ha uma grande diferença entre continuares aos sabados a jogar um futebol ou um volei com os teus amigos para descontrair de uma semana de trabalho, ou andares a mancar para toda a vida.. e desporto..so se for a ver jogar..

                              Comentário


                                #16
                                E quanto ao comentarios da "renault/citroen" é exactamente isso que me referia quando disse que, enquanto seres humanos damos valor ao que nao interessa. As tantas perfiro 1x de 3 em 3 meses ir chatear-me com a citrooen porque o amortecedor faz barulho, ou o tablie tem um som parasita, mas na hora que tenho o acidente (e tive) saiu ileso.

                                O que voces perferem? Um carro fiavel, ou a probabilidade de uma vida segura?

                                Comentário


                                  #17
                                  sim, se tiver um acidente à mesma velocidade no Qashqai qe teve 35pts e no novo corolla sedan, que teve 33/34, vou ficar mt ferido no corolla....
                                  credo... se um tiver 29pts e outro tiver 31 a diferença nao é relevante!

                                  Comentário


                                    #18
                                    O forum serve para discutir ideias, e tambem deve ser pedagogico. Nao sei se algum de vós está numa area da saude. O que vos posso dizer, muito francamente, porque nao ligo nada a marcas nem despiques automoveis, nem nada, é o seguinte:

                                    nao hesitem em colocar como factor decisivo a vossa segurança. Nao queiram ter uma vida depende de outrem para toda a vida..nao queiram imaginar o que isso é..a serio..nao é melancolia, nao é "treta" é a pura e dura realidade..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por paparazzi_ Ver Post
                                      E quanto ao comentarios da "renault/citroen" é exactamente isso que me referia quando disse que, enquanto seres humanos damos valor ao que nao interessa. As tantas perfiro 1x de 3 em 3 meses ir chatear-me com a citrooen porque o amortecedor faz barulho, ou o tablie tem um som parasita, mas na hora que tenho o acidente (e tive) saiu ileso.

                                      O que voces perferem? Um carro fiavel, ou a probabilidade de uma vida segura?
                                      depende da fiabilidade e da segurança do carro em questao....

                                      entre ter um fiat, que apesar de muito seguro, tem resultados pessimos nos testes de fiabilidade, e um toyota/honda, que podendo ter 4* no EuroNCap, tem provas mais que dadas na fiabilidade, escolho o toyota ou honda, claro!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por maybach_exelero Ver Post
                                        epah, se tem 4* ou 5*.... que interessa?! no geral protegem bem, isso é que interessa... se teve mais um pto ou menos um pto... nao é factor decisivo!

                                        é a tipica conversa de renault/citroen... nao é bom em nada, mas teve 5* no euroNcap!
                                        epah, se tem 109 ou 110 pontos...que interessa?! no geral portam-se bem, isso é que interessa... se teve mais um pto ou menos um pto... nao é factor decisivo!

                                        é a tipica conversa Toyota/Honda...nao é bom em nada, mas teve 110 pontos no Estudo de Fiabilidade!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por carlos andrade Ver Post
                                          epah, se tem 109 ou 110 pontos...que interessa?! no geral portam-se bem, isso é que interessa... se teve mais um pto ou menos um pto... nao é factor decisivo!

                                          é a tipica conversa Toyota/Honda...nao é bom em nada, mas teve 110 pontos no Estudo de Fiabilidade!
                                          ... Cada um vê pelo prisma que lhe interessa. Eu prefiro a segurança. Aliás é o primeiro ponto na lista de prioridades. Já agora, já viram o novo anúncio da Renault, está ***** .

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pc Ver Post
                                            Isso é possível de certeza, mas lembro-me de ter visto aqui também um vídeo que penso ser do Fifht Gear, em que faziam um crash test entre dois carros do mesmo modelo, ambos usados, mas um tinha sido batido e reparado.

                                            Tenta encontrar esse vídeo, e depois de certeza que vais olhar para os carros usados que não sabes o passado com outros olhos
                                            Sim, eu já vi, é entre 2 Ford Focus.

                                            Obviamente que pressuponho na análise inicial que o carro usado a comprar nunca tenha batido (pelo menos de forma séria) e isso é verificável com uma análise atenta por quem percebe do assunto (eu não aconselho a compra de um usado sem uma vistoria em condições nomeadamente para detectar isso mesmo!!!)

                                            Bom reparo. (vou editar o post inicial)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                              É bom mas não foi o 1º da classe. Um 206 ou Clio 2 MK1 que são de 1998 tiveram também 4 estrelas.
                                              Mas o Punto II e o Yaris tiveram mais pontos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por maybach_exelero Ver Post
                                                epah, se tem 4* ou 5*.... que interessa?! no geral protegem bem, isso é que interessa... se teve mais um pto ou menos um pto... nao é factor decisivo!

                                                é a tipica conversa de renault/citroen... nao é bom em nada, mas teve 5* no euroNcap!
                                                Tu realmente percebes ZERO de estatística. 1 em 5 são 20% de diferença.


                                                Andas com muita vontade de mandar bocas sempre aos mesmos, andas.

                                                Olha que quem andou a provocar ali no tópico do Bravo levou um merecido par de patins.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ópa não façam deste tópico uma guerra para dizer QUAL dos carros em questão é mais seguro... apenas interessa saber se os portugueses efectivamente já não têm desculpas para não andarem em carros seguros (4 ou 5 estrelas EuroNCAP)... porque já os há usados e a preços decentes.

                                                  Pena que a segurança não é prioridade para a maior parte dos automobilistas.

                                                  Portanto centrem-se no tópico e tentem não divagar, senão eu chamo o mauzão Skeletor.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ok...

                                                    Acho que já deste a resposta no 1º post. Acrescento à lista o Megane I, também com 4 estrelas e a vantagem acrescida de ter massa superior. Um de 96 é capaz de custar algo menos de 3000€.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Na segurança passiva realmente os franceses a suecos são realmente os melhores. Os italianos e os coreanos eram os piores.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Jarod o motivo do meu comentário foi porque eu fiquei espantado com os resultados do tal crash test dos dois usados, tendo passado a olhar (ainda mais) para os carros usados de forma desconfiada

                                                        Voltando ao tópico, e pegando na sugestão do RAD um Megane de 1999 por 3750€ parece-me uma opção acessível para ter um carro seguro

                                                        http://www.standvirtual.com/index.ph...how&id=p141039

                                                        4 estrelas http://www.euroncap.com/tests/renaul...e_1999/41.aspx

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O meu Fiesta de 2002 já tinha 4 estrelas, não foi um factor decisivo, mas foi com agrado q fiquei a saber q o carro escolhido por mim apresentava um bom nivel de segurança.

                                                          (fora o ABS, 6 airbags, e o sistema auxiliar de travagem de emegência).
                                                          Editado pela última vez por smi1e; 24 November 2007, 14:37.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            EuroNCAP

                                                            http://www.euroncap.com/home.aspx

                                                            Por esta tabela não há dúvida que os franceses estão na dianteira.

                                                            Se alguém conhecer algum link com mais testes e comparativos, ou tabelas, já agora agradecia.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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