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Dia-a-dia na Ponte 25 de Abril!

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    Dia-a-dia na Ponte 25 de Abril!

    Boas!
    Por motivos profissionais sou mais um dos milhares de automobilistas que atravessam a ponte 25 de abril diáriamente... E quase todas as semanas assisto a uma peripécia em cima do tabuleiro da dita cuja... Abri este tópico para aqueles como eu que queiram partilhar algumas dessas histórias!

    Tenho um facto curioso a relatar que se destaca e que pode também servir de chamada de atenção que tem a ver com as faixas da esquerda (as tais do piso em grelha)...
    É que hoje e pela 3ª vez desde que percorro a ponte diariamente vejo um artista a riscar a lateral toda do carro pelo facto de embater contra o separador central e não tenho duvidas que tal se deve ao piso... Julgo que os "artistas" se devem distrair na condução e a direcção dos automoveis nao se encontrar nas melhores condições faça com que embatam ali! Das 3 vezes que assisti a isso foi exactamente igual, o carro foi aproximando lentamente sem o condutor se aperceber e pimba, felizmente sem grandes consequencias a nivel de despiste ou choque com outros carros, mas que resultou em riscos valentes e espelhos no mato, quanto a isso não há duvidas! Chamo então a atenção aos utilizadores assiduos da ponte pq com certeza sabem do que falo...
    Cumps!

    #2
    A malta que vai na faixa em cima da rede metálica deve perceber que o carro anda um pouco aos "S" por causa do alinhamento da malha, mas que não precisa de estar constantemente corrigir a direcção do carro... às vezes, correcção em cima de correcção dá asneira.

    Comentário


      #3
      Já substituiam era essa grelha metálica por pavimento. Aquilo é um perigo, mais ainda quando chove.

      Comentário


        #4
        para ires contra o rail nao precisas de ser artista


        basta não te aperceberes que não necessitas de estar sempre a corrijir a trajectória!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
          Já substituiam era essa grelha metálica por pavimento. Aquilo é um perigo, mais ainda quando chove.
          Se a grelha lá está é por alguma razão, ou achas que os engenheiros deixaram aquilo lá só para chatear o pessoal?

          Aquela grelha evita que o vendo levante o tabuleiro da ponte, deixando-o circular através do "pavimento". Se não fosse essa grelha arriscavas-te a um dia veres a ponte 25 de abril a fazer esta habilidade http://www.youtube.com/watch?v=2j7iN3cdMbA .

          Comentário


            #6
            Então e a Vasco da Gama que não tem essa grelha?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
              Então e a Vasco da Gama que não tem essa grelha?
              O que é que tem a 25 de abril a ver com a vasco da gama ou qualquer outra ponte em portugal?

              *EDIT

              Uma pista: O vão principal da 25 de abril tem 1012m, o da vdg tem 420m.
              Editado pela última vez por pacxito; 19 December 2007, 13:45.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                O que é que tem a 25 de abril a ver com a vasco da gama ou qualquer outra ponte em portugal?
                São pontes.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                  São pontes.
                  Seguindo o teu raciocínio, construir um edifício com 100 andares é a mesma coisa que construir uma uma vivenda com 1 piso, são edifícios.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                    A malta que vai na faixa em cima da rede metálica deve perceber que o carro anda um pouco aos "S" por causa do alinhamento da malha, mas que não precisa de estar constantemente corrigir a direcção do carro... às vezes, correcção em cima de correcção dá asneira.
                    Essa situação só acontece com determinados pisos de pneus

                    Comentário


                      #11
                      Se deixarem de mexer nos telemóveis e ou nos rádios dos carros, nada disso acontece ou muito dificilmente acontece, só se for com uma guinada

                      Ainda á dias vinha atrás de um motociclista que vinha aos SSSSSS , pensei que já vinha com um copo a mais...nada disso....vinha a escrever uma MSG no telemóvel

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                        Seguindo o teu raciocínio, construir um edifício com 100 andares é a mesma coisa que construir uma uma vivenda com 1 piso, são edifícios.

                        Não querendo defender ninguém, era de agradecer que explicasses as diferenças ou facultasses locais(info) onde quem não ultrapassa o senso comum pudesse de facto perceber de forma "rápida" o porquê de uma ter e a outra não e a respectiva explicação cientifica.

                        Eu por exemplo também gostava de saber.

                        E mais uma vez julgo que nos exemplos ambas são pontes e ambos são edificios, independentemente das suas especificações.

                        Comentário


                          #13
                          A Pt 25 de Abril é uma pt suspensa, fixa por tirantes e com um dos maiores vãos da Europa e do Mundo

                          A pt só se encontra "ligada" á terra através das juntas de dilatação a N e S e encontra-se suspensa, "apoiada" em 2 pilares, o que faz com que ela se encontre posicionada onde está é o seu próprio peso, se existir uma força ascendente de vento fortissimo pode fazer com que o tabuleiro saia da sua posição e entre em colapso ( aqui se encontra a explicação do porquê da malha metálica, para deixar fluir os ventos )

                          A situação contrária encontra-se prevenida, pois está colocada em rodas dentadas, o que faz com que a pt se "estique" ( peso dos carros )

                          Penso que esteja perceptivel

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                            A Pt 25 de Abril é uma pt suspensa, fixa por tirantes e com um dos maiores vãos da Europa e do Mundo

                            A pt só se encontra "ligada" á terra através das juntas de dilatação a N e S e encontra-se suspensa, "apoiada" em 2 pilares, o que faz com que ela se encontre posicionada onde está é o seu próprio peso, se existir uma força ascendente de vento fortissimo pode fazer com que o tabuleiro saia da sua posição e entre em colapso ( aqui se encontra a explicação do porquê da malha metálica, para deixar fluir os ventos )

                            A situação contrária encontra-se prevenida, pois está colocada em rodas dentadas, o que faz com que a pt se "estique" ( peso dos carros )

                            Penso que esteja perceptivel
                            Do que escreveste para isto:

                            O que é que tem a 25 de abril a ver com a vasco da gama ou qualquer outra ponte em portugal?
                            Vai alguma diferença.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                              Do que escreveste para isto:

                              Vai alguma diferença.
                              E para isto?

                              Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                              Aquela grelha evita que o vendo levante o tabuleiro da ponte, deixando-o circular através do "pavimento".

                              Comentário


                                #16
                                Passava regularmente a ponte 25 de abril...e aquilo tem metodo....eu controlava as distancias no garrafão...ia-me metendo lentamente até tar na faixa desejada...nunca bati em nenhum mas mtos tb se desviavam e os espelhos roçavam uns nos outros por varias vezes... mas com o habito torna-se normal estas situações...

                                Sobre o raspar nos rails tinha um vizinho que tinha o carro todo riscado de lado nos rails da ponte...mas nao era a culpa da rede mas sim dos exagero de copos que ele bebia

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                                  Não querendo defender ninguém, era de agradecer que explicasses as diferenças ou facultasses locais(info) onde quem não ultrapassa o senso comum pudesse de facto perceber de forma "rápida" o porquê de uma ter e a outra não e a respectiva explicação cientifica.

                                  Eu por exemplo também gostava de saber.

                                  E mais uma vez julgo que nos exemplos ambas são pontes e ambos são edificios, independentemente das suas especificações.
                                  Ora bem, isso seria uma aula de engenharia, mas resumidamente... (isto vai ser divertido)...

                                  O vento quando bate na ponte, fá-la vibrar. Isto acontece porque, - o vento empurra-a para cima (ou para baixo), o que vai criar diferenças de pressão que a vão empurrar para baixo (ou para cima), e assim consecutivamente. Esta acção tem uma frequência que depende da velocidade do vento, mas imagina que ocorria 1 vez a cada 2 segundos.
                                  A ponte, por sua vez, tem uma frequência própria, na qual se cria "reverberação". Imagina um baloiço - empurra-lo a primeira vez e ele volta. Voltas a empurrá-lo quando ele vem attrás, e usaste a mesma força, mas ele foi mais longe. Passando o conceito, o movimento do baloiço é a vibração, o número de vezes que o empurras por segundo é a frequência e o efeito de aumento do movimento é a reverberação.

                                  Não abri o link, mas provavelmente é o vídeo da ponte de Tacoma, muito célebre e ocorreu pouco antes da construção da ponte 25 de abril. O que aconteceu foi que o vento começou a soprar com a frequência própria da ponte. Era algo que nunca tinha acontecido, nem nunca se tinha imaginado neste tipo de estruturas.
                                  Assim, para a ponte 25 de Abril, foram tomadas diversas medidas, entre elas, o aumento (brutal) da espessura do tabuleiro e a inclusão destas grelhas para impedir que o vento a empurre para cima ou para baixo - passa por ali em vez de a empurrar.

                                  Este fenómeno ocorre em qualquer ponte, mas notem que... serem ambas pontes n implica que funcionem da mesma forma. Na verdade, a única coisa que ela têm em comum é mesmo serem pontes.
                                  A 25 de Abril é um tabuleiro, suspenso por cabos de aço (tirantes) presos a outros cabos que, esses sim, ligam aos pilares (sim, aqueles tubos que ligam os pilares, por cima, têm no seu interior milhares de cabos de aço). Or, para todos os efeitos, o tabuleiro está suspenso, e livre de subir se empurrado por baixo.
                                  No caso da ponte Vasco da Gama, isto não sucede. Além de a altura ser muito inferior (logo muito menos vento por baixo), o tabuleiro é directamente apoiado nos pilares, e em distâncias muito inferiores à distância entre pilares da 25 de Abril.



                                  Acho que está perceptível, se não compreenderem alguma parte avisem.
                                  Editado pela última vez por Akh608; 19 December 2007, 15:16.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                                    Não querendo defender ninguém, era de agradecer que explicasses as diferenças ou facultasses locais(info) onde quem não ultrapassa o senso comum pudesse de facto perceber de forma "rápida" o porquê de uma ter e a outra não e a respectiva explicação cientifica.

                                    Eu por exemplo também gostava de saber.

                                    E mais uma vez julgo que nos exemplos ambas são pontes e ambos são edificios, independentemente das suas especificações.
                                    Há tempos em conversa com um eng. da Lusoponte coloquei-lhe exactamente essa questão: qual a diferença entre as duas pontes.

                                    Ele começou por me responder de modo espirituoso: "a outra (25 de Abril) é verdadeiramente uma ponte, esta (V.G.) é apenas um viaduto!".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                      E para isto?

                                      E Isso explica porque uma tem e outra não?

                                      Tu entraste a "Matador", á sabichão. E até á data procuras o conflito, mas trocares por "miudos" e tentares de facto explicar nem por isso.

                                      Ao Invés já alguém o Fez por ti, com menos cagança.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                                        No caso da ponte Vasco da Gama, isto não sucede. Além de a altura ser muito inferior (logo muito menos vento por baixo), o tabuleiro é directamente apoiado nos pilares, e em distâncias muito inferiores à distância entre pilares da 25 de Abril.



                                        Acho que está perceptível, se não compreenderem alguma parte avisem.
                                        Bem explicado.

                                        Mas já agora, acho que a vdg também tem uma parte suspensa, tal como o 25 de abril, só que o vão é bastante mais pequeno (os tais 400m em vez dos mais de 1000m).

                                        Sim o vídeo é da Tacoma.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu gosto de jogar pontifex. ^^

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                                            E Isso explica porque uma tem e outra não?

                                            Tu entraste a "Matador", á sabichão. E até á data procuras o conflito, mas trocares por "miudos" e tentares de facto explicar nem por isso.

                                            Ao Invés já alguém o Fez por ti, com menos cagança.
                                            Não, mas na verdade nenhuma das explicações aqui dadas explica o porquê de a 25 de abril ser a única ponte suspensa em portugal a necessitar dessa tal passagem de ar. A única pessoa que pode responder a esse facto foi o engenheiro que projectou a ponte. Eu na minha resposta introduzi um parâmetro que de certo influencia esse aspecto, o tamanho do vão. Mas esse não é o único. Nem de perto nem de longe.

                                            Eu não respondi com cagança, até porque não sou eng civil, apenas tenho umas noções de física (e vejo o discovery ), apenas me parece simples de perceber que cada caso é um caso e que não existem 2 construções iguais, e basta olhar para as 2 pontes para perceber que estas são bastante diferentes.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                              Não, mas na verdade nenhuma das explicações aqui dadas explica o porquê de a 25 de abril ser a única ponte suspensa em portugal a necessitar dessa tal passagem de ar. A única pessoa que pode responder a esse facto foi o engenheiro que projectou a ponte. Eu na minha resposta introduzi um parâmetro que de certo influencia esse aspecto, o tamanho do vão. Mas esse não é o único. Nem de perto nem de longe..

                                              Os outros parâmetros são: altura, localização/orientação dos ventos, e há mais...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                Não, mas na verdade nenhuma das explicações aqui dadas explica o porquê de a 25 de abril ser a única ponte suspensa em portugal a necessitar dessa tal passagem de ar. A única pessoa que pode responder a esse facto foi o engenheiro que projectou a ponte. Eu na minha resposta introduzi um parâmetro que de certo influencia esse aspecto, o tamanho do vão. Mas esse não é o único. Nem de perto nem de longe.

                                                Eu não respondi com cagança, até porque não sou eng civil, apenas tenho umas noções de física (e vejo o discovery ), apenas me parece simples de perceber que cada caso é um caso e que não existem 2 construções iguais, e basta olhar para as 2 pontes para perceber que estas são bastante diferentes.
                                                Certo. Mas para quem "não tem noções de Fisica" e não vê o discovery o que ajuda a esclarecer são explicações e não "tiradas".

                                                Aqui não se perguntou se eram diferentes perguntou porquê de existir malha metalica numa e noutra não.

                                                Mas fiquemos por aqui que o assunto já está esclarecido, e o assunto do tópico não é objectivamente este.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por proque Ver Post
                                                  ... "a outra (25 de Abril) é verdadeiramente uma ponte, esta (V.G.) é apenas um viaduto!".
                                                  Quando estiver com esse engº da Lusoponte esclareça que:

                                                  - uma ponte é uma estrutura rodoviária/ferroviária que une dois pontos separados por um curso de água (designação comumente aceite);

                                                  - um viaduto é uma estrutura rodoviária/ferroviária que une dois pontos separados por um vale seco, ou um estrada, etc ou um curso de água sem importância.

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                                                    #26
                                                    Um Apelo Especial a todos os Suicidas!

                                                    Bem e já agora mudando de assunto...
                                                    Uma vez que a ponte 25 de Abril é alvo aliciante para todos aqueles que decidem por fim à vida e que já por duas vezes me fizeram chegar tarde ao emprego, e segundo o que ouvi na rádio nunca se chegaram a atirar vai o apelo...
                                                    Bem, se se quiserem atirar isso é lá convosco, agora tar ali a engonhar e um gajo ficar parado 2 horas no msm sitio e ainda levar ripada do patrao por chegar tarde por causa dum artista... EPAH ATIREM-SE LOGO SEM DEMORAS... Ahh e de preferencia fora das horas de ponta! DASSS

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Swifter Ver Post
                                                      Bem e já agora mudando de assunto...
                                                      Uma vez que a ponte 25 de Abril é alvo aliciante para todos aqueles que decidem por fim à vida e que já por duas vezes me fizeram chegar tarde ao emprego, e segundo o que ouvi na rádio nunca se chegaram a atirar vai o apelo...
                                                      Bem, se se quiserem atirar isso é lá convosco, agora tar ali a engonhar e um gajo ficar parado 2 horas no msm sitio e ainda levar ripada do patrao por chegar tarde por causa dum artista... EPAH ATIREM-SE LOGO SEM DEMORAS... Ahh e de preferencia fora das horas de ponta! DASSS
                                                      Pelo que me contaram a média na 25 de abril é 1 por mês. Mas estes são os que eles dão conta porque deixam ficar o carro no tabuleiro, os que vão a pé eles nem dão conta. Na golden gate (irmã gémea da 25 de abril) eles têm disto:

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Coeficiente de Cagaço

                                                        Não me "armando em engenheiro" (onde é que já ouvi isto?) sei que, nas infraestruturas sejam ao nível de obras públicas, seja de simples construção civil há algo a que na gíria os engs. civis chamam de "coeficiente de cagaço".

                                                        Ou seja, por via das dúvidas, constrói-se por forma à estrutura resistir muito para além das condições "normais" ou mesmo "extremas" de utilização ou das intempéries / sismos que é suposto encontrar na sua vida útil.

                                                        Provavelmente a "25A" não necessitaria do piso metálico permeável ao vento mas, pelo sim pelo não...

                                                        Se repararem, quando existiam apenas duas vias em cada sentido (depois com a reversível) o piso metálico ocupava as vias de ultrapassagem e ainda a reversível. Com a nova configuração de três vias, mercê do alargamento, esta configuração alterou-se mantendo-se, todavia, um somatório de largura de piso metálico idêntico. Este é o sinal de que, os cálculos de engenharia acham prudente a sua existência.

                                                        Acho que o grande problema daquele piso, em termos rodoviários, para além do ruído, é a travagem com piso molhado...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por bbaixo Ver Post
                                                          Quando estiver com esse engº da Lusoponte esclareça que:

                                                          - uma ponte é uma estrutura rodoviária/ferroviária que une dois pontos separados por um curso de água (designação comumente aceite);

                                                          - um viaduto é uma estrutura rodoviária/ferroviária que une dois pontos separados por um vale seco, ou um estrada, etc ou um curso de água sem importância.

                                                          É óbvio que ele sabe bem a diferença.

                                                          O que ele queria dizer, de forma irónica, era que, do ponto de vista da engenharia a 25A é o paradigma de Ponte, a VG não lhe chega aos calcanhares...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                            Pelo que me contaram a média na 25 de abril é 1 por mês. Mas estes são os que eles dão conta porque deixam ficar o carro no tabuleiro, os que vão a pé eles nem dão conta. Na golden gate (irmã gémea da 25 de abril) eles têm disto:

                                                            Acho que a GG pode ser transposta a pé, daí os sinais...

                                                            Comentário

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